Trump ficou com o dinheiro de crianças com cancro (e não é fake news)

72

Uma investigação da revista Forbes revela como o universo empresarial de Donald Trump beneficiou com eventos de caridade, organizados pelo filho Eric, para recolha de fundos para crianças com cancro.

A revista Forbes apurou que uma parte das receitas de eventos de solidariedade organizados pela Eric Trump Foundation acabaram nos cofres de empresas do grupo do Presidente dos EUA.

Segundo a publicação especializada em economia e negócios, estão em causa receitas obtidas em torneios de golfe solidários realizados em resorts do grupo empresarial do governante, com o fim de apoiar o Hospital de Pesquisa Pediátrico St. Jude, que é especializado no tratamento e investigação de cancro infantil.

Este hospital recebeu da Fundação de Eric, na última década, mais de 11 milhões de dólares, mas nem todo o dinheiro angariado em nome da luta contra o cancro foi para o destinatário anunciado, acabando parte dele nas empresas de Trump, refere a Forbes.

A família de Trump sempre afirmou que estes torneios solidários eram organizados gratuitamente e que a maioria da comida, das bebidas, do equipamento e do entretenimento era fornecida por patrocinadores. Assim, estaríamos a falar de dinheiro totalmente destinado à solidariedade.

Mas a Forbes nota que o grupo de Trump cobrava à Eric Trump Foundation pela organização dos torneios.

Até 2010, as despesas dos torneios rondaram, em média, os 50 mil euros, mas em 2011, passaram para os 142 mil. Em 2012, desceram novamente, mas nos anos seguintes registaram sempre uma tendência de subida, com 230 mil dólares em 2013, 242 mil em 2014 e 322 mil em 2015, de acordo com a revista.

Este aumento nos custos terá sido motivado pelo “incómodo” de Trump, conta à Forbes um antigo funcionário de um dos seus campos de golfe.

“O Sr. Trump tinha uma vaca. Ele flipou. Foi tipo, ‘Estamos a doar tudo isto e não há vestígios de papel? Nenhum crédito?’ E ficou maluco. Disse, ‘Não quero saber se é o meu filho ou não – toda a gente é facturada‘”, conta um antigo membro e director de marketing do campo de golfe Westchester, que fica em Briarcliff Manor, Nova Iorque.

Trump terá então promovido “uma operação de lavagem de dinheiro” semelhante ao que fazem os cartéis de droga, diz a Forbes, notando que a sua Fundação doou dinheiro à Fundação do filho Donald J. Trump, que foi então canalizado para a Eric Trump Foundation e que “acabou nos cofres do negócio privado de Donald Trump”.

Para garantir que a Fundação de Eric “fazia o máximo de dinheiro possível para a Organização Trump”, o magnata instalou pessoal da sua confiança nos quadros de direcção, substituindo amigos do filho que não tinham interesses nos seus negócios, relata ainda a Forbes.

O advogado de Trump, Michael Cohen, e o seu director de redes sociais, Dan Scavino Jr., foram alguns dos nomes escolhidos para a nova direcção.

E mal esta tomou posse, canalizou grandes quantidades de dinheiro que estavam destinadas ao hospital pediátrico para outros eventos de caridade organizados por associados de Trump ou da sua família, entre os quais estão, “pelo menos, quatro grupos que, posteriormente, pagaram para realizar torneios de golfe” em campos do milionário.

“Eles usavam dois chapéus. Estamos a lidar com pessoas que falam sobre o evento e sobre a caridade e que, ao mesmo tempo, também estão a pensar naquilo como uma corporação e como um negócio. É um clube com fins lucrativos. Estão a tentar fazer dinheiro”, conta à Forbes outro ex-director do campo de golfe Westchester, Patrick Lanagan.

Em 2016, o jornalista David Farenthold, do The Washington Post, já tinha exposto a forma como Donald Trump usava o dinheiro angariado pela Fundação de caridade para, por exemplo, fazer compras pessoais – comprou, por exemplo, um retrato de si próprio, no valor de 20 mil dólares, com dinheiro da Fundação.

A reportagem valeu a Farenthold o prestigiado Prémio Pulitzer 2017, o mais importante do jornalismo.

ZAP //

72 Comments

    • Ainda eram precisas mais coisas antes das eleições? O que já se sabia não chegava? A meu ver já chegava um décimo do que se soube.

  1. Porque quem tem C´, tem medo! E agora já é diferente! Quem tem medo, são os prevaricadores, porque se algo acontecer a quem divulgou, já se sabe quem foi! Não acha?

  2. Credibilidade dos jornalistas : ZERO . De qualquer forma pergunto se os hipermercados não beneficiam das iniciativas do Banco Alimentar contra a fome . O que seria se esses hipermercados fossem de uma cadeia Trump .

    • Ainda há alguém que pensa por si próprio e não engole tudo o que vem nos media como verdades absolutas.
      E o porquê da Caritas ter milhões de euros nas suas contas se não os utiliza os fins que anuncia quando existem milhares de famílias em situações muito precárias? Já estão esquecidos disto?!

  3. Apesar do contexto da para deduzir o significado, que diabos é cancro? Tenho vontade de morar em Portugal para aprender um novo idioma! Português é bem parecido com o idioma brasileiro, mas compreendo melhor um espanhol falando que um português, que nunca abre a boca para falar! Hehehehehe

  4. Muito fácil aprender outro idioma em Portugal, o país é tão pequeno que caminhando dá para ir à Espanha, de bicicleta chega à França e de Carro à Alemanha!

  5. Muito fácil aprender outro idioma em Portugal, o país é tão pequeno que caminhando dá para ir à Espanha, de bicicleta chega à França e de Carro à Alemanha! O mundo só sabe que existe o idioma português por causa do Brasil, os alemães vem fazer intercâmbio no Brasil, mas nao vao a Portugal que é bem mais próximo !

  6. Uma vez um português chegou ao Brasil perguntado onde vendia rato! Aqui o povo tem pavor de rato, lá eles devem criar! Que tem de errado chamar a peça de mouse? Chama de rato que é pior ainda

    • LOL Consegues ser engraçado!
      Então e mouse não é rato em português, querem ver? Se fossem mais espertos teriam chegado logo a essa conclusão!

    • Pode perfeitamente dizer que usa o “mouse” para mover o “pointer” no “screen” do “computer”, mas não está a falar nem Português nem Inglês, e sim uma misturada sem nexo.

  7. O idioma brasileiro surgiu de portugal. Se tivéssemos sido colonizados pelos ingleses, hoje seríamos canadenses e australianos. Pena que os holandês nao se firmaram em Recife e Natal! Por isso que o Brasil é uma esculhambação, so tem prostituta, roubalharia, quentura e violência!

    • Fosse quem fosse que colonizasse o Brasil, esse país nunca teria futuro, porque mais de 95% da população são como tu, ignorantes, semi-analfabetos, vaidosos, mandriões e com complexos de inferioridade que se traduzem em arrogância. A maior parte dos brasileiros vive em condições sub-humanas em favelas, onde a droga, a violência e a prostituição reinam. A esta situação não será alheia a grande desigualdade económica da vossa sociedade em que a riqueza está concentrada numa “dúzia” de famílias. E depois aparecem exemplares como tu a tentar amesquinhar os portugueses. Se te repugna tanto a nossa cultura e língua, repito “nossa”, porque é que não nos desamparas a loja?

      • Alem de as Brasucas para serem “doutoras” vão estudar para a Bolivia para Santa Cruz de la Sierra e para pagar os “estudos” prostituem-nos bordeis da cidade.

  8. Todos esses ignorantes, analfabetos, burros favelados que vivem no Brasil sao criações portuguesas. Ladrão por Ladrão começou com Dom Joao VI que começou roubando todo dinheiro do Banco do Brasil, desde lá o Brasil so tem política ladrao. Mesmo tendo levado todas as riquezas naturais do Brasil, Portugal continua esse pais atrasado que a unica coisa que produz é queijo, vinho e azeite, nunca vi uma tecnologia made in Portugal. E vós so tens essa qualidade de vida porque estão localizados na Europa, se fossem na África, seria o cu do mundo!

    • És mesmo uma besta quadrada…
      Por acaso sabes quem criou a tecnologia dos cartões SIM que usas nos telemóveis (“celulares” para ignorantes incapazes como tu)???!!!… etc., etc., etc.…
      País atrasado???!!!… Portugal???!!!… por acaso tu já olhas-te bem para a bosta de país que tens??? que só tem tamanho e mais nada… Se esse país tivesse sido colonizado por qualquer outro tu nem existias… oh minha besta…
      Só mesmo um energúmeno como tu para dizer tanta bosta… ser incapaz de assumir a culpa da porcaria de país que tem e continuar com complexo de inferioridade a culpar os passado pelas suas mesmas porcarias/incapacidades…
      E roubou de quem???!!!… dele próprio???!!!… só bestas como tu para dizer tal barbaridade…

  9. Isto dá para rir. Então a notícia fala do Trump e tugas e brazucas pegam-se por causa da língua!?
    Chedasse, que isto há gajos que não têm mesmo nada para fazer…

  10. Ainda assim a emigração portuguesa é maior que a Síria ! O Brasil tem prostituição porque sobram mulheres bonitas, diferente de Portugal. Todo mundo é Manuel, toda mulher é Maria, tem bigode e nao depila as axilas!

