/

Trump substitui diretor dos serviços secretos

Michael Reynolds / EPA

O presidente dos EUA, Donald Trump

O diretor dos serviços secretos norte-americanos, responsável pela segurança do Presidente dos EUA, vai proximamente abandonar o cargo, anunciou esta segunda-feira a Casa Branca, sem, contudo, revelar as razões da saída repentina.

“O diretor dos serviços secretos (USSS), Randolph Alles (…) vai abandonar o cargo e o Presidente Trump escolheu para o seu lugar James Murray, que o substituirá a partir de maio”, indicou a porta-voz da Presidência, Sara Sanders.

O anúncio da substituição de Randolph Alles foi conhecido um dia depois da saída da secretária de Segurança Interna, Kirstjen Nielsen, do departamento que tem a tutela dos Serviços Secretos, que tem 6.500 efetivos.

“Alles realizou um bom trabalho ao longo dos dois anos e o Presidente agradece-lhe os mais de 40 anos ao serviço do país”, acrescentou Sanders.

De acordo com a CNN, o diretor dos serviços secretos terá sido instruído a demitir-se.”Os oficiais dos serviços secretos foram apanhados de surpresa e souberam pela CNN”, diz o canal. E cita um membro da administração: “Há uma purga quase sistemática a acontecer na segunda maior agência de segurança americana”.

Fonte próxima de Alles, ouvida pelo mesmo canal, este terá sido avisado há duas semanas e a sua saída não terá a ver com o episódio da mulher chinesa que conseguiu, em março, infiltrar-se ilegalmente na propriedade de Trump em Mar-a-Lago; estará antes relacionada com a demissão da secretária de Segurança Interna. Alles reportava diretamente a Nielsen.

A seguir a Alles, de 65 anos, major-general dos fuzileiros que participou na invasão do Iraque, deverão cair outros responsáveis de segurança interna, avança ainda a CNN com base em fontes da administração

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.