Tuatara é o novo hipercarro da SSC. É o sucessor do carro mais rápido do mundo em 2010

O SSC Tuatara é o novo hipercarro de 1.750 cavalos de potência que promete ser um real candidato ao título de carro de produção mais rápido do mundo.

A Shelby SuperCars (SSC) apresentou o seu primeiro modelo de produção de um hipercarro, o Tuatara. Uma década depois, esta é uma aposta da fabricante norte-americana para suceder ao legado deixado pelo Ultimate Aero, que foi o carro mais rápido do mundo em 2010.

Graças aos seus 1.750 cavalos de potência e motor V8 com turbo duplo, este novo veículo é olhado com muita expectativa, com muitos a considerarem-no um dos carros mais poderosos do planeta.

E não é por acaso que o Tuatara entra numa lista tão restrita de automóveis. Aliada ao seu design aerodinâmico, a velocidade de ponta ronda os 483 km/h, o que lhe confere uma sensação de condução única e alucinante. Este novo modelo está disponível em preto e vermelho ou então branco e laranja.

De acordo com o New Atlas, a carroçaria do Tuatara é maioritariamente produzida em carbono, o que o torna ultraleve. Ainda que não tenha sido revelado o seu peso oficial, acredita-se que ronde os 1.240 quilogramas.

O sistema de transmissão é também uma mais-valia para a sua experiência, já que permite trocar entre mudanças com uma rapidez estonteante. Em modo de pista, faz-lo em menos de um décimo de segundo através do pedal de embraiagem. Os diferentes modos também se adaptam a estilos de condução distintos.

O Tuatara também conquista pelo seu interior. Os bancos em carbono e pele concedem-lhe um visual altamente desportivo, enquanto o painel eletrónico permite ativar uma série de funcionalidades do veículo.

Há já quem aponte este novo hipercarro como um potencial candidato à coroa de carro de produção mais rápido do mundo, levando a fabricante de volta à ribalta uma década depois.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Morreu Laura Ferreira, a mulher de Pedro Passos Coelho

Laura Ferreira, a mulher de Pedro Passos Coelho, antigo primeiro-ministro, morreu esta terça-feira. Há cinco anos, a fisioterapeuta foi diagnosticada com um tumor ósseo que acabou por chegar aos pulmões.  Inicialmente, Laura Ferreira foi diagnosticada com …

Descoberta parede feita de ossos humanos debaixo de uma catedral

Foi descoberta uma parede feita de ossos humanos debaixo da Catedral de Saint-Bavo, na Bélgica. Acredita-se que o objetivo era libertar espaço num cemitério próximo. Uma equipa de construção civil descobriu acidentalmente uma parede feita de …

Estados Unidos filtram imigrantes que possam ser um "fardo" para o país

Os imigrantes que optem por residir permanentemente nos EUA, mas que o Governo considere que são um encargo para as finanças públicas, podem ver negado o seu visto, de acordo com uma lei que entra …

"A solução única é apoiar a minha candidatura". CDS e Chega reúnem-se para falar sobre as presidenciais

O presidente do CDS-PP, Francisco Rodrigues dos Santos, vai reunir-se na quinta-feira com o deputado e líder do Chega, André Ventura, na Assembleia da República. A reunião "de cortesia" foi pedida pelo CDS, para "apresentação de …

Gordura à volta dos vasos sanguíneos pode ajudar a mantê-los saudáveis

A gordura encontrada à volta das artérias pode ajudar a manter os vasos sanguíneos saudáveis, ajudando a reduzir a tensão deles quando esticam. A gordura à volta das artérias, conhecida como tecido adiposo perivascular, pode …

Sporting disposto a pagar 5 milhões ao Sp. Braga por Rúben Amorim

O Sporting estará decidido a "roubar" o treinador Rúben Amorim ao Sporting de Braga. E para isso poderá pagar cinco milhões de euros, incluindo jogadores nas negociações, segundo a CMTV. O percurso vitorioso do Sp. Braga …

Rui Pinto apresenta queixa contra Portugal na União Europeia

A defesa de Rui Pinto, criador do Football Leaks, anunciou esta segunda-feira que vai apresentar uma queixa contra Portugal na União Europeia, alegando que as regras europeias de extradição do seu constituinte não foram respeitadas. “Houve …

Português infetado com coronavírus no Japão já foi transferido para o hospital

O português infetado com o coronavírus Covid-19 num navio de cruzeiros no Japão foi esta terça-feira transferido para um hospital na cidade de Okazaki. A mulher de Adriano Maranhão afirmou à agência Lusa que tinha acabado …

Cientistas descobrem novo estado eletrónico da matéria

Uma equipa de cientistas norte-americanos observou um novo estado da matéria, que mostra que os eletrões podem unir-se de maneira semelhante à forma como os quarks se combinam para formar neutrões e protões. Normalmente, os eletrões …

"Célula de combustível reversa" converte resíduos de carbono em produtos valiosos

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Toronto, no Canadá, anunciou o desenvolvimento de um eletrolisador capaz de produzir produtos químicos valiosos a partir de CO2 e eletricidade limpa com uma velocidade 10 vezes superior …