Trump quer pena de morte para traficantes de droga

Jim Lo Scalzo / EPA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

 

O Presidente dos EUA apresentou, esta segunda-feira, um plano de luta contra os opiáceos que prevê, em particular, o recurso à pena de morte contra certos traficantes de droga.

No domingo, um responsável da Casa Branca já tinha apresentado as grandes linhas do plano que pretende recorrer à pena de morte contra traficantes de droga mas, esta segunda-feira, o Presidente dos Estados Unidos confirmou-o.

Naquela que foi a sua primeira visita a New Hampshire, um estado muito atingido pelo que designou de “flagelo”, Donald Trump defendeu a necessidade de leis mais duras. Os EUA “têm de ser mais duros no combate às drogas e ser mais dura é aplicar a pena de morte”, afirmou, citado pelo Diário de Notícias.

Relativamente à legislação, destaca-se a intenção de mudar certas formas de tratamento para reduzir o recurso aos opiáceos, um maior controlo sobre venda de medicamentos e a implantação de um sistema de controlo eletrónico para 90% das embalagens que entram no país por via marítima e aérea.

Além disso, escreve o jornal, o chefe de Estado anunciou a intenção de canalizar mais de seis mil milhões de dólares para iniciativas de prevenção e tratamento.

Definida como uma verdadeira crise de saúde pública nos EUA, o combate à dependência de opiáceos foi designada pelo Presidente como uma das suas prioridades. Em 2016, os EUA registaram cerca de 64 mil mortes por overdose, a maioria relacionada com opiáceos.

Segundo o jornal, no início do mês, num comício na Pensilvânia, Trump já tinha abordado a hipótese da pena de morte, considerando que “um traficante de droga mata duas mil, três mil, cinco mil pessoas durante a sua vida” e nunca é punido como um “assassino”.

Além disso, durante uma reunião na Casa Branca, o Presidente sublinhou que os países que recorriam à pena de morte contra os traficantes de droga “tinham muito menos problemas de droga” do que os EUA.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Plano de testagem em massa. Pessoas assintomáticas ou sem exposição também vão ser testadas

O Instituto de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA) divulgou, esta terça-feira, o plano de promoção da operacionalização da estratégia de testagem em Portugal. De acordo com o jornal Público, a estratégia de testagem em Portugal vai …

Fim das moratórias teve "impacto reduzido". Possibilidade de extensão é "muito escassa"

Faria de Oliveira, presidente da Associação Portuguesa de Bancos (APB), disse no Parlamento que o fim das moratórias teve um "impacto muito reduzido" nas famílias no mês de março, tendo registado um número "muito baixo" …

A água é cada vez mais escassa (e a culpa é de alguns destes alimentos)

Um novo estudo mediu o impacto do uso de água em várias dietas habituais nos Estados Unidos. O consumo de carne é o que mais contribui para este problema. O sistema alimentar precisa de água para …

Desfile do 25 de Abril vai voltar à Avenida da Liberdade. Participantes têm de registar-se

O tradicional desfile comemorativo do 25 de Abril de 1974 vai regressar à Avenida da Liberdade, com algumas regras definidas pela Direção-Geral da Saúde (DGS), confirmou esta terça-feira à Lusa o coronel Vasco Lourenço. O presidente …

MP e Sócrates pedem anulação da decisão de Ivo Rosa na Operação Marquês

O Ministério Público (MP) e a defesa de José Sócrates pedem a nulidade da decisão instrutória do juiz Ivo Rosa no processo judicial da Operação Marquês, considerando que houve uma "alteração substancial dos factos". Os procuradores …

Físicos criaram um novo e extremamente raro tipo de urânio

Físicos criaram um novo e extremamente raro tipo de urânio, considerada a versão mais leve de um átomo daquele elemento. Os investigadores realçam que a sua produção "é muito difícil". Uma equipa de investigadores produziu a …

Uma das estrelas mais próximas da Terra pode ser uma fábrica de matéria escura

A estrela vermelha gigante Betelgeuse pode estar a produzir toneladas de partículas hipotéticas de matéria escura chamadas axiões que, se existirem, emitirão um sinal revelador. Sendo um ponto vermelho brilhante na constelação de Órion, Betelgeuse é …

Quem bebe café tem melhor controlo motor e maior nível de atenção, diz estudo

Um investigador da Universidade do Minho (UMinho) concluiu que consumidores de café têm melhor controlo motor, maiores níveis de atenção e alerta e que a cafeína tem "benefícios na aprendizagem e na memória", divulgou esta …

Pas de Deux cósmico. NASA mostra dois buracos negros a distorcer a luz à sua volta

A NASA publicou um vídeo em que mostra um par de buracos negros com milhões de vezes a massa do Sol que executam um pas de deux hipnótico. A visualização da NASA mostra como os buracos …

Inteligência Artificial recriou a voz de Einstein (e é possível fazer-lhe perguntas)

Graças à Inteligência Artificial, os fãs do Nobel da Física Albert Einstein podem agora "falar" com o físico alemão online. Segundo o site IFLScience, a ideia partiu das empresas Aflorithmic e UneeQ, sediadas no Reino Unido …