/

Trump sugere que idoso ferido pela polícia pode ter encenado queda

1

Yuri Gripas /ABACA / POOL

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sugeriu esta terça-feira que o manifestante de 75 anos que foi ferido após ter sido empurrado pela polícia no estado de Nova Iorque pode ter encenado esse episódio.

Na passada semana, o vídeo de uma manifestação na cidade de Buffalo, no estado de Nova Iorque, causou uma onda de indignação, por revelar imagens de um idoso, Martin Gugino, a ser empurrado por dois polícias antes de cair no chão, durante uma manifestação contra o racismo.

Uma declaração inicial das autoridades disse que o manifestante, que estava a sangrar e parecia ter perdido a consciência, “tropeçou e caiu”. Mas, perante a indignação provocada pelas imagens de vídeo, os dois agentes envolvidos foram suspensos e foi aberta uma investigação.

Esta terça-feira, Donald Trump usou a sua conta pessoal da rede social Twitter para sugerir que a queda de Gugino possa ter sido uma encenação. “O manifestante de Buffalo empurrado pela polícia pode ser um provocador da Antifa”, escreveu o Presidente dos Estados Unidos, referindo-se ao movimento antifascista que acusa de ter fomentado episódios de violência na sequência da morte do afro-americano George Floyd.

Donald Trump fez, de seguida, referência, um pouco confusa, a uma reportagem de um canal televisivo segundo a qual o manifestante teria procurado intercetar as comunicações da polícia. “Terá sido uma encenação?”, interrogou-se o Presidente.

O afro-americano George Floyd, de 46 anos, morreu em 25 de maio, em Minneapolis (Minnesota), depois de um polícia branco lhe ter pressionado o pescoço com um joelho durante cerca de oito minutos, numa operação de detenção, apesar de Floyd dizer que não conseguia respirar.

Os quatro polícias envolvidos no incidente foram despedidos, e o agente Derek Chauvin, que colocou o joelho no pescoço de Floyd, foi detido, acusado de assassínio em segundo grau e de homicídio involuntário. Os três outros agentes foram, entretanto, acusados por cumplicidade.

Desde a divulgação das imagens da detenção nas redes sociais, têm-se sucedido os protestos contra a violência policial e o racismo em dezenas de cidades norte-americanas, algumas das quais foram palco de atos de pilhagem.

Mais de 10.000 pessoas foram detidas e o recolher obrigatório foi imposto em várias cidades, incluindo Washington e Nova Iorque.

ZAP // Lusa

 

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.