/

Tsipras pede aos deputados para votarem continuação das negociações

altraeuropa / Flickr

Alexis Tsipras, Primeiro-ministro da Grécia

Alexis Tsipras, Primeiro-ministro da Grécia

O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, apelou esta sexta-feira aos deputados para que aprovem a continuação das negociações com a União Europeia, reconhecendo que as propostas feitas aos credores do país estão “longe” das promessas feitas pelo Syriza.

Tsipras apelou aos parlamentares para que fizessem um voto de “responsabilidade nacional”, para “manter o povo vivo”.

“Não quero ocultar a verdade. O acordo que se vai debater no Eurogrupo (integrado pelos ministros das Finanças dos países da Zona Euro) está distante do nosso programa“, afirmou Tsipras, no discurso que fez no parlamento antes da discussão sobre se o governo pode continuar a negociar.

Tsipras reconheceu que o governo fez muitas concessões na proposta enviada aos credores, em relação ao programa inicial do partido, em troca de manter o país no euro e garantir financiamento, investimento e a restruturação da dívida.

Entretanto, uma fonte europeia, mencionada mas nas identificada pela AFP, fez saber que os credores internacionais da Grécia acreditam que as últimas propostas sobre a dívida grega são suficientemente positivas para permitirem um novo resgate, no montante de 74 mil milhões de euros.

A proposta apresentada pelo governo de Alexis Tsipras vai ser examinada durante uma reunião dos ministros das Finanças da Zona Euro (Eurogrupo), este sábado, em Bruxelas.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.