Tsipras rende-se à austeridade para poupar 6,4 mil milhões em 15 meses

Ian Langsdon / EPA

O Primeiro Ministro da Grécia, Alexis Tsipras

O primeiro-ministro da Grécia, Alexis Tsipras, apresentou na segunda-feira à noite as linhas orientadoras do seu programa de governo. A austeridade é a nota dominante com uma perspectiva de poupança de 6,4 mil milhões de euros nos próximos 15 meses.

Após a reeleição no passado 20 de Setembro e afastado o cenário do “Grexit”, a saída da Grécia do Euro, o governo de Alexis Tsipras cede à inevitabilidade da austeridade para garantir que os empréstimos dos parceiros europeus continuam a chegar aos cofres do país.

As medidas do governo grego para o Orçamento 2016 e para o Orçamento Rectificativo a apresentar ainda este ano terão que ser aprovadas para garantir nova tranche de 86 mil milhões de euros de empréstimo.

Ora, entre as principais medidas desses documentos estão a subida dos impostos, nomeadamente do IVA e os cortes nas pensões, áreas em que Tsipras sempre se recusou a ceder nas primeiras negociações com a União Europeia.

A austeridade grega visa uma poupança da ordem dos 6,4 mil milhões de euros nos próximos 15 meses, conforme informações avançadas pela comunicação social internacional.

No Parlamento, Tsipras comprometeu-se a reduzir a dívida, a recapitalizar os bancos e a atrair mais investimento para o país.

O primeiro-ministro grego ainda prometeu “uma reforma fiscal radical” e a luta afincada contra a fraude e a fuga aos impostos. Tudo isto com o intuito de sair da crise e de construir uma “nova Grécia”, disse.

O governo de Tsipras foi eleito com 155 deputados que não terão problemas em aprovar estas medidas de austeridade num Parlamento com 300 representantes.

ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. A realidade e os superiores interesses de um país não se compadecem com trincheiras ideológicas.
    Tsirpas e o PS podem fazer história, com A.Costa a abrir portas à negociação com a coligação… Os três partidos em coligação, no fim da legislatura, seria recuperada a confiança eleitores/eleitos podendo vir a ser reposta a credibilidade do nosso sistema democrático perante o povo. Provavelmente voltar-se-ia à discussão ideológica entre partidos e não às “virgulas dos textos programáticos”.

  2. Do PCP já não surpreende mas do partido das tias do esquerdismo extremo, por serem contemporâneas de outra realidade é que não se percebe… Anti-Sociedade das nações democráticas… Anti-Euro, anti-tratados, anti-união… E ridículo do ridículo falam em reposição de salários, pleno emprego, ordenados “xpto”, nacionalizações… Quem risca compromissos internacionais com esta ligeireza, não sabe quem investe ou como criar riqueza a partir do momento que ponham a ponta do dedo grande a pisar o círculo governativo… Do mesmo modo como podem elas entender que Tsypras acabou por se comprometer com a necessária austeridade na Grécia?
    …E elas por aí, com postura cada vez mais angelical de arrepiar qualquer “santa”!

RESPONDER

Nokia vai criar para a NASA a primeira rede móvel operacional na Lua

O grupo finlandês Nokia vai fabricar para a NASA aquela que será a primeira rede móvel móvel na Lua, como parte de um projeto de base humana permanente da agência espacial norte-americana, foi esta segunda-feira …

Sarkozy acusado de "associação criminosa". Investigação sobre ligações à Líbia continua

Nicolas Sarkozy, o antigo Presidente francês, está a ser acusado de "associação criminosa" como parte de uma investigação sobre o financiamento da sua campanha presidencial de 2007, particularmente acerca dos seus alegados vínculos com o …

A última década foi a mais quente do Oceano Atlântico em três milénios

A última década foi a mais quente do Oceano Atlântico em quase três milénios, aponta uma nova investigação da Universidade de Massachusetts em Amherst, nos Estados Unidos, e da Universidade de Quebec, no Canadá. As …

NASA apresenta rover "transformer" que vai explorar os penhascos íngremes de Marte

A NASA acaba de apresentar um rover de quatro rodas, denominado DuAxel, que se pode dividir em dois rovers de duas rodas separados. O robô foi projetado para, um dia, explorar alguns dos terrenos mais …

Veneno de vespa pode ter muito "potencial" na composição de antibióticos

Com o passar dos anos, a população começa a ficar mais resistente a certos medicamentos e estes deixam de fazer efeito. Agora, uma equipa de investigadores desenvolveu novas moléculas anti-microbianas a partir do veneno de …

"Ou és infetado ou morres de fome". Trabalhadores da Amazon nas Filipinas denunciam condições precárias

Trabalhadores contratados pela empresa de segurança Ring da Amazon que trabalham em call centers nas Filipinas denunciam condições de trabalho que dizem ser precárias, mostrando-se ainda mais preocupados com a situação por causa da pandemia …

"Momento muito duro". André Almeida sofreu rotura de ligamentos e arrisca paragem longa

O futebolista internacional português André Almeida sofreu uma entorse do joelho direito, que resultou numa “rotura do ligamento cruzado anterior e do ligamento lateral interno”, informou esta segunda-feira o Benfica. O lateral dos encarnados saiu aos …

Apoio à retoma. Empresas com perdas de 25% podem reduzir horário até 33% já esta terça-feira

Empregadores com quebra de faturação igual ou superior a 25% vão poder reduzir até 33% o horário dos trabalhadores, entre outubro e dezembro, segundo a alteração ao regime de retoma progressiva de empresas em crise. O …

Chega quer tornar voto obrigatório e sanções para quem não cumprir

O deputado único do Chega entregou uma nova proposta no âmbito do projeto de revisão constitucional do partido para tornar o voto obrigatório para todos os cidadãos que o possam exercer e sanções para quem …

A Alemanha quer tornar o teletrabalho um direito legal

O Governo alemão prepara-se para publicar um projeto de lei que dará aos trabalhadores do país o direito legar de trabalhar a partir de casa. A medida aplicar-se-á a todos as atividades laborais que possam …