Empresa de Trump quis oferecer penthouse de 50 milhões a Putin durante a campanha

Kremlin

A empresa de Donald Trump quis oferecer a penthouse de um arranha-céus em Moscovo a Vladimir Putin durante a campanha presidencial de 2016.

A Trump Organization, empresa de Donald Trump, pensou oferecer a penthouse de um arranha-céus em Moscovo, que não chegou a ser construído, a Vladimir Putin.

Estes planos existiram durante a campanha presidencial de 2016, que acabou por eleger Trump como Presidente dos Estados Unidos, o mesmo que sempre negou quaisquer relações com o Presidente russo, que é suspeito de ter tentado influenciar o resultado das eleições norte-americanas.

A revelação é feita pela Buzzfeed News – que recorreu a quatro fontes, uma das quais a pessoa que organizou o plano – e surge no contexto da confissão por parte do antigo advogado de Trump, Michael Cohen, de que mentiu sobre um negócio imobiliário que esteve em discussão durante a campanha.

De acordo com as fontes ouvidas pelo site, a hipótese de presentear Putin com uma penthouse de 50 milhões de dólares foi discutida entre Cohen e o responsável pela comunicação de Vladimir Putin.

Desta forma, o objetivo era construir um arranha-céus com cerca de 100 andares, sendo que a penthouse, avaliada em 50 milhões de dólares, seria oferecida ao Presidente russo.

A BuzzFeed não garante que Donald Trump teve conhecimento destes planos, mas adianta que estes terão sido ideia de uma das fontes citadas, Felix Slater, um sócio de Cohen, que pensou que seria uma boa ideia oferecer a penthouse luxuosa a Putin porque, depois, todos os oligarcas russos iam querer comprar andares no mesmo edifício.

A ideia de construir um arranha-céus em Moscovo já estava a ser pensada pela Trump Organization há muito tempo, escreve o Observador.

No entanto, Slater avançou com a ideia do projeto quando Trump anunciou a sua candidatura à presidência em 2015, tudo porque, além de ser um negócio lucrativo, “era uma forma de melhorar as relações entre os países, mostrando que os negócios e o comércio são muito melhores, nesse aspeto, do que a diplomacia e a política”.

Mas, apesar de a publicação não garantir que Donald Trump estava a par do negócio, Michael Cohen já tinha declarado que mantinha regularmente a família Trump a par dos negócios da empresa, mesmo durante a campanha.

O Presidente norte-americano já reagiu às declarações de Cohen, afirmando que este é uma “pessoa fraca” e que está a mentir para conseguir uma redução de pena.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

"Tão lentamente quanto humanamente possível". Site simula como era usar a Internet nos anos 90

Se é jovem e gostaria de experimentar as velocidades lentas da Internet dos anos 90, está com sorte. Um novo site simula a experiência dolorosa à qual já não estamos habituados com as redes atuais. Nos …

Novembro vai ser “muito duro e muito exigente” (e fechar escolas seria uma "grande falta de respeito")

O primeiro-ministro, António Costa, avisou hoje que “convém não criar falsas expectativas”, porque novembro vai ser “muito duro e muito exigente”, sendo maior a probabilidade de, daqui a 15 dias, acrescentar mais concelhos à lista …

O Torsus Praetorian é o autocarro mais radical de sempre (e não permite faltas à escola)

Cheias, árvores caídas ou tempestades. Há muitas razões para faltar à escola ou, neste caso, haviam. É que a Torsus lançou um novo autocarro capaz de enfrentar todos os obstáculos e transportar as crianças até …

Spot, o cão-robô, visitou Chernobyl (e analisou os seus níveis de radiação)

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Bristol visitou a Central Nuclear de Chernobyl na semana passada para testar Spot, um robô de quatro patas feito pela empresa norte-americana Boston Dynamics. O Spot é o robô …

Sangue de porco é mais proteico do que qualquer proteína do mercado (e pode ser consumido em smoothies)

Uma equipa de investigadores do departamento de ciência alimentar da Universidade de Copenhaga desenvolveu um método para extrair proteínas do sangue de porco. O resultado é um pó fino, branco, com sabor neutro e com …

Costa anuncia cinco medidas restritivas para 121 concelhos "de elevado risco" e reforços da capacidade de resposta

Após um Conselho de Ministros extraordinário que durou mais de 8 horas, o primeiro-ministro anunciou este sábado novas "medidas imediatas" de combate à pandemia de covid-19. Concelhos "de elevado risco" estão sujeitos a medidas restritivas, …

Escola na China transformou-se num "edifício andante" para evitar a demolição

Os residentes da cidade chinesa de Xangai que, no início deste mês, passaram pelo distrito de Huangpu podem ter encontrado uma visão incomum: um "edifício andante". De acordo com a cadeia de televisão CNN, uma escola primária …

Joke Boon, a chef holandesa que não tem olfato nem paladar

Joke Boon perdeu o paladar e o olfato quando ainda era criança, mas isso não a impediu de viver da culinária, área na qual estes requisitos são, à partida, essenciais.  "Como seria a minha vida se …

Portugal com mais 39 mortos, mais 4007 casos e recorde de internamentos graves

Portugal registou hoje 39 mortos e mais 4.007 casos de novas infeções pelo novo coronavírus, tendo alcançado um novo recorde de 286 doentes internados nos cuidados intensivos por covid-19, segundo a Direção-Geral da Saúde. Registou-se este …

Leiloada carta de Nobel antissemita a desprezar Einstein e os judeus

Uma carta escrita em 1927 pelo Prémio Nobel Philipp Lenard a um colega a reclamar das conquistas de Einstein e do suposto domínio judaico da ciência foi a leilão no Nate D. Sanders Auctions, em …