Trump não descarta intervenção militar na Venezuela

O Presidente norte-americano admitiu, esta sexta-feira, uma “possível opção militar” na Venezuela, país que atravessa uma grave crise política sob a alçada do governo do Presidente Nicolás Maduro.

“Temos várias opções para a Venezuela, incluindo uma possível opção militar, se necessário”, afirmou o chefe de Estado norte-americano aos jornalistas, no seu clube de golfe em Bedminster.

Questionado se essa seria uma ação impulsionada pelos EUA, Trump preferiu não responder. “Mas uma operação militar, uma opção militar é seguramente algo que podíamos explorar”, afirmou Donald Trump.

“A Venezuela não é longe e há pessoas que sofrem e pessoas que morrem“, acrescentou, sem precisar mais detalhes.

Do lado venezuelano, o ministro do Poder Popular para a Comunicação e Informação, Ernesto Villegas, classificou as declarações do Presidente norte-americano como “a mais grave e insolente ameaça já proferida contra a Pátria de Bolívar”.

As declarações de Trump acontecem um dia depois de o Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, ter dito numa sessão especial da Assembleia Constituinte que desejava ter “uma conversa pessoal” com o seu homólogo americano.

“Tome medidas de modo a que eu possa ter uma conversa pessoal com Donald Trump”, afirmou Maduro, dirigindo-se ao recém-nomeado ministro dos Negócios Estrangeiros, Jorge Arreaza.

Maduro renovou o desejo de “restabelecer relações políticas, de diálogo e respeito” com os EUA. “Acredito na diplomacia”, afirmou, indicando que o diálogo pode ser mantido ao telefone ou pessoalmente, em Nova Iorque, por ocasião da Assembleia-Geral da ONU, marcada para 20 de setembro.

Ainda assim, o Presidente venezuelano advertiu Trump que Caracas tem “as armas na mão” no caso de um eventual ataque. “A Venezuela nunca se renderá”, afirmou, sublinhando que o “império americano” deve saber disso.

A Venezuela, que se encontra mergulhada numa grave crise política, é palco desde o início de abril de uma onda de protestos a favor e contra o governo, alguns dos quais resvalaram em violentos confrontos, que fizeram pelo menos 125 mortos.

Os protestos intensificaram-se a partir de 1 de maio quando Maduro convocou a eleição da Assembleia Constituinte, realizada em 30 de julho, a qual foi boicotada pela oposição venezuelana. EUA, União Europeia e uma dezena de países da América Latina também não reconhecem o novo órgão.

ZAP // Lusa

10 COMENTÁRIOS

    • eu vi logo que es o escriba de serviço a favor da geringonça, aqui ali e na venezuela… por isso te ofendeste tanto quando falei nos paises do 3 mundo…ahahahaahahah…e nos xulas deste mundo que nos sugam o tutano…. claro que a ti nao , deves ser pago a peso de ouro para rastejares perante o bezerro !!!!.
      o tramp pode ser tudo o que quiseres…. mas quem defende os terroristas , nao pode apontar o dedo a ninguem…..

      • Pelo contrário… continuas sem “ver nada” e a escrever barbaridades!…
        .
        Quero lá saber da geringonça e muito menos de um ditador louco como esse palerma do Maduro – que nunca devia ter nascido… assim como o Trump!…
        Mas, continua lá disparatar, com os teus delírios e interpretações “elaboradas” da realidade…
        Sim, sim… eu defendo os terroristas… e, se conseguiram acabar com o Maduro e e com o Trump, tem todo o meu apoio!!

        • olha olha.. cuidado com o que dizes sobre o maduro…. se o socrates e o jeronimo ouvem… es demitido com justa causa….e mesmo com a mariana nao estajas tao a vontade, nao se deve apoiar o maduro publicamente, que pode assustar as estrelinhas….mas tambem nao se deve hostilizar tanto os benfeitores da causa do socialismo seculo xxi

          • Eu digo o que me apetece sem ter que me preocupar minimamente com o que alguém ouve ou acha sobre isso!
            Estou mesmo receoso com a opinião do Sócrates, do Jerónimo, da Mariana, do Maduro. etc, etc…
            Já tu continuas ser um tonto em “justa causa”, sempre com a mesma cassete (e sem noção qualquer noção da realidade ou de bom senso)!

            • eu sei que tens que esconder o dono que te manda dizer certas coisas aqui no espaço virtua! faz parte do pacote !!! em troca talvez recebas muita carne da friboi e ate sangue de muitos pobres patriotas venezuelanos que morrem as maos do ditador que te mandam apoiar… eu sei que nao te importas minimamente com quem possa ler a tua misera prosa…mas fica descansado que sempre que puder indigno me por escrito ao deparar me com gente da tua indole. ja agora a proposito, tens medo que o trump de um chega para nunca mais no maduro??? e nos seus sanguinarios aliados , cubanos e traficantes?

