Trump quer ajudar a Ucrânia, mas exige moeda de troca: urânio e lítio

2

dmytro.larin.gmail.com / scanrail / Ale_Mi // Depositphotos

Para Trump, não há caridade: quer moeda de troca por ajudar militarmente a Ucrânia — volta-se para as terras raras, estimadas em biliões de euros no país europeu.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou esta segunda-feira que pretende que a Ucrânia forneça aos Estados Unidos as chamadas terras raras, como moeda de troca por apoiar financeiramente os esforços de guerra do país contra a Rússia.

“Estamos a dizer à Ucrânia que tem minerais raros muito valiosos“, diz Trump, citado pela Reuters. “Estamos a tentar fazer um acordo com a Ucrânia onde eles vão garantir o que lhes estamos a dar com os seus minerais raros e outras coisas”.

Refere-se ao urânio, lítio e titânio, minerais aros abundantes no país. As terras raras são um grupo de metais utilizados para fabricar ímanes que transformam a energia em movimento para veículos elétricos, telemóveis, turbinas eólicas e outros aparelhos eletrónicos.

De acordo com os EUA, as reservas destes minerais na Ucrânia estão avaliados em vário biliões de euros.

No fundo, os EUA querem “uma garantia” e obter uma “equalização“, diz Trump, e a história não é nova.

Já em dezembro do ano passado o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, tinha reunido com a Casa Branca, como recorda o The New York Times. O objetivo era negociar uma possível moeda de troca pela ajuda militar no combate contra a Rússia, e já aí se falou em aquisição de licenças para exploração destes minerais, quer de forma direta, quer através de parcerias com titulares de licenças pré-existentes.

Mas a velocidade a que os acordos estão a ser feitos é comprometida, precisamente, pelo conflito militar. E os EUA têm um grande concorrente às reservas de lítio ucranianas — a Rússia, que já se apoderou de várias, e aproxima-se agora de uma importante reserva na região de Donetsk.

ZAP //

2 Comments

  1. Ora aí está a razão desta guerra de interesses. Os pobres de espirito têm acreditado que é para defender valores de toda a espécie, contra a maldade de Putin. Finalmente o Trump diz logo ao que vai.

    • Mai nada rapaz! Alguma coisa é grátis no mundo? Ai Alice badass tens de deixar a casa dos papás e sair um bocadito

      Editar – 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.