Turismo de Portugal tem 10 milhões para apoiar campanhas de empresas que promovam o país

matthijs / Flickr

O Turismo de Portugal tem dez milhões de euros, que vão servir para financiar iniciativas “de valorização, inovação e promoção do destino Portugal” até 2025.

A dotação de dez milhões de euros, aprovada por despacho de Governo, tem como objetivo apoiar financeiramente projetos de promoção turística do país, através de “campanhas de marketing de destinos regionais”, segundo o despacho que foi publicado esta segunda-feira em Diário da República.

De acordo com o ECO, o Turismo de Portugal tem dez milhões para atribuir em apoios em cinco anos -uma “alocação anual indicativa” de 2,5 milhões. A verba é proveniente das receitas da instituição liderada por Luís Araújo e será atribuída “na forma de comparticipação financeira de natureza não reembolsável” – a fundo perdido.

Os critérios e limites para atribuição dos apoios ainda serão fixados pelo membro do Governo responsável pela área do Turismo, mas irão variar “consoante os setores de atividade económica em que se desenvolvem as medidas, ações e projetos objeto desses apoios”. Caso haja manifesto benefício para o setor turístico, os apoios poderão ser majorados até um máximo de 30%.

As empresas interessadas podem candidatar-se até 31 de março de 2025, através de e-mail, sendo que a resposta do chega num prazo de 30 dias após o envio da candidatura. A empresa deve identificar-se, demonstrar que cumpre as condições de acesso, descrever a medida, ação ou projeto e a forma como esta se irá desenvolver, identificar os impactos positivos e os custos, e indicar o apoio que considera ser necessário.

As empresas devem reunir quatro requisitos: ser um agente económico da cadeia de produção e distribuição turística no(s) mercado(s) em que atua; cumprir as condições legais necessárias ao exercício da respetiva atividade; não ter dívidas ao Fisco e à Segurança Social em Portugal ou ao Turismo de Portugal; e ter estrutura organizacional e recursos, existentes ou potenciais, que confiram capacidade técnica e financeira adequada à concretização da medida ou do projeto.

Os projetos detem ter como objetivo o aumento do número de turistas estrangeiros chegados a Portugal; aumento do número de hóspedes e dormidas; aumento das receitas turísticas; redução da sazonalidade; dispersão territorial dos fluxos turísticos; programação de novos produtos turísticos ou programas de notória mais-valia para Portugal, e respetiva distribuição; aumento da notoriedade do destino Portugal e dos seus destinos regionais junto dos clientes e potenciais clientes dos promotores.

Os promotores devem manter todos os registos e documentos que comprovem a execução da medida durante cinco anos, uma vez que podem ser conduzidas ações de fiscalização.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

O Lamborghini mais potente acelera dentro de água. É um iate com 4.000 cavalos

O resultado da primeira colaboração entre a a Lamborghini e os especialistas da Tecnomar é um iate de luxo, com 4.000 cavalos que recria a sensação de condução de um superdesportivo dentro de água. O mais …

Aproxima-se o lançamento do rover Perseverance

O rover Perseverance da NASA está a menos de um mês da data de lançamento prevista para 20 de julho. A missão de astrobiologia do veículo vai procurar sinais de vida microscópica passada em Marte, explorar …

Benfica 3-1 Boavista | Águias põem fim a quarentena caseira

O Benfica venceu na noite deste sábado o Boavista, naquele que foi o primeiro triunfo caseiro após a retoma da Liga. Poderá ter sido a redenção das águias? Após ter somado apenas dois triunfos, quatro desaires …

Cortina do abraço permite às famílias reencontrar os familiares num lar de São Paulo

Abraçar, tocar e até dançar. Uma cortina do abraço permite que filhos visitem seus pais residentes numa casa de repouso em São Paulo. O empresário Bruno Zani, autor da criação, pretende agora colocar a cortina …

Os golfinhos aprendem a utilizar ferramentas com os amigos

Os golfinhos aprendem a utilizar ferramentas não só com as suas progenitoras mas também com os seus pares, concluiu uma nova investigação levada a cabo por cientistas da Universidade de Leeds, no Reino Unido. De acordo …

Entre uma "história de recusas" e uma “opção clara” pelos interesses do grande capital

A líder do BE disse hoje que a legislatura do Partido Socialista tem sido a “história das recusas” tanto sobre um acordo no final das eleições 2019, seja na recusa dum Orçamento Suplementar para lá …

Homem morre nos Estados Unidos depois de receber mais de 50 choques taser na sua detenção

Dos agentes da polícia da cidade de Wilson, no estado norte-americano do Oklahoma, foram nesta quarta-feira acusados de homicídio em segundo grau pela morte de um homem durante a sua detenção. De acordo com o …

TESS fornece novas ideias sobre um mundo ultra-quente

Medições do TESS (Transiting Exoplanet Survey Satellite) da NASA permitiram aos astrónomos melhorar bastante a sua compreensão do ambiente bizarro de KELT-9b, um dos planetas mais quentes conhecidos. "O factor de estranheza de KELT-9b é alto," …

Bill Gates elenca quatro pilares-chave para combater a pandemia

O co-fundador da Microsoft, Bill Gates, elencou quatro pilares que a sua fundação considera essenciais para combater a pandemia de covid-19, que já matou mais de 520 mil pessoas em todo o mundo. Segundo o norte-americano, …

Tesla já vale mais do que a Toyota, Disney e Coca-Cola

As ações da Tesla chegaram esta quarta-feira a um preço recorde de 1.120 dólares por ação, levando a empresa de Elon Musk a superar a cotação de mercado de grandes empresas como a Coca-Cola ou …