Não é só o Algarve. Turismo da Madeira ganha novo fôlego com reservas dos mercados inglês e alemão

O turismo da Madeira começou a ganhar um novo fôlego, impulsionado pelas reservas do mercado inglês, mas a retoma foi “mais rápida” por parte dos operadores alemães.

As reservas do mercado inglês, um dos principais emissores turísticos da Madeira, “começaram a surgir”, mas a retoma “foi mais rápida” por parte dos operadores alemães, disse esta quarta-feira o presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque.

“Quanto à retoma económica, começam a surgir as marcações relativamente ao mercado inglês, mas não é nenhuma subida abrupta e ninguém pensava que fosse”, declarou o governante, à margem da visita que efetuou às obras de repavimentação da Estrada da Corrida, na freguesia do Jardim da Serra, um investimento na ordem dos 200 mil euros.

Albuquerque adiantou que, “neste momento, os principais grupos que trabalham com o mercado inglês começam a ter sintomas positivos” e destacou que “o mercado alemão continua a crescer e que os operadores estão a ter uma resposta muito positiva”, sem avançar com números sobre as reservas.

A reação do mercado alemão foi mais rápida do que se pensava e o mercado inglês, neste momento, está com alguma retoma. Vamos aguardar”, sustentou.

O Reino Unido declarou na passada semana o fim da obrigatoriedade do cumprimento de quarentena para os cidadãos que visitem Portugal, uma situação que começou a originar reservas nas unidades hoteleiras da região, mas cujos números ainda não foram divulgados.

Miguel Albuquerque foi também questionado pelos jornalistas sobre os apoios programados pelo Governo Regional para apoiar os trabalhadores e empresas afetados pela pandemia de covid-19, tendo destacado a última medida adotada, uma linha de 20 milhões de euros que permite conceder ajudas até 700 mil euros para as empresas.

“Foi preciso uma autorização da União Europeia para podermos apoiar as empresas num valor superior a 200 mil e, sobretudo, para os grandes grupos era importante o apoio até 700 mil euros”, realçou.

No entender do chefe do executivo insular, “está tudo a decorrer dentro daquilo que são as circunstâncias de retoma e as dificuldades existentes”, apontando que estão a ser programados outros apoios que “serão oportunamente anunciados”.

Presidenciais e autárquicas? “Ainda há muito tempo”

Questionado sobre as eleições presidenciais e as autárquicas, considerou ser extemporâneo abordar o assunto, declarando que “ainda há muito tempo”.

No que diz respeito às eleições autárquicas, Albuquerque afirmou apenas ser matérias para abordar após a realização do congresso regional do PSD/Madeira, agendando para novembro, indicando que este é um processo para “ser conduzir com ponderação” e só depois serão divulgados os candidatos e a estratégia.

“A ideia é fazermos aquilo que é necessário: ganhar as [câmaras municipais na região] que estão na oposição, para salvaguarda da população”, vincou, considerando que nestes município “nada acontece, há uma esclerose executiva e os concelhos estão na mesma”.

O PSD, que durante muitos anos governou os 11 concelhos da Madeira, perdeu sete câmaras nas últimas autárquicas (2017), não conseguiu reconquistar o principal município da região, o Funchal, e apenas tem maioria em Câmara de Lobos, Calheta, Porto Santo e São Vicente, onde apoiou o movimento de cidadãos (Unidos por São Vicente).

Albuquerque admitiu que o partido “não descarta” acordos com outros partidos nos concelhos onde é oposição, indicando ser preciso garantir “governos municipais com capacidade executiva”, caso contrário “os concelhos ficam estagnados”.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Euro2020, 2º dia: Bélgica e Finlândia vencem em dia marcado pelo colapso de Eriksen

A Bélgica estreou-se hoje no Euro2020 de futebol com uma vitória expressiva sobre a Rússia (3-0), no Grupo B, num dia histórico para a Finlândia, mas manchado pelo colapso do dinamarquês Christian Eriksen, que lançou …

Bélgica 3-0 Rússia | Diabos belgas à solta em São Petersburgo

A Bélgica entrou com tudo nesta fase final do EURO 2020. Na noite deste sábado, os “diabos vermelhos” andaram à solta e silenciaram São Petersburgo. A Bélgica entrou hoje com o pé direito no Campeonato da …

Um braço robótico conseguiu ajudar um paciente a sentir o mundo

Recentemente, um implante neural permitiu que as pessoas escrevessem uma mensagem apenas com o pensamento. Agora, um novo braço robótico controlado por um implante está a criar curiosidade por conseguir enviar feedback tátil para o …

Dinamarca 0-1 Finlândia | Todos a pensar em Eriksen

A Finlândia venceu o seu encontro de estreia em fases finais de Campeonatos da Europa, num jogo em que o mais importante não foi o resultado final, mas sim a luta de Eriksen pela vida. A …

Polícia chinesa prende mais de mil suspeitos de lavagem de dinheiro com criptomoedas

As autoridades chinesas intensificaram o controlo de esquemas que envolvem criptomoedas e prenderam mais de 1.100 suspeitos de usar os ativos digitais para lavagem de fundos ilícitos. A mega operação ocorreu em 23 províncias, regiões e …

#CancelCanadaDay. População quer pôr fim ao Dia do Canadá

Uma cidade canadiana e uma "Primeira Nação" do país cancelaram formalmente o Dia do Canadá alegando que não querem continuar a homenagear a "tentativa de genocídio" contra os povos indígenas. A prefeita da cidade de Victoria, …

Plástico é responsável por 80% do lixo nos oceanos

Um estudo global publicado na quinta-feira revelou que 80% do lixo encontrado nos oceanos é composto por plástico, sobretudo sacolas e garrafas. Em seguida surge o metal, vidro, roupas e outros artigos têxteis, borracha, papel …

Governo sabia da partilha de dados de ativistas russos desde março

O Governo sabia do envio para a embaixada russa dos dados pessoais dos manifestantes anti-Putin desde março. A notícia foi avançada pela RTP. Os ativistas russos revelaram que a sua queixa sobre a atitude da Câmara …

Nome "Donald" atingiu um recorde de baixa popularidade nos EUA

Donald Trump parece ter garantido que será o "Donald" mais notável dos próximos anos, já que o nome do ex-presidente dos Estados Unidos atingiu o recorde de baixa popularidade, em 2020. Um novo relatório da Social …

Euro2020. Eriksen caiu inanimado no relvado, mas já está "estável"

O encontro entre Dinamarca e Finlândia, da primeira jornada do Grupo B do Euro2020, foi interrompido ao minuto 43 depois do médio Christian Eriksen ter caído inanimado do relvado. O jogador do Inter Milão, de 29 …