    • Manuel e Maria são nomes de homens e mulheres, como muitos outros… ao contrário de um certo “fabio” (peço desculpa a todos os outros Fábio que nada têm a ver com esta “coisa”) que deve andar a ser pegado por homens, ao que parece com bigode e naturalmente com pelos nas axilas, a pensar que são mulheres…

  11. Ainda q o Brasil seja uma porcaria, melhor que Portugal, se aí é tao desenvolvido por que tantos jovens estão abandonando o país? Por que o governo português ta incentivando Brasileiros aposentados a morar em Portugal? Por que em 2020 Portugal que tem menos habitantes que Sao Paulo terá uma redução populacional de 1/3 do Total. Falas que temos apenas dimensão, favelas, dimensão é o tamanho da sua ignorância. Urbanizar o Brasil nao é como urbanizar Portugal que alem de ser Milenar, é o tamanho de um ovo! Tecnologicamente estamos muito mais avançados que Portugal. Pais de merda, mesmo milhões de toneladas de ouro extraído do Brasil, nao passa de um país caipira, a unica coisa no Brasil que chega de Portugal é azeite de oliva, que por sinal ta mais barato que óleo de soja, olha que somos o maior produtor mundial de soja. O Brasil chegou a sexta economia mundial, dava para comprar portugal. E nao devemos um Brasil e meio ao FMI. Portugal é a favela da Europa

    • LOLOLOLOLOLOLOLOLOLOLOL… todo o teu discurso e “desculpas” dá uma imensa gargalhada de tão anedótico que é… ignorância é terrível…
      1º… Abandonaram… não estão abandonando mais… muitos estão até regressando… Período de crise leva a isso mesmo… mas como são gente bem formada, procuram onde trabalhar e fazer pela vida… simples…
      Mas já agora… muitos brasileiros que tinham regressado ao Brasil, por alturas do Mundial e das Olimpíadas, atrás do famoso crescimento brasileiro, em contrapartida, têm voltado para Portugal e para outras partes do mundo, porque acabaram descobrindo que afinal o Brasil continua um logro…
      Redução da população… simples… porque povos cultos, mais instruídos e mais desenvolvidos como os portugueses sabem o que é contracepção e não saem fornicando que nem coelhos por todo o lado sem proteção como grande parte da população ignorante no Brasil (e atenção que para o caso de não saber a diferença, eu disse no e não do)… mas redução essa que tende a estabilizar de acordo com os recursos, pois não adianta ter filhos que nem coelhos, para depois andarem pelas ruas abandonados como acontece por aí com os “meninos de rua”… com os resultados que todos bem conhecem…
      Brasileiros aposentados incentivados a morar em Portugal, porque entre outras razões podem ter uma aposentadoria em paz e corre-se menos risco de que venham bandidos… como já aconteceu noutras alturas…
      Ignorância sobre o Brasil… azar o teu… sem querer arriscar muito, sou capaz de conhecer melhor e mais o Brasil do que tu… de norte a sul e de este a oeste… um grande país, com imensos recursos, mas com uma grande problema… uma grande parte da população que deixa muito a desejar (mais uma vez… atenção que eu disse uma grande parte… não toda)…
      Por azar o teu… gosto muito desse país, tenho amigos brasileiros do peito, tenho família brasileira e conheço gente muito boa daí… contudo e lamentavelmente um número elevado dessa população é uma boa merda (já que queres descer para esse nível)…
      Outra coisa… Engraçado que quando da independência o Brasil, à escala do tempo e de acordo com o período histórico (convém ver sempre as coisas em contexto), estava proporcionalmente bem melhor de que na atualidade… mais… chegou ainda a melhorar mais durante o período imperial brasileiro… mas posteriormente em vez de ir crescendo de forma organizada… deu na merda que hoje se conhece… e mais uma vez chega de arranjar desculpas para incapacidade, incompetência e banditismo…
      Mais avançados que Portugal… LOLOLOLOLOLOLOLOL…
      E tiveste o atrevimento de tentar apelar para uma possível ignorância que eu tivesse do Basil… com a qual até te deste mal… Já a tua ignorância sobre Portugal é impressionante… Mais… algo que nos dias de hoje, na era digital, é mais lamentável ainda e sem justificação… pois já nem é preciso ir ao local para se conhecer, pelo menos um pouco…
      Então essa de tecnologicamente o Brasil estar mais avançado que Portugal só pode ser anedota mesmo… é só começar por conhecer a diferença entre a qualidade e velocidades de acesso à internet entre os dois países… é uma diferença abismal… e nem vou falar de muitas outras coisas… porque nem vale a pena…
      Correção… devias querer dizer ouro extraído pelo Império Português do seu próprio território (gostes ou não, era como eram as coisas nessa altura em qualquer império ultramarino)… claro que pouco interessa que muito desse ouro tenha sido investido no próprio território ultramarino… possivelmente o que o Império Português devia ter feito era como fizeram os outros impérios ultramarinos, os impérios espanhol, inglês, francês, etc., que era ter delapidado o máximo possível dos recursos ultramarinos para a metrópole… assim tinhas mais razões para “cantar de galo”…
      Comparar óleo de soja a azeite… isso então é que é uma anedota… já nem falo na anedota de dizeres que azeite é mais barato que óleo de soja… anedota pura…
      Já nem falando que uma grande parte dessa soja é transgénica… que para mim é boa para fazer biodiesel, mas que eu não daria a comer a ninguém… pelo menos de quem eu gostasse…
      Que orgulho que me deste… este país pequenino “caipira”, com pouca massa critica, criou um dos maiores países do Mundo e o maior da América do Sul… que por sinal é o teu… já agora vê o que criaram os outros que colonizaram esse mesmo continente… “retalhos”…
      “Favela da Europa”… LOLOLOLOLOLOLOLOL… para além de não corresponder à verdade… fala alguém de uma das maiores favelas do mundo e da maior favela da continente Sul-Americano…
      E vocês imensa nação, cheia de “gente boa” e “competente” não têm “tomates” ou o “lugar onde eles batem” para alavancarem esse país para o lugar que ele devia ocupar no Mundo???!!!…
      Ainda não chega de se armarem em vitimas e de se fazerem de coitadinhos???!!!… e de pegarem no destino desse país e o levarem para a frente em vez de se andarem sempre a queixar e a arranjar desculpas???!!!…

    • Coitado… deve ser muito triste ser tão estúpido e ignorante…
      Com palermas assim, não admira que o Brasil esteja no estado em que está…
      Chamar país de merda a Portugal, quando vive num país com o dobro do tamanho da União Europeia e mesmo assim tem metade do PIB per capita de Portugal, é mesmo típico de um país muito avançando!…
      Agora deixa de chorar e inventar desculpas para a tua desgraça e vai fazer alguma coisa de útil pelo Brasil, que não merece cidadãos tão maus como tu!!

      PS: A culpa de Portugal não ser o país mais avançando do mundo (e de tudo o que Portugal tem de mau!) é toda dos romanos; esses malandros andaram por cá há 2000 anos e não se preocupam em preparar o país para o século XXI…
      Bandidos..

      • LOLOLOLOLOLOLOL
        Cheguei a pensar nessa dos Romanos… mas achei que com a falta de cultura do tipo que ele não ia perceber a ironia…

  12. Isto é, quase certamente, sim, mais uma peça de “fake news”.
    Eric Trump disse, no ano passado, que estes pagamentos aos resorts que acolhiam tais eventos, eram meras formalidades para simplificar a contabilidade (“pass-throughs” foi o termo por ele utilizado) – deduzindo-se por tais declarações que o dinheiro terá sido depois reposto.
    Eu não sou nenhum fã de Trump. Mas, pelo que sei dele, não acredito que fosse ele – ou alguém da sua família – fazer algo de tão incrível como o que é reportado por estes média de massas (que mentem a toda a hora e que querem, de qualquer modo, demonizar quem não está alinhado com os mesmos interesses que servem).
    Trump é um alvo constante deste tipo de difamações. E, certamente que tem mais que fazer do que estar a processar todos os jornalistas que são autores das mesmas. (Pois, se o fizesse, estaria a perder o seu tempo e a jogar a favor da sabotagem pretendida pelos seus difamadores.)
    São inúmeras as que já se sabe serem mentiras que têm sido contadas sobre Trump. Sendo a minha favorita a que dizia que ele tinha mandado retirar o busto de Martin Luther King quando chegou à Casa Branca.

  13. Pessoal, façam ouvidos moucos a esse Fábio!
    De certeza o tipo consome droga zombie porque além de não ter respeito é ignorante e
    hipócrita e como diz o velho ditado português “Vozes de burro não chegam ao céu”.
    Fala de Portugal no escuro e esquecido e esquece-se que o Brasil hoje é mais falado e conhecido pelas
    coisas piores que vieram á tona : corrupção, criminalidade, pobreza, instabilidade politica, etc.etc.
    E ainda tem a coragem de acusar os portugueses ! Sinceramente só pessoas dementes tais ideias.
    Quanto á noticia em si, que é o que estamos a comentar, o homem não se vê ao espelho porque tudo
    para ele é negócio.
    Na realidade o homem por si é psicologicamente instável para um dos cargos mais responsáveis do mundo.
    O facto é que existem alguns Trumps em todo o mundo e Portugal não é exceção porque temos a situação da
    Caritas, temos a situação do Banco Alimentar que eu sempre disse que os Modelos e Continentes deste país em vez de meterem fora toneladas de alimentos fora de validade que os ofereçam e evitam que o simples cliente tenha que encher o saquinho que lhe dão para vender mais uns quilos de arroz.
    Essas ofertas até deviam ser contabilizadas a nível de Efactura de outra forma.

