Trump não descarta intervenção militar na Venezuela

O Presidente norte-americano admitiu, esta sexta-feira, uma “possível opção militar” na Venezuela, país que atravessa uma grave crise política sob a alçada do governo do Presidente Nicolás Maduro.

“Temos várias opções para a Venezuela, incluindo uma possível opção militar, se necessário”, afirmou o chefe de Estado norte-americano aos jornalistas, no seu clube de golfe em Bedminster.

Questionado se essa seria uma ação impulsionada pelos EUA, Trump preferiu não responder. “Mas uma operação militar, uma opção militar é seguramente algo que podíamos explorar”, afirmou Donald Trump.

“A Venezuela não é longe e há pessoas que sofrem e pessoas que morrem“, acrescentou, sem precisar mais detalhes.

Do lado venezuelano, o ministro do Poder Popular para a Comunicação e Informação, Ernesto Villegas, classificou as declarações do Presidente norte-americano como “a mais grave e insolente ameaça já proferida contra a Pátria de Bolívar”.

As declarações de Trump acontecem um dia depois de o Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, ter dito numa sessão especial da Assembleia Constituinte que desejava ter “uma conversa pessoal” com o seu homólogo americano.

“Tome medidas de modo a que eu possa ter uma conversa pessoal com Donald Trump”, afirmou Maduro, dirigindo-se ao recém-nomeado ministro dos Negócios Estrangeiros, Jorge Arreaza.

Maduro renovou o desejo de “restabelecer relações políticas, de diálogo e respeito” com os EUA. “Acredito na diplomacia”, afirmou, indicando que o diálogo pode ser mantido ao telefone ou pessoalmente, em Nova Iorque, por ocasião da Assembleia-Geral da ONU, marcada para 20 de setembro.

Ainda assim, o Presidente venezuelano advertiu Trump que Caracas tem “as armas na mão” no caso de um eventual ataque. “A Venezuela nunca se renderá”, afirmou, sublinhando que o “império americano” deve saber disso.

A Venezuela, que se encontra mergulhada numa grave crise política, é palco desde o início de abril de uma onda de protestos a favor e contra o governo, alguns dos quais resvalaram em violentos confrontos, que fizeram pelo menos 125 mortos.

Os protestos intensificaram-se a partir de 1 de maio quando Maduro convocou a eleição da Assembleia Constituinte, realizada em 30 de julho, a qual foi boicotada pela oposição venezuelana. EUA, União Europeia e uma dezena de países da América Latina também não reconhecem o novo órgão.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

    • eu vi logo que es o escriba de serviço a favor da geringonça, aqui ali e na venezuela… por isso te ofendeste tanto quando falei nos paises do 3 mundo…ahahahaahahah…e nos xulas deste mundo que nos sugam o tutano…. claro que a ti nao , deves ser pago a peso de ouro para rastejares perante o bezerro !!!!.
      o tramp pode ser tudo o que quiseres…. mas quem defende os terroristas , nao pode apontar o dedo a ninguem…..

      • Pelo contrário… continuas sem “ver nada” e a escrever barbaridades!…
        .
        Quero lá saber da geringonça e muito menos de um ditador louco como esse palerma do Maduro – que nunca devia ter nascido… assim como o Trump!…
        Mas, continua lá disparatar, com os teus delírios e interpretações “elaboradas” da realidade…
        Sim, sim… eu defendo os terroristas… e, se conseguiram acabar com o Maduro e e com o Trump, tem todo o meu apoio!!

        • olha olha.. cuidado com o que dizes sobre o maduro…. se o socrates e o jeronimo ouvem… es demitido com justa causa….e mesmo com a mariana nao estajas tao a vontade, nao se deve apoiar o maduro publicamente, que pode assustar as estrelinhas….mas tambem nao se deve hostilizar tanto os benfeitores da causa do socialismo seculo xxi

          • Eu digo o que me apetece sem ter que me preocupar minimamente com o que alguém ouve ou acha sobre isso!
            Estou mesmo receoso com a opinião do Sócrates, do Jerónimo, da Mariana, do Maduro. etc, etc…
            Já tu continuas ser um tonto em “justa causa”, sempre com a mesma cassete (e sem noção qualquer noção da realidade ou de bom senso)!

            • eu sei que tens que esconder o dono que te manda dizer certas coisas aqui no espaço virtua! faz parte do pacote !!! em troca talvez recebas muita carne da friboi e ate sangue de muitos pobres patriotas venezuelanos que morrem as maos do ditador que te mandam apoiar… eu sei que nao te importas minimamente com quem possa ler a tua misera prosa…mas fica descansado que sempre que puder indigno me por escrito ao deparar me com gente da tua indole. ja agora a proposito, tens medo que o trump de um chega para nunca mais no maduro??? e nos seus sanguinarios aliados , cubanos e traficantes?

