Trump vai ser julgado por “traição de proporções históricas”. Republicanos já reagiram

O ex-Presidente dos EUA Donald Trump é acusado de “traição de proporções históricas”, na acusação hoje revelada pelos procuradores democratas para o julgamento político que se inicia no Senado na próxima semana.

A acusação no julgamento político de Donald Trump alega que o ex-Presidente colocou em risco a vida de todos os membros do Congresso, quando impeliu uma multidão de apoiantes, “como um canhão carregado”, em direção ao Capitólio.

“O Presidente incitou uma multidão violenta para atacar o Capitólio dos Estados Unidos”, dizem os procuradores, que consideram que o desejo de Trump de “permanecer no poder a qualquer custo é uma traição de proporções históricas, que requer uma condenação” no Senado.

Os democratas consideram que Trump deve ser condenado no julgamento político que se inicia no Senado, na próxima terça-feira, e impedido permanentemente de se recandidatar ao cargo de Presidente dos EUA.

A acusação vincula os esforços infundados de Trump para reverter os resultados das eleições presidenciais de 3 de novembro, que perdeu contra o democrata Joe Biden, ao tumulto de 6 de janeiro no Capitólio, que provocou cinco mortes, dizendo que o ex-Presidente carrega a culpa “inconfundível” por ações que ameaçaram diretamente os alicerces da democracia norte-americana.

Assim, os democratas argumentam que Trump deve ser considerado culpado, sob a acusação de “incitamento à insurreição”.

“A sua conduta prejudicou a transição pacífica de poder e comprometeu a nossa segurança nacional”, escreveram os democratas na sua acusação de ‘impeachment’ contra Donald Trump – o documento legal que apresenta os argumentos do processo de destituição aprovado na Câmara de Representantes.

Os republicanos já reagiram a este documento, respondendo que os democratas estão a usar o julgamento de ‘impeachment’ de Donald Trump como “arma política”, para impedir o ex-Presidente de tentar uma recandidatura, num caso que consideram ser “antidemocrático” e inconstitucional.

“É a ação legislativa mais imprudente que vi na minha vida”, disse David Schoen, um dos advogados que representará Trump no julgamento político no Senado, ao lado de Bruce Castor, um ex-procurador da Pensilvânia.

Numa recente entrevista ao jornal The Atlanta Journal-Constitution, Schoen disse que não tencionava argumentar que Trump perdeu as eleições por causa de uma fraude, como foi muitas vezes repetido pelo ex-Presidente, mas preferirá alegar que este julgamento é “inconstitucional”.

Schoen também disse que argumentará que as palavras dirigidas por Trump aos seus apoiantes – no comício em frente à Casa Branca que antecedeu o ataque ao Capitólio – estão protegidas pela primeira emenda da Constituição (que protege a liberdade de expressão) e não podem ser consideradas um incitamento ao motim.

Lusa // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Isto só mostra o quanto a verdade está a incomodar…o Trump é que ganhou as eleições, não é nada infundado, os democratas tem medo de serem expostos, mas será inevitável, ser agora ou depois não interessa, a verdade será exposta.

  2. ? Acredito, piamente, que a verdade aparecerá. Mulheres mal amadas tornam-se megeras indomáveis. o Donald Trump, subestimou a astuciosa e venenosa política democrata Nancy Pelosi, Presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos. Vamos esperar o que vem pela frente. Não sinto confiabilidade nos dirigentes democratas. Basta olhar para as administrações do Carter, Clinton e Obama. Muito vedetismo e falta de liderança nos tratos do comércio e política exteriores. uma ridícula política nas áreas de saúde e bem estar social do povo americano. Obama, por exemplo, se vangloria em ter acontecido em seu Governo a eliminação de Osama Bin Laden , e só isso. É o que pensa joaoluizgondimaguiargondim- [email protected]

RESPONDER

Ninguém sabe do paradeiro dos Evangelhos Garima, um dos maiores tesouros do mundo cristão

Depois de terem sobrevivido a 1.500 anos de história num mosteiro remoto, os Evangelhos Garima enfrentam agora a sua ameaça mais grave. Um dos maiores tesouros do mundo cristão, guardado durante mais de 1.500 anos no …

"Estou preocupado". Ex-piloto da Marinha dos EUA diz que via OVNIs "todos os dias"

Um antigo piloto da Marinha dos Estados Unidos diz que, durante anos, viu Objetos Voadores Não Identificados (OVNIs) "todos os dias". Depois de anos a ignorar a questão, uma task force do Pentágono prepara-se para revelar …

Peru está a investigar se a lixívia pode curar a covid-19

O congresso do Peru votou para investigar se beber ou injetar uma lixívia industrial poderia curar a covid-19. A moção foi aprovada com 49 votos a favor e 39 votos contra. Está a ser criado um …

Há vestígios de ouro nesta imagem de satélite

As operações de mineração num dos maiores depósitos de ouro da Rússia, em Aldan, incluem um método que deixa rastos na paisagem. E são visíveis do Espaço. A imagem de satélite, tirada em setembro de 2019, …

Dezenas de corpos de vítimas de covid-19 encontrados nas margens do rio Ganges

Ciclone Tauktae faz pelo menos 33 mortos na Índia (e paralisa vacinação contra covid-19)

Pelo menos 33 pessoas morreram e quase cem estão desaparecidas na Índia, devido ao impacto do ciclone Tauktae, esta terça-feira. O país também registou o maior número de mortes diárias provocadas pela covid-19. Centenas de milhares …

Cientistas criam dispositivos de testagem que produzem resultados em tempo recorde

Cientistas criaram dispositivos que permitem detetar infeção com o coronavírus SARS-CoV-2 num segundo ou em menos de 30 minutos, conforme a técnica usada, revelam dois estudos distintos divulgados esta terça-feira na imprensa da especialidade. Investigadores das …

CP está a vender bilhetes com 80% de desconto

A CP tem uma nova campanha, que entra em vigor esta terça-feira, através da qual disponibiliza cerca de 17.920 viagens com descontos até 80% nos comboios intercidades. De acordo com o jornal Público, os bilhetes abrangidos …

Mais de 40 pessoas, quase todas crianças, no hospital de Beja com vómitos

Um total de 35 crianças e seis adultos oriundos de diversas escolas do concelho de Beja deram esta terça-feira entrada no Hospital José Joaquim Fernandes, naquela cidade alentejana. A notícia foi avançada por fonte hospitalar, que …

Novo Banco. "Não era um banco bom, foi preciso fazer dele um bom banco", diz Centeno

O governador do Banco de Portugal, Mário Centeno, afirmou esta terça-feira que o Novo Banco “não era um banco bom” e “foi preciso fazer dele um bom banco”, recordando o “legado do BES” que marca …

Ensino superior com vagas especiais para lusodescendentes

O Governo alargou o contingente especial de acesso ao ensino superior dirigido a emigrantes e seus familiares permitindo que, no próximo ano letivo, se possam candidatar todos os lusodescendentes, de nacionalidade portuguesa e residentes no …