  14. Citando “Portugal continua esse pais atrasado que a unica coisa que produz é queijo, vinho e azeite, nunca vi uma tecnologia made in Portugal. E vós so tens essa qualidade de vida porque estão localizados na Europa..””

    Na realidade em Portugal só azeite, queijo e vinho.
    Estes 2 últimos é para fazer esquecer que existem brasileiros estúpidos e ignorantes que nada sabem o que
    Portugal produz. DE certeza mexe todos os dias com tecnologia portuguesa mas nem se apercebe disso.
    Gostava de saber se o Fabio escreve estes comentários do Brasil ou se está em Portugal a fazê-lo porque se cá estiver de certeza é mais um que pensava vir cobrar algum que o rei D. João VI lhes roubou e de certeza está a receber apoios sociais.
    E para finalizar : é verdade que estamos na Europa mas já estivemos na India, no Japão, na China, em Angola, Moçambique, Cabo Verde, Macau, Timor,….!
    Se estivéssemos na América do Sul seriamos uma América 2. O Brasil se não fossem os portugueses ainda tinham a selva amazónica a invadir as cidades.
    Mas a história já nos reza há muitos séculos que países pequenos são aqueles de ondem partem as grandes mentes e descobertas. Em contrapartida,países grandes,mentalidades tacanhas.
    A fim das fartura de Lulas e a sua indigestão ao fim desses anos é que lhes afetou o juízo.

  15. Exceto alguns países africanos, o mundo todo é contraceptivo, nao é só portugal que nao sai mais fazendo filho igual a coelho! A população dessa país ta reduzindo porque ta todo mundo indo embora, ou seja um pais sem futuro. E nao venha com essa história que sao tecnologicamente desenvolvido, em Portugal ninguém trabalha, muito menos estuda, aí so tem velho, aposentado, coroa, baranga, iodoso e asilo! Num é a toa que a previdência deixou um déficit de um Portugal e meio! As Brasileiras vao estudar na Bolivia e Paraguai sim! Sabe po quê? Porque aqui uma faculdade de medicina custa euros que Português produzindo vinho e azeite nao compra. Por mais q tenhamos um pib per capta inferior, aqui tudo se produz, avião, carro, computador, satélite, moto, maquinários etc. A violência aqui é muito grande devido Portugueses terem trazidos tantas mazelas subdesenvolvidas para cá, ainda sim sao traficantes matando traficante e eu quero que eles se lasquem mesmo. Temos 17 mil km de fronteiras com os maiores produtores de cocaina do mundo, se fosse portugal no nosso lugar, a violência de vcs aindam eram maior!

    • Para além de mentiroso, não sabes nem ler, nem pesquisar…
      No Brasil uma grande parte da população usa tanta contracepção que sai fazendo filho que nem doido… muitos desses filhos que ficam ao abandono e a esmagadora maioria vira bandido… para além disso, são tão bons a utilizar os preservativos que têm uma taxa de infeções sexualmente transmissíveis que é um espanto, para um povo tão desenvolvido que são…
      Quanto à redução da população nem te vou voltar a responder… aprende a ler e a pesquisar… se é que és capaz de tal coisa…
      Como é???!!!… em Portugal ninguém trabalha???!!!… Mas pensas que isto é o Brasil???!!!… Mas por acaso tu pensas que em Portugal são preguiçosos como uma grande parte da população brasileira???!!!… Já te disse… conheço o Brasil, quase de certeza melhor que tu…
      Quanto a essa das “estudantes” brasileiras, nem te vou responder por respeito às outras mulheres brasileiras…
      Realmente tu és “inteligente”… não haja duvida… respondes ao pib per capta com que aí se produz tudo… realmente, nem vale a pena comentar…
      Eh cara… não te cansas de te fazer de coitadinho e de passares a vida a fazer-te de vitima a queixares-te do que o Império Português fez ou deixou de fazer???!!!… Eu logo vi que a tua falta de cultura não te ia permitir entender o comentário/ironia dos Romanos… és demasiado inculto para conseguir perceber isso…
      E deixa de ser mentiroso… já te disse que conheço muito bem o Brasil… a criminalidade daí é de TODOS os tipos e não tem só a ver com o tráfico… tem ladrão por todo o lado (que não tem só a ver com estupefacientes), assassinos do pior, etc.… grande parte das vitimas são gente inocente e não outros bandidos… por isso deixa-te de invenções… não é porque dizes muitas vezes uma mentira que ela se torna verdade…
      Já agora… para aprenderes alguma coisa e a partir de outro brasileiro… aconselho-te este canal do YouTube: https://www.youtube.com/user/RafaChannel3001/videos

      É verdade… falando das origens portuguesas dos problemas do Brasil… Deduz-se então que também deves ser um bandido e preguiçoso… ou então o teu Sousa é de origem japonesa…

    • Continua com o disparate…
      Nem vale a pena perder muito tempo com desgraçados como tu, mas só para ficares ainda mais triste, ficas a saber que Portugal ainda agora foi considerado o 3º país mais PACÍFICO do mundo!!
      Vê e chora (site brasileiro e tudo):
      vagaspelomundo.com.br portugal-e-o-terceiro-pais-mais-pacifico-do-mundo-2/
      .
      Os portugueses não levaram bandidos para o Brasil; é ao contrário: do Brasil é que tem vindo muitos bandidos para Portugal e, uma boa parte da criminalidade violenta em Portugal é cometida por brasileiros!!
      “ta todo mundo indo embora”?
      É… eu vou amanhã…..
      Só é pena que o lixo brasileiro que anda aqui a estragar Portugal não se vá embora de vez…
      .
      Claro que cá ninguém trabalha, por isso é que, mesmo com poucos recursos naturais, o nosso PIB per capita é o DOBRO do brasileiro (um dos países com mais recursos naturais do mundo)!!
      Agora pensa!!
      .
      Portugal tem dos melhores médicos (e faculdades de medicina) do mundo e sim, o azeite e vinho “compram”!!
      O azeite e vinho portugueses estão cada vez melhores e a vender cada vez mais!
      Um dos mercados que está a crescer mais é precisamente o Brasil…
      Mas, como tu és um coitado que não conhece o NADA do Mundo (nem do Brasil!), achas que a fazer carro ou computador é melhor do que fazer vinho ou azeite…
      Só que carro ou computador faz-se em qualquer parte do mundo; já vinho ou azeite de qualidade não certamente com linhas de montagem que se faz!
      Pois…
      .
      Na China é que se produz TUDO e, mesmo assim, coitados da grande maioria dos chineses…
      .
      PS: FABIO SOUSA?
      Sousa?
      Com esse nome é provável que tenhas ascendentes portugueses, mas não te preocupes (tal como tu no Brasil), também há portugueses que não prestam!!

    • LOLOLOLOLOLOLOLOLOL…
      No meio da tua triste pesquisa, encontraste um video a fazer troça da ignorância de uma família de incultos… mas vá lá… lá descobriste que para além de azeite e vinho, que Portugal é o maior produtor de cortiça… força… vai pesquisando que de acordo com o teu nível cultural vais conseguir descobrir mais algumas coisas em mais alguns desses videos bregas…
      Realmente… em resposta aos vídeos do canal que te enviei (entre outras coisas) o melhor que conseguiste foi um vídeo de péssima qualidade e sem “quase” nada de útil…
      És tão ignorante que nem dás conta que estás a gozar com a tua própria cara… e até já te expliquei porquê… mas realmente tu não consegues mais…

      Ah… é verdade… esqueces-te também de referir a taxa de mortalidade infantil… nem vou falar da de mortes por crimes violentos… etc.…

  16. Tu sabias que no quesito educacao, portugal perde feio para Estonia e Lituania, paises arruinados do leste europeu. Sou servidor de um dos Estados mais pobres do Brasil, Rio Grande do Norte! Perto de me aposentar, ainda assim ganho alguns milhares de euros, ja fazendo o câmbio! Dai me mudarei para Portugal, idioma parecido com o Brasileiro, governo português atraindo brasileiro aposentado para ir morar aí País Quebrado, nao tem ninguém em Portugal para me chamar de burro, nem tem pq eu sofrer preconceito custo de vida mais baixo da europa, e posso com facilidade passear na França e Reino Unido. Mas nao mudo minhas conviccoes sobre portugal, um dos paises mais atrasados da europa. E finalmente me livro desse sol, odeio o Sol. So por isso vou embora!Odeio calor

    • Consegues tentar responder e continuar a não dizer nada de jeito… é uma coisa impressionante… e sem ter a mínima capacidade de responder ao que te contra-argumentam…
      ??????????????????!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!… O nível salarial em Portugal, de uma forma geral e comparando com países do norte da Europa é mais baixo… mas querer comparar o nível salarial de uma forma geral do Brasil, com o de Portugal é de rebolar a rir…
      Mas por acaso tu achas que alguém em Portugal está preocupado com as tuas convicções???!!!… principalmente de quem não sabe mesmo nada e demonstra um nível cultural e de conhecimento tão baixo!!!… tens muito………………………………

