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Tudum! Netflix é a próxima na lista de compras da Microsoft

ZAP // World Economic Forum / Flickr; Netflix

Satya Nadella, CEO da Microsoft

O atual presidente-executivo da Microsoft, Satya Nadella, está a ponderar avançar já em 2023 para a compra da Netflix.

Satya Nadella está a pensar em grande. O CEO da Microsoft tem estado a comprar empresas a ritmo acelerado, e, segundo a agência Reuters, a Netflix é a próxima na sua lista de compras.

Desde que, em 2014, foi nomeado CEO da empresa fundada por Bill Gates, Satya Nadella embarcou num frenesim de aquisições — sem olhar a custos.

A recente compra da gigante dos videojogos Activision Blizzard por 69 mil milhões de dólares, que foi mesmo o maior negócio de sempre nos setor, está entretanto suspensa após uma ação antitrust movida pela Comissão Federal de Comércio (FTC) dos EUA.

A compra da Activision Blizzard foi bloqueada pelos reguladores norte-americanos com o argumento de que prejudicaria os consumidores, por dar uma vantagem injusta sobre as consolas concorrentes da Xbox e empresas de jogos na cloud.

Agora, a Microsoft prepara-se para avançar para a compra da Netflix. As duas empresas já mantêm uma relação, desde que a Netflix escolheu a Microsoft como parceira no negócio da publicidade para o novo plano básico com anúncios na plataforma de streaming.

Um dos fatores que pode facilitar a operação é a presença de Brad Smith como mediador. O advogado e executivo da Microsoft faz também parte do conselho de administração da Netflix.

A Microsoft tem uma razão estratégica para avançar para a Netflix: a gigante tecnológica quer oferecer um serviço de streaming de videojogos para vários dispositivos.

Desta forma, mesmo que a Microsoft não consiga concretizar a compra da Activision Blizzard, ser dona a Netflix faz sentido do ponto de vista estratégico, e é bastante mais provável que a operação seja aprovada pelos órgãos reguladores de Washington e Bruxelas.

Segundo a agência Reuters, a possível compra da Netflix pode custar cerca de  190 mil milhões de dólares.

Apesar do elevado custo, especialistas consideram que a Microsoft, com um valor de mercado 13 vezes maior, não teria problemas em realizar o negócio

Nadella é um negociador ousad, que já desafiou a lógica financeira antes. Assim que assumiu a direção da empresa avançou para aquisições com valor significativo.

A primeira grande aquisição de Nadella foi o Minecraft. O jogo custou à Microsoft 2,5 mil milhões de dólares. Mais tarde, a empresa adquiriu o LinkedIn por 26 mil milhões de dólares. Já a Nuance, empresa de software de reconhecimento de fala e inteligência artificial, custou 20 mil milhões.

A Netflix, por seu turno, já viu dias melhores. Os últimos trimestres apresentaram quebras sucessivas de receitas e de subscritores — que diferentes medidas da empresa, como o plano “mais barato” com publicidade e a anunciada proibição da partilha de passwords, não tem conseguido suster.

Tudo indica assim que, brevemente, teremos Netflix numa janela perto de si.

ZAP // Canaltech / Reuters

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