Trump diz que ganha as eleições mesmo sem o apoio do partido

Gage Skidmore /Flickr

O milionário americano Donald Trump

O milionário americano Donald Trump

O candidato republicano às eleições de novembro, nos Estados Unidos, Donald Trump, assegurou que poderá ganhar a Presidência sem o apoio do seu partido, se for necessário.

“Estaria muito bem se os republicanos se mantiverem unidos”, disse Trump numa entrevista emitida este dmomingo, pela cadeia NBC, tendo recordado que é “um candidato diferente” dos que tradicionalmente têm representado esse partido.

“Creio que posso ganhar de qualquer forma. Posso ganhar de uma forma ou de outra. Ganhei as primárias sem eles. Sou alguém que vem de fora e ganhei as primárias”, avançou ao ser questionado sobre a possibilidade de perder o apoio do núcleo do seu partido.

O jornal Washington Post noticiou que “dezenas” de republicanos opositores a Trump estão a traçar um plano para evitar que se transforme no candidato do partido na convenção que se celebrará dentro de um mês em Cleveland (Ohio), mediante mudanças das regras que regem a reunião do partido.

Trump Classificou esse plano de “ilegal” e sugeriu que se trata de uma informação “falsa” e “inventada pela imprensa”.

“Primeiro de tudo, é ilegal. Segundo, não podem fazê-lo. Terceiro, nós – não eu – temos quase 14 milhões de votos no sistema das primárias”, afirmou Trump a partir de Las Vegas.

O presidente da convenção dos republicanos, Paul Ryan, esclareceu este domingo que não vai bloquear uma eventual rebelião dos delegados contra Donald Trump na reunião do partido, que está agendada para Julho.

Em entrevista à NBC, o mais alto representante do partido no Congresso disse que “a última coisa que vai fazer é dizer aos delegados o que fazer” e que se vai limitar a conduzir os trabalhos de forma “clara, honesta e seguindo as regras”.

“Eles ditam as regras, eles tomam as decisões”, sublinhou. “A última coisa que faria seria dizer a alguém para fazer algo contrário à sua consciência”, insistiu.

Uma sondagem divulgada na semana passada pela Bloomberg mostrou Hillary Clinton cada vez mais destacada e com uma vantagem de dois dígitos a nível nacional: a democrata recolhe 49% das preferências, contra apenas 37% que confiam o seu voto a Trump.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Entre "bomba atómica" e "cozinhado" de última hora, Marcelo recebeu Rangel (para irritação de Rio)

O Presidente da República recebeu Paulo Rangel numa altura em que tenta ainda "cozinhar" um entendimento de última hora para aprovação do Orçamento de Estado para 2022, de modo a evitar a "bomba atómica" da …

Sarabia (2E) do Sporting disputa a bola com Ricielli (2D) do Famalicão durante jogo da Taça da Liga

Sporting 2-1 Famalicão | Leões roubaram a bola e não deram hipóteses

O Sporting venceu o Famalicão 2-1, em jogo do grupo B da Taça da Liga, no qual, apesar da diferença mínima, não deu hipóteses ao adversário e controlou-o desde o primeiro ao último minuto. Finalmente Rúben …

Cidade australiana está a dar terrenos de graça para atrair novos moradores

Uma cidade em Queensland, na Austrália, está a doar terrenos numa tentativa de aumentar a sua população de apenas 800 pessoas. Em declarações ao site news.com.au, as autoridades da cidade australiana de Quilpie explicaram que estão …

Princesa Mako e o marido Komuro Kei

Entre escândalos na imprensa e stress pós-traumático, nada deteve o amor da Princesa Mako pelo plebeu Kei Komuro

A monarca japonesa vai abandonar a vida real e viver nos EUA com o marido, um advogado plebeu que conheceu em 2012 na Universidade. A imprensa tem escrutinado a vida de Komuro Kei, que consideram …

Depressão: o relato de Vanessa Fernandes

Escrava do seu sucesso, a vencedora de uma medalha nos Jogos Olímpicos confessa que teria ficado destruída, caso não tivesse pedido ajuda. A ideia era sempre "ganhar e ser a melhor" mas, nos bastidores, Vanessa Fernandes …

Squid Game. Coreia do Norte ataca Coreia do Sul com base no novo sucesso da Netflix

A série "Squid Game", que é a mais vista de sempre na Netflix, tornou-se tão popular que nem a Coreia do Norte ficou indiferente — mas por maus motivos. Enquanto a série sul-coreana tem conquistado espectadores …

O jogador do Santa Clara, Chindris, festeja um golo contra o FC Porto

Santa Clara 3-1 FC Porto | Eficácia atira dragões para fora da Taça da Liga

O Santa Clara recebeu e venceu hoje o FC Porto por 3-1, atirando os portistas para fora da Taça da Liga, num jogo em que a eficácia açoriana fez a diferença. Os golos do triunfo açoriano …

O Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque

Albuquerque mostrou-se disponível para negociar o OE, mas Rio diz que "a Madeira não está à venda"

O presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, manifestou hoje disponibilidade para conversar com o Governo sobre o OE, mas Rui Rio garantiu que os deputados madeirenses não vão contrariar o partido. “Se for para …

Golpe de Estado no Sudão. Confrontos nas ruas causam sete mortos e 140 feridos

Milhares de sudaneses têm saído às ruas para protestarem a tomada do poder pelos militares. A comunidade internacional tem sido unânime na condenação ao golpe de Estado. Na sequência do golpe de Estado de segunda-feira, os …

Amnistia Internacional pede que EUA retirem acusações a Assange e a Londres que evite extraditá-lo

A Amnistia Internacional (AI) pediu aos Estados Unidos que retirem as acusações contra o fundador da Wikileaks, Julian Assange, e ao Reino Unido que evite extraditá-lo, pedido feito hoje antes do início, quarta-feira, de nova …