    • Que personagem…
      “países arruinados do leste europeu”?!
      Enfim…
      Quando o Brasil chegar aos calcanhares de desenvolvimento desses países, avisa!!
      Mais respeito (parece que nem sabes o que isso é!) pela Estónia e pela Lituânia, países que, em Educação (literacy rate), são dos primeiros do mundo bem à frente dos EUA, Reino Unido, Alemanha, França, etc, etc…
      .
      Ganhas milhares de euros e és assim tão ignorante?
      Mais uma vez: por isso que o Brasil está como está…

  17. Salario Minimo no Brasil é baixo, algo em torno de pouco mais de 300 euros, mas aqui nao compramos nem gastamos em euros. E tbm nao nasci para ser assalariado! Ja estou indo para Portugal, justamente pelo idioma e pelo baixo padrao de vida e pela falta de sol

    • É como já disse… não sabes o que dizes e és mentiroso…
      Praticamente tudo o que disseste nesse comentário está errado ou é treta…
      Ao menos pesquisa antes de dizeres barbaridades…

    • LOLOLOLOLOLOLOLOL…
      Corrupção existe em todo o lado… literalmente em todo o lado, mesmo…
      Para além disso acusado é uma coisa… culpado é outra…
      Mas agora… um cara… com origem num dos países mais corruptos do mundo querer “atirar pedras ao telhado dos outros”… é que é uma coisa impressionante…

  18. Paulo Sem Raciocínio, cale-te português burro, quadrado, cabeça de queijo. Tu Nessa internet, pode esquecer o forno e queimar a rosca. A maior inovação que Portugal vendeu ao mundo foi o açúcar brasileiro, de lá para cá mais nada. Sao tão fracos que correram de Napoliao e se esconderam no Rio de Janeiro! Ah Brasil vei sem sorte, tanto país para ser colonizado e foi escolhido por Portugal, onde estavam os ingleses nessa época? O Brasil nao teria corrupcao, favela, violência. Deveriam ter colonizado portugal também ou entao se eu fosse o presidente português me anexava à Espanha, que tambem tá se tornando sem futuro, talvez por ser Vizinho a Portugal e, aí a coisa mais difícil do mundo é achar uma brotinha, em 2020 Portugal se tornará o maior asilo do mundo. Já pensou português sabendo pronunciar mouse, câncer. Seria muito bom para educação desse pais. 🙂 🙂

    • Hahahaa…
      É só rir….
      O Brasil colonizado pelos ingleses havia ser mesmo bonito… tipo uma África do Sul…
      Outro país exemplar (sem corrupção, violência, favelas, etc)… hahaa…
      Ou então matavam todos os que lá viviam, como fizeram nos EUA, Canada, Austrália, etc…
      Além disso, nessa altura, os ingleses ainda estavam “a dormir” e nem sequer sabiam que o Brasil existia!!…
      .
      Sim, sim… foi, foi… nós é que corremos do Napoleão!… haha…
      Mas, na verdade, o Napoleão foi corrido 3 vezes de Portugal – país que NUNCA conseguiu conquistar!
      Aliás, Portugal foi o ÚNICO pais da Europa continental que não foi conquistado pelo Napoleão, que já tinha sobre o seu domínio, a Espanha, Bélgica, Dinamarca, Suíça, Holanda, Dinamarca, Alemanha Polónia, Itália, Áustria, etc,…
      Coisa pouca…
      .
      Mas, continua, assim também vais tomando conhecimento da tua ignorância!!

  19. Irmãos, parem com essa bobagem. É nestas coisas que parecemos mesmo irmãos a discutir por tudo e coisa nenhuma… “A minha pila é maior que a tua, não a minha é que é!!” 🙂
    Temos um passado em comum, verdade seja dita os portugueses fizeram muita merda ao tomar um territorio pela sua riquesa e ao desprezar os direitos humanos. Mas todos evoluimos e agora estamos juntos numa época de crescimento. Porque temos que discutir quem é melhor ou pior? Siga para bingo. Amo Portugal e amo o Brasil.

  20. Hahaha eu faço é rir com tua ignorância. Brasileiros em Portugal, como se nao tivesse portugueses no Brasil!!!!!! A maioria dessas pousadas e hoteis na beira da praia sao de estrangeiros, incluindo portugueses. Uma vez eu até pergintei a um o que levou ele a gastar 15 milhoes em um resort no Brasil e nao em Portugal, a resposta foi que a Europa está totalmente estagnada e escassa de recursos naturais! Que na Europa nao tem mais o que construir, ja deu o q tinha q dar! E agora outro português burro vem dizer que 95% da população brasileira é de passa fome e favelados, moramos na favela e pagamos diaria em resort 5 estrelas de portugueses! Hahaha. Quando Lula abriu credito para financiamento de 4 milhões de moradias, sabe quem mais ganhou dinheiro na construção civil? Portugueses, espanhol e italianos. Se aqui so tem fome, que diabos vcs gastam investem tanto no Brasil? …….
    Ainda q aqui nos nao construissemos tecnologia nenhuma, nao precisamos, TUDO compramos da china a preço de banana, o Brasil vendendo 2 quilos de carne e 1 quilo de ferro que aqui tem de sobra, compramos uma nave espacial chinesa. Até carne de jegue os chineses querem comprar do Brasil, as pessoas aqui riem e nem acreditam. Conforme-se que a globalização do seculo XXI serao USA, China, Japão, da europa so vai escapar a Alemanha, Reino unido, restando India e Brasil! Ja a outra europa so vai se manter de Turismo, investimento nos emergentes e Aposentadoria!

  21. Portugal, país minúsculo que:

    Devastou a mata atlântica para extrair pau brasil

    Exterminou os indígenas

    Escravizou os africanos

    Extraiu milhares de toneladas e ouro do Brasil

    Pelo pacto colonial, forçou o Brasil a fazer negócios ,desvantajosos, somente com a metrópole

    E exigiu, na proclamação da independência, uma indenização de 2 milhões de libras esterlinas

    Todas essas explorações e riquezas para um país do tamanho da vagina de uma formiga anã. E depois de 500 anos é um pais sem futuro. Hahaha

    • Já te tinha enviado resposta mas algum problema não permitiu que a mesma aparecesse…
      Mas vamos lá…
      A tua ignorância é impressionante… é mesmo “bestial”…
      Realmente a incapacidade, falta de cultura, conhecimento e argumentos, implica simplesmente dizer bosta e partir para o insulto…
      És tão ignorante que nem sabes que a cana de açúcar (que tem origem na Índia) começou por ser produzida pelo Império Português na Ilha da Madeira, que só posteriormente a levou, entre outros territórios, para o Brasil…
      Mais… és tão incapaz que só dizes bosta… tão ignorante… tão incapaz… que ainda não percebeste até agora a ironia dos “romanos”… Pára de te armares em vitima, de te fazeres de coitadinho e “cresce”… “Ai os brasileiros, coitadinhos que foram colonizados por estes e por aqueles e que não foram colonizados pelos outros… coitadinhos deles que são tão incapazes“…
      Quando da independência do Brasil e mesmo durante o período do Império Brasileiro os níveis de corrupção e violência eram baixos, favelas inexistentes… mas posteriormente os brasileiros, a partir de uma certa altura, fizeram questão de criar e aumentar isso tudo…
      Não dizes nada, não argumentas nada, és inculto e ainda passas a vida a “mandar postas de pescada”…
      Educação… LOLOLOLOLOLOLOLOLOL… a nível de educação, vocês são dos piores e a “anos luz” de Portugal… aliás isso vê-se até na tua incapacidade de dizer qualquer coisa de jeito… um nível de falta de cultura impressionante… até já com mentiras tentaste argumentar…
      Nem consegue perceber que num país tão brande como o Brasil… 5% de ricos são suficientes para valer o investimento, porque mesmo assim é muita gente… o problema são os outros 90 a 95%…
      Quais são os brasileiros que pagam diária em resort 5 estrelas em Portugal???!!!… LOLOLOLOLOLOLOLOL… não me faças rir…
      O Império Português começou o desbaste da Mata Atlântica… os brasileiros acabaram quase com ela… ainda hoje se não é a fiscalização do IBAMA os caras acabam com o pouco que restou…
      Exterminou indígenas???!!!… Não… miscigenou-se com eles… os Caboclos são um dos melhores exemplos de tal… exterminar era com os Impérios Espanhol, Inglês, etc.…
      Escravizou os africanos… Pois… Africano caçava e escravizava africano e todas as potências mundiais da altura compravam escravos a esclavagistas africanos… Contudo o Império Português foi dos primeiros a abolir a escravatura enquanto no Brasil ela se manteve por mais umas décadas…
      O Império Português explorou os recursos do seu território… como qualquer outro… simples… gostes ou não era como funcionavam as coisas… etc., etc., etc.…
      Portugal é um país sem futuro… mas o Brasil é que está na merda…
      És tão inculto que nem percebes que te insultas a ti próprio…oh Sousa de “origem japonesa”…

      És tão pouco inteligente que nem consegues responder a quem contra-argumenta contra ti… respondendo apenas para o geral… ou por ignorância mesmo, ou possivelmente na vã esperança que não se apercebam do teu comentário…

