Tsipras anuncia eleições antecipadas após derrota pesada nas europeias

Simela Pantzartzi / EPA

O primeiro-ministro grego Alexis Tsipras anunciou este domingo que vai apelar à realização de eleições legislativas antecipadas “imediatamente” após a segunda volta das municipais, em 2 de junho, após os maus resultados obtidos pelo Syriza no escrutínio europeu.

O Syriza, no poder desde 2015, foi ultrapassado em mais de oito pontos pela Nova Democracia (ND), a principal força de oposição de direita, segundo uma sondagem à saída das urnas e confirmada pelos resultados oficiais parciais.

Um estudo realizado logo após o encerramento das assembleias de voto às 19:00 locais (17:00 em Lisboa) indicava que a ND terá obtido entre 30,5% e 33,5%, enquanto o Syriza garantia de 25,5% a 28,5%.

“Os resultados não correspondem às nossas expectativas. Não os vou ignorar nem desistir”, garantiu Alexis Tsipras a partir da sede do Syriza em Atenas, citado pelo DN.

A terceira posição é partilhada entre o partido neonazi Aurora Dourada (XA) e a nova aliança social-democrata Kinal, com origem no histórico Pasok, ambos com um resultado entre 6% e 8%. O Partido Comunista (KKE) manteria o quinto lugar, ao registar entre 5% e 7%.  Com a hipótese de ultrapassar a barreira mínima dos 3% estariam ainda o Mera25, o partido do ex-ministro das Finanças Yanis Varoufakis, e o nacionalista Solução grega, ambos entre os 2,5% e os 3,5%.

A taxa de participação foi de 56,5%, semelhante à alcançada nas eleições legislativas de setembro de 2015, mas abaixo dos 59,97% das últimas europeias, de 2014. A Grécia elege 21 dos 751 deputados do Parlamento Europeu.

As eleições europeias coincidiram com um escrutínio local e regional e são consideradas um importante teste para a gestão de Tsipras, que considerou estas votações como uma moção de confiança sobre as medidas sociais anunciadas após a saída do país do resgate negociado com os credores internacionais.

Durante a campanha, o primeiro-ministro tinha assinalado que nas eleições deste domingo os cidadãos deveriam decidir que modelo político preferem, o da Grécia dos “muitos” que defende o Syriza ou das “elites”, uma posição na sua perspetiva defendida pelo líder conservador, Kyriakos Mitsotakis.

O dirigente da ND tinha vindo a exigir a convocação de eleições antecipadas em caso de vitória conservadora nas eleições deste domingo.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Moratórias de crédito à habitação terminam a 31 em Março. Famílias terão de procurar opções

Todas as moratória públicas para o crédito à habitação terminam a 30 de Setembro, mas a dos bancos expira já no próximo mês. Uma das soluções para quem não consegue cumprir os pagamentos é a …

Finanças: Mais dinheiro para a TAP só com novo acordo com Bruxelas

O Ministério das Finanças refere que, enquanto não houver a luz verde de Bruxelas ao plano de reestruturação, não há mais apoio público à companhia aérea.  A TAP só garante a liquidez até final de março, …

Primeiros fundos chegam até junho. Costa pede “consenso” no Plano de Recuperação

O ministro do Planeamento, Nelson de Souza, anunciou esta quarta-feira no Parlamento, que os novos subsídios europeus do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para 2021-2026 chegarão até ao mês de junho. De acordo com o …

Descobertos "ingredientes para a vida" em rochas com 3,5 mil milhões de anos

Investigadores descobriram moléculas orgânicas em formações rochosas super antigas na Austrália, revelando o que dizem ser a primeira evidência detalhada dos primeiros ingredientes químicos que poderiam ter sustentado as formas de vida microbianas primitivas da …

Juventus: FC Porto deverá ter Dybala pela frente (durante 30 minutos)

Uma das figuras do campeão italiano pode reduzir a lista longa de lesionados no plantel. E o regresso deverá acontecer contra o campeão português. Paulo Dybala continua fora dos jogos da Juventus mas há uma data …

A Via Láctea pode estar cheia de "Terras" (com oceanos e continentes)

Uma equipa de investigadores da Universidade da Dinamarca acredita que a Via Láctea pode estar cheia de planetas semelhantes à Terra, com oceanos e continentes. Há muito tempo que os astrónomos vasculham o vasto Universo na …

Podem as leis da Física refutar a existência de Deus?

Se existe um Deus que criou todo o universo e todas as leis da Física, Deus segue as suas próprias leis? Ou pode Deus substituir as suas leis, como viajar mais rápido do que a …

Covid-19. Perda de olfato e paladar pode durar até cinco meses

A perda dos sentidos do olfato e do paladar pode durar até cinco meses depois da infeção por covid-19, segundo um estudo preliminar dado a conhecer esta terça-feira, sendo os resultados definitivos apresentados em abril, …

Na Florida, duas mulheres disfarçaram-se de idosas para serem vacinadas contra a covid-19

Na Florida, duas mulheres disfarçaram-se de idosas para conseguirem receber a segunda dose da vacina contra a covid-19, mas foram "apanhadas". De acordo com a CBS News, duas mulheres foram "apanhadas" a tentar obter as segundas …

O Rei Leão. Teoria que nasceu no TikTok sugere que Mufasa foi vítima de canibalismo

Christian Jones, um fã do filme de animação O Rei Leão, partilhou no TikTok uma teoria intrigante sobre a história da Disney. No filme O Rei Leão, o leão patriarca Mufasa é assassinado e substituído pelo seu …