Dezenas de túmulos de marines da II Guerra Mundial descobertos em ilha do Pacífico

A organização History Flight descobriu vários túmulos numa remota ilha do Pacífico, nos quais acredita estarem depositados os corpos de mais de 30 marines norte-americanos mortos durante uma das batalhas mais sangrentas da Segunda Guerra Mundial, anunciaram as autoridades locais.

A organização sem fins lucrativos, cujo trabalho envolve a procura e identificação dos restos mortais de militares americanos desaparecidos em conflitos passados, localizou os túmulos no atol de Taraua (que agora faz parte da República de Kiribati), em março, informou o Expresso na quarta-feira.

A hipótese mais provável é a de que contenham os elementos do 6.º Regimento, que perderam a vida na última noite da Batalha de Taraua, em 23 de novembro de 1943.

Mais de 990 fuzileiros navais e 30 soldados foram mortos durante a sangrenta batalha, depois de os Estados Unidos (EUA) terem lançado um ataque anfíbio à ilha ocupada pelos japoneses, a cerca de 2.300 milhas a sudoeste de Honolulu.

Segundo recordou um artigo da Fox News, muitos foram mortos quando os barcos ficaram presos nos recifes durante a maré vazia, enquanto outros chegaram à costa, morrendo em brutais combates corpo-a-corpo.

O elevado número de mortes obrigou a que os militares fossem enterrados no próprio lugar onde tombaram, em cemitérios improvisados, mas os túmulos foram removidos pela Marinha enquanto os soldados se apressavam a construir as pistas e outras infra-estruturas necessárias para os EUA avançarem com sua campanha no Pacífico.

A missão da History Flight começou em 2015, ano em que passou a contar com a ajuda do Departamento de Defesa para recuperar da ilha os restos mortais de mais de 272 militares. Alguns dos restos mortais foram inicialmente recuperados em escavações levadas a cabo no final dos anos 1940, mas muitos outros foram deixados para trás.

Enterrados como ‘desconhecidos’, a sua identificação requer agora a realização de exames, através de registos dentários, ADN e outras pistas.

TP, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

O envelhecimento celular em humanos foi parcialmente revertido (com o uso de oxigénio)

Investigadores da Universidade de Tel Aviv, em Israel, descobriram uma forma de reverter o processo de envelhecimento celular e podem ter feito um avanço na procura pela juventude eterna. O novo estudo publicado na revista Aging …

Joshua Wong e outros dois ativistas condenados a penas de prisão

Joshua Wong e outros dois ativistas do movimento pró-democracia em Hong Kong foram condenados, esta quarta-feira, a penas de prisão por participarem numa manifestação ilegal contra o Governo da região administrativa em junho de 2019. Os …

Departamento de Justiça nos EUA investiga alegado esquema de "dinheiro por indultos" na Casa Branca

O Departamento da Justiça dos Estados Unidos está a investigar possíveis subornos em troca de indultos presidenciais na Casa Branca. De acordo com documentos judiciais a que a agência Reuters teve acesso, o Departamento da Justiça …

Confinamento, covid-19, discriminação. Eis as 10 candidatas a Palavra do Ano de 2020

A Porto Editora revelou esta terça-feira as dez candidatas a Palavra do Ano de 2020. Este ano, a iniciativa lançada em 2009 decorre, pela primeira vez, em simultâneo com Angola e Moçambique. De acordo com o …

Mais mortes e menos nascimentos. Portugal está com o maior saldo natural negativo do século

Como avança o Público esta quarta-feira, há 12 anos consecutivos que há mais mortes do que nascimentos em Portugal, mas este ano o país a bateu o recorde do saldo natural negativo. Desde 2009 que o …

"Não há plano B". Costa deixa avisos e recados a Hungria e Polónia

O primeiro-ministro português, António Costa, alertou, em Bruxelas, que não há um plano B ao bloqueio na aprovação do orçamento da União Europeia (UE) e do novo Fundo de Recuperação criado para responder à pandemia, …

Santos deu "nega" ao Benfica e Lucas Veríssimo ameaçou não jogar

O Conselho Fiscal do Santos "negou" a transferência de Lucas Veríssimo para o SL Benfica. O jogador ameaçou mesmo não entrar em campo contra o LDU Quito, na noite passada. O Conselho Fiscal do Santos emitiu …

Governo britânico substitui confinamento por restrições (com oposição interna no Partido Conservador)

Boris Johnson conseguiu ver aprovado o novo plano de restrições. Dos votos contra, 56 foram de deputados conservadores e 16 de deputados do Partido Trabalhista. O Governo britânico conseguiu ver aprovado o novo plano de restrições …

Sporting tem sete jogadores na porta de saída e outro para trazer Matheus Reis

O Sporting CP quer livrar-se de sete jogadores excedentários que estão a treinar com a equipa B. O clube quer também trazer Matheus Reis já neste mercado de inverno. Aproxima-se o mercado de inverno e o …

Sindicato acusa TAP de manipulação e diz que não há "trabalhadores a mais"

O Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos (Sitava) acusou a TAP de “manipulação, falta de ética e desonestidade” e defendeu que a empresa não tem “trabalhadores a mais” e deve procurar os “sorvedouros de …