  22. Voce é burro mesmo, por isso que Brasileiro que estuda história percebe no português a raça mais burra do mundo, isso é consenso. Nao estamos a criticar o fato de Portugal escravizar africanos ou explorar os milhões de toneladas de ouro do Brasil, na epoca do mercantilismo isso era comum. O que deixa o Brasileiro intrigado com o português é o fato de o português transformar tanta riqueza em fumaça, a Alemanha que so foi ter poucas colonias na África 300 anos depois, perdeu 2 guerras mundiais, hoje é a 3 potência economia mundial, o Brasil tem 1000 vezes mais relações comerciais com Alemanha do que com Portugal. Este país nao tem absolutamente nada a oferecer ao Brasil. E tem mais portuguesas no Brasil que Brasileiros Portugal, se for contar proporcional à população, esta estatistica dispara. Foi-se o tempo que alguem passava fome no Brasil, hoje tem tanto beneficios sociais que tem gente que tem preguiça de trabalhar, vagabundagem e corrupção, nestes quesitos somos descendentes de portugueses. Recife e Natal lamentam os holandeses nao terem se estabelecidos por lá, por sinal grandes e belíssimas obras da cidade que estao preservadas até hoje sao criações holandesas e divulgam com orgulho isso! E coisa de burro comprar Brasil e portugal em estabilidade social, vcs sao um pais milenar, temos apenas cento e poucos anos, nao considero Império e dom pedro criacao Brasileira. E nos seculo passados vcs encheram o Brasil de tudo quanto é coisa ruim e desgraças, 100% dessas favelas sao de afro descendesntes, , ciganos, doentes, ladroes, vagabundos trazidos por portugal! a violência da se devido 17000 km de fronteira com colombia, paraguai, bolivia e os maiores produtores de droga do mundo! Pais chibata esse Portugal .outra coisa, meu pai é descendentes de italiano, minha mãe é descendentes de sousa da espanha, outro pais sem futuro e cheio de desempregados!

    • O teu nível de burrice é impressionante… para além de nem saberes o que significa raça… por isso nem vale a pena ir por aí porque não tens capacidade para tal…
      Tu estudares história!!!… não brinques… tu estudas “estória” e não história…
      E como o teu nível cultural é o dos vídeos não ias ter capacidade para perceber nada de relações económicas e de proporções de imigração/emigração… até porque actualmente “chovem” (e não é em tom depreciativo) brasileiros em Portugal… desta vez felizmente maioritariamente gente mais instruída e não tanto o outro tipo de imigrantes das anteriores levas… mas nem vou entrar por aí que ias continuar a mentir como tens mentido até agora… e já te disse… não é por uma mentira ser repetida muitas vezes que passa a ser verdade…
      Aliás como mentes em relação à fome no Brasil… já te disse que quase de certeza conheço melhor o Brasil que tu… e tu mentes com os dentes todos, com os que tens e que não tens…
      Para além disso, já outros igualmente capazes, conhecedores dos factos históricos te deram boas respostas em cima, se não entendeste é porque não és capaz de entender, ou porque não queres…
      De certeza que conheces Recife, Olinda, etc., etc., etc.???!!!… eu bem digo que mentes com os dentes todos…Quantas belíssimas e portentosas obras deixadas pelo Império Português queres que te apresente???!!!… arre que sentido de inferioridade é fogo… E é verdade… os todo poderosos holandeses bem se tentaram instalar por lá, mas o fraquinho do Império Português lá correu com eles… é só “tiros nos pés”…
      Tu és tão mentiroso e tentas de tal modo torcer a história e a realidade que das duas, uma (ou ambas)… ou mentes sobre a origem das favelas (se souberes a verdade)… ou não sabes a origem das favelas… cultiva-te (se conseguires) e depois vê se dizes alguma coisa de jeito…
      Engraçado que foste ao cerne da questão… da grande origem do problema… que realmente é algum tempo depois da queda do Império Brasileiro… por brasileiros republicanos… nem por ex-colonizadores, nem por monárquicos (e atenção que não sou monárquico)… foi pelos brasileiros pura e simples… essa de ir buscar a culpa (“desculpa”) a africanos, ciganos, doentes, ladroes, vagabundos, vizinhos, etc. é das desculpas mais esfarrapadas que existe para justificar a própria incompetência… complexo de inferioridade terrível…
      Quanto ao Sousa… tu só te “enterras”… Então aprende alguma coisa… para azar o teu (ou o meu)… também sou Sousa… daí o S que está no meu “ nome de utilizador” que é um dos meus sobrenomes… Sousa é um sobrenome com origem no Norte de Portugal… gostes ou não… se depois um teu antepassado emigrou para Espanha e depois os seus descendentes emigraram para o Brasil… isso já é um problema teu…

  23. O Brasil tem fabrica da Fiat, ford, chevrolet, wolksvagen, scania, renault, pegout, toyota, suzuki, hyunday, mitsubish, honda,. Italia, Eua, França, Alemanha, Suécia, Japão, Koreia. De Portugal ta vindo uma fábrica de charrete modelo 1830, a mesma utilizada por Dom Pedro. O Brasil pode até ser uma merda, mas quem diabos é portugal, pais atrasado, para falar do Brasil?!! A maior TV a cabo em Portugal é de um miserável pais Africano, dona Izabel dos Santos. Nossas raizes nao sao so portuguesas, aqui no seculo xx vieram italianos, japoneses, espanhóis, e apos 2 guerra mundial judeus, armênios, servios, croatas, sirios, libaneses, etc etc etc

    • Eu não digo que tu só te enterras…
      Para além de eu não responder a provocações quanto a ter ou não fábricas disto ou daquilo… ou de quais são as fábricas que temos e de quais são os modelos que existem em Portugal… discussão pura e simplesmente estúpida… e nem vou comparar a diferença salarial entre os empregados fabris das fábricas de automóveis daqui com as daí… aprende a pesquisar…
      Quanto a país atrasado era melhor que te calasses mesmo… pois a comparação é humilhante para os brasileiros… mais uma vez aprende a pesquisar…
      O interessante ainda, é que quando pesquisas alguma coisa… para além de não o saberes fazer… só dizes merda… tu lá percebes alguma coisa de televisão em Portugal???… nada… mas também não vou perder tempo a explicar-te…
      E não… o Brasil não é uma merda… uma boa parte do povo brasileiro é que o é (e atenção que eu não disse todo, pois existe gente muito boa por aí e eu conheço alguns)…
      Nunca disse que as raízes dos brasileiros eram só portuguesas… Aliás o Brasil é um dos países mais multi-étnicos que existe…
      E já agora não vou puxar de galões falando-te de formação académica, mas digo-te que conheço muito bem a história do Brasil… pelo que vejo/leio nos teus comentários, conheço melhor que tu em muitos aspectos… se não mesmo em todos os aspectos… tu é que sofres de um azedume impressionante…
      Quando falei de raízes… estava mesmo a falar das tuas raízes e da enorme estupidez que é gozares com as tuas próprias raízes… as mesmas que tu tentas-te depois a todo o custo disfarçar…
      Mais uma vez… totalmente errado… o Estado de Santa Catarina não é todo alemão… quanto muito, é o Estado do Brasil com mais influencia de colonos de origem alemã… Aliás… devias saber que a maioria dos estados brasileiros (e atenção que eu não disse todos) começou por ser colonizado por povos de origem portuguesa, levados pela coroa portuguesa ou comandada por indivíduos às ordens da coroa portuguesa…
      O que não deixou de ser o caso de Santa Catarina… um dos territórios mais antigos… que começou por ser colonizado por povos de origem portuguesa (claro que estou a falar de povos de origem europeia e não dos mais antigos de origem indígena)… aliás com uma grande predominância da sua origem no Arquipélago dos Açores… Mais tarde e já após a independência, durante o período do Império Brasileiro foi estimulada a colonização por alemães… que mais tarde poderá mesmo ter sido superada pela colonização de origem italiana… Claro que devido à origem das diversas vagas de colonos, o Estado de Santa Catarina tem muita influencia de culturas de diferentes origens europeias… entre outras… etc., etc., etc.…
      A ex-presidente Dilma é realmente de origem búlgara, do lado paterno… não há duvidas disso… Mas… por acaso, do lado materno tem algures origem portuguesa…

  24. Stand e Poor classificou a economia de Portugal como Lixo Econômico. Todo ano Portugal apresenta defict na balança comercial, mesmo diante de um gigantesco bloco econômico chamado UE, mesmo vendendo tudo que Angola consome. Por sinal, Izabel dos Santos ja comprou metade de Portugal, Telefonia, bancos, tv a cabo, filha do presidente de um miserável pais africano. BRASIL nao deve ao FMI, todo mês gera superavit na balança. O que esperar de um país fraco Portulixo tecnologicamente atrasado que tudo que vende é bacalhau, vinho e azeite de oliva. Essa é a imagem que Brasil tem de Portugal. Vocês nao sao Alemanha, Vocês nao sao EUA, Vocês nao são China. Vocês nao Sao Brasil, Vocês nao tem a 3 maior fabricante de aeronaves do Mundo Embraer, Vocês nao tem a maior cervejaria do mundo Ambev, Vocês nao tem o maior Frigorífico do Mundo JBS friboi, Voces nao tem o 3 maior banco do mundo Itau-unibanco e o maior do hemisfério sul, Voces nao tem a 3 maior petrolífera do mundo, Vocês nao tem a 3 mineradora do mundo. A cidade de Sao Paulo ( A capital) tem um pib maior que quase metade dos ESTADOS dos ESTADOS UNIDOS e 85% de toda a economia de Israel. Então Português burro, nao faça comparações Esdrúxulas vá vender sua rosca, seu bacalhau que é a melhor coisa que você faz!

