Trump formalmente acusado de abuso de poder e obstrução ao Congresso

Jim Lo Scalzo / EPA

O Presidente dos EUA, Donald Trump

Ao fim de vários audições, a Câmara dos Representantes decidiu formalmente acusar Donald Trump de abuso de poder e obstrução ao Congresso.

O presidente norte-americano, Donald Trump, vai ser formalmente acusado de abuso de poder e obstrução ao Congresso, anunciaram esta terça-feira os democratas da Câmara dos Representantes. Após várias audições, concluíram que Trump abusou do seu poder para pressionar a Ucrânia a investigar o filho de Joe Biden.

Jerry Nadler, chefe do Comité Judicial da Câmara, entende que as ações de Trump “comprometeram a segurança nacional e ameaçaram a integridade das eleições”. Além disso, defendeu a urgência de acusar formalmente o líder americano. “Ninguém está acima da lei, nem mesmo o Presidente dos Estados Unidos”, acrescentou.

Adam Schiff salientou ainda que a Casa Branca e os seus funcionários rejeitaram colaborar com as inquirições do Congresso.

A votação, que de acordo com a Rádio Renascença, deverá acontecer já na próxima semana, é o primeiro passo no processo de impeachment de Donald Trump. Ainda assim, não é suficiente para afastar o presidente norte-americano. Caso os democratas votem a favor, segue-se um debate e votação no senado, maioritariamente dominado por republicanos.

Em resposta à decisão conhecida esta terça-feira, Donald Trump divulgou um comunicado onde fala de um “teatro político” criado pelos democratas, por não terem “um candidato viável para 2020”.

A confirmar-se o impeachment no Congresso, Trump será apenas o terceiro presidente da história a estar envolvido neste processo — depois de Andrew Johnson e Bill Clinton. Ainda assim, é esperado que Trump seja absolvido no senado, onde o seu partido domina com a maioria dos deputados.

“Cabe-lhes a eles decidir se querem ser patriotas ou partidários”, alertou Nadler em relação à votação que eventualmente decorrerá no senado.

//

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Twitter pede desculpa por permitir anúncios direcionados a neonazis

O Twitter emitiu esta quinta-feira um pedido de desculpa público depois de a BBC denunciar que a rede social estava a permitir anúncios direcionados a neonazis, islamofóbicos e outros grupos de ódio. A emisorra britânica …

Carlos Silva alega falta de apoio do PS e anuncia saída da liderança da UGT

O secretário-geral da UGT não é candidato a um novo mandato na central sindical, alegando que o “desgaste tem sido tremendo” e que é visto como força de bloqueio. “Não quero continuar”, “já está decidido e …

A maior aeronave do mundo vai ficar ainda maior. Medirá quase 100 metros

A maior aeronave do mundo vai ficar ainda maior: o dirigível híbrido Airlander 10, que media 92 metros de comprimento, vai bater o seu próprio recorde. De acordo com a emissora britânica BBC, a aeronave passará a …

Mortes nos Comandos. Governo só indemniza famílias se for condenado

O Governo deu ordem para parar as negociações com as famílias dos recrutas que morreram durante o 127.º Curso de Comandos, que decorreu na região de Alcochete, em 2016. Segundo o Jornal de Notícias, o Governo …

Eduardo Cabrita diz que polícias compram equipamento "porque querem"

O ministro da Administração Interna afirmou que os agentes policiais que compram equipamento de proteção do seu próprio bolso fazem-no porque o querem. Numa entrevista ao Diário de Notícias e à TSF, divulgada este fim-de-semana, o …

Chuva deixa Austrália entre incêndios e cheias. Número de mortos sobe para 29

A chuva trouxe algum alívio aos bombeiros e habitantes do leste da Austrália, mas também causou cheias e novos problemas. As equipas ainda combatem cerca 100 focos de incêndio na região e o número de …

Sem Joacine, nova direção do Livre foi eleita com 95 votos a favor e 15 brancos

Este domingo, no segundo dia do IX congresso do Livre, a nova direção do partido foi eleita com 95 votos a favor e 15 brancos (e não conta com a deputada Joacine Katar Moreira). No final …

Juiz pede escusa do caso dos emails por ser adepto do Benfica

O juiz desembargador apresenta vários motivos para pedir escusa do processo, nomeadamente por ser "sócio do Benfica desde 1968". De acordo com o jornal Público, Eduardo Pires, juiz desembargador do Tribunal da Relação do Porto (TRP), …

Afinal, Irão já não vai pedir ajuda para analisar caixas negras do avião

O Irão recuou na intenção de enviar para análise as gravações da caixa negra do avião ucraniano, que abateu acidentalmente na semana passada, para que sejam sujeitas a análises adicionais, revelou a agência noticiosa iraniana. Citado …

Bruno Fialho sucede a Marinho e Pinto na liderança do PDR

Bruno Fialho é o novo presidente do Partido Democrático Republicano (PDR), ao obter 75% dos votos na eleição deste sábado para escolher o sucessor de António Marinho e Pinto, que anunciou o abandono do cargo …