Trump está proibido de bloquear pessoas no Twitter

Kevin Dietsch / EPA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

O Presidente dos Estados Unidos está proibido de bloquear utilizadores no Twitter. A decisão é de uma juíza federal, que considera que Trump viola a primeira emenda da Constituição.

Uma juíza federal americana proibiu, esta quarta-feira, o Presidente Donald Trump de bloquear utilizadores que são críticos em relação ao seu Governo na rede social Twitter. De acordo com Naomi Reice Buchwald, Trump viola a primeira emenda da Constituição: a liberdade de expressão.

“Como nenhum funcionário do governo está acima da lei, devemos presumir que o Presidente e o seu diretor de redes sociais, Dan Scavino, vão remediar o bloqueio que consideramos inconstitucional”, escreveu a magistrada no seu parecer de 75 páginas.

A juíza considerou que os utilizadores afetados foram “indiscutivelmente bloqueados como resultado de uma discriminação do ponto de vista”, o que é “inadmissível”. A decisão resulta de uma ação movida por um grupo de utilizadores da rede social que foram bloqueados pelo perfil de Donald Trump após terem criticado o governante.

Os utilizadores afetados alegaram que, como Trump usa o Twitter para uma série de anúncios políticos, a sua conta particular é uma espécie de “fórum público” que não pode excluir pessoas em prol das suas próprias opiniões políticas.

A juíza acatou este argumento, e acrescentou que, mesmo que o Presidente norte-americano tenha certos direitos de liberdade de expressão, não pode violar os direitos dos outros utilizadores.

“Embora tenhamos que reconhecer os direitos pessoais da Primeira Emenda, que também são sensíveis, do próprio presidente, ele não pode exercer esses direitos de forma a infringir esses mesmos direitos daqueles que os criticaram, referiu a magistrada.

Nem a rede social Twitter nem a Casa Branca comentaram esta decisão. O uso das redes sociais tornou-se uma das principais excentricidades de Donald Trump, que fez do seu perfil no Twitter uma fonte de informação onde anunciou medida políticas do seu Governo e mudanças no seu gabinete – além de insultar líderes de outros países.

Os escritores Stephen King e Anne Rice, a comediante Rosie O’Donnell, a modelo Chrissy Teigen, a atriz Marina Sirtis e o comité de ação política dos militares veteranos VoteVets.org são algumas das pessoas que Trump bloqueou no Twitter.

A conta do Presidente conta com mais de 52 milhões de seguidores.

ZAP // DW

PARTILHAR

RESPONDER

Rara cobra de duas cabeças e dois cérebros independentes encontrada na Florida

Uma rara cobra com duas cabeças e dois cérebros independentes foi resgatada no estado norte-americano da Florida por uma equipa de especialistas do organização Florida Fish and Wildlife Conservation Commission. Na rede social Facebook, a organização, …

Benfica 2-0 Belenenses SAD | Darwinismo rende arranque histórico

O Benfica cumpriu e venceu o Belenenses SAD por 2-0, no Estádio da Luz, na partida que encerrou a quinta jornada da Liga NOS. Foi o quinto triunfo benfiquista no campeonato em cinco partidas, o …

Uma tarefa doméstica está a poluir sorrateiramente o ambiente

O que vestimos e como lavamos as nossas roupas influencia o número de microfibras sintéticas que libertamos no meio ambiente. Há uma tarefa doméstica a poluir sorrateiramente o ambiente. Um novo artigo científico, publicado na PLOS …

A companhia aérea que faliu devido à covid-19 está de volta

A pandemia de covid-19 foi traiçoeira para muitas empresas. A Flybe, uma das primeiras vítimas, está agora a ressuscitar - e pode voltar a rasgar os céus já no próximo ano. A economia mundial foi muito …

Dormir bem antes de tomar a vacina da gripe pode ajudar a aumentar a sua eficácia

Segundo os especialistas, uma boa noite de sono pode mesmo ajudar a aumentar a eficácia da vacina da gripe, que neste ano ganha particular relevância em plena pandemia de covid-19. De acordo com Matthew Walker, autor …

Há um petroleiro abandonado há mais de uma década nas Caraíbas (e é uma "bomba-relógio")

Um navio de armazenamento de petróleo venezuelano está ancorado no Golfo de Paria, um trecho de mar fechado entre a Venezuela e a ilha de Trinidad, há mais de uma década. Antes de os Estados Unidos …

Portugal deve bater recorde de doentes em cuidados intensivos ainda esta semana

Portugal deverá ultrapassar, esta quarta-feira, o recorde de doentes em unidades de cuidados intensivos, alertou a ministra da Saúde, Marta Temido, em conferência de imprensa sobre a capacidade do Serviço Nacional de Saúde para combater …

A Budapest Eye foi restaurante por um dia (e com estrela Michelin)

Um restaurante com estrela Michelin em Budapeste, na Hungria, ofereceu aos clientes uma experiência gastronómica na famosa roda gigante Budapest Eye. Atraiçoado pela queda de faturação após o desaparecimento de turistas estrangeiros, o restaurante Costes, premiado …

Antigo ministro da Saúde Leal da Costa admite novo estado de emergência

O antigo ministro da Saúde Fernando Leal da Costa defendeu hoje que em algum momento deve ser decretado de novo o estado de emergência, para que o Governo possa tomar medidas na luta contra a …

Marcelo promulga uso obrigatório de máscara na rua por 70 dias

O Presidente da República promulgou esta segunda-feira o decreto da Assembleia da República que determina o uso obrigatório de máscara na rua, por um período de 70 dias, sempre que não seja possível cumprir o …