Trump volta a atacar presidente da Fed e acusa-o de beneficiar concorrentes dos EUA

David Maxwell / EPA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

Esta terça-feira, Donald Trump voltou a atacar Jerome Powell, o presidente da Reserva Federal, pressionando para uma política de cortes nas taxas de juro na próxima reunião do banco central, que se realiza a 18 de setembro.

No Twitter, o Presidente norte-americano voltou a atacar Jerome Powell, responsabilizando o presidente da Fed pelos primeiros sinais de abrandamento económico nos Estados Unidos, vindos do setor industrial.

“A Reserva Federal (Fed) gosta de ver os nossos industriais debaterem-se com as suas exportações em benefício de outras partes do mundo. A nossa Fed está a errar já há muito tempo!”, escreveu no Twitter.

O setor industrial dos Estados Unidos está a contrair-se há dois trimestres consecutivos e dá os primeiros sinais de que a guerra comercial com a China começa a fazer estragos. Na quinta-feira, será divulgada uma nova estimativa do crescimento conjunto da economia dos EUA no segundo trimestre.

De acordo com o Expresso, a 26 de julho, a estimativa rápida do Bureau of Economic Analysis apontava para uma desaceleração em cadeia de 1 ponto percentual do primeiro para o segundo trimestre do ano, um abrandamento de 3,1% entre janeiro e março para 2,1% entre abril e junho.

Para a Casa Branca, a responsabilidade deste abrandamento é do banco central dirigido por Powell, que começou a cortar tarde e pouco em julho, e não dos efeitos da guerra comercial contra a China e da instabilidade que atormenta os investidores e empresários.

A nova reunião da Fed acontece no dia 18 de setembro, e Trump não tem abrandado na pressão junto dos banqueiros centrais. A 23 de agosto, também no Twitter, perguntou “qual era o maior inimigo” dos Estados Unidos: o presidente chinês, Xi Jinping, ou o responsável pela Fed, Jerome Powell.

No mesmo dia, Powell respondeu a Trump: “[A política monetária] não pode fornecer um guia para o comércio internacional”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas identificam a região com o ar mais limpo à face da Terra

Uma equipa de cientistas da Universidade Estadual do Colorado (EUA) identificou a região atmosférica que possui o ar mais limpo à face da Terra. Os especialistas, liderados pela professora Sonia Kreidenweis, descobriram que a camada limite …

Abono extra e complemento de estabilização. Governo cria dois novos apoios cumulativos para quem perdeu rendimentos

O Programa de Estabilização Económica e Social (PEES) do Governo vai incluir dois novos apoios para trabalhadores e famílias que perderam parte dos seus salários nos últimos três meses devido à pandemia de covid-19. A notícia …

Bolsonaro veta transferência de 1,5 mil milhões de euros para estados e municípios

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, vetou na quarta-feira a transferência de 8,6 mil milhões de reais (1,5 mil milhões de euros) do Fundo de Reservas Monetárias (FRM) para estados e municípios combaterem a covid-19. A decisão …

O núcleo da Terra pode esconder mais de cinco oceanos no seu interior

Um novo estudo sugere que o núcleo da Terra pode abrigar uma grande quantidade de água no seu interior. Segundo os investigadores, a quantidade pode chegar ao equivalente a cinco oceanos. Muitos estudos comprovam que, sob …

Descoberto novo tipo de matéria exótica no "coração" das estrelas de neutrões

Uma investigação levada a cabo por um grupo de cientistas da Finlândia encontrou fortes evidências da existência de matéria exótica de quarks no interior dos núcleos das maiores estrelas de neutrões. Em comunicado, os cientistas …

Os asteróides Ryugu e Bennu podem ser "filhos" de um mesmo pai

Os asteróides Ryugu e Bennu podem ter sido formados a partir de um outro asteróide de grandes dimensões, sugere uma investigação internacional. Simulações numéricas de grandes ruturas de asteróides, como as que ocorrem no cinturão de …

Diário de oficial nazi revela localização de tesouro escondido na Polónia durante a 2.ª Guerra Mundial

Um diário que esteve na posse de uma sociedade secreta durante décadas contém um mapa que descreve a localização de mais de 30 toneladas de ouro escondidas pelos nazis durante a Segunda Guerra Mundial. Escrito há …

"Pés de café" ajudam robôs a andar mais rápido (e sem tropeçar)

Uma das principais aplicações para robôs com pernas é a exploração de locais de desastre. No entanto, para atravessar os escombros, estas máquinas precisam de ter "pés" firmes. Uma equipa de investigadores da Universidade da Califórnia, …

Famalicão 2-1 FC Porto | Dragões falham reentrada

O FC Porto ficou hoje com a liderança da I Liga portuguesa de futebol em risco, ao perder em casa do Famalicão, por 2-1, na 25.ª jornada, que marca o regresso após a paragem devido …

Empresas chinesas compram soja dos EUA apesar de suspensão imposta pelo Governo

Empresas estatais chinesas terão comprado pelo menos três carregamentos de soja aos Estados Unidos (EUA), mesmo após o Governo ter levantado uma suspensão. Esta surgiu depois de Washington afirmar que terminaria com o acordo comercial …