Trump quer construir um novo muro (no meio dos Estados Unidos)

Jason Szenes / EPA

O Presidente norte-americano, Donald Trump, prometeu na quarta-feira construir um muro no Estado de Colorado, argumentando com a prioridade do combate à imigração clandestina.

O problema é que este Estado do centro dos EUA, situado entre o Utah e o Kansas, não tem fronteira com o México. “Vocês sabem por que é que vamos ganhar (as eleições presidenciais) no Novo México? Porque quer a segurança nas fronteiras”, afirmou Donald Trump, durante um comício em Pittsburgh.

O Colorado não tem fronteira com o México, mas sim com o Estado norte-americano do Novo México.

“E nós construímos um muro na fronteira do Novo México e vamos construir um muro no Colorado”, continuou, prometendo “um muro magnífico, um grande muro que funcione verdadeiramente, onde não se possa passar nem por cima, nem por baixo“.

https://twitter.com/jmstoneburner/status/1187199949131440128

Promessa emblemática da campanha eleitoral do magnata do imobiliário em 2016, a construção do muro com o México continua com dificuldade em avançar, dado que o Congresso mantém a recusa em desbloquear o financiamento necessário.

A Casa Branca pediu 3,6 mil milhões de dólares em fundos destinados ao Pentágono para auxiliar na construção do muro, depois dos legisladores terem recusado alocar cinco mil milhões de dólares para esse fim. Essa verba seria dirigida a programas do Departamento de Defesa em 26 Estados.

No final de 2018, o muro provocou a paralisação do Governo, devido à ausência dos fundos necessários para a sua construção no Orçamento de 2019. O shutdown prolongou-se durante 36 dias, tempo recorde na História dos EUA.

Em fevereiro, declarou o estado de emergência nacional na fronteira entre os EUA e o México. A medida teve como objetivo direcionar milhares de milhões de dólares do Orçamento americano para a construção do muro, depois de o Congresso se ter recusado a desbloquear a verba pedida pelo Presidente.

Em julho, o Supremo Tribunal dos Estados Unidos confirmou que a Administração Trump tinha à sua disponibilidade 2,5 mil milhões de dólares para o muro. Donald Trump prometeu construir mais de 800 quilómetros durante o primeiro mandato.

Dados da agência responsável pela proteção fronteiriça mostram que foram edificados pouco mais de 96 quilómetros, com previsões de que o muro atinja os 724 quilómetros no final de 2020.

Não é a primeira vez que Donald Trump comete uma gafe geográfica. Em 2016, o presidente dos Estados Unidos disse que a Bélgica é uma “linda cidade” e que Paris fica na Alemanha.

ZAP // Lusa

 

PARTILHAR

21 COMENTÁRIOS

  1. Hahahaaaa… um muro no Colorado!…
    Deve ser para proteger a canabis que se cultiva por lá e que o Trump deve consumir em grandes quantidades!!

  2. Que tal construir o muro redondo, quadrado, hexagonal, etc, não importa o formato, desde que seja fechado, colocar este humano lá?
    Assim resolve os problemas dele com o mundo ha ha ha rir para não chorar

  3. Devia era construir um muro à volta da casa dele, com ele lá dentro, é claro. Seria decretada Emergência Mundial para justificar a despesa.

  4. Ele é parente do Bozonaro.. só pode… não entende muita coisa, mente bastante e confunde o cidadão. São gêmeos com uma diferença, o Trump é empresário.. já o outro nem isso conseguiu..

      • A única diferença entre lula e bolsonaro é de partidos, um do PT outro do PSL (Dos laranjas), no resto não se pode defender nenhum dos dois. Corre o risco de falar besteira quem defender um ou outro. Pelo menos o Maluf roubava mas fazia, o bolsonaro não faz nada…está destruindo tudo, até a constituição…

  5. Este troglédita deveria ser internado num hospital psiquiátrico e depois mandava-se construir um muro em volta, para garantir que ele jamais regressaria de lá senão no fim da velhice e já depois de ter passado para o outro lado.
    O nosso mundo entregue a este tipo de loucos varridos – que é a maioria daqueles que nos governam – não vai acabar bem…!
    E não adianta continuara a negar as evidências.

RESPONDER

Resort da Tailândia processa norte-americano por causa de avaliação negativa no Tripadvisor. Arrisca dois anos de prisão

Um resort de uma ilha da Tailândia processou um norte-americano por causa de uma análise negativa no Tripadvisor. Se for considerado culpado, o homem pode ser condenado a até dois anos de prisão. Wesley Barnes …

Em 2020, o Ártico teve a segunda menor extensão de gelo já registada

A 15 de setembro de 2020, o gelo do mar Ártico atingiu a sua extensão mínima anual, a segunda menor já registada. A região do Ártico em geral está a aquecer três vezes mais depressa …

Assassinato em série por resolver. Vacas podem estar a pisar coalas até à morte

Afinal, as vacas podem não ser herbívoros inofensivos. Um novo estudo revela que estes animais podem estar a pisar - e a matar - coalas em toda a Austrália. Os coalas enfrentam muitas ameaças, mas raramente …

Em apenas dois dias, duas mulheres "dalit" morreram vítimas de violação na Índia

De acordo com a polícia local, uma segunda mulher dalit morreu na Índia após ter sido violada por dois homens. Outro caso semelhante aconteceu esta semana, depois de uma jovem de 19 anos, do mesmo …

A Casa Branca contratou para a NOAA cientistas que defendem que as mudanças climáticas "são uma mentira"

Funcionários do governo norte-americano terão abordado cientistas com historial de críticas regulares sobre as mudanças climáticas causadas pelo homem, aos quais foram propostos cargos de gestão na NOAA. Segundo especialistas citados pela E&E News, esta …

United quase pede para Dalot sair

Adeptos pensavam que o português nunca mais ia jogar pela equipa principal do Manchester United. Jogou na Taça da Liga e não convenceu. O Manchester United seguiu para os quartos-de-final para a Taça da Liga inglesa, …

Testemunhas revelam que agentes de inteligência dos EUA consideraram sequestrar (e envenenar) Assange

Testemunhas anónimas revelaram em tribunal que planos para envenenar ou sequestrar Julian Assange da embaixada do Equador foram discutidos entre fontes da inteligência dos Estados Unidos e uma empresa de segurança privada que espiou o …

"Assassino do Twitter" assume ter matado 8 mulheres que partilharam pensamentos suicidas

O caso está a chocar o Japão. Perante o Tribunal de Tóquio, Takahiro Shiraishi declarou-se culpado, após ter assassinado e esquartejado oito mulheres e um homem em 2017. O assassino conheceu as vítimas através da rede …

"Como me mudar para o Canadá?" É o que os norte-americanos querem saber depois do debate presidencial

Depois do debate presidencial ficar marcado por diversas interrupções e insultos entre os candidatos à Casa Branca, são muitos os americanos a sentirem-se tentados a abandonar o país, e já escolherem o destino: o Canadá. Ao …

"Não toleramos insultos": Equipa abandona jogo decisivo ao intervalo

Comentário sobre a homossexualidade de um futebolista antecipou o final de um jogo de futebol. A mesma equipa tinha protestado outro encontro devido a insulto racista. O jogo de futebol entre San Diego Loyal e Phoenix …