Dezenas de túmulos de marines da II Guerra Mundial descobertos em ilha do Pacífico

A organização History Flight descobriu vários túmulos numa remota ilha do Pacífico, nos quais acredita estarem depositados os corpos de mais de 30 marines norte-americanos mortos durante uma das batalhas mais sangrentas da Segunda Guerra Mundial, anunciaram as autoridades locais.

A organização sem fins lucrativos, cujo trabalho envolve a procura e identificação dos restos mortais de militares americanos desaparecidos em conflitos passados, localizou os túmulos no atol de Taraua (que agora faz parte da República de Kiribati), em março, informou o Expresso na quarta-feira.

A hipótese mais provável é a de que contenham os elementos do 6.º Regimento, que perderam a vida na última noite da Batalha de Taraua, em 23 de novembro de 1943.

Mais de 990 fuzileiros navais e 30 soldados foram mortos durante a sangrenta batalha, depois de os Estados Unidos (EUA) terem lançado um ataque anfíbio à ilha ocupada pelos japoneses, a cerca de 2.300 milhas a sudoeste de Honolulu.

Segundo recordou um artigo da Fox News, muitos foram mortos quando os barcos ficaram presos nos recifes durante a maré vazia, enquanto outros chegaram à costa, morrendo em brutais combates corpo-a-corpo.

O elevado número de mortes obrigou a que os militares fossem enterrados no próprio lugar onde tombaram, em cemitérios improvisados, mas os túmulos foram removidos pela Marinha enquanto os soldados se apressavam a construir as pistas e outras infra-estruturas necessárias para os EUA avançarem com sua campanha no Pacífico.

A missão da History Flight começou em 2015, ano em que passou a contar com a ajuda do Departamento de Defesa para recuperar da ilha os restos mortais de mais de 272 militares. Alguns dos restos mortais foram inicialmente recuperados em escavações levadas a cabo no final dos anos 1940, mas muitos outros foram deixados para trás.

Enterrados como ‘desconhecidos’, a sua identificação requer agora a realização de exames, através de registos dentários, ADN e outras pistas.

TP, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Portugueses esperam quase até aos 40 para comprar casa

Um barómetro que avalia a preferência dos consumidores na hora de comprar um imóvel indica que a maioria dos portugueses só liquida o crédito à habitação após a reforma. O indicador destaca ainda que os portugueses …

Moedas fecha lista para a Câmara de Lisboa

O candidato à Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, já fechou a equipa que o vai acompanhar nas próximas autárquicas. O anúncio de que a lista de Carlos Moedas para a Câmara de Lisboa está fechada será …

Abaixo-assinado apelida Bolsonaro de genocida após 550.000 mortes no Brasil

Dezenas de personalidades e organizações da sociedade civil portuguesa subscreveram um abaixo-assinado de solidariedade internacional para com o Brasil, no qual apelidam o Presidente, Jair Bolsonaro, de "genocida" após mais de 550.000 mortes devido à …

Jovens com 18 ou mais anos já podem agendar a vacina contra a covid-19

O autoagendamento da vacina contra a covid-19 para pessoas com 18 ou mais anos ficou disponível, esta quarta-feira, no portal da Direção-Geral da Saúde (DGS). "O auto-agendamento para os utentes com idade igual ou superior a …

Juiz Carlos Alexandre aceita proposta de pagamento de caução de Joe Berardo

O juiz Carlos Alexandre aceitou, esta quarta-feira, a proposta e a forma de pagamento da caução de cinco milhões de euros apresentada pelo empresário madeirense no processo da Caixa Geral de Depósitos. A decisão favorável do …

Mais 13 mortes e 3452 casos de covid-19 nas últimas 24 horas

Portugal registou, esta quarta-feira, mais 13 mortes e 3452 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 3452 novos …

MPT junta-se a PDR e pedem que Nós, Cidadãos! seja banido das autárquicas pelo TC

O MPT juntou-se ao PDR e ambos pedem que o Nós, Cidadãos! seja impedido de "apresentar candidaturas" às eleições autárquicas de setembro. Em junho, o PDR deu entrada com um pedido no Tribunal Constitucional (TC) para …

Relatório revela envolvimento da Igreja Católica em 100 casos de pedofilia na Polónia

Uma comissão estatal que analisou as denúncias de crimes de pedofilia registadas na Polónia entre 2017 e 2020 denunciou na terça-feira que quase um terço dos casos estudados, num total superior a 300 processos, envolvem …

Polícias voltam aos protestos por causa do subsídio de risco em dia de nova reunião com o Governo

Elementos da PSP e da GNR voltam esta quarta-feira aos protestos por causa do subsídio de risco, uma concentração que vai decorrer enquanto os sindicatos e associações socioprofissionais estão reunidos no Ministério da Administração Interna …

Vieira continua em domiciliária. MP vai pedir reforço de garantias de caução

O Ministério Público (MP) vai pedir reforço de garantias de caução por entender que o uso das ações da SAD do Benfica não é a forma apropriada. O Correio da Manhã avança, esta manhã, que o …