Túmulos judeus vandalizados: ignóbil coisa de crianças

Cinco adolescentes entre os 15 e os 17 anos foram detidos para interrogatório em França, na sequência de atos de vandalismo contra túmulos de judeus, informou hoje o Ministério Público francês.

Os cinco jovens, oriundos da região Sarre-Union, na Alsácia, são acusados de terem danificado 300 túmulos na quinta-feira passada.

O caso chocou a comunidade francesa e chegou à justiça porque o mais jovem dos cinco decidiu assumir a responsabilidade.

“Aparentemente, ele ficou muito afetado com a escala da reação ao caso, incluindo declarações das mais altas autoridades do Estado”, disse o procurador Philippe Vannier.

O rapaz, encorajado a entregar-se por um amigo, negou, porém, ter tido motivos antissemitas.

“Não sabemos as razões destes adolescentes, sem registo criminal, nem se terão convicções que possam explicar esse comportamento”, frisou o procurador.

Os cinco rapazes derrubaram túmulos e abriram jazigos, tendo vandalizado também o monumento às vítimas do Holocausto situado na entrada do cemitério.

Esta não é a primeira vez que um cemitério judaico é alvo de vandalismo em Sarre-Union. Em 1998, cerca de 60 pedras tumulares foram derrubadas e três anos depois 54 sepulturas foram destruídas.

Porém, este caso mais recente assume outras proporções, na sequência do assassinato de quatro judeus num supermercado em Paris, que se seguiu ao atentado contra o semanário satírico Charlie Hebdo, há um mês, e do ataque de sábado contra uma sinagoga em Copenhaga, na Dinamarca.

O comportamento dos adolescentes franceses foi condenado pelo ministro do Interior, Bernard Cazeneuve, como “um ato desprezível” e pelo primeiro-ministro, Manuel Valls, que acrescentou os adjetivos “antissemita e ignóbil“.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Humanos podem ter "reciclado" região do cérebro quando aprenderam a ler

Um novo estudo mostra que os seres humanos podem ter "reciclado" uma região-chave do cérebro para os ajudar a dar sentido à palavra escrita. De acordo com o site Science Alert, em testes com macacos-rhesus, os …

Cientistas usam a Lua como espelho gigante para procurar extraterrestres

Os astrónomos ainda não desistiram de procurar vida para lá da Terra e acabam de criar um novo método para encontrar exoplanetas habitáveis, que envolve o uso da Lua como uma espécie de espelho gigante. Especialistas …

Astrónomos descobriram um buraco negro "incapaz" de fazer o seu trabalho

Astrónomos descobriram o que pode acontecer quando um buraco negro gigante não interfere na vida de um enxame de galáxias. Usando o Observatório de raios-X Chandra da NASA e outros telescópios, mostraram que o comportamento passivo …

Homem na casa dos 20 anos morre de peste no Novo México

Um homem na casa dos 20 anos morreu de peste septicémica no estado norte-americano do Novo México, anunciaram as autoridades de saúde deste estado. A vítima, cuja identidade não foi revelada publicamente, viva em Rio …

Cara do pintor italiano Rafael reconstruida para resolver mistério do seu túmulo

Uma equipa de especialistas fez uma reconstrução em 3D da cara do pintor italiano renascentista Rafael. Assim, confirmaram o seu aspeto físico e resolveram o mistério relativamente ao seu túmulo. O rosto do pintor italiano Rafael …

Novo método não-invasivo permite diagnosticar cancro cerebral sem fazer incisões

Diagnosticar tumores cerebrais pode ser difícil e muito invasivo. Agora, uma equipa de investigadores desenvolveu um método para detetar cancro no cérebro sem ser necessária qualquer incisão. Os tumores cerebrais são normalmente diagnosticados através de imagens …

A última plataforma de gelo intacta do Canadá colapsou. Criou um icebergue maior do que o Porto

A plataforma de gelo Milne, no Canadá, fragmentou-se no final do mês de julho, formando vários icebergues, dois dos quais de grandes dimensões. Cientistas ouvidos pela agência noticiosa AP referem que esta era uma plataforma especial, …

Ícones da moda de luto: a indústria fashion nunca mais será a mesma

Muitas são as áreas da economia a ser gravemente afetadas pela pandemia de covid-19. A indústria da moda não foge à tendência e já são muitos os líderes de grandes marcas a "declarar morte" à …

Covid-19: Cigarros eletrónicos aumentam riscos de infeção em cinco a sete vezes para jovens

O risco de contrair covid-19 entre adolescentes e jovens adultos que fumam cigarros eletrónicos é cinco a sete vezes superior, segundo um estudo liderado pela faculdade de Medicina da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. O …

Apenas 10% da população escreve com a mão esquerda. Cientistas lutam para explicar porquê

Em praticamente qualquer lugar do globo, apenas 10% das pessoas são canhotas, isto é, têm maior habilidade com o lado esquerdo do corpo, especialmente com a mão, comparativamente com o lado direito. Os cientistas tentam há …