Trump inicia desconstrução da política ambiental de Obama

gageskidmore / Flickr

O milionário americano Donald Trump

O milionário americano Donald Trump

O Presidente norte-americano, Donald Trump, inicia esta terça-feira a desconstrução do legado de Barack Obama relacionado com o clima, motivado pela vontade expressa de dar um empurrão às energias fósseis, com o carvão à cabeça, em nome do emprego.

A forma escolhida por Trump para se demarcar da política energética da anterior Administração não podia ser mais simbólica: o Presidente norte-americano – que questiona abertamente a realidade do aquecimento climático – deslocou-se à sede da Agência norte-americana de Protecção do Ambiente (EPA), a escassas centenas de metros da Casa Branca, para assinar o “decreto sobre a independência energética”.

O decreto contribuirá para garantir que energia seja “acessível e limpa”, de forma a “favorecer o crescimento económico e a criação de empregos”, de acordo com um resumo adiantado pela Casa Branca, citado pela agência France Press.

O documento assume o objectivo “reduzir os obstáculos inúteis” no setor e lança um reexame da bandeira de Obama para a energia: o “Clean Power Plan” (Plano nacional de energia limpa).

Este plano de Obama pretendia garantir a transição energética nos Estados Unidos, impondo às centrais térmicas reduções das emissões de CO2 na ordem dos 32% até 2030 face a 2005. Se entrasse em vigor, iria traduzir-se pelo encerramento de muitas centrais a carvão (as mais antigas e poluentes).

O plano de Obama está entretanto bloqueado pela justiça norte-americana, depois de ter sido alvo de providências cautelares por três dezenas de Estados, na maioria republicanos.

Reexaminar o plano da Administração anterior “levará um certo tempo”, reconheceu a Casa Branca, evocando em particular os procedimentos de consulta do público em vigor na EPA.

Apesar de se encontrar em declínio, o carvão é ainda um sector importante na paisagem energética norte-americana. Centenas de centrais a carvão estão espalhadas pelo país, contribuindo para cerca de um terço da electricidade produzida no país, a par da electricidade que é produzida com gás natural e à frente da nuclear e da hidroeléctrica.

Trump tem repetido a vontade de relançar a exploração do “maravilhoso carvão limpo” e de, assim, dar emprego a “muitos mineiros”. A maior parte dos especialistas questionam, no entanto, que o decreto assinado esta terça-feira venha a traduzir-se pela criação líquida de empregos.

“Isso não terá praticamente nenhum impacto“, considerou, de acordo com a AFP, James van Nostrand, um professor da Universidade de Virginia, lembrando que o declínio do carvão começa por estar ligado à subida dos custos de exploração e à concorrência acrescida do gás natural e das energias renováveis.

“Desmantelar a EPA e livrar-se da regulamentação não fará renascer a indústria do carvão”, sublinhou Van Nostrand.

O número de empregos no sector caiu de 88 mil em 2008 para 66 mil em 2015, de acordo com o Departamento da Energia.

// Lusa

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Tenham especial atenção a esta frase retirada do discurso inaugural de Trump: “We stand at the birth of a new millennium ready to unlock the histories of space, to free the earth from the miseries of disease and to harness the energies, industries, and technologies of tomorrow.” – Muita coisa está a acontecer nos “bastidores” que a maioria das pessoas não está ciente nem imaginam sequer que está a acontecer. Só lhes digo que muita tecnologia nova e que irá ajudar a Humanidade a se tornar LIVRE vai estar disponível em breve. Será mesmo um novo milénio!

RESPONDER

Vídeo de criança vítima de bullying gera onda de apoio global

Internautas de todo o mundo, inclusive celebridades, uniram-se para dar apoio ao menino australiano, de nove anos, que sofre de bullying por causa da sua aparência. De acordo com a BBC, Yarraka Bayles partilhou o vídeo …

Descoberta nova quasipartícula: o π-ton

Foi descoberta uma nova quasipartícula no Instituto de Tecnologia de Viena. Os cientistas batizaram-na de π-ton, uma quasipartícula que contém dois eletrões e duas lacunas. Existem diferentes tipos de partículas. Um deles, as quasipartículas, são excitações …

É oficial. Friends está de volta para um episódio especial

As preces dos fãs foram finalmente ouvidas. O elenco de Friends vai reunir-se para um episódio especial exclusivo na HBO Max. Jennifer Aniston, Courteney Cox, Lisa Kudrow, Matt LeBlanc, Matthew Perry e David Schwimmer voltarão ao …

Dieta ocidental está a deixar as pessoas menos inteligentes

Uma dieta pouco saudável, à base de hambúrgueres e doces está literalmente a deixar as pessoas menos inteligentes apenas no espaço de uma semana. Esta foi a conclusão de um estudo de investigadores da Universidade …

Pedro Proença: Sociedade deve atuar no combate ao racismo

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) disse, esta sexta-feira, que a sociedade portuguesa deve atuar no combate ao racismo, violência, xenofobia e intolerância. A Liga vai lançar, durante este fim-de-semana, uma campanha com …

Na última década, Coreia do Norte gastou mais de meio milhão de dólares em cavalos russos

A Coreia do Norte gastou recentemente dezenas de milhares de dólares na aquisição de 12 cavalos provenientes da Rússia, de acordo com os dados alfandegários. A Coreia do Norte gastou quase meio milhão de dólares (584.302 …

O caranguejo "supervilão" do Canadá vai ser transformado em plástico biodegradável

Uma equipa de cientistas no Canadá desenvolveu um plano para transformar uma espécie invasora de crustáceo - conhecida como como caranguejo supervilão - em copos e talheres  de "plástico", usando as suas carapaças para criar …

Covid-19. Tripulante de navio japonês pode ser o primeiro português infetado

Um português que é tripulante do navio Princess Cruises, atracado no porto de Yokohama, no Japão, pode ter sido diagnosticado "positivo" com o novo coronavírus. Contactada pela agência Lusa, a diretora-geral de Saúde, Graça Freitas, afirma …

Harry e Meghan vão deixar de poder usar a marca Sussex Royal

O duque e a duquesa de Sussex vão deixar de poder usar a marca Sussex Royal, anunciou, esta sexta-feira, um porta-voz da casa real. "Estando o duque e a duquesa focados nos seus planos de estabelecer …

Messi marca quatro e embala Barcelona para o topo da La Liga

Um póquer de Lionel Messi embalou o FC Barcelona, este sábado, para a liderança da Liga espanhola, com uma "mão cheia" de golos na receção ao Eibar (5-0). Os catalães subiram ao topo de La Liga …