  1. Lá que os venezuelanos vivem momentos muito difíceis sob uma ditadura fascista de esquerda e que assassina facilmente lá isso é verdade, agora o senhor Trump decidir intervir militarmente num assunto interno do país não me parece ser a melhor forma porque corre-se o risco de em nome de restabelecer a paz e a democracia cair o Poder noutra ditadura de outra tendência politica, nunca se sabe as intenções que poderão estar por detrás e a história tem-nos revelado casos estranhos.

    • Exactamente, até porque as intervenções militares dos EUA tem sido um grande êxito…
      Na América Latina deram tão bons resultados que até são a principal causa para loucos como o Maduro chegarem (e se manterem) no poder…

  2. Aos comentarios acima e ao Sr. Duvidoso eu lhe diria que tive a tristeza de conhecer o Sr. Emidio que nos anos 60 emigrou da Madeira com seus familiares para a Venezuela e lá com seu trabalho edificou uma empresa de águas minerais e teve que pedir abrigo ao seu irmao que emigrou para a cidade de Mogi das Cruzes no Brasil pois trouxe toda a familia sem recursos pois lhe foram tomados assim como sua empresa por ” trabalhadores ” do povo Venezuelano, do mesmo modo que o governo americano demorou para tomar consciencia do Estado Islamico espero o quanto antes nao demore a providenciar a libertaçao do povo Venezuelano, pois sao centenas que estao a chegar diariamente nas fronteiras da Colombia e do Brasil com fome e sem remedios. Força Sr. Trump seja rápido e tire esse ditadorzinho de merda.

    • Mais um sem noção da realidade e que desconhece totalmente quem é o Trump!…
      O mundo deve estar mesmo muito mal quando, para alguns, a esperança de melhores dias depende de um “bicho” como o Trump!…

RESPONDER

Último aviso da Cassini: se for a Saturno, leve guarda-chuva

Se está a pensar fazer uma viagem até Saturno deixamos um conselho: não se esqueça do guarda-chuva. Cientistas norte-americanos descobriram recentemente que os anéis de Saturno podem produzir uma espécie de chuva. A sonda Cassini viveu …

A bebé que nasceu com o coração fora do corpo sobreviveu

Uma bebé que nasceu com o coração fora do peito superou as expectativas que lhe davam menos de 10% de possibilidades de sobrevivência, e ultrapassou três cirurgias para resolver esta rara condição cardíaca. Vanellope Hope Wilkins …

Vieira da Silva implicado no escândalo Raríssimas

Paula Brito e Costa quis criar uma fundação, com o intuito de reforçar os seus poderes na associação Raríssimas. O pedido teve um parecer negativo, mas isso não a impediu de assinar um protocolo como …

PS contraiu mais um empréstimo e já deve 9 milhões de euros à banca

O PS contraiu, há cerca de duas semanas, mais um empréstimo bancário para fazer face às dificuldades financeiras que vem atravessando. O partido tem uma dívida à banca que ronda os 9 milhões de euros. A …

Casa dos Marcos corre o risco de fechar por falta de acesso às contas bancárias

Os trabalhadores da "Raríssimas" avisam que a associação está em risco de fechar por falta de acesso às contas bancárias e apelam ao primeiro-ministro para que envie uma direção idónea para permitir o seu funcionamento. A …

Rui Rio recebe 21 mil euros por ano da Ordem dos Contabilistas

Desde 2013, Rui Rio recebeu 1500 euros brutos mensais como vice-presidente da Assembleia Geral da Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC). Por ano, são 21 mil euros ilíquidos: é esse o valor que o candidato à presidência …

Médicos Sem Fronteiras falam em 9 mil rohingyas mortos em apenas um mês

Pelo menos nove mil rohingyas morreram no Estado de Rakhine, em Myanmar, entre 25 de agosto e 24 de setembro, segundo investigações dos Médicos Sem Fronteiras em acampamentos de refugiados no Bangladesh. "Como 71,7% das mortes …

MAI dá à PSP uma semana para avaliar riscos de segurança na noite

A PSP tem até ao próximo dia 20 para realizar uma avaliação dos incidentes registados nos últimos dois anos em estabelecimentos de diversão noturna. Segundo o Diário de Notícias, a ordem de Eduardo Cabrita terá sido …

Três semanas depois, ainda não há pedidos de indemnização por mortes em incêndios

Passaram quase três semanas desde a abertura do processo de entrega de requerimentos, mas a Provedoria da Justiça ainda não recebeu nenhum pedido. A presidente da Associação das Vítimas do Incêndio de Pedrógão Grande (AVIPG) explica …

Mães querem processar Estado pelas adoções ilegais da IURD

As mães portuguesas de dez crianças que terão sido roubadas à família de um lar ilegal financiado pela Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) e adotadas por bispos e pastores da igreja ponderam lutar …