/

Trump diz ser “uma honra” estar com Presidente russo. Putin ficou “encantado”

Michael Klimentyev / Sputnik / Kremlin Pool / EPA

O Presidente russo, Vladimir Putin, com o homólogo norte-americano, Donald Trump, na cimeira do G20, que decorre na Alemanha

O Presidente russo, Vladimir Putin, com o homólogo norte-americano, Donald Trump, na cimeira do G20, que decorre na Alemanha

O Presidente dos EUA manifestou-se, esta sexta-feira, muito otimista em relação ao encontro com o chefe de Estado russo, a decorrer à margem da cimeira do G20, afirmando esperar “coisas muito positivas” para os dois países.

Sentado ao lado de Vladimir Putin, Donald Trump afirmou ser “uma honra” estar com o seu homólogo russo.

Nos breves momentos em que os jornalistas foram autorizados a entrar no local onde acontece este encontro bilateral, realizado à margem da cimeira dos 20 países mais industrializados e emergentes (G20) a decorrer na cidade alemã de Hamburgo, o Presidente dos EUA disse que ele e o chefe de Estado russo já tinham tido “conversas muito, muito boas”.

Trump indicou ainda estar expectante pelas “muitas coisas positivas que vão acontecer para a Rússia e para os EUA”.

Por sua vez, Vladimir Putin disse estarencantado” por poder estar com o homólogo americano pessoalmente. “Estou feliz por conhecê-lo e espero que (…) este encontro seja marcado por um resultado positivo”.

“Temos conversado ao telefone, mas as conversas telefónicas nunca são suficientes“, acrescentou o líder russo.

Os dois líderes já falaram ao telefone em quatro ocasiões depois da chegada de Trump à Casa Branca, em janeiro deste ano, mas nunca tinham tido um encontro presencial.

Este era um encontro muito aguardado na cimeira do G20, sobretudo, por causa das acusações de ingerência russa nas eleições presidenciais americanas.

Esta quinta-feira, durante uma conferência de imprensa com o Presidente polaco, Andrzej Duda, Trump disse, pela primeira vez, que achava que a Rússia podia ter estado por trás dessas interferências, no entanto, ressalvou que era impossível ter certezas e que até “podem ter sido outras pessoas noutros países”.

A cimeira está a ser marcada por vários protestos. Esta quinta-feira, jovens encapuzados tomaram o controlo de uma manifestação sob o lema “bem-vindos ao inferno”, tendo a polícia recorrido a canhões de água para os dispersar.

Objetos foram arremessados contra a polícia durante a noite, resultando em danos em viaturas, lojas e imóveis, assim como no ferimento de agentes.

A polícia divulgou hoje um comunicado com a contagem mais recente dos incidentes durante a noite, dando conta de 111 agentes feridos e 44 detidos.

O G20 é composto pelas 19 maiores economias do mundo às quais se junta a União Europeia, no 20º lugar. Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, França, Alemanha, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Rússia, Arábia Saudita, África do Sul, Coreia do Sul, Turquia, Reino Unido e EUA foram as potências convidadas este ano.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.