/

Trump quer construir um novo muro (no meio dos Estados Unidos)

21

Jason Szenes / EPA

O Presidente norte-americano, Donald Trump, prometeu na quarta-feira construir um muro no Estado de Colorado, argumentando com a prioridade do combate à imigração clandestina.

O problema é que este Estado do centro dos EUA, situado entre o Utah e o Kansas, não tem fronteira com o México. “Vocês sabem por que é que vamos ganhar (as eleições presidenciais) no Novo México? Porque quer a segurança nas fronteiras”, afirmou Donald Trump, durante um comício em Pittsburgh.

O Colorado não tem fronteira com o México, mas sim com o Estado norte-americano do Novo México.

“E nós construímos um muro na fronteira do Novo México e vamos construir um muro no Colorado”, continuou, prometendo “um muro magnífico, um grande muro que funcione verdadeiramente, onde não se possa passar nem por cima, nem por baixo“.

https://twitter.com/jmstoneburner/status/1187199949131440128

Promessa emblemática da campanha eleitoral do magnata do imobiliário em 2016, a construção do muro com o México continua com dificuldade em avançar, dado que o Congresso mantém a recusa em desbloquear o financiamento necessário.

A Casa Branca pediu 3,6 mil milhões de dólares em fundos destinados ao Pentágono para auxiliar na construção do muro, depois dos legisladores terem recusado alocar cinco mil milhões de dólares para esse fim. Essa verba seria dirigida a programas do Departamento de Defesa em 26 Estados.

No final de 2018, o muro provocou a paralisação do Governo, devido à ausência dos fundos necessários para a sua construção no Orçamento de 2019. O shutdown prolongou-se durante 36 dias, tempo recorde na História dos EUA.

Em fevereiro, declarou o estado de emergência nacional na fronteira entre os EUA e o México. A medida teve como objetivo direcionar milhares de milhões de dólares do Orçamento americano para a construção do muro, depois de o Congresso se ter recusado a desbloquear a verba pedida pelo Presidente.

Em julho, o Supremo Tribunal dos Estados Unidos confirmou que a Administração Trump tinha à sua disponibilidade 2,5 mil milhões de dólares para o muro. Donald Trump prometeu construir mais de 800 quilómetros durante o primeiro mandato.

Dados da agência responsável pela proteção fronteiriça mostram que foram edificados pouco mais de 96 quilómetros, com previsões de que o muro atinja os 724 quilómetros no final de 2020.

Não é a primeira vez que Donald Trump comete uma gafe geográfica. Em 2016, o presidente dos Estados Unidos disse que a Bélgica é uma “linda cidade” e que Paris fica na Alemanha.

  ZAP // Lusa

 

21 Comments

  1. Hahahaaaa… um muro no Colorado!…
    Deve ser para proteger a canabis que se cultiva por lá e que o Trump deve consumir em grandes quantidades!!

  2. Que tal construir o muro redondo, quadrado, hexagonal, etc, não importa o formato, desde que seja fechado, colocar este humano lá?
    Assim resolve os problemas dele com o mundo ha ha ha rir para não chorar

  3. Devia era construir um muro à volta da casa dele, com ele lá dentro, é claro. Seria decretada Emergência Mundial para justificar a despesa.

  4. Que mais será preciso para concluir que este tipo é o maior alarve de todos os presidentes que os Estados Unidos já tiveram ?

  5. Ele é parente do Bozonaro.. só pode… não entende muita coisa, mente bastante e confunde o cidadão. São gêmeos com uma diferença, o Trump é empresário.. já o outro nem isso conseguiu..

      • A única diferença entre lula e bolsonaro é de partidos, um do PT outro do PSL (Dos laranjas), no resto não se pode defender nenhum dos dois. Corre o risco de falar besteira quem defender um ou outro. Pelo menos o Maluf roubava mas fazia, o bolsonaro não faz nada…está destruindo tudo, até a constituição…

  6. Este troglédita deveria ser internado num hospital psiquiátrico e depois mandava-se construir um muro em volta, para garantir que ele jamais regressaria de lá senão no fim da velhice e já depois de ter passado para o outro lado.
    O nosso mundo entregue a este tipo de loucos varridos – que é a maioria daqueles que nos governam – não vai acabar bem…!
    E não adianta continuara a negar as evidências.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.