O Presidente norte-americano, Donald Trump, declarou que acha “óptimo” que o Presidente da China possa manter-se no poder de forma vitalícia e aventou a hipótese de os Estados Unidos um dia fazerem o mesmo.
Os comentários de Trump foram emitidos este sábado durante um almoço de doadores republicanos na sua propriedade do sul da Florida, e citados pela estação televisiva norte-americana CNN, que deu a notícia com base numa gravação que obteve.
O presidente chinês, Xi Jinping, prepara-se para se manter indefinidamente no poder, quando o parlamento aprovar esta segunda-feira alterações legislativas nesse sentido, anulando décadas de esforços para impedir o regresso à ditadura.
Xi Jinping está no cargo desde março de 2013. A Constituição chinesa prevê um limite de dois mandatos para o Presidente do país, fazendo com que o governante não pudesse ficar além de 2023, mas a revogação da limitação de mandatos permitirá a Xi Jinping continuar no cargo por tempo indeterminado.
“Ele agora é Presidente vitalício. Presidente vitalício. E é óptimo, acho que isso é óptimo. Talvez tentemos fazer o mesmo um dia destes“, comentou Trump.
Para justificar a sua opinião, Donald Trump criticou novamente a sua adversária presidencial democrata Hillary Clinton, repetiu que “o sistema está viciado” e classificou a invasão do Iraque como “a pior decisão alguma vez tomada”, referindo-se ao ex-presidente George W. Bush como “outro verdadeiro génio”.
ZAP // Lusa
A tolice ocidental parece não ter limites.
Primeiro criticam por tudo e por nada o oriente e querem logo fazer guerras e espatifar o planeta mas depois querem imitar o oriente.
É só loucos no ocidente, só pode.