Não é só o Algarve. Turismo da Madeira ganha novo fôlego com reservas dos mercados inglês e alemão

O turismo da Madeira começou a ganhar um novo fôlego, impulsionado pelas reservas do mercado inglês, mas a retoma foi “mais rápida” por parte dos operadores alemães.

As reservas do mercado inglês, um dos principais emissores turísticos da Madeira, “começaram a surgir”, mas a retoma “foi mais rápida” por parte dos operadores alemães, disse esta quarta-feira o presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque.

“Quanto à retoma económica, começam a surgir as marcações relativamente ao mercado inglês, mas não é nenhuma subida abrupta e ninguém pensava que fosse”, declarou o governante, à margem da visita que efetuou às obras de repavimentação da Estrada da Corrida, na freguesia do Jardim da Serra, um investimento na ordem dos 200 mil euros.

Albuquerque adiantou que, “neste momento, os principais grupos que trabalham com o mercado inglês começam a ter sintomas positivos” e destacou que “o mercado alemão continua a crescer e que os operadores estão a ter uma resposta muito positiva”, sem avançar com números sobre as reservas.

A reação do mercado alemão foi mais rápida do que se pensava e o mercado inglês, neste momento, está com alguma retoma. Vamos aguardar”, sustentou.

O Reino Unido declarou na passada semana o fim da obrigatoriedade do cumprimento de quarentena para os cidadãos que visitem Portugal, uma situação que começou a originar reservas nas unidades hoteleiras da região, mas cujos números ainda não foram divulgados.

Miguel Albuquerque foi também questionado pelos jornalistas sobre os apoios programados pelo Governo Regional para apoiar os trabalhadores e empresas afetados pela pandemia de covid-19, tendo destacado a última medida adotada, uma linha de 20 milhões de euros que permite conceder ajudas até 700 mil euros para as empresas.

“Foi preciso uma autorização da União Europeia para podermos apoiar as empresas num valor superior a 200 mil e, sobretudo, para os grandes grupos era importante o apoio até 700 mil euros”, realçou.

No entender do chefe do executivo insular, “está tudo a decorrer dentro daquilo que são as circunstâncias de retoma e as dificuldades existentes”, apontando que estão a ser programados outros apoios que “serão oportunamente anunciados”.

Presidenciais e autárquicas? “Ainda há muito tempo”

Questionado sobre as eleições presidenciais e as autárquicas, considerou ser extemporâneo abordar o assunto, declarando que “ainda há muito tempo”.

No que diz respeito às eleições autárquicas, Albuquerque afirmou apenas ser matérias para abordar após a realização do congresso regional do PSD/Madeira, agendando para novembro, indicando que este é um processo para “ser conduzir com ponderação” e só depois serão divulgados os candidatos e a estratégia.

“A ideia é fazermos aquilo que é necessário: ganhar as [câmaras municipais na região] que estão na oposição, para salvaguarda da população”, vincou, considerando que nestes município “nada acontece, há uma esclerose executiva e os concelhos estão na mesma”.

O PSD, que durante muitos anos governou os 11 concelhos da Madeira, perdeu sete câmaras nas últimas autárquicas (2017), não conseguiu reconquistar o principal município da região, o Funchal, e apenas tem maioria em Câmara de Lobos, Calheta, Porto Santo e São Vicente, onde apoiou o movimento de cidadãos (Unidos por São Vicente).

Albuquerque admitiu que o partido “não descarta” acordos com outros partidos nos concelhos onde é oposição, indicando ser preciso garantir “governos municipais com capacidade executiva”, caso contrário “os concelhos ficam estagnados”.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Role play ao serviço da Ciência. Investigadores fingem ser Neandertais para estudar caça a aves

Uma equipa de investigadores espanhóis decidiu adotar a "dramatização" científica para reconstruir um novo elemento do comportamento Neandertal: a cooperação com os membros do grupo enquanto usa fogo e ferramentas para caçar gralhas no interior …

Estoril 0-1 Sporting | Figueira deu o fruto que saciou o leão

Foi preciso surgir um erro crasso do guarda-redes estorilista (até então a fazer uma belíssima exibição) para o campeão nacional poder respirar de alívio e festejar a quarta vitória na Liga, esquecendo por agora a …

A tinta mais branca do mundo ajuda a poupar energia nas casas - e pode eliminar de vez o ar condicionado

Uma equipa de investigadores da Universidade de Purdue desenvolveu uma tinta tão branca que revestir um prédio com ela pode reduzir, ou até mesmo eliminar, a necessidade de ter ar condicionado. Depois de testar mais de …

Costa promete "lição exemplar" à Galp depois de "tanto disparate" em Matosinhos

O secretário-geral do PS, António Costa, considerou hoje que “era difícil imaginar tanto disparate, tanta asneira, tanta insensibilidade” como a Galp demonstrou no encerramento da refinaria de Matosinhos, prometendo uma “lição exemplar” à empresa. Falando em …

Porto 5-0 Moreirense | Días, Taremi e Fábio, o trio maravilha

O Porto foi o primeiro dos “grandes” a entrar em campo e deu o mote, e que mote. Os “dragões” receberam o Moreirense e golearam sem apelo nem agravo, por 5-0, graças a uma segunda …

Ronaldo volta a marcar pelo United em jogo com final frenético

O português Cristiano Ronaldo voltou hoje a marcar pelo Manchester United, mas foram Lingaard e David de Gea que ‘brilharam’ na vitória sobre o West Ham, por 2-1, em jogo da quinta jornada da Liga …

O Cumbre Vieja, num dos complexos vulcânicos mais ativos nas Canárias, entrou em erupção

O vulcão Cumbre Vieja, na ilha espanhola de La Palma, entrou hoje em erupção na zona de Las Manchas, depois de mais de uma semana em que foram registados milhares de sismos na região. Na zona, …

Portugal regista 677 novos casos de covid-19 e cinco mortes

Portugal registou, este domingo, 677 novos casos e cinco mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal …

Estudo mostra como diferentes espécies de polvos coexistem no mesmo ambiente

Existem mais de 300 espécies de polvos a viver em diversos habitats que abrangem recifes de coral, leitos de ervas marinhas, planícies de areia e regiões de gelo polar. Mas de que forma cefalópodes tão …

As máquinas estão "muito longe" de serem mais inteligentes (mas muito perto de agir como pessoas)

A especialista em inteligência artificial Daniela Braga considera que as máquinas estão "muito longe" de substituírem totalmente os humanos ou serem mais inteligentes, mas estão "muito perto" de interagirem como as pessoas. "Acho que estamos muito …