/

Trump usou esta palavra mais de 250 vezes este ano (e pode não ter sido inocentemente)

2

Oliver Contreras / EPA

O Presidente dos EUA, Donald J. Trump

A expressão fake news, usada frequentemente pelo Presidente norte-americano, foi substituída pela palavra hoax. Só no Twitter, Donald Trump escreveu-a mais de 100 vezes este ano.

Em português, os significados da palavra hoax variam entre “mito”, “falsidade”, “farsa”, “embuste” ou “engano”. No Twitter, em discursos e em entrevistas, Donald Trump usou-a mais de 250 vezes só este ano.

A palavra passou assim a integrar o léxico usado no quotidiano do Presidente dos Estados Unidos, relata a CNN.

Na rede social preferida de Trump, a palavra foi utilizada 106 vezes, sendo que a última vez que o governante a utilizou foi no dia 22 de agosto para expressar a sua opinião sobre os correios norte-americanos.

“Os representantes dos correios declararam repetidamente que NÃO PRECISAM DE DINHEIRO e não farão alterações. Isso tudo é outro mito dos democratas para darem 25 mil milhões de dólares desnecessários para fins políticos, sem falar sobre o golpe de voto universal por correio…”, escreveu.

À CNN, Peter Pomerantsev, autor dos livros This Is Not Propaganda: Adventures in the War Against Reality e Nothing Is True and Everything Is Possible: The Surreal Heart of the New, afirmou que, apesar de esta palavra parecer inofensiva, tem muito mais conotação do que aparenta.

Pomerantsev compara o uso da palavra do Presidente a um “jogo de guerra de informação”: para o autor, utilizar esta palavra é uma tática usada para “contrariar a fé das pessoas em qualquer coisa” e, a longo prazo, “faz com que as pessoas se sentiam impotentes e passivas, porque se não podermos confiar em nada, isso significa que não podemos mudar nada”.

Com a incerteza instalada, consideramos que “precisamos de um líder forte como Trump, Putin ou Bolsonaro para nos guiar neste percurso sombrio e incerto”, explicou.

Nos discursos de Donald Trump há uma “desconstrução da verdade” porque, para o Presidente norte-americano, tudo pode ser uma mentira ou uma farsa. “Todos os debates tornam-se uma manipulação”, rematou Pomerantsev.

LM, ZAP //

2 Comments

    • Mas quais socialistas? quem não gosta desse atrasado mental não tem obrigatoriamente de ser de esquerda!
      e eu incluo-me nesse grupo!
      Só atrasados mentais como tu é que achas que quem não gosta do bolsonabo ou trump, é obrigatoriamente de esquerda!
      Há muito mais para lá da politica ó energumeno!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.