Trump formalmente acusado de abuso de poder e obstrução ao Congresso

Jim Lo Scalzo / EPA

O Presidente dos EUA, Donald Trump

Ao fim de vários audições, a Câmara dos Representantes decidiu formalmente acusar Donald Trump de abuso de poder e obstrução ao Congresso.

O presidente norte-americano, Donald Trump, vai ser formalmente acusado de abuso de poder e obstrução ao Congresso, anunciaram esta terça-feira os democratas da Câmara dos Representantes. Após várias audições, concluíram que Trump abusou do seu poder para pressionar a Ucrânia a investigar o filho de Joe Biden.

Jerry Nadler, chefe do Comité Judicial da Câmara, entende que as ações de Trump “comprometeram a segurança nacional e ameaçaram a integridade das eleições”. Além disso, defendeu a urgência de acusar formalmente o líder americano. “Ninguém está acima da lei, nem mesmo o Presidente dos Estados Unidos”, acrescentou.

Adam Schiff salientou ainda que a Casa Branca e os seus funcionários rejeitaram colaborar com as inquirições do Congresso.

A votação, que de acordo com a Rádio Renascença, deverá acontecer já na próxima semana, é o primeiro passo no processo de impeachment de Donald Trump. Ainda assim, não é suficiente para afastar o presidente norte-americano. Caso os democratas votem a favor, segue-se um debate e votação no senado, maioritariamente dominado por republicanos.

Em resposta à decisão conhecida esta terça-feira, Donald Trump divulgou um comunicado onde fala de um “teatro político” criado pelos democratas, por não terem “um candidato viável para 2020”.

A confirmar-se o impeachment no Congresso, Trump será apenas o terceiro presidente da história a estar envolvido neste processo — depois de Andrew Johnson e Bill Clinton. Ainda assim, é esperado que Trump seja absolvido no senado, onde o seu partido domina com a maioria dos deputados.

“Cabe-lhes a eles decidir se querem ser patriotas ou partidários”, alertou Nadler em relação à votação que eventualmente decorrerá no senado.

//

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Cybershoes. O problema de andar em Realidade Virtual pode já ter uma solução

Um dos problemas com os jogos de Realidade Virtual é que, normalmente, as experiências são definidas numa escala maior do que uma sala de estar. Assim, o jogador acaba por ter de ficar numa parte …

"Um tsunami de dívidas". O mundo deve a si mesmo 277 mil milhões de dólares

Prevê-se que até ao final deste ano, a dívida da economia mundial atinja os 277 mil milhões de dólares. A pandemia de covid-19 é um dos fatores responsáveis. A pandemia de covid-19 não só está a …

Empresas podem negar trabalho a quem não se quiser vacinar

"É obviamente possível" que as empresas evitem contratar um trabalhador se não quiserem ser vacinadas contra a covid-19. A presidente do Comité Económico e Social Europeu (CESE), Christa Schweng, admitiu a possibilidade de uma empresa se …

"A Suitable Boy". Um beijo numa série da Netflix provocou um escândalo (social e político) na Índia

A Netflix está a enfrentar uma reação negativa na Índia por causa de uma cena de um beijo entre duas personagens na série A Suitable Boy ("Um bom partido"). O partido no poder já pediu …

Irmãos transformaram 7 linhas de código num império de 36 mil milhões de dólares

Patrick e John Collison são dois jovens empreendedores irlandeses que fundaram a Stripe, uma empresa que criou uma solução alternativa para os pagamentos online, avaliada em 36 mil milhões de dólares. Em vez de construirem soluções …

ECDC. Portugal terá "níveis muito baixos" de novos casos se mantiver restrições

Se Portugal mantiver as restrições adotadas atualmente, irá registar em dezembro “níveis muito baixos” de novos casos de covid-19. O Centro Europeu para Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC), criado com a missão de ajudar os …

Com apenas 14 anos, Xiaoyu é o adolescente mais alto do mundo. Mede 2,21 metros

Ren Keyu nasceu na China a 18 de outubro de 2006, e no dia em que comemorou o seu 14º aniversário recebeu também o título do Guinness World Records do adolescente mais alto do mundo, …

Jerónimo "não está a prazo" no PCP (e vai continuar a negociar com o PS)

O PCP continua disponível para negociar com o PS, mas não a troco de nada. Quanto ao quinto mandato consecutivo enquanto secretário-geral do partido, Jerónimo avisou, este domingo, que não está "a prazo". No discurso de …

Hackers expõem na cloud dados que roubaram de utilizadores do Spotify. Foi um acidente

Um grupo de piratas informáticos compilou uma base de dados com cerca de 250.000 palavras-passe do Spotify e armazenaram os dados na cloud. No entanto, esqueceram-se de proteger o armazenamento com uma palavra-passe. De acordo com …

Disney vai colocar em lay-off mais de 30.000 trabalhadores em 2021

A gigante norte-americana Walt Disney Company anunciou esta semana que vai colocar em regime de lay-off 32.000 trabalhadores no primeiro semestre de 2021 devido às quebras financeiras causadas por causada da pandemia de covid-19. A …