Túnel secreto em Berlim reforça teorias de que Hitler pode ter fugido no fim da guerra

Novas descobertas sugerem que, afinal, o Führer pode não ter morrido no final da Segunda Guerra Mundial.

O documentário “Hunting Hitler“, que estreia no Canal História a 2 de novembro e que foi realizado a partir dos 700 ficheiros do FBI tornados públicos no ano passado, contraria a ideia comum de que o líder nazi se teria suicidado, no final da Segunda Guerra Mundial, no seu “Führerbunker” em Berlim.

Segundo o Express, o documentário, dividido em oito episódios, revela que Hitler poderá ter escapado às forças aliadas através de túneis secretos no subsolo de Berlim.

O filme mostra uma parede falsa encontrada numa estação subterrânea da capital alemã, que poderia ter facilitado a fuga do Führer há sete décadas. Os investigadores afirmam que a descoberta desta parede terá sido o seu momento “Eureka!” sobre o destino de Hitler.

Hilter terá, assim, conseguido viajar desde Espanha até à Argentina, passando o resto dos seus dias numa residência secreta na selva argentina.

A hipótese já tinha sido abordada no livro “O Exílio de Hitler”, onde o jornalista argentino Abel Basti afirmava que “há três documentos” que comprovam que o líder nazi não se matou.

Segundo Basti, há um primeiro documento “dos serviços secretos alemães, que dão conta de que chegou a Barcelona, procedente de um voo da Áustria”.

Um segundo documento, do FBI, indica que “o exército dos Estados Unidos está a gastar a maior parte de seus esforços para localizar Hitler em Espanha”

E o terceiro, dos serviços secretos ingleses, “fala sobre um comboio de submarinos com líderes nazis e ouro que partiu rumo à Argentina, fazendo uma escala nas Ilhas Canárias”, diz o investigador.

ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Já ouvi ou Li em qualquer lado não tenho a certeza, que o Hitler foi ajudado e protegido pelo vaticano, passando por padre, a viajar para a Argentina, tenho um palpite que este ditador não se suicidou, pois este não era homem com H grande, para por termo a vida

  2. E passados oitenta anos, a polémica continua. Mas parece ser verdadeira a tese que Hitler terá fugido para a América do Sul, acompanhado de gente importante e da sua confiança, em um ou mais submarinos, onde nada faltaria, incluindo obras de arte e dinheiro. Muito dinheiro. Regar o corpo com gasolina e depois ter sido queimado, como afirma a explicação alemã, não convence e teria servido apenas como uma encenação, cujo objectivo era esconder a fuga. E fugir para Espanha, também não convence, porque, rapidamente, seria capturado pelas forças aliadas. E parece haver provas muito conclusivas da sua estadia no sul do Brasil.
    Seja como for, só admira é, passados tantos anos, não haver ainda uma confirmação dos acontecimentos, por parte da Rússia, que se mantém estranhamente silenciosa. Os Russos, foram os primeiros a entrar no bunker de Hitler, logo depois da invasão de Berlim. Seguramente, terá havido minuciosas buscas por todo o staff de Hitler, já que a informação de que teria sido queimado depois de se suicidar, carecia de provas mais concludentes e os Russos, iriam investigar a veracidade dos factos, até estarem bem seguros que o ditador tinha mesmo morrido.
    E assim sendo, tudo continua em aberto, embora já tenha passado o tempo suficiente para que os Russos digam o que efectivamente sabem, sobre um tema Universal, que fez tremer a civilização. Nos mais recentes documentários americanos, continua a informação de que Hitler ter-se-à suicidado no bunker, mas, à luz de novas informações e descobertas, isso parece não ser verdade.

RESPONDER

O exercício físico afeta-nos de forma diferente. Um novo estudo explica porquê

Apesar de o exercício físico ser benéfico para toda a gente, não nos afeta da mesma forma. Agora, investigadores podem ter descoberto uma das razões. Uma equipa de cientistas realizou um estudo, no qual 654 adultos …

ESA escolhe a revolucionária EnVision para missão a Vénus

A Agência Espacial Europeia ESA selecionou esta quinta-feira a sonda EnVision para uma missão a Vénus, programada para 2030, com o objetivo de entender como o planeta se tornou um inferno tóxico inabitável. A decisão surge …

Advogado avança com ação judicial para destituir Luís Filipe Vieira

O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, vai ter de responder em tribunal numa ação judicial, interposta pelo advogado Jorge Mattamouros, sócio do clube, que visa a sua destituição, revelou esta quinta-feira o Expresso. Segundo o …

Dados enviados para a Rússia. Medina pediu auditoria a outras manifestações em Lisboa

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, anunciou hoje que pediu uma auditoria sobre a realização de manifestações no município nos últimos anos, no seguimento da partilha indevida de dados de ativistas russos. Em …

Um McDonald's abandonado dá comida a milhares de famílias carenciadas em França

Um antigo McDonald's foi reconvertido num banco alimentar que dá comida a milhares de família carenciadas em Marselha, França. Fati Bouarua, de ascendência argelina, cresceu nos bairros mais negligenciados de Marselha, em França. Agora, ajudou a …

Floresta fóssil no Peru guarda segredos sobre a história da América do Sul

Nas colinas fora da pequena aldeia de Sexi, Peru, uma floresta fóssil guarda segredos sobre os últimos milhões de anos da América do Sul. Quando os investigadores visitaram as árvores petrificadas pela primeira vez, há mais …

Uma famosa ilusão pode ajudar a tratar o transtorno obsessivo-compulsivo

Um famoso truque psicológico chamada "ilusão da mão de borracha" pode ser útil para tratar pacientes com transtorno obsessivo-compulsivo. O que é a "ilusão da mão de borracha"? Nesta experiência, os participantes são colocados com a …

Macron agredido com bofetada. Agressor condenado a 18 meses de prisão

Um tribunal francês condenou esta quinta-feira a uma pena de prisão de 18 meses de prisão o homem que esbofeteou o presidente da França, Emmanuel Macron, na terça-feira, durante uma viagem ao sudeste do país. Segundo …

A nova tendência em Nova Iorque? Mesas separadas para clientes vacinados

Muitos proprietários do setor da restauração estão a criar zonas especiais para pessoas que já foram vacinadas contra a covid-19. O motivo? Os clientes querem sentir que estão novamente a viver no mundo antes da …

Todos os dias, ao meio-dia, uma arma é disparada em Hong Kong

Todos os dias, ao meio-dia, uma grande arma antiga é disparada em Hong Kong. E não, não tem nada a ver com guerra, conflitos ou protestos. Tal como conta a cadeia televisiva CNN, a Jardine Noonday …