Trump pediu um Van Gogh. O Guggenheim empresta-lhe uma sanita de ouro

Kristopher McKay / Guggenheim

Sanita de ouro, intitulada “America”, sugerida pelo museu Guggenheim a Donald Trump

O Museu Guggenheim de Nova Iorque rejeitou o pedido de Trump para que lhe fosse emprestado um quadro de Van Gogh. Em alternativa, sugeriu uma sanita de ouro de 18 quilates.

O presidente Donald Trump e a primeira-dama Melania pediram emprestado, ao Museu Guggenheim, uma pintura de Vincent van Gogh, para que esta fosse colocada na Casa Branca.

O quadro em questão, intitulado Landscape With Snow (Paisagem com Neve), foi pintado em 1888 e ilustra um homem a caminhar na companhia do seu cão. Muito ao estilo do pintor holandês, no quadro há também um espaço reservado para a representação da paisagem.

Nancy Spector, curadora da Guggenheim, enviou um email “politicamente correto” em resposta ao presidente dos Estados Unidos, em setembro, no qual pediu desculpa por não ser possível emprestar o quadro que o próprio solicitou.

A curadora referiu que o quadro de Van Gogh integra a coleção Thannhauser do museu e que está proibido de viajar, “exceto nas mais excecionais ocasiões”. Sem querer deixar Trump de mãos a abanar, sugeriu emprestar uma “sanita de outro de 18 quilates“, parte de uma exposição intitulada “América”, do artista italiano Maurizio Cattelan.

A sanita incorpora uma coleção de uma exposição de Cattelan intitulada “América”, criada com a intenção de satirizar a excessiva riqueza dos Estados Unidos da América. Spector diz que a sanita de ouro é um “empréstimo de longo prazo”.

“É, claro, extremamente valiosa e frágil, mas podemos fornecer-lhe todas as instruções para a sua instalação e cuidados”, acrescenta. O seu valor estimado ultrapassa um milhão de dólares (800 mil euros).

De acordo com o The Washington Post, a Casa Branca não respondeu ao email.

Pedir emprestado obras de arte conceituadas para decorar a Sala Oval ou vários quartos da Casa Branca é uma prática comum entre os presidentes norte-americanos.

O instituto The Smithsonian emprestou aos Kennedys uma pintura (The Smoker) de Eugène Delacroix. Por outro lado, a família Obama tinha preferência por arte abstrata, escolhendo trabalhos dos artistas Mark Rothko e de Jasper Johns.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

RESPONDER

O primeiro local funerário de compostagem humana do mundo abre em 2021

Prevê-se que a primeira instalação funerária de compostagem humana do mundo abra na primavera de 2021, depois de os legisladores do Estado de Washington terem legalizado o processo póstumo no início do ano. A empresa Recompose, …

Estado emprestou dois milhões à Cruz Vermelha para pagar salários

A Parpública SGPS emprestou dois milhões de euros ao Hospital da Cruz Vermelha, nomeadamente para fazer pagamento de salários. A Parpública SGPS, holding tutelada pelo Ministério das Finanças, libertou dois milhões de euros para permitir ao …

Ex-ministro francês François Bayrou acusado de cumplicidade na apropriação de fundos

O ex-ministro francês François Bayrou, dirigente centrista e próximo de Emmanuel Mácron, foi acusado na sexta-feira por "cumplicidade na apropriação indevida de fundos públicos" no caso dos assistentes parlamentares do seu partido. A acusação, "anunciada antecipadamente …

"Profundamente envergonhada", Merkel visitou Auschwitz pela primeira vez

A chanceler alemã, Angela Merkel, visitou esta sexta-feira pela primeira vez o campo de concentração e extermínio de Auschwitz-Birkenau num "sinal de reconciliação com os judeus e o estado de Israel", considera o historiador René …

Capital do Natal de Algés avança com queixa-crime contra promotores

A organização da Capital do Natal, evento que decorre em Algés, Oeiras, vai apresentar uma queixa-crime contra os promotores turísticos que "adulteraram a oferta do parque", o que defraudou "um conjunto alargado de pessoas". Em causa …

Menino de 5 anos convidou todos os colegas do infantário para assistir à sua adoção

Um menino de cinco anos de Michigan, nos Estados Unidos, convidou a sua turma do infantário para testemunhar à sua adoção legal. A criança, identificada como Michael, foi adotada formalmente pela sua nova família na passada …

TDT vai mudar de frequência (outra vez)

A frequência da Televisão Digital Terrestre (TDT) está a ser alterada de forma faseada, o que significa que os portugueses que usem este serviço gratuito de televisão têm de sintonizar novamente os seus recetores e/ou …

Ruas de Águeda entre as "mais bonitas do mundo" para a CNN

As ruas do centro de Águeda, no distrito de Aveiro, decoradas com guarda-chuvas estão entre as 21 mais bonitas de mundo para a emissora norte-americana CNN. A distinção é avançada pelo jornal Público, que dá …

Hospitais vão poder pagar mais a médicos para garantir urgências no Natal

Os hospitais vão poder contratar médicos prestadores de serviço, vulgo tarefeiros, por valores superiores aos de referência durante o Natal e o Ano Novo. De acordo com o presidente da Federação Nacional dos Médicos, Noel Carrilho, …

Jovem que abandonou bebé no lixo esteve 13 anos institucionalizada em Cabo Verde

A jovem que abandonou o filho recém-nascido no lixo, em Lisboa, esteve institucionalizada durante 13 anos em Cabo Verde. A sua mãe está agora a lutar pela guarda da criança. Numa entrevista ao programa Sexta às …