    Vocês nao são Alemanha, Vocês nao são EUA, Vocês nao sao China para divulgar um comercial preconceituoso desses, e so tens essa qualidade de vida devido a riqueza acumulada a custa de muita exploração da América e da Africa, mas as futuras gerações portuguesas estao perdidas, nao é a toa que 95% dos trabalhadores ganham até 1000 euros nessa economia ridícula

    https://m.youtube.com/watch?v=HHlX8f2kskg

    • Eu sabia que tu eras ignorante… só não sabia que era tanto…
      Mas tu julgas que eu ou alguém mais informado quer saber do que diz a Stand e Poor ou qualquer outra empresa do género que falhou vergonhosamente as previsões da última crise mundial… que reviu em alta o rating de bancos que logo a sair caíram que nem “baralhos de cartas”!!!!… vai dormir cara…
      Seria até uma vergonha ainda maior uma economia e um país desse tamanho não ter essas empresas todas e até muito mais… mas diz o resto da verdade… muitas dessas empresas aproveitam e em força muito do emprego a salários escravos que têm aí… mais… é vergonhoso o que se paga nesse país a professores… aqueles que deviam ser dos principais agentes de educação desse país… Realmente, não admira que cada vez que abres a boca só saia bosta… Aliás esta notícia diz muito da maravilha que vocês têm por aí: “Professores do Rio de Janeiro vão receber treino de guerra”… possivelmente é por isso que o teu nível cultural e de conhecimento é tão miserável… tem vergonha na cara…
      Quanto a tecnologicamente atrasado… tu nem mereces resposta… é só comparar uma coisa tão simples como a qualidade da internet… estais a anos luz… mas dessa boca só continua a sair bosta…
      Já agora… tens mineradoras assim tão grandes???!!!… caramba… eu pensei que os “portugueses” tinham levado tudo (modo irónico ligado, para o caso de não teres inteligência suficiente para o perceber)… tu “só te enterras”… E já agora, mineradoras assim tão grandes para quê???!!!… para provocarem uma das maiores catástrofes naturais e humanitárias como a última que aconteceu por aí???!!!… podes ficar com elas todas…
      Tens superavit para alimentar bandidos e políticos corruptos, porque ao povo em geral não chega nada… para que serve esse superavit se grande parte do povo continua miserável???!!!… se as infraestruturas são miseráveis… se a segurança, a educação e a saúde são uma miséria inqualificável, para que os sugadores possam continuar na maior… ganha vergonha… pensas que por contares muitas vezes uma mentira ela se torna verdade???…
      A imagem que alguns brasileiros burros e ignorantes têm de Portugal dão-me cá um abalo que nem fazes ideia… Mas tu julgas que me dou com brasileiros ignorantes como tu???!!!… “cresce e aparece”… Dou-me e conheço muitos brasileiros, mas com um nível cultural muito superior ao teu… com cultura suficiente para se ter uma conversa com nível…
      Ser EUA para quê???!!!… para ter um dos sistemas de saúde mais humilhantes dentro do “mundo desenvolvido”???!!!… (1 exemplo)… Ser China para quê???!!!… para ter uma das sociedades mais oprimidas do mundo???!!!… (2 exemplos)… Ser a Alemanha???!!!… Nã… já deu merda demais para se confiar neles…
      Comercial preconceituoso???!!!… eu não digo que tu és ignorante demais… nem consegues perceber que esses comerciais são exatamente contra o preconceito… tu só te enterras…
      Tu tens ideia do que é ganhar €1000 em Portugal???!!!… tomaram muitos brasileiros viverem e ganharem só €600 em Portugal, quanto mais €1000…
      Cara… tu continuas a ser um ignorante, agarrado a um passado que não só não consegues interpretar, como não entendes…
      Oh Sousa de origem japonesa, continua a “dar tiros nos pés” que te ficam muito bem… Se calhar também tenho que ir pedir contas aos italianos por causa do ouro extraído pelo Império Romano… oh complexo de inferioridade… que procura sempre nos outros as desculpas para a própria incompetência… ainda não chega de ser o “coitadinho”???!!!…

  25. Hodiernamente, O brasileiro que migra para Portugal, é o brasileiro rico, aposentado ou empresários que ganha bem , clamando por uma melhor qualidade de vida, é o meu caso, com uma aposentadoria de 10 mil reais, pretendo me mudar. O brasileiro jovem nao vai mais se aventurar atras de emprego em Portugal, até porque nao tem. Ultimamente estão mais procurando Canadá, Austrália, Nova Zelândia e Irlanda

  26. O primeiro video nao retrata nada alem ou aquém do que eu disse. Brasileiros aposentados e com boa qualidade de vida buscando portugal devido: facilidade de cidadania, lingua, pacificidade e principalmente o custa de vida. Isso é turismo, deixa dinheiro, emprego e impostos, e nao desfalca a balanca comercial Brasileira pq so de Impostos o Brasil arrecada 10 vezes todo o pib Portugues. Em lisboa as coisas sao 3 vezes ou mais mais baratos que Brasília e Manaus, tenho familiares que fizeram essas comparaçoes. Eu havia feito outro comentário, talvez o moderador do site nao liberou. A violência no Brasil está devido Bolívia, Paraguai, Colômbia e Peru produzirem 100% da cocaína consumida na Europa, rota atravessada pelo Brasil. Nao venha me dizer que Europeu nao usa droga, pq se assim nao fosse, um quilo nao chegaria a 35 mil euros, enquanto sai da Colômbia por 500 dolares. Esse quarteto sul americano responde por 80% de toda a droga consumida no mundo. Os outros 20% sao produzidos na America central e mexico e despachado nos EUA. O brasil nao produz uma grama dessa droga, o Brasil nao produz 1 faca dentre as armas qye eatao nas maos dos traficantes. Os Eua, a maior potencia militar, tecnológica e economia do Planeta, nao consegue fechar sua fronteira com o México, que nao chega a 1/3 da Brasileira . Assiata a Narcoa e veja que no auge da Droga, Miami chegou a registar milhares de homicídios. Entao nao faça comparações Esdrúxulas somente baseadas em estatísticas dizendo q a ineficiência di Brasil no quesito segurança pública é problema de governança, aqui nao é angola, aqui nao é Moçambique. Temos mais de 1 milhão de agentes de segurança pública, forças armadas, policia Federal, policia Rodoviária Federal, Polícia Civil, Polícia Militar, guardas municipais. O salario Médio de um Policial Federal em Início de carreira gira em torno de 15 mil reais, talvez até maior q um policial Português.

    • Bom… tu só ouves/vês o que te interessa… aliás eu nunca disse que não havia incentivos a aposentados e ricos para virem para Portugal… bem pelo contrário… aliás sabe-se bem porquê… mais… o Brasil pode arrecadar o que quiser em impostos dessas aposentadorias e salário, desde que os seus titulares gastem o “resto” dessa aposentadoria e salário em Portugal, está óptimo… agora chamares a isso turismo é de fazer rir… é mesmo turismo… não hajam duvidas… turismo para o resto da vida…
      Que me interessa que a arrecadação de impostos possa ser maior que o PIB português, se o Brasil tem bem mais população… mas pior… se a aplicação de impostos é mal feita e a qualidade de vida dos brasileiros em geral é uma desgraça… fica lá com os teus impostos e trás para cá o valor líquido das aposentadorias e dos salários…
      Já agora ouve a entrevista do ator/humorista brasileiro Pedro Cardoso para a rádio Band news…
      Mas o resto da informação da reportagem já não te “interessou”… pensei que sendo no teu sotaque, tu conseguisses apanhar melhor as coisas… mas vamos lá… nessa reportagem da Globo, logo aos 00:25 tu deverias ver um caso do irmão do Guga mudando completamente de vida indo para Lisboa… aos 2:14 falasse de jovens brasileiros estudantes universitários… 5:10 a diferença de emigração brasileira para Portugal da atualidade para a dos anos 80/90… 9:00 quem está saindo na atualidade do Brasil e para onde…
      No 2º vídeo aos 1:04 o cara que está falando é mesmo aposentado… ou então o cara dos 2:42… não hajam duvidas (modo irónico)…
      Agora não sabia que segurança, qualidade de vida eram desvantagens… ou que ter as coisas mais baratas era mau… mas tu lá sabes…
      No Brasil não se produz droga!!!… essa é para fazer rir… pois é uma das coisas de que me lembro ainda da última vez que estive no Brasil de ver numa reportagem, que foi a destruição de uma plantação de droga… e não é mais só de maconha… porque essa produção de maconha já é antiga no Brasil… o que deu para espantar é que a plantação que foi descoberta e que estava a ser destruída era de coca, mesmo…
      Cara… para de culpar os outros pela desgraça que isso está aí… deixem de se esconder atrás de bolivianos, paraguaios, colombianos, peruanos, etc.… deixem de se fazer de “coitadinhos” e resolvam os vossos problemas… pois não é mais ninguém, senão vocês que provocam e são os principais causadores dos problemas do Brasil…
      Faca nas mãos dos traficantes!!!… e traficante lá anda com faca (ou só com faca)???… os traficantes brasileiros chegam a ter armamento ainda mais pesado que a própria polícia…
      Tu gostas mesmo de “tapar o Sol com a peneira” ou de atirar areia para os olhos dos outros… O problema de segurança do Brasil é da responsabilidade do próprio Brasil e da incompetência, corrupção e descontrolo que a ela diz respeito… Enquanto se andarem a fazer de “coitadinhos” e a arranjar desculpas esfarrapadas para os problemas, não os vão conseguir resolver…
      Já te disse que possivelmente conheço melhor o Brasil que tu… aliás e só para te dar um exemplo… referiste no teu comentário, Manaus… cidade nos arredores da qual tive uma propriedade… perto do Aleixo… mas muito antes de sequer tal bairro (invasão) existir… Por isso não me tentes atirar areia para os olhos, que aqui não pega…
      O salário de um polícia federal daí (mais ao menos equivalente à nossa polícia judiciária), não é de R$15 mil em início de carreira, como dizes… Se não me engano anda em torno de R$11 e 12 mil… o que não é mau… até é muito bom… mas tu também quiseste logo dar o exemplo dos policiais que mais ganham… és “muito esperto”… olha que não falas-te do salário de um polícia militar ou de um municipal…
      Mas por acaso na minha anterior resposta eu falei-te de uma outra classe profissional… mas olha que tu não lhe pegaste… “passaste ao lado”… pois eu falei-te do salário (e já agora do horário) de um Professor… profissionais de extrema importantes e fundamentais para que uma sociedade avance… mas esse já não te interessou falar… e atenção que não estou a falar de professor universitário, para o caso de te sentires tentado… estou a falar dos outros Professores que estão espalhados por essas escolas fora de norte a sul e de este a oeste desse país… e cujos salários e condições de trabalho são uma absoluta vergonha…

