Trump não descarta intervenção militar na Venezuela

O Presidente norte-americano admitiu, esta sexta-feira, uma “possível opção militar” na Venezuela, país que atravessa uma grave crise política sob a alçada do governo do Presidente Nicolás Maduro.

“Temos várias opções para a Venezuela, incluindo uma possível opção militar, se necessário”, afirmou o chefe de Estado norte-americano aos jornalistas, no seu clube de golfe em Bedminster.

Questionado se essa seria uma ação impulsionada pelos EUA, Trump preferiu não responder. “Mas uma operação militar, uma opção militar é seguramente algo que podíamos explorar”, afirmou Donald Trump.

“A Venezuela não é longe e há pessoas que sofrem e pessoas que morrem“, acrescentou, sem precisar mais detalhes.

Do lado venezuelano, o ministro do Poder Popular para a Comunicação e Informação, Ernesto Villegas, classificou as declarações do Presidente norte-americano como “a mais grave e insolente ameaça já proferida contra a Pátria de Bolívar”.

As declarações de Trump acontecem um dia depois de o Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, ter dito numa sessão especial da Assembleia Constituinte que desejava ter “uma conversa pessoal” com o seu homólogo americano.

“Tome medidas de modo a que eu possa ter uma conversa pessoal com Donald Trump”, afirmou Maduro, dirigindo-se ao recém-nomeado ministro dos Negócios Estrangeiros, Jorge Arreaza.

Maduro renovou o desejo de “restabelecer relações políticas, de diálogo e respeito” com os EUA. “Acredito na diplomacia”, afirmou, indicando que o diálogo pode ser mantido ao telefone ou pessoalmente, em Nova Iorque, por ocasião da Assembleia-Geral da ONU, marcada para 20 de setembro.

Ainda assim, o Presidente venezuelano advertiu Trump que Caracas tem “as armas na mão” no caso de um eventual ataque. “A Venezuela nunca se renderá”, afirmou, sublinhando que o “império americano” deve saber disso.

A Venezuela, que se encontra mergulhada numa grave crise política, é palco desde o início de abril de uma onda de protestos a favor e contra o governo, alguns dos quais resvalaram em violentos confrontos, que fizeram pelo menos 125 mortos.

Os protestos intensificaram-se a partir de 1 de maio quando Maduro convocou a eleição da Assembleia Constituinte, realizada em 30 de julho, a qual foi boicotada pela oposição venezuelana. EUA, União Europeia e uma dezena de países da América Latina também não reconhecem o novo órgão.

ZAP // Lusa

10 COMENTÁRIOS

    • eu vi logo que es o escriba de serviço a favor da geringonça, aqui ali e na venezuela… por isso te ofendeste tanto quando falei nos paises do 3 mundo…ahahahaahahah…e nos xulas deste mundo que nos sugam o tutano…. claro que a ti nao , deves ser pago a peso de ouro para rastejares perante o bezerro !!!!.
      o tramp pode ser tudo o que quiseres…. mas quem defende os terroristas , nao pode apontar o dedo a ninguem…..

      • Pelo contrário… continuas sem “ver nada” e a escrever barbaridades!…
        .
        Quero lá saber da geringonça e muito menos de um ditador louco como esse palerma do Maduro – que nunca devia ter nascido… assim como o Trump!…
        Mas, continua lá disparatar, com os teus delírios e interpretações “elaboradas” da realidade…
        Sim, sim… eu defendo os terroristas… e, se conseguiram acabar com o Maduro e e com o Trump, tem todo o meu apoio!!

        • olha olha.. cuidado com o que dizes sobre o maduro…. se o socrates e o jeronimo ouvem… es demitido com justa causa….e mesmo com a mariana nao estajas tao a vontade, nao se deve apoiar o maduro publicamente, que pode assustar as estrelinhas….mas tambem nao se deve hostilizar tanto os benfeitores da causa do socialismo seculo xxi

          • Eu digo o que me apetece sem ter que me preocupar minimamente com o que alguém ouve ou acha sobre isso!
            Estou mesmo receoso com a opinião do Sócrates, do Jerónimo, da Mariana, do Maduro. etc, etc…
            Já tu continuas ser um tonto em “justa causa”, sempre com a mesma cassete (e sem noção qualquer noção da realidade ou de bom senso)!

            • eu sei que tens que esconder o dono que te manda dizer certas coisas aqui no espaço virtua! faz parte do pacote !!! em troca talvez recebas muita carne da friboi e ate sangue de muitos pobres patriotas venezuelanos que morrem as maos do ditador que te mandam apoiar… eu sei que nao te importas minimamente com quem possa ler a tua misera prosa…mas fica descansado que sempre que puder indigno me por escrito ao deparar me com gente da tua indole. ja agora a proposito, tens medo que o trump de um chega para nunca mais no maduro??? e nos seus sanguinarios aliados , cubanos e traficantes?

