Trump diz ser “uma honra” estar com Presidente russo. Putin ficou “encantado”

Michael Klimentyev / Sputnik / Kremlin Pool / EPA

O Presidente russo, Vladimir Putin, com o homólogo norte-americano, Donald Trump, na cimeira do G20, que decorre na Alemanha

O Presidente russo, Vladimir Putin, com o homólogo norte-americano, Donald Trump, na cimeira do G20, que decorre na Alemanha

O Presidente