  27. É muito facil Portugal um país encravado na Europa dizer q é pacífico por competência própria, queria ver está na America central e com esse exército ridiculo que nao aguenta meia hora de guerra. Quanto as instabilidades no Brasil, nada comprado a Europa no século XX, nao é à toa que vocês se auto destruiram em 2 guerras mundiais em menos de 30 anos, em 74 varios portugueses emigraram para um Brasil devido tbm a instabilidades politicas. Agora so te corrigindo, tenho um colega na PF em Cuiabá, me mostrou o contra cheque, ganha 15 mil reais bruto, 12 mil líquidos. A maior parte da PM é mal remunerada, mas nenhum soldado no Brasil em Início de Carreira ganha menos de 3 mil reais, apenas 2 estados pagam essse valor baixo de 3000, Coronel 15 mil, delegado 15 mil e isso varia de estado, no Distrito Federal um soldado chega a ganhar mais de 7000 reais, Goias e Tocantins quase 5, Mato Grosso 4.500, Amazonas 4000. Comparado ao soldado mais raso, é compatível com um policial Português. Isso se for Soldado, depoisvem cabo, sargento, tenente, Capitão, major…..

    https://www.google.com.br/amp/www.dn.pt/portugal/interior/amp/oficiais-das-fa-psp-e-gnr-ganham-abaixo-do-mercado-3117817.html

    Vou desenhar, quando digo que o Brasil nao produz uma grama, quero dizer que a apesar de produzir, nao se compara às toneladas de droga que vem do Oeste sul americano e é despachado pelo mundo

    Quando digo que o Brasil nao fabrica nem uma faca para traficante, me refiro que todo esse armamento pesado, vem de fora. Se duvidas, tentas comprar arma no Brasil, vê se consegues. Se nao entendeu, posso desenhar

    Resumindo, Reconheco que o Brasil é um pais cheio de problemas, mas Portugal nao tem moral para falar de baixos salarios brasileiros. Se fosse a Suíça eu ainda ficaria calado!

  28. Aqui existe pobreza, mas se você tem qualificação, nao faltam boas oportunidades de trabalho e emprego. Um branco, igual a mim, qualificado, ganho acima da média de muitos países europeus. Apenas 5% da população brasileira fala inglês fluente, isso representa um aumento de 30% do salário, na qual se aprende inglês até pela internet, ainda assim o povo nao se qualifica, principalmente os afrodescendentes, preferem dinheiro facil e arriscado na droga. Como todos os problemas, para quem estuda e quer alguma coisa da vida, tem vaga para todo mundo

    Outra, nao é nao O brasileiro rico que ta indo morar em Portugal,? levando o dinheiro daqui e tirando os tuga da Crise. Veja o video com sotaque português

    https://m.youtube.com/watch?v=CtVdwjhzScU

  29. E por último, vos nao vos libertais dos romanos e sim dos árabes no inicio do milenio 1, na baixa idade antiga! Por isso muitas palavras portuguêsas sao de origens árabes

    • Cara tu não sabes, tens falta de conhecimento e nem ao menos pesquisas bem… e depois contradizes-te que é uma coisa impressionante…
      Então é fácil ser pacífico encravado na Europa e depois a Europa se auto-destruiu… decide-te… ou uma coisa ou outra…
      Mas agora a falar seriamente… onde há povos diferentes, culturas diferentes, recursos diferentes, línguas diferentes há sempre o risco de haver problemas… Aliás vocês mesmo já sentiram isso por aí, pois já tiveram os vossos conflitos pós-independência com alguns dos vossos vizinhos… E não precisavas de ter ido tanto para trás para ver instabilidade bélica na Europa… bem mais recentemente teve o triste conflito na ex-Jugoslávia… que foi uma vergonha só… por isso estar na Europa por vezes pode não significar nada… aliás a criação da Comunidade Europeia assenta numa tentativa pós II Grande Guerra de tentar que tal não voltasse a acontecer… Mesmo Portugal e Espanha, dois países da Comunidade Europeia, mantêm alguns desentendimentos que na atualidade são “apenas” conflitos diplomáticos, mas eles não deixam de existir…
      Mas pegando ainda nessas duas Guerras Mundiais que falaste… Portugal esteve afastado a última, com jogos diplomáticos do nosso ditador, mas esteve… e ambas duas foram iniciadas pelos alemães que tu tanto aprecias e admiras…
      Muitos portugueses imigraram para o Brasil, mas a maioria nem foi em 74, foi um bom bocado antes… especialmente nos anos 60 a fugir da ditadura ou do risco de ser incorporado no exército e ter que ir combater para a Guerra do Ultramar… Em 74 foi quando se deu um Golpe Militar/Revolução que fez cair a ditadura do Estado Novo e levou à descolonização das colónias africanas e de Timor Leste (que posteriormente foi invadido pela Indonésia e só recentemente conseguiu a independência de facto)… Houve realmente instabilidade entre 74 e 76 mas não foi aí que se deu a grande imigração para o Brasil… já tinha sido antes… portanto aprende a pesquisar melhor e cuidado com as fontes…
      E já agora respondendo ao teu comentário… “…com esse exército ridiculo que nao aguenta meia hora de guerra…”… As nossas forças armadas são o que têm que ser e o que é preciso na atualidade… e o serviço militar já nem é obrigatório… até há quem ache que as forças armadas deviam ser ainda mais reduzidas, etc.… mas isso são opiniões e valem o que valem… Mas em Portugal e até de experiências do passado, existe em caso de risco/necessidade, mobilização e recrutamento de soldados para os três ramos das forças armadas… Esse país pequenino durante mais de 10 anos combateu em 3 frentes de batalha, numa guerra não convencional (do estilo daquela que os EUA perderam no Vietname), intercontinental e com as forças inimigas apoiadas pelos dois blocos que na altura se digladiavam na Guerra Fria (EUA e URSS)… E mais interessante ainda… não perdeu em nenhuma frende de batalha a guerra… essa guerra, a Guerra do Ultramar (a justeza ou não dessa guerra aqui não está em causa), terminou com o Golpe Militar/Revolução de 74 que se deu em Lisboa e que levou à descolonização das últimas colónias portuguesas e à passagem para um estado democrático (este último, 2 anos depois)… mais te podia dizer sobre isso… mas já chega…
      E já agora… quando muitos dos teus conterrâneos falam em Portugal como país “pacífico”… por norma querem referir-se a segurança mesmo… mas tu quiseste ir por esse lado da “guerra”… ok…
      Já te disse que quanto a conhecer o Brasil é quase certo que o conheço melhor que tu…
      Quanto ao salário na PF… ou devido a essa inflação galopante que tem por aí também houve um aumento salarial desmesurado em pouco tempo, ou o teu amigo não está em início de carreira… e os valores que eu dei eram brutos…
      Quanto aos salários dos oficiais das nossas forças armadas e policiais… não te preocupes que vivem bem e com qualidade de vida… pois a relação salário com custo de vida é que interessa…
      Não precisas “desenhar”… não… produzir “pouco” não é o mesmo que não produzir… E mais… também posso “desenhar”… tu dizes “…tentas comprar arma no Brasil, vê se consegues…”… eu mesmo, um estrangeiro, nem precisei de tentar… nos arredores de Macaé, ofereceram-me para venda uma arma ilegal e eu nem estava procurando… imagina se estivesse… Mas tu queres tapar os olhos a quem cara???!!!…
      Portugal não tem que ter ou deixar de ter moral para falar de baixos salários… mas eu tenho todo o direito e principalmente o conhecimento para falar o que quiser…
      Qualificação!!!… 5% da população brasileira fala inglês fluente!!!… sério!!!… isso não é verdade, fluente é apenas cerca de 1% da população do Brasil… Mas o inglês é uma língua falada por uma grande maioria das novas gerações em Portugal (e quando falo nova, falo para baixo dos cerca de 40 anos) e as gerações mais jovens de forma geral fala toda fluentemente… mas por norma ainda falam outra língua… o normal na escola é aprenderem-se duas línguas estrangeiras… alias os falantes de português nativos de Portugal, são conhecidos por aprenderem com facilidade outras línguas (entre outras vantagens está a riqueza em fonemas na nossa língua)… Agora, embora eu até suspeitasse, por outros comentários que fizeste, não te imaginava tão racista… mas fazer o quê…
      Cara… tu é só isso que consegues pesquisar na internet???!!!… é só vídeos e pesquisas brega que tu encontras???!!!… já não falando fora do contexto… se queres que te responda seriamente, ao menos arranja coisas inteligentes para discutir… Se pensas que vou chorar por brasileiros ricos ou ricos de qualquer outra nacionalidade, se sentirem seguros, gostarem de Portugal, estarem a querer vir morar para Portugal, gastar dinheiro em Portugal, trazerem divisas para Portugal… então espera sentado para não te cansares…
      Mas já agora toma lá alguns para te entreteres…
      Este no meu e no teu sotaque: https://www.youtube.com/watch?v=IminUGqA5t4
      Este no teu sotaque: https://www.youtube.com/watch?v=rDrMv1-p51s
      E este de um canal que eu até já te aconselhei: https://www.youtube.com/watch?v=KChdHy6s2ZI (tendo em conta que este ano subiu para 3º lugar http://www.visionofhumanity.org/ )…
      E cara… quando quiseres discutir história a sério de Portugal e até do Brasil… pelo menos primeiro cultiva-te… mas cultiva-te muito, de fontes fidedignas e diversas, para não dizeres tanta asneira junta… mas vou-te só dar umas dicas, para aprenderes alguma coisa… e nem vou referir datas, porque aí tu já te “enterraste” todo… quando me referi a romanos referi-me ao Império Romano que tinha entre partes do seu território a Península Ibérica (Ibéria na altura) onde se encontra na actualidade Portugal Continental e no qual exploraram as reservas minerais da região (entre os quais ouro, prata, mármore, etc.), como seu território que era… muito mais tarde e depois de o território passar por muitas outras posses (que não vou estar agora aqui a explicar-te) Portugal tornou-se independente de Castela e não dos árabes… já durante a chamada reconquista contra os mouros (que tu chamas de árabes) e que foi continuada, agora como reino independente… Aliás e só como curiosidade… é dessa altura da reconquista, ainda mais antigo que o Sousa, que surge o teu outro sobrenome, Moura…
      Outra correção… o português é uma língua latina… e como tal com origem no latim que era a língua do Império romano… por isso a esmagadora maioria das palavras são de origem latina… como é obvio, as línguas evoluem especialmente do contacto com outras línguas/culturas, por isso algumas palavras têm origem no árabe (da altura da reconquista), de línguas/dialetos africanos, índios, etc.… e actualmente alguns novos termos associados às novas tecnologias e/ou à natural evolução da língua…
      Mas eu continuo a achar interessante uma coisa… e já te lancei o tema por duas vezes… tu gostas muito de falar de salários e de regalias de algumas classes profissionais… que no cômputo geral e tendo em contra o padrão brasileiro até se podem considerar beneficiadas… Mas não falas dos salários e condições de trabalho daquela classe que está na primeira linha para resolver o problema do que tu mesmo dizes “…para quem estuda e quer alguma coisa da vida…”… aquela classe profissional associada à educação de um povo, que são os professores… foges do tema como o “diabo da cruz”…

