Trump formalmente acusado de abuso de poder e obstrução ao Congresso

Jim Lo Scalzo / EPA

O Presidente dos EUA, Donald Trump

Ao fim de vários audições, a Câmara dos Representantes decidiu formalmente acusar Donald Trump de abuso de poder e obstrução ao Congresso.

O presidente norte-americano, Donald Trump, vai ser formalmente acusado de abuso de poder e obstrução ao Congresso, anunciaram esta terça-feira os democratas da Câmara dos Representantes. Após várias audições, concluíram que Trump abusou do seu poder para pressionar a Ucrânia a investigar o filho de Joe Biden.

Jerry Nadler, chefe do Comité Judicial da Câmara, entende que as ações de Trump “comprometeram a segurança nacional e ameaçaram a integridade das eleições”. Além disso, defendeu a urgência de acusar formalmente o líder americano. “Ninguém está acima da lei, nem mesmo o Presidente dos Estados Unidos”, acrescentou.

Adam Schiff salientou ainda que a Casa Branca e os seus funcionários rejeitaram colaborar com as inquirições do Congresso.

A votação, que de acordo com a Rádio Renascença, deverá acontecer já na próxima semana, é o primeiro passo no processo de impeachment de Donald Trump. Ainda assim, não é suficiente para afastar o presidente norte-americano. Caso os democratas votem a favor, segue-se um debate e votação no senado, maioritariamente dominado por republicanos.

Em resposta à decisão conhecida esta terça-feira, Donald Trump divulgou um comunicado onde fala de um “teatro político” criado pelos democratas, por não terem “um candidato viável para 2020”.

A confirmar-se o impeachment no Congresso, Trump será apenas o terceiro presidente da história a estar envolvido neste processo — depois de Andrew Johnson e Bill Clinton. Ainda assim, é esperado que Trump seja absolvido no senado, onde o seu partido domina com a maioria dos deputados.

“Cabe-lhes a eles decidir se querem ser patriotas ou partidários”, alertou Nadler em relação à votação que eventualmente decorrerá no senado.

//

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Apple vai começar a produzir um milhão de máscaras por semana

O presidente da Apple, Tim Cook, anunciou que a empresa poderá produzir um milhão de máscaras por semana a partir do próximo fim de semana. Tim Cook explicou, na sua conta da rede social Twitter, que …

Robert Weighton é o homem mais velho do mundo. Tem 112 anos

Com 112 anos completados no dia 29 de março, o britânico Robert Weighton tornou-se o homem mais velho do mundo. Robert Weighton nasceu no dia 29 de março de 1908, em Kingston-Upon-Hull, no Yorkshire. Ao longo …

ISEG prevê queda do PIB entre 4% e 8% em 2020

O Grupo de Análise Económica do instituto da Universidade de Lisboa revelou o intervalo indicativo de variação do PIB usando duas evoluções diferenciadas da crise, com duração mínima de dois meses. A economia portuguesa deverá ter …

Boris Johnson nos cuidados intensivos

O primeiro-ministro britânico, que está infetado com covid-19, foi transferido esta segunda-feira para os cuidados intensivos. Boris Johnson, que está infetado com covid-19, foi transferido esta segunda-feira para a unidade de cuidados intensivos, depois de …

Estado de emergência impede lojistas de terminarem contratos de arrendamento

Os lojistas que fecharam os seus estabelecimentos por causa da pandemia não podem acabar com os contratos de arrendamento por causa da queda das receitas. De acordo com o Diário de Notícias, o decreto-lei do Governo …

Hi Fly quer usar A380 na Portela para transportar equipamento, mas ANA não autoriza

Um estudo da fabricante de aviões Airbus dá o A380 como compatível no aeroporto de Lisboa. No entanto, a ANA alega que teria de fazer "obras avultadas" para autorizar a operação do A380 na Portela. A …

Mortes em Itália voltam a subir. Em França morreram mais de 800 pessoas nas últimas 24 horas

Itália, um dos países mais afetados pela pandemia de covid-19, registou 525 mortes no domingo, mas o número ascendeu para 636 esta segunda-feira. Em França, morreram mais de 800 pessoas nas últimas 24 horas. Em Itália, …

Dois candidatos a estivadores para o Porto de Lisboa intimidados por encapuzados

 Dois candidatos a emprego numa empresa do setor da estiva foram abordados por cerca de 8 pessoas encapuzadas que se identificavam como antigos estivadores da AETPL. Na terça-feira passada, dois candidatos a emprego numa empresa do …

Russo mata a tiro cinco vizinhos por causa de barulho durante quarentena

A polícia deteve no sábado à noite um russo de 32 anos, por alegadamente atirar e matar cinco vizinhos que estavam a fazer barulho durante a quarentena. Segundo reportou no domingo o Moscow Times, o incidente …

Costa é o líder europeu que melhor nota recebe pela gestão da pandemia

O primeiro-ministro português surge no topo da confiança dos cidadãos no que se refere à resposta dada pelos Governos de Portugal, Espanha, França, Itália, Reino Unido e Alemanha à crise de Covid-19. António Costa recebe …