Tsipras rende-se à austeridade para poupar 6,4 mil milhões em 15 meses

Ian Langsdon / EPA

O Primeiro Ministro da Grécia, Alexis Tsipras

O primeiro-ministro da Grécia, Alexis Tsipras, apresentou na segunda-feira à noite as linhas orientadoras do seu programa de governo. A austeridade é a nota dominante com uma perspectiva de poupança de 6,4 mil milhões de euros nos próximos 15 meses.

Após a reeleição no passado 20 de Setembro e afastado o cenário do “Grexit”, a saída da Grécia do Euro, o governo de Alexis Tsipras cede à inevitabilidade da austeridade para garantir que os empréstimos dos parceiros europeus continuam a chegar aos cofres do país.

As medidas do governo grego para o Orçamento 2016 e para o Orçamento Rectificativo a apresentar ainda este ano terão que ser aprovadas para garantir nova tranche de 86 mil milhões de euros de empréstimo.

Ora, entre as principais medidas desses documentos estão a subida dos impostos, nomeadamente do IVA e os cortes nas pensões, áreas em que Tsipras sempre se recusou a ceder nas primeiras negociações com a União Europeia.

A austeridade grega visa uma poupança da ordem dos 6,4 mil milhões de euros nos próximos 15 meses, conforme informações avançadas pela comunicação social internacional.

No Parlamento, Tsipras comprometeu-se a reduzir a dívida, a recapitalizar os bancos e a atrair mais investimento para o país.

O primeiro-ministro grego ainda prometeu “uma reforma fiscal radical” e a luta afincada contra a fraude e a fuga aos impostos. Tudo isto com o intuito de sair da crise e de construir uma “nova Grécia”, disse.

O governo de Tsipras foi eleito com 155 deputados que não terão problemas em aprovar estas medidas de austeridade num Parlamento com 300 representantes.

ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. A realidade e os superiores interesses de um país não se compadecem com trincheiras ideológicas.
    Tsirpas e o PS podem fazer história, com A.Costa a abrir portas à negociação com a coligação… Os três partidos em coligação, no fim da legislatura, seria recuperada a confiança eleitores/eleitos podendo vir a ser reposta a credibilidade do nosso sistema democrático perante o povo. Provavelmente voltar-se-ia à discussão ideológica entre partidos e não às “virgulas dos textos programáticos”.

  2. Do PCP já não surpreende mas do partido das tias do esquerdismo extremo, por serem contemporâneas de outra realidade é que não se percebe… Anti-Sociedade das nações democráticas… Anti-Euro, anti-tratados, anti-união… E ridículo do ridículo falam em reposição de salários, pleno emprego, ordenados “xpto”, nacionalizações… Quem risca compromissos internacionais com esta ligeireza, não sabe quem investe ou como criar riqueza a partir do momento que ponham a ponta do dedo grande a pisar o círculo governativo… Do mesmo modo como podem elas entender que Tsypras acabou por se comprometer com a necessária austeridade na Grécia?
    …E elas por aí, com postura cada vez mais angelical de arrepiar qualquer “santa”!

RESPONDER

Barcelona contrata Braithwaite para substituir Dembélé

O FC Barcelona anunciou, esta quinta-feira, a contratação do futebolista dinamarquês, do Leganés, para substituir o lesionado Dembélé, depois de pagar a cláusula de rescisão de 18 milhões de euros. Com a contratação de Martin Braithwaite, …

Senador do Ceará baleado ao tentar invadir com uma retroescavadora um quartel tomado por polícias amotinados

Esta quarta-feira, Cid Gomes foi baleado depois de ter invadido com uma retroescavadora um portão de um quartel da Polícia Militar na cidade de Sobral, no estado do Ceará. O senador Cid Gomes foi baleado, na noite …

PS acusa Bloco de "má fé" na escolha de juízes para o Constitucional

O Bloco não gostou de ter ficado de fora da escolha dos dois novos juízes para o Tribunal Constitucional. PS acusa agora o partido de esquerda de "má fé". Numa conferência de imprensa no Parlamento, esta …

Justiça suíça acusa presidente do PSG e ex-responsável da FIFA de gestão danosa

O presidente do Paris Saint-Germain e um antigo secretário-geral da FIFA foram acusados de gestão danosa pela justiça suíça, numa investigação sobre os direitos televisivos do Mundial de futebol. O Ministério Público da Suíça acusa Nasser …

PJ deteve falsa psiquiatra que dava "consultas" em casa em Braga

A Polícia Judiciária (PJ) de Braga deteve uma mulher, de 38 anos, que se fazia passar por médica psiquiátrica e que dava "consultas" na sua residência. Em comunicado, a Polícia Judiciária (PJ) de Braga refere que, …

Dinheiro do prémio "Nobel Alternativo" usado para criar fundação Greta Thunberg

A Fundação Right Livelihood, que atribui os prémios "Nobel Alternativo", anunciou esta quinta-feira que entregou o valor monetário do prémio atribuído, em setembro passado, a Greta Thunberg para estabelecer uma fundação. "Estamos felizes por o prémio …

Bruxelas quer um mercado único para os dados europeus

A União Europeia (UE) apresentou na quarta-feira planos para criar um mercado único para todos os dados europeus, de forma a ajudar a criar 'startups' que consigam competir com as grandes empresas de tecnologia. Segundo noticiou …

Misericórdias recusam eutanásia. Mas aceitam ajudar utentes que optem por colocar fim à vida

A União das Misericórdias decidiu na quarta-feira que as suas instituições não vão praticar atos de eutanásia, caso seja legalizada em Portugal, mas está disponível para intermediar o acesso dos seus utentes a instituições que …

Efacec demarca-se de Isabel dos Santos. Salários não estão em risco

O Conselho de Administração da Efacec Power Solutions garantiu, esta quinta-feira, que tem "uma gestão independente e reúne todas as condições para honrar os compromissos acordados" com todos os colaboradores e fornecedores. Esta posição surge na …

Morreu Pedro Baptista, comissário das comemorações da Revolução Liberal do Porto

O antifascista, escritor e ensaísta morreu, esta quinta-feira, aos 71 anos, informou fonte da Câmara Municipal do Porto, onde era deputado da Assembleia Municipal, eleito pelo movimento independente do presidente Rui Moreira. Pedro Rocha Baptista nasceu …