O atual presidente-executivo da Microsoft, Satya Nadella, está a ponderar avançar já em 2023 para a compra da Netflix.
Satya Nadella está a pensar em grande. O CEO da Microsoft tem estado a comprar empresas a ritmo acelerado, e, segundo a agência Reuters, a Netflix é a próxima na sua lista de compras.
Desde que, em 2014, foi nomeado CEO da empresa fundada por Bill Gates, Satya Nadella embarcou num frenesim de aquisições — sem olhar a custos.
A recente compra da gigante dos videojogos Activision Blizzard por 69 mil milhões de dólares, que foi mesmo o maior negócio de sempre nos setor, está entretanto suspensa após uma ação antitrust movida pela Comissão Federal de Comércio (FTC) dos EUA.
A compra da Activision Blizzard foi bloqueada pelos reguladores norte-americanos com o argumento de que prejudicaria os consumidores, por dar uma vantagem injusta sobre as consolas concorrentes da Xbox e empresas de jogos na cloud.
Agora, a Microsoft prepara-se para avançar para a compra da Netflix. As duas empresas já mantêm uma relação, desde que a Netflix escolheu a Microsoft como parceira no negócio da publicidade para o novo plano básico com anúncios na plataforma de streaming.
Um dos fatores que pode facilitar a operação é a presença de Brad Smith como mediador. O advogado e executivo da Microsoft faz também parte do conselho de administração da Netflix.
A Microsoft tem uma razão estratégica para avançar para a Netflix: a gigante tecnológica quer oferecer um serviço de streaming de videojogos para vários dispositivos.
Desta forma, mesmo que a Microsoft não consiga concretizar a compra da Activision Blizzard, ser dona a Netflix faz sentido do ponto de vista estratégico, e é bastante mais provável que a operação seja aprovada pelos órgãos reguladores de Washington e Bruxelas.
Segundo a agência Reuters, a possível compra da Netflix pode custar cerca de 190 mil milhões de dólares.
Apesar do elevado custo, especialistas consideram que a Microsoft, com um valor de mercado 13 vezes maior, não teria problemas em realizar o negócio
Nadella é um negociador ousad, que já desafiou a lógica financeira antes. Assim que assumiu a direção da empresa avançou para aquisições com valor significativo.
A primeira grande aquisição de Nadella foi o Minecraft. O jogo custou à Microsoft 2,5 mil milhões de dólares. Mais tarde, a empresa adquiriu o LinkedIn por 26 mil milhões de dólares. Já a Nuance, empresa de software de reconhecimento de fala e inteligência artificial, custou 20 mil milhões.
A Netflix, por seu turno, já viu dias melhores. Os últimos trimestres apresentaram quebras sucessivas de receitas e de subscritores — que diferentes medidas da empresa, como o plano “mais barato” com publicidade e a anunciada proibição da partilha de passwords, não tem conseguido suster.
Tudo indica assim que, brevemente, teremos Netflix numa janela perto de si.