  1. Lá que os venezuelanos vivem momentos muito difíceis sob uma ditadura fascista de esquerda e que assassina facilmente lá isso é verdade, agora o senhor Trump decidir intervir militarmente num assunto interno do país não me parece ser a melhor forma porque corre-se o risco de em nome de restabelecer a paz e a democracia cair o Poder noutra ditadura de outra tendência politica, nunca se sabe as intenções que poderão estar por detrás e a história tem-nos revelado casos estranhos.

    • Exactamente, até porque as intervenções militares dos EUA tem sido um grande êxito…
      Na América Latina deram tão bons resultados que até são a principal causa para loucos como o Maduro chegarem (e se manterem) no poder…

  2. Aos comentarios acima e ao Sr. Duvidoso eu lhe diria que tive a tristeza de conhecer o Sr. Emidio que nos anos 60 emigrou da Madeira com seus familiares para a Venezuela e lá com seu trabalho edificou uma empresa de águas minerais e teve que pedir abrigo ao seu irmao que emigrou para a cidade de Mogi das Cruzes no Brasil pois trouxe toda a familia sem recursos pois lhe foram tomados assim como sua empresa por ” trabalhadores ” do povo Venezuelano, do mesmo modo que o governo americano demorou para tomar consciencia do Estado Islamico espero o quanto antes nao demore a providenciar a libertaçao do povo Venezuelano, pois sao centenas que estao a chegar diariamente nas fronteiras da Colombia e do Brasil com fome e sem remedios. Força Sr. Trump seja rápido e tire esse ditadorzinho de merda.

    • Mais um sem noção da realidade e que desconhece totalmente quem é o Trump!…
      O mundo deve estar mesmo muito mal quando, para alguns, a esperança de melhores dias depende de um “bicho” como o Trump!…

RESPONDER

Escritor chinês detido por cometer os homicídios que inspiraram as suas obras

Um escritor chinês premiado foi detido esta sexta-feira por envolvimento num quádruplo homicídio que aconteceu em 1995, na China. O homem usou os crimes como inspiração para as suas obras. O trabalho de Liu Yongbiao, de …

Primeiro caso de super bactéria com características genéticas raras registado em Portugal

O primeiro caso português de uma super bactéria com características genéticas raras foi registado numa mulher de 64 anos "sem história de viagens ou exposição a produtos de origem asiática". A mulher de 64 anos foi …

Em Ave Maria, todos os caminhos vão dar ao céu

Além de ser o fundador da rede de pizzarias Domino's, o milionário empreendedor Tom Monaghan idealizou Ave Maria, uma cidade no estado da Flórida, nos Estados Unidos, entregue de corpo e alma à fé católica, …

Índios brasileiros ganham processo com mais de 30 anos sobre posse de reserva ambiental

No diferendo judicial sobre uma disputa pela propriedade de terras contra o Estado de Mato Grosso, os juízes do Supremo Tribunal Federal do Brasil deram razão aos índios Xingu, que vivem em reserva ambiental no …

A SIDA já não é a doença que mais mata em África

O HIV/SIDA já não é a principal causa de morte nem África, mas isto não são apenas boas notícias. A doença passou apenas para segundo lugar, mantendo-se no topo das principais causas de morte no …

Rio Tejo está em risco de secar por completo

As alterações climáticas, as barragens e os desvios de água para a agricultura e para campos de golfe, em Espanha, deixam o rio Tejo "à beira do colapso" e da seca completa. O alerta é deixado …

ARS condenada a pagar 49 mil euros por compressa esquecida em barriga de grávida

A Administração Regional de Saúde do Norte foi condenada ao pagamento de uma indemnização de quase 49 mil euros, num caso de negligência médica, devido ao esquecimento de uma compressa no interior da barriga de …

Líder do grupo KKK ameaçou queimar jornalista afroamericana

Um líder do grupo KKK (Ku Klux Klan) ameaçou queimar uma jornalista afroamericana colombiana durante uma entrevista ao canal hispânico Univisión, em julho, no estado norte-americano da Carolina do Norte. A entrevista será transmitida no …

BE e PCP querem acabar com corte ao subsídio de desemprego já no próximo ano

No Orçamento de Estado do ano passado, a medida não passou. Em junho, no Parlamento, a medida voltou a não passar. Agora, volta à mesa de negociações. Segundo o Diário de Notícias, o fim da redução …

Em um ano, há mais 8365 novos funcionários públicos

O número de funcionários públicos aumentou 1,3% no segundo trimestre deste ano, face a igual período de 2016, para 668.043 postos de trabalho, de acordo com a Síntese Estatística do Emprego Público. Em comparação com o …