  30. Ja que nao posso desenhar, vou explicar. Nao já nenhuma contradição, o problema é que você nao raciocina. Portugal hoje é seguro por está na europa, porque hoje a Europa é pacifica, a guerra foi há 70 anos atrás, assim como o Brasil tem seus problemas, a europa ja teve os dela. Pouco tambem me interesa a história de Portugal, estudamos e história do Brasil e história geral, que nao profundamente engloba portugal enquanto a colonização, somente. Suas fontes sao tao segura que diz que o Brasil tem uma inflação galopante, nossa moeda está controlada desde 1994, 2016/2017 o IGPM deu negativo. Muito facil aprender outro idioma em Portugal, a pé vou a Espanha, de bicicleta à França e de onibus à Inglaterra. A fronteira mais proximo que moro sao 6000 km. Vc falou que os policiais no Brasil ganham muito mal, mostrei que a maioria ganham igual ou mais que os policiais portugueses, e aqui somos centenas de milhares. Um exército é coisa do passado????? Deixa o estado islâmico saber disso que domina Portugal em menos de 24 horas. Quanto aos professores, rede publica paga mal, piso de 2800 reais, proximo a um professor português. Mas toda classe média brasileira estuda em escolas particulares, meu pai, eu, minha filha. Nao precisamos da educação e da saúde pública! Pagamos tudo particular

    E por ultimo, como choro ou sem choro, pouco me importo se vc faz ou nao questão que Brasileiros ricos vao morar em Portugal. Nao me preocupo nem com o dinheiro que eles tiram do Brasil para levar pra aí, quanto mais com vc que nem sei quem é. Enquanto Brasileiros estao indo morar em Portugal. Portugueses migram para o reino unido atras de emprego, ou vais me dizer que aí sobra emprego. Vi reportagem de Portugueses migrando para Angola, um pais com um custo de vida caro q nao tem nada a oferecer

    • Fabio… eu já te disse para te informares e te cultivares antes de vires tentar argumentar comigo… procura muitas e diversas fontes… não têm que dizer todas a mesma coisa… têm é que ser minimamente fidedignas… porque opiniões todos temos… e o teu problema já nem deve ser raciocínio… é muita falta de informação/cultura mesmo… é que não há quase nenhum argumento/comentário teu que até agora não tenha caído pela base…
      Como já te havia dito a última guerra na Europa não foi à 70 anos… infelizmente ocorreu durante os anos 90 até 2001, Guerra dos Balcãs, foi terrível, mesmo muito nojenta em muitos aspectos, com genocídio pelo meio, etc.…
      Pois eu suspeitava… claro que não te interessa história/conhecimento de nada… o conhecimento que tens do próprio Brasil deixa imenso a desejar… preferes falar de core sem conhecimento de nada, de tal modo que só dizes barbaridades… com um azedume impressionante e a “dar tiros nos pés” que é uma coisa impressionante… Pois… já em Portugal… para além de História de Portugal, dá-se também História Mundial de forma que as crianças e os jovens tenham um conhecimento geral de tudo, do Mundo onde vivem, inclusivamente de alguma História do Brasil, mesmo pós independência… “conhecimento e cultura não ocupa lugar”… pelo contrário, enriquece…
      Cara… não é sequer uma questão de fontes… é conhecimento no terreno mesmo… podes tentar atirar areia para os olhos de outro qualquer, mas a mim… não… por isso não inventes… a inflação no Brasil é uma vergonha e o pobre do povo é que paga…
      Mais uma vez só dizes asneira… a facilidade de aprender outros idiomas em Portugal não tem absolutamente nada a ver com proximidade a outros povos/culturas/línguas… pois os espanhóis, franceses, etc. vivem bem mais perto de outras culturas e ao pé dos portugueses ficam muito atrás no que respeita a aprender outros idiomas… sem falar do facto de se ser nativo de língua portuguesa… como já te disse a diferença está na educação mesmo… na escola aprenderem-se pelo menos duas línguas estrangeiras… e o inglês começa mesmo a ser iniciado na pré… é uma questão de educação…
      Deixa-te de fantasias com a “estória” do que ganham os PM brasileiros… já te disse que o problema não está nos números… está na relação salário com custo de vida… por isso deixa-te de “cantigas”…
      No geral falei-te de forças armadas e não de exercito… no exercito é por acaso onde na atualidade não precisamos de investir tanto e mais em marinha e força aérea… e mesmo aí os gastos tendem a ser reduzidos… para além disso já deves ter ouvido falar em alianças militares… E não hajam duvidas que era mesmo do daesh que nós agora íamos ter medo… E mais… primeiro aprende um bocadinhos… nem que seja só um bocadinho, de geografia…
      Claro que aqui infelizmente não sobra emprego… quem dera que assim fosse… mas a taxa de desemprego tem vindo a diminuir mesmo com os emigrantes regressando e com a chegada de novos imigrantes… mas claro que gostaríamos todos aqui que a situação fosse muito melhor…
      Realmente deves perceber mesmo bem as reportagens… não hajam duvidas… pelo que se tem visto até agora… muitos desses portugueses que estão emigrados em Angola estão a ganhar um dinheirão porque são profissionais qualificados e têm posições altamente privilegiadas dadas pelas empresas que os colocam a trabalhar lá e/ou têm dupla nacionalidade o que também lhes permite ter algumas vantagens… mas isso já levava muito tempo a explicar-te…
      Quanto à dos professores disseste tudo… enterraste-te todo… Como é que é??? os da rede publica ganham próximo a um professor português!!!… vai sonhando, vai… e olha que nem se pode dizer que um professor português ganhe bem, especialmente em início de carreira… Nem mesmo os vossos professores do ensino particular ganham minimamente bem e nem têm uma boa qualidade de trabalho… o mais admirável é tu chegares quase ao ponto ou chegar mesmo ao ponto de defender um mau ensino público… é miserável de mais… não admira que esse país se encontre assim… só uma pequena quantidade da população brasileira consegue ter acesso a ensino particular… e mesmo nesse tipo de ensino algum é uma vergonha… e tu vens para aqui de peito cheio falar de uma educação vergonhosa que é oferecida de uma forma geral aos brasileiros… tem vergonha e tem mais respeito pela maioria do povo do teu país… nem vou classificar o que tu dizes, sobre risco de este comentário/resposta poder ser censurado…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.