Trump diz ser “uma honra” estar com Presidente russo. Putin ficou “encantado”

Michael Klimentyev / Sputnik / Kremlin Pool / EPA

O Presidente russo, Vladimir Putin, com o homólogo norte-americano, Donald Trump, na cimeira do G20, que decorre na Alemanha

O Presidente russo, Vladimir Putin, com o homólogo norte-americano, Donald Trump, na cimeira do G20, que decorre na Alemanha

O Presidente dos EUA manifestou-se, esta sexta-feira, muito otimista em relação ao encontro com o chefe de Estado russo, a decorrer à margem da cimeira do G20, afirmando esperar “coisas muito positivas” para os dois países.

Sentado ao lado de Vladimir Putin, Donald Trump afirmou ser “uma honra” estar com o seu homólogo russo.

Nos breves momentos em que os jornalistas foram autorizados a entrar no local onde acontece este encontro bilateral, realizado à margem da cimeira dos 20 países mais industrializados e emergentes (G20) a decorrer na cidade alemã de Hamburgo, o Presidente dos EUA disse que ele e o chefe de Estado russo já tinham tido “conversas muito, muito boas”.

Trump indicou ainda estar expectante pelas “muitas coisas positivas que vão acontecer para a Rússia e para os EUA”.

Por sua vez, Vladimir Putin disse estarencantado” por poder estar com o homólogo americano pessoalmente. “Estou feliz por conhecê-lo e espero que (…) este encontro seja marcado por um resultado positivo”.

“Temos conversado ao telefone, mas as conversas telefónicas nunca são suficientes“, acrescentou o líder russo.

Os dois líderes já falaram ao telefone em quatro ocasiões depois da chegada de Trump à Casa Branca, em janeiro deste ano, mas nunca tinham tido um encontro presencial.

Este era um encontro muito aguardado na cimeira do G20, sobretudo, por causa das acusações de ingerência russa nas eleições presidenciais americanas.

Esta quinta-feira, durante uma conferência de imprensa com o Presidente polaco, Andrzej Duda, Trump disse, pela primeira vez, que achava que a Rússia podia ter estado por trás dessas interferências, no entanto, ressalvou que era impossível ter certezas e que até “podem ter sido outras pessoas noutros países”.

A cimeira está a ser marcada por vários protestos. Esta quinta-feira, jovens encapuzados tomaram o controlo de uma manifestação sob o lema “bem-vindos ao inferno”, tendo a polícia recorrido a canhões de água para os dispersar.

Objetos foram arremessados contra a polícia durante a noite, resultando em danos em viaturas, lojas e imóveis, assim como no ferimento de agentes.

A polícia divulgou hoje um comunicado com a contagem mais recente dos incidentes durante a noite, dando conta de 111 agentes feridos e 44 detidos.

O G20 é composto pelas 19 maiores economias do mundo às quais se junta a União Europeia, no 20º lugar. Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, França, Alemanha, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Rússia, Arábia Saudita, África do Sul, Coreia do Sul, Turquia, Reino Unido e EUA foram as potências convidadas este ano.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Apoio à retoma. Empresas com quebras de faturação superiores a 75% podem reduzir horários a 100%

A possibilidade de redução total do horário de trabalho em empresas abrangidas pelo Apoio à Retoma Progressiva estará disponível para empresas que registem quebras de faturação homólogas iguais ou superiores a 75%. Na segunda-feira, o ministro …

FC Porto é "passado". Otamendi promete "defender Benfica até à morte"

O internacional argentino prometeu, esta terça-feira, durante a sua apresentação como novo reforço dos encarnados, "defender a camisola do Benfica até à morte". Nicolás Otamendi é o novo reforço das águias e foi apresentado, na noite …

Manso Neto tenta evitar que 3 mil emails seus entrem no processo que envolve Manuel Pinho

A defesa de João Manso Neto quer impedir o Ministério Público (MP) de usar 3.277 emails seus como prova no processo no qual é arguido, juntamente com António Mexia, por suspeitas de corrupção que envolvem …

Bruno Tabata assina contrato de cinco anos com o Sporting

O extremo brasileiro, que alinhava no Portimonense, assinou um contrato de cinco temporadas com o Sporting, com uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros. O Sporting não refere, no comunicado, o valor da transferência …

Príncipe germânico foi enterrado com seis mulheres em redor de um caldeirão

Um cemitério pertencente a um senhor de alto estatuto foi descoberto na Saxónia-Anhalt, perto de Brücken-Hackpfüffel, numa escavação que os arqueólogos estão a descrever como a mais importante dos últimos 40 anos da história da …

Entre interrupções e insultos, Biden chama palhaço a Trump (e este põe em causa a sua sanidade mental)

Aconteceu ontem o primeiro de três debates, nos quais os candidatos republicano e democrata à Casa Branca - Donald Trump e Joe Biden - têm oportunidade de apresentar aos eleitores norte-americanos as suas propostas para …

Europa alarga restrições. Alemanha limita festas, Eslováquia em emergência e Itália não facilita

Os país europeus estão a anunciar novas medidas restritivas contra a covid-19, num altura em que o número de infeções voltou a aumentar e o inverno está a chegar. De acodo com o Diário de Notícias, …

Jogos da seleção com Espanha e Suécia vão ter adeptos nas bancadas

Os próximos jogos da seleção portuguesa frente à Espanha e à Suécia, no estádio Alvalade XXI, foram autorizados a receber público, revelou, esta terça-feira, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). "No jogo de preparação entre as …

Santos Silva rejeita apoio a Ana Gomes (e diz que polémica com embaixador dos EUA foi ultrapassada)

Augusto Santos Silva, ministro dos Negócios Estrangeiros, falou, em entrevista à TVI24 esta terça-feira, sobre a aprovação do Orçamento de Estado para 2021 e as eleições presidenciais e desvalorizou a polémica com o embaixador …

Santa Clara-Gil Vicente vai ser o primeiro jogo da I Liga com público

O jogo entre o Santa Clara e o Gil Vicente, da terceira jornada da I Liga, vai ter uma assistência de mil pessoas, sendo o primeiro jogo profissional da época a ter público no estádio …