  1. Lá que os venezuelanos vivem momentos muito difíceis sob uma ditadura fascista de esquerda e que assassina facilmente lá isso é verdade, agora o senhor Trump decidir intervir militarmente num assunto interno do país não me parece ser a melhor forma porque corre-se o risco de em nome de restabelecer a paz e a democracia cair o Poder noutra ditadura de outra tendência politica, nunca se sabe as intenções que poderão estar por detrás e a história tem-nos revelado casos estranhos.

    • Exactamente, até porque as intervenções militares dos EUA tem sido um grande êxito…
      Na América Latina deram tão bons resultados que até são a principal causa para loucos como o Maduro chegarem (e se manterem) no poder…

  2. Aos comentarios acima e ao Sr. Duvidoso eu lhe diria que tive a tristeza de conhecer o Sr. Emidio que nos anos 60 emigrou da Madeira com seus familiares para a Venezuela e lá com seu trabalho edificou uma empresa de águas minerais e teve que pedir abrigo ao seu irmao que emigrou para a cidade de Mogi das Cruzes no Brasil pois trouxe toda a familia sem recursos pois lhe foram tomados assim como sua empresa por ” trabalhadores ” do povo Venezuelano, do mesmo modo que o governo americano demorou para tomar consciencia do Estado Islamico espero o quanto antes nao demore a providenciar a libertaçao do povo Venezuelano, pois sao centenas que estao a chegar diariamente nas fronteiras da Colombia e do Brasil com fome e sem remedios. Força Sr. Trump seja rápido e tire esse ditadorzinho de merda.

    • Mais um sem noção da realidade e que desconhece totalmente quem é o Trump!…
      O mundo deve estar mesmo muito mal quando, para alguns, a esperança de melhores dias depende de um “bicho” como o Trump!…

RESPONDER

Peixes estão a confundir plástico com comida e a introduzi-lo na cadeia alimentar

Um estudo norte americano divulga que várias espécies de peixes estão a "introduzir" na sua cadeia alimentar o plástico, por confundirem com comida. Todos os anos mais de oito milhões de toneladas de resíduos de …

Carrinha atropela várias pessoas nas Ramblas, em Barcelona. Imprensa local avança mais de dez mortes

Uma carrinha atropelou hoje dezenas de pessoas na zona turística das Ramblas, em Barcelona, fazendo vários feridos, anunciou a polícia espanhola. As autoridades já confirmaram que se trata de um atentado terrorista. Uma furgoneta branca atropelou …

Governo declara estado de calamidade pública

O Governo vai declarar o estado de calamidade pública face à "previsão do agravamento" nos próximos dias do risco de incêndio, nos distritos do interior das regiões Centro e Norte e alguns concelhos do distrito …

Cientistas criam teste sanguíneo que deteta cancro a partir de ADN

Investigadores anunciaram terem desenvolvido um teste sanguíneo capaz de detetar precocemente vários tipos de cancro, ao localizar material genético derivado de células tumorais. Investigadores anunciaram ter desenvolvido um teste sanguíneo capaz de detetar precocemente vários tipos …

Marcelo e Costa visitam Pedrógão, PSD quer é saber onde está o dinheiro

Dois meses depois do maior incêndio de Portugal, o Presidente da República e o primeiro ministro visitam o local. A oposição exige, por sua vez, saber "o que tem sido feito com o dinheiro doado". O …

Um ano depois, Rúben aguarda justiça (e nem o dinheiro aliviou a dor)

Um ano depois das agressões em Ponte de Sor, a mãe de Rúben Cavaco diz que o filho ainda espera justiça e que continua sem compreender porque razão os gémeos iraquianos tiveram imunidade diplomática. A mãe …

As bactérias percebem o ambiente como os humanos

As bactérias, assim como os seres humanos, sentem o ambiente, uma descoberta que pode levar ao desenvolvimento de melhores medicamentos contra infecções bacterianas, revelaram cientistas da Universidade do Colorado, em Boulder, nos Estados Unidos. A descoberta, …

Sismo em Lisboa (o mais forte dos últimos 45 anos) não fez feridos

O sismo registado hoje pelas 07:44 em Sobral de Monte Agraço, Lisboa, não provocou danos pessoais ou materiais, e foi "sentido com intensidade máxima III na escala de Mercalli modificada", adiantou o Instituto Português do …

Sem-abrigo "herói de Manchester" acusado de roubar vítimas do atentado

Ficou conhecido como um dos "heróis de Manchester" depois de ter ajudado as vítimas do atentado terrorista que matou 22 pessoas, após um concerto de Ariana Grande, mas, afinal, terá roubado as vítimas do ataque. Chris …

"Dinossauro Frankenstein" pode ser o elo perdido entre herbívoros e carnívoros

Uma equipa de cientistas acredita ter resolvido o mistério sobre o chamado "dinossauro Frankenstein", um esqueleto encontrado no Chile, em 2015, que parecia ser composto por partes de espécies diferentes. Um novo estudo, publicado na Royal …