Tsipras apresenta lei que vai dar casa a 30 mil pessoas

altraeuropa / Flickr

Alexis Tsipras, Primeiro-ministro da Grécia

Alexis Tsipras, Primeiro-ministro da Grécia

O primeiro-ministro grego anunciou esta sexta-feira que vai apresentar na segunda-feira ao parlamento uma proposta de lei que prevê oferecer casas a 30 mil pessoas e luz gratuita a milhares que vivem abaixo do limiar da pobreza.

Numa intervenção no Conselho de Ministros, transmitida via televisão, Alexis Tsipras afirmou que queria que esta fosse a primeira lei do novo governo helénico, devido ao seu grande valor “simbólico”.

A proposta de lei, centrada no combate à crise humanitária que afeta atualmente a Grécia, prevê oferecer casas a 30 mil pessoas que neste momento não têm local de residência, mas também disponibilizar luz gratuita a milhares de pessoas que vivem abaixo do limiar da pobreza.

Nos próximos dias, o executivo grego vai igualmente reunir todo o material relacionado com a investigação a pessoas que tiraram dinheiro do país, um primeiro passo na luta contra a evasão fiscal, acrescentou o primeiro-ministro.

Tsipras também anunciou que o executivo helénico vai apresentar na próxima semana propostas de lei que preveem a proibição dos despejos de casas e a melhoria das condições de pagamento de dívidas às Finanças e à Segurança Social.

Para quinta-feira está prevista a apresentação de uma proposta de lei ao parlamento para a reabertura da televisão pública ERT e a readmissão de todos os trabalhadores despedidos que queiram reintegrar a estação.

A proposta de lei prevê “o regresso ao trabalho dos despedidos de 11 de junho de 2013 (data do encerramento) que o desejem”, disse fonte governamental citada por agências internacionais.

O encerramento da ERT, em 2013, suscitou forte contestação tanto na Grécia como em vários países europeus.

Fontes do governo helénico adiantaram hoje que todos os trabalhadores despedidos desejam regressar ao operador público.

Após duras negociações, os ministros das Finanças da zona euro (Eurogrupo) aceitaram na terça-feira um plano de reformas apresentado pelo governo grego como contrapartida do prolongamento até junho do programa de assistência, que terminava no sábado.

Esta sexta-feira, a câmara baixa do parlamento alemão aprovou por ampla maioria a extensão do programa de assistência financeira à Grécia.

/Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

O nojo pode levar a pensamentos e sentimentos religiosos

Um novo estudo revela que o sentimento de nojo pode estar na base de pensamentos religiosos. O medo de Deus e do pecado mostrou ser maior em pessoas que se enojavam mais facilmente. Mesmo as pessoas …

"Os pássaros não são estúpidos". Secretário de Estado desvaloriza críticas a aeroporto do Montijo

Os ambientalistas têm alertado que dezenas de milhares de aves de médio e grande porte cruzam-se na zona de proteção especial do estuário do Tejo, junto ao local onde será construído o novo aeroporto do …

Acusado de racismo e sexismo, conselheiro político de Boris demite-se

Andrew Sabisky, conselheiro direto do primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, demitiu-se esta segunda-feira, depois de ser acusado de racismo e sexismo pelo próprio Partido Conservador por causa de declarações suas no passado. Em causa estão declarações feitas …

"Impressora de pele" promete ajudar na cicatrização de queimaduras

Uma nova impressora 3D portátil é capaz de depositar "folhas de pele", umas sobre as outras, e criar um curativo biológico para cobrir grandes queimaduras. A nova impressora 3D foi desenvolvida por uma equipa de investigadores …

"Made in Space". A primeira fábrica espacial vai começar a ganhar forma

Com o objetivo de construir coisas cada vez maiores no Espaço, uma empresa do Colorado, nos Estados Unidos, está a preparar-se para uma missão de demonstração de construção. A Blue Canyon Technologies vai fornecer a infraestrutura …

Asteróide que passou recentemente pela Terra não estava sozinho

Astrónomos descobriram que o asteróide 2020 BX12, que passou pela Terra na semana passada, era afinal um sistema binário de asteróides. Estamos a falar do asteróide 2020 BX12, que passou a 4,3 milhões de quilómetros de distância da …

"Parasitas" vai ter uma série na HBO. E já são conhecidos dois nomes do elenco

A produção sul-coreana de Bong Joon Ho, especialmente condecorada pela Academia, merece agora uma adaptação para a televisão pelas mãos da HBO. A série televisiva de "Parasitas" foi anunciada em janeiro e a produção está encarregue …

O carregador do seu smartphone é mais potente do que o computador da Apollo 11

Não restam dúvidas de que a informática deu um passo gigante em termos de evolução nos últimos 50 anos. Agora, um engenheiro de software descobriu que até mesmo o carregador do seu smartphone é mais …

Tribunal suspende construção da Gigafactory na Alemanha

Um tribunal alemão ordenou à Tesla, este domingo, a suspensão das obras da sua fábrica "Gigafactory" por questões ambientais. Em novembro do ano passado, Elon Musk, presidente executivo da Tesla, anunciou que a Alemanha tinha sido …

Novos semáforos da Índia ficam vermelhos quando os condutores buzinam

A Polícia de Mumbai, na Índia, instalou detetores de ruído em vários semáforos de cruzamentos importantes da cidade, visando reduzir a poluição sonora. Agora, quanto mais os condutores buzinam, mais tempo a luz se mantém …