Trump vai ser julgado por “traição de proporções históricas”. Republicanos já reagiram

O ex-Presidente dos EUA Donald Trump é acusado de “traição de proporções históricas”, na acusação hoje revelada pelos procuradores democratas para o julgamento político que se inicia no Senado na próxima semana.

A acusação no julgamento político de Donald Trump alega que o ex-Presidente colocou em risco a vida de todos os membros do Congresso, quando impeliu uma multidão de apoiantes, “como um canhão carregado”, em direção ao Capitólio.

“O Presidente incitou uma multidão violenta para atacar o Capitólio dos Estados Unidos”, dizem os procuradores, que consideram que o desejo de Trump de “permanecer no poder a qualquer custo é uma traição de proporções históricas, que requer uma condenação” no Senado.

Os democratas consideram que Trump deve ser condenado no julgamento político que se inicia no Senado, na próxima terça-feira, e impedido permanentemente de se recandidatar ao cargo de Presidente dos EUA.

A acusação vincula os esforços infundados de Trump para reverter os resultados das eleições presidenciais de 3 de novembro, que perdeu contra o democrata Joe Biden, ao tumulto de 6 de janeiro no Capitólio, que provocou cinco mortes, dizendo que o ex-Presidente carrega a culpa “inconfundível” por ações que ameaçaram diretamente os alicerces da democracia norte-americana.

Assim, os democratas argumentam que Trump deve ser considerado culpado, sob a acusação de “incitamento à insurreição”.

“A sua conduta prejudicou a transição pacífica de poder e comprometeu a nossa segurança nacional”, escreveram os democratas na sua acusação de ‘impeachment’ contra Donald Trump – o documento legal que apresenta os argumentos do processo de destituição aprovado na Câmara de Representantes.

Os republicanos já reagiram a este documento, respondendo que os democratas estão a usar o julgamento de ‘impeachment’ de Donald Trump como “arma política”, para impedir o ex-Presidente de tentar uma recandidatura, num caso que consideram ser “antidemocrático” e inconstitucional.

“É a ação legislativa mais imprudente que vi na minha vida”, disse David Schoen, um dos advogados que representará Trump no julgamento político no Senado, ao lado de Bruce Castor, um ex-procurador da Pensilvânia.

Numa recente entrevista ao jornal The Atlanta Journal-Constitution, Schoen disse que não tencionava argumentar que Trump perdeu as eleições por causa de uma fraude, como foi muitas vezes repetido pelo ex-Presidente, mas preferirá alegar que este julgamento é “inconstitucional”.

Schoen também disse que argumentará que as palavras dirigidas por Trump aos seus apoiantes – no comício em frente à Casa Branca que antecedeu o ataque ao Capitólio – estão protegidas pela primeira emenda da Constituição (que protege a liberdade de expressão) e não podem ser consideradas um incitamento ao motim.

// Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Isto só mostra o quanto a verdade está a incomodar…o Trump é que ganhou as eleições, não é nada infundado, os democratas tem medo de serem expostos, mas será inevitável, ser agora ou depois não interessa, a verdade será exposta.

  2. ? Acredito, piamente, que a verdade aparecerá. Mulheres mal amadas tornam-se megeras indomáveis. o Donald Trump, subestimou a astuciosa e venenosa política democrata Nancy Pelosi, Presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos. Vamos esperar o que vem pela frente. Não sinto confiabilidade nos dirigentes democratas. Basta olhar para as administrações do Carter, Clinton e Obama. Muito vedetismo e falta de liderança nos tratos do comércio e política exteriores. uma ridícula política nas áreas de saúde e bem estar social do povo americano. Obama, por exemplo, se vangloria em ter acontecido em seu Governo a eliminação de Osama Bin Laden , e só isso. É o que pensa joaoluizgondimaguiargondim- [email protected]

RESPONDER

Cientistas encontram galáxias massivas primitivas "sem combustível"

As primeiras galáxias massivas - aquelas que se formaram nos três mil milhões de anos após o Big Bang - deveriam conter grandes quantidades de gás hidrogénio frio, o combustível necessário para fabricar estrelas. Contudo, os …

Cientistas criam frango impresso em 3D (e que é cozinhado através de lasers)

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Columbia mostrou que diferentes tipos de lasers podem ser usados ​​para cozinhar frango impresso em 3D. De acordo com um comunicado de imprensa, o frango impresso a 3D passou …

"Contra tudo e contra todos". Moedas fez história em Lisboa

O cabeça de lista da coligação PSD/CDS-PP/MPT/PPM/Aliança à Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, afirmou hoje ter vencido “contra tudo e contra todos”, porque “a democracia não tem dono”, agradeceu o “voto de confiança” e comprometeu-se …

Ventura admite que “vitória não foi total” ao falhar objetivo de ficar em terceiro

O líder do Chega admitiu hoje que a “vitória não foi total” nas autárquicas de domingo, ao falhar o objetivo de ser a terceira força política, mas defendeu que se “fez história” em Portugal, recusando …

Liveblog Autárquicas. Carlos Moedas ganha Lisboa

Realizam-se este domingo Eleições Autárquicas em Portugal, nas quais está em jogo a eleição de 308 presidentes de câmaras municipais, os seus vereadores e assembleias municipais, bem como 3091 assembleias de freguesia. Acompanhe tudo no …

Contra a "vigarice" das sondagens, "o PSD teve um excelente resultado"

O PSD conseguiu todos os objectivos a que se propôs nestas eleições autárquicas, segundo Rui Rio. O presidente do PSD considera que o partido teve "um excelente resultado" contra a "vigarice" das sondagens e "contra …

Medina assume derrota em Lisboa. "É uma indiscutível vitória de Carlos Moedas"

Fernando Medina acaba de assumir a derrota nas eleições autárquicas, felicitando Carlos Moedas pela vitória na Câmara de Lisboa. "É uma indiscutível vitória pessoal e política de Carlos Moedas", sublinha Medina. "Foi um privilégio servir esta …

Costa: "PS continua a ser o maior partido autárquico nacional"

António Costa canta vitória nas eleições autárquicas, apesar de ainda não se conhecerem os resultados finais de Lisboa, Sintra e Loures. Para o secretário-geral socialista, não há dúvida de que o "PS continua a ser …

O "primeiro amarelo" para Costa e o "CDS superou todos os objectivos"

"O CDS superou todos os objectivos a que se propôs nestas autárquicas". É assim que Francisco Rodrigues dos Santos, líder do CDS-PP, canta vitória, considerando que António Costa "viu o seu primeiro cartão amarelo". Na reacção …

Pegadas provam que as Américas foram povoadas milhares de anos antes do que pensávamos

Investigadores descobriram evidências da presença de humanos nas Américas: pegadas com, pelo menos, cerca de 23.000 anos. A nossa espécie começou a migrar para fora de África há cerca de 100.000 anos. Além da Antártida, as …