Tsipras reuniu-se com Putin, mas não foi para pedir dinheiro

*Bloco / Flickr

Alexis Tsipras, primeiro-ministro da Grécia

Alexis Tsipras, primeiro-ministro da Grécia

O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, garantiu esta quarta-feira que a Grécia não pediu ajuda financeira e anunciou um Plano de Ação conjunta entre os dois países para aumentar as trocas comerciais nos próximos dois anos.

Durante uma conferência de imprensa conjunta depois da reunião com o primeiro-ministro da Grécia, Alexis Tsipras, o Presidente russo explicou que a Grécia não pediu qualquer ajuda financeira e acrescentou que ofereceu a possibilidade de Atenas se juntar ao novo gasoduto turco-russo que se deverá construir no Mar Negro para levar o gás russo à Europa.

“A Grécia pode converter-se assim num dos principais centros europeus de distribuição de energia, mas esta é uma decisão soberana que deve ser o Governo grego a adotar”, vincou o chefe de Estado russo.

O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, apelou por sua vez para o “abandono do ciclo vicioso das sanções” impostas pela União Europeia à Rússia pelo papel desta na crise ucraniana.

“Para resolver esta crise profunda [na Ucrânia], é necessário abandonar o ciclo vicioso das sanções”, declarou Tsipras numa conferência de imprensa conjunta com o Presidente russo, Vladimir Putin, transmitida pela televisão russa, acrescentando que a aplicação dos acordos de paz de Minsk é “a chave” dessa solução.

Na sua intervenção, o chefe do Governo grego defendeu também o direito do seu país a desenvolver uma política externa soberana, perante as críticas de alguns parceiros europeus à sua visita à Rússia.

“A Grécia é um país soberano, com o direito irrenunciável a desenvolver uma política externa multilateral e a desempenhar o seu papel geopolítico como país balcânico, mediterrânico e europeu e da região do mar Negro”, sublinhou.

As bolsas na Europa negociavam mistas hoje de manhã, na expectativa para a reunião entre Alexis Tsipras e Vladimir Putin.

Os analistas consideram que os investidores estão “muito atentos” à reunião, já que a Rússia está disposta a analisar a flexibilização sobre a das restrições à importação de produtos alimentares gregos, sem que esteja previsto admitir nenhum apoio financeiro ao país.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Especialistas preveem mais birras e frustrações nas crianças durante o novo confinamento

A falta das brincadeiras e da socialização, aliadas a um aumento da exposição aos ecrãs, podem originar mais birras, desentendimentos e frustrações das crianças e jovens que regressam a casa para um novo confinamento, asseguram …

Musk oferece prémio de 100 milhões por tecnologia para capturar carbono

Elon Musk lançou um novo desafio: O CEO da Tesla e da SpaceX vai oferecer um prémio de 100 milhões de dólares a quem projetar uma tecnologia eficaz de captura de carbono. Elon Musk sabe que, …

PSP multou 406 pessoas (e deteve 16) este fim de semana

A PSP deteve, durante o passado fim de semana, 16 pessoas e multou 406 por incumprimento do dever geral de recolhimento, num total de 621 operações de fiscalização. Dos detidos, “dez foram por desobediência ao …

SpaceX envia recorde de 143 satélites e cinzas humanas num único foguete

A SpaceX enviou no domingo um recorde de 143 satélites num único foguete, como parte do novo programa de carga partilhada entre empresas a um custo mais baixo, entre elas a funerária Celestis, que mandou …

Viagens de residentes caíram 84,8% para fora e 18,5% em Portugal no 3.º trimestre de 2020

As viagens turísticas de residentes em Portugal diminuíram 84,8% com destino ao estrangeiro e 18,5% em território nacional, no terceiro trimestre de 2020, em termos homólogos, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE). Segundo as …

Santander encerrou 60 balcões em 2020 e prevê fechar mais 30 até março

O Santander encerrou 60 balcões em 2020 e estima fechar mais cerca de 30 este trimestre, numa adaptação ao modelo de negócio que diz obrigatória para sobreviver. A Comissão Executiva do Santander, que assina a carta enviada …

Instituto Pasteur interrompe desenvolvimento de vacina

O Instituto Pasteur anunciou esta segunda-feira ter parado o desenvolvimento do seu principal projeto de vacina contra a covid-19, porque os primeiros ensaios demonstraram ser menos eficaz do que se esperava. Um outro agente francês, o …

Maduro anuncia "gotas milagrosas" 100% eficazes contra a covid-19

Este domingo, o Presidente venezuelano Nicolás Maduro apresentou um suposto medicamento desenvolvido no país que descreveu como "gotas milagrosas", 100% eficazes contra a covid-19. O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, apresentou este domingo umas gotas que …

Associação de Juízes pede urgência na aprovação de lei sobre suspensão de prazos processuais

A Associação Sindical dos Juízes Portugueses (ASJP) pediu esta segunda-feira ao Governo e ao parlamento a "maior urgência" na aprovação da proposta de lei que determina a suspensão dos prazos nos processos judiciais não urgentes. Segundo …

Marisa Matias e João Ferreira ficam sem subvenção pública

As candidaturas de João Ferreira e Marisa Matias não vão receber a subvenção pública para financiar as suas campanhas eleitorais, uma vez que ficaram abaixo dos 5%, a fasquia imposta pela lei para ter acesso …