Tunísia proíbe uso do niqab em instituições públicas “por razões de segurança”

A decisão do chefe de Governo tunisino surge após o duplo atentado suicida em 27 de junho em dois locais diferentes em Tunes, capital da Tunísia.

O primeiro-ministro tunisino, Youssef Chahed, decidiu esta sexta-feira proibir “por razões de segurança” o acesso a administrações e instituições públicas a quem use o niqab (véu islâmico), adiantou a presidência do Governo à France-Presse.

Youssef Chahed assinou uma nota oficial “proibindo o acesso a locais da administração e instituições públicas, a qualquer pessoa com o rosto escondido”, indicando que “a decisão foi tomada por razões de segurança“.

A decisão ocorre após o duplo atentado suicida em 27 de junho em dois locais diferentes em Tunes, capital da Tunísia. O grupo jihadista Estado Islâmico reivindicou o duplo atentado que provocou um morto e oito feridos.

Em fevereiro de 2014, o Ministério do Interior autorizou a polícia a realizar um “maior controlo” de pessoas que usavam o niqab, justificando essa medida pela luta contra “o terrorismo”, em particular “devido ao uso do niqab de suspeitos para disfarçarem-se e fugirem à justiça”.

O niqab, véu que cobre a cara e cabelo exceto os olhos, não foi tolerado sob o regime deposto de Zine El Abidine Ben Ali, que impiedosamente reprimiu todas as formas de islamismo, contudo tem crescido desde a revolução de janeiro de 2011 e desencadeou debates entre ativistas políticos seculares e islamitas.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Ministra da Saúde quer “ganhar tempo” com vacinação para conter variante Delta

A ministra da Saúde admitiu esta segunda-feira que a variante Delta do coronavírus SARS-Cov-2 se tornará dominante em Portugal e disse que a estratégia é acelerar a vacinação contra a covid-19. “O que estamos a assistir …

Pais de bombeiro que morreu relatam vegetação lastimável na EN 236-1

Os pais do bombeiro Gonçalo Conceição, que morreu na sequência de queimaduras nos incêndios de Pedrógão Grande, relataram esta segunda-feira, no Tribunal Judicial de Leiria, que a vegetação junto à Estrada Nacional (EN) 236-1 estava …

Em 2020, nasceram em casa o dobro dos bebés do ano anterior. Mas não existe regulamentação

No último ano, os partos em casa aumentaram para quase o dobro em Portugal. No entanto, esta é uma realidade ainda sem regulamentação e que as seguradoras recusam financiar. Mais de 1100 mulheres optaram por …

Noah brincou e "comportou-se de forma muito normal". Alta hospitalar já foi autorizada

A criança de dois anos e meio que esteve desaparecida mais de 30 horas em Proença-a-Velha, concelho de Idanha-a-Nova, teve esta segunda-feira alta do Hospital Amato Lusitano, disse a diretora clínica daquela unidade hospitalar de …

Espanha. Indultos aos líderes catalães serão aprovados na terça-feira, anuncia Sánchez

O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, informou que o conselho de ministros vai aprovar na terça-feira a concessão de indultos aos líderes independentistas catalães, anúncio feito esta segunda-feira, no Grande Teatro do Liceu, em Barcelona. "Amanhã [terça-feira], …

Número de desempregados inscritos nos centros de emprego recua em maio

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego recuou 1,7% em maio em termos homólogos e 5,1% face a abril, segundo dados divulgados hoje pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP). De acordo com …

BE quer retirar da fatura elétrica taxa de carbono paga às barragens e eólicas

A coordenadora do Bloco de Esquerda anunciou, em Torres Novas, a apresentação de uma proposta para que os portugueses deixem de pagar taxa de carbono na energia produzida pelas barragens e eólicas, a exemplo do …

"Eternizar" moratórias de crédito "é negativo", defende Centeno

O governador do Banco de Portugal (BdP), Mário Centeno, defendeu esta segunda-feira que não se pode "eternizar" as moratórias de crédito, concedidas para fazer face aos efeitos da pandemia na economia, e que empresas e …

Barcelona: foram campeãs europeias mas pedem outro treinador

Época inédita no futebol feminino do Barcelona não é sinónimo de continuidade do técnico vencedor. Jogadoras pedem mudança no banco. O Barcelona protagonizou uma época histórica e inédita no futebol feminino. A equipa catalã foi novamente …

PSD/Porto diz que escolha de António Oliveira para Gaia foi "erro de casting"

O presidente do PSD/Porto disse esta segunda-feira que a escolha de António Oliveira para encabeçar a candidatura à Câmara de Vila Nova de Gaia foi “um erro de casting”, pelo que encara a desistência deste …