Turismo de Portugal tem 10 milhões para apoiar campanhas de empresas que promovam o país

matthijs / Flickr

O Turismo de Portugal tem dez milhões de euros, que vão servir para financiar iniciativas “de valorização, inovação e promoção do destino Portugal” até 2025.

A dotação de dez milhões de euros, aprovada por despacho de Governo, tem como objetivo apoiar financeiramente projetos de promoção turística do país, através de “campanhas de marketing de destinos regionais”, segundo o despacho que foi publicado esta segunda-feira em Diário da República.

De acordo com o ECO, o Turismo de Portugal tem dez milhões para atribuir em apoios em cinco anos -uma “alocação anual indicativa” de 2,5 milhões. A verba é proveniente das receitas da instituição liderada por Luís Araújo e será atribuída “na forma de comparticipação financeira de natureza não reembolsável” – a fundo perdido.

Os critérios e limites para atribuição dos apoios ainda serão fixados pelo membro do Governo responsável pela área do Turismo, mas irão variar “consoante os setores de atividade económica em que se desenvolvem as medidas, ações e projetos objeto desses apoios”. Caso haja manifesto benefício para o setor turístico, os apoios poderão ser majorados até um máximo de 30%.

As empresas interessadas podem candidatar-se até 31 de março de 2025, através de e-mail, sendo que a resposta do chega num prazo de 30 dias após o envio da candidatura. A empresa deve identificar-se, demonstrar que cumpre as condições de acesso, descrever a medida, ação ou projeto e a forma como esta se irá desenvolver, identificar os impactos positivos e os custos, e indicar o apoio que considera ser necessário.

As empresas devem reunir quatro requisitos: ser um agente económico da cadeia de produção e distribuição turística no(s) mercado(s) em que atua; cumprir as condições legais necessárias ao exercício da respetiva atividade; não ter dívidas ao Fisco e à Segurança Social em Portugal ou ao Turismo de Portugal; e ter estrutura organizacional e recursos, existentes ou potenciais, que confiram capacidade técnica e financeira adequada à concretização da medida ou do projeto.

Os projetos detem ter como objetivo o aumento do número de turistas estrangeiros chegados a Portugal; aumento do número de hóspedes e dormidas; aumento das receitas turísticas; redução da sazonalidade; dispersão territorial dos fluxos turísticos; programação de novos produtos turísticos ou programas de notória mais-valia para Portugal, e respetiva distribuição; aumento da notoriedade do destino Portugal e dos seus destinos regionais junto dos clientes e potenciais clientes dos promotores.

Os promotores devem manter todos os registos e documentos que comprovem a execução da medida durante cinco anos, uma vez que podem ser conduzidas ações de fiscalização.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Templo de Esna foi restaurado ao fim de 2000 anos (e surpreendeu com misteriosos segredos egípcios)

Descoberto há cerca de 200 anos, o antigo templo egípcio de Esna guardava segredos há mais de 2000 anos. Agora esses segredos foram revelados graças a um projeto de restauração iniciado em 2018, onde foram …

Trabalhadores essenciais vão ter folgas e mais 50% de salário se trabalharem nas vésperas de feriado

Os trabalhadores essenciais da Função Pública que tiverem de trabalhar nos dias 30 de novembro e 1 de dezembro vão ter direito a uma ou duas folgas e vão receber um aumento de 50% do …

"Idiotice criminosa". Agente diz que Maradona não teve assistência médica adequada

Matías Morla, agente e advogado de Diego Maradona, afirmou esta quinta-feira que o ex-futebolista, que morreu na quarta-feira, não teve assistência médica adequada e vai pedir que essa questão seja "investigada até às últimas consequências". "É …

Medidas endurecem: proibido circular entre concelhos das 23h de hoje às 5h de quarta-feira

A circulação entre concelhos no território continental é proibida entre as 23h00 desta sexta-feira e as 05h00 de quarta-feira nos concelhos de risco, existindo 10 exceções para a medida prevista no estado de emergência, decretado …

Dieta sem carne associada a risco acrescido de partir ossos

Um novo estudo revela que pessoas com dietas que não envolvem o consumo de carne, como vegetarianos e veganos, correm um maior risco de partir ossos, nomeadamente ancas. Este efeito pode derivar da falta de cálcio …

Do CDS à Madeira, Costa tentou de tudo. Mas as transferências para o Novo Banco foram uma batalha perdida

Entre a noite de quarta e a manhã de quinta-feira, António Costa tentou de tudo: desde sensibilizar o líder centrista Francisco Rodrigues dos Santos ao uso dos benefícios fiscais da Zona Franca da Madeira para …

Task force já definiu quem vai receber a vacina primeiro. Idosos com mais de 75 anos excluídos

A comissão técnica independente de vacinação nomeada pela Direção-Geral da Saúde (DGS) já concluiu o documento que define os grupos prioritários para a vacina da covid-19. A SIC avançou na quinta-feira à noite que, de acordo …

Trump diz que sai da Casa Branca se vitória de Biden for confirmada (mas volta a falar em fraude)

O Presidente dos Estados Unidos Donald Trump disse esta quinta-feira que deixará a Casa Branca se a vitória presidencial de Joe Biden for oficialmente confirmada, apesar de reiterar que não admite a própria derrota. Questionado se …

Há um pequeno (e fofo) rato africano que armazena veneno suficiente para derrubar um elefante

Apesar de parecer inofensivo, o pequeno rato-de-crista africano (Lophiomys imhausi) armazena no seu corpo veneno suficiente para derrubar um elefante. Um novo estudo, publicado recentemente na revista científica especializada Mammalogy, descreve este animal pequeno, com …

A Terra teve uma mini-lua do tamanho de um carro durante 3 anos. Depois, foi-se embora

Em fevereiro, uma equipa de astrónomos encontrou uma mini-lua a orbitar a Terra. A rocha espacial em miniatura, que se acredita ter o tamanho de um carro, orbitou o nosso planeta durante quase três anos. Quando …