/

Trump terá sugerido usar bombas para travar furacões

2

Jim Lo Scalzo / EPA

O Presidente dos EUA, Donald Trump

O presidente norte-americano, Donald Trump, terá sugerido que se bombardeasse os furacões de forma a evitar que estes chegassem aos Estados Unidos.

De acordo com a informação avançada pela Axios, que cita uma fonte que estaria numa reunião com o presidente dos EUA, Donald Trump terá sugerido usar uma bomba nuclear para travar furacões. “Já entendi, já entendi. Porque é que não os bombardeamos?“, disse, alegadamente, o líder americano.

A mesma fonte explica que esta não terá sido a primeira vez que Trump sugeriu usar uma arma nuclear para travar este fenómeno atmosférico. Desta vez, os comentários terão sido feitos na Casa Branca durante um briefing sobre os furacões.

“Eles começam a formar-se ao largo da costa de África. Enquanto se movem através do Atlântico, atiramos uma bomba dentro do olho do furacão para perturbá-lo. Porque é que não podemos fazer isto?”, questionou Donald Trump. “Senhor, vamos ver isso”, terá dito um dos presentes no encontro.

Segundo a fonte, Trump terá reiterado a necessidade de intervir antes que os furacões cheguem ao continente e perguntou quantos deles é que os Estados Unidos conseguiam suportar. No fim da reunião, os oficiais presentes terão ficado incrédulos, sem saber o que fazer depois dos comentários do presidente norte-americano.

Um memorando de 2017 do Conselho Nacional de Segurança já referia esta ideia de Trump, mas, de acordo com esta organização administrativa, não foi avante e nunca figurou num processo político formal.

Contactada pela Axios, a Casa Branca não confirmou nem negou as alegações. “Não comentamos sobre discussões privadas que o presidente pode ou não ter com a sua equipa de segurança nacional”, responderam.

“O que as pessoas perto do presidente fazem é dizer: ‘eu adoro um presidente que faz perguntas como esta, que está disposto a fazer perguntas difíceis‘. É preciso pessoas fortes para responder-lhe da maneira certa quando coisas como estas surgem”, disse outros dos oficiais presentes no briefing.

ZAP //

2 Comments

  1. Bomba atómica, não digo, mas a ideia em si talvez até nem seja tão disparatada como pode parecer à primeira vista. Afinal de contas, os incendios nos grandes parques florestais e nos poços de petróleo muitas vezes são extintos com bombas. O princípio é simples; para haver chama (fogo) têm que estar presentes 2 coisas: combustível (lenha, petróleo, etc.) e comburente (oxigénio, ou seja, ar). O efeito da explosão da bomba é afastar o ar daquela em quantidade e numa zona enorme (é uma explosão). Ainda que seja por poucos instantes (o vazio não se mantem), a ausência de comburente durante esse pouco tempo é o suficiente para extinguir as chamas.

    Uma explosão, de potência adequada, em cheio num tornado poderia, pelo mesmo princípio, destruir o vórtice que a combinação de correntes de ar frio/quente gerou.

    Poderá ser um “ovo de colombo”: a técnica até já é aplicada noutros sectores, mas nunca nunguém se lembrou de aplicá-la aos tornados.

    O tipo não é particularmente inteligente, mas a sua mania ‘estrambólica’ de resolver tudo – literalmente – à força bruta, pode, neste caso, ter dado origem a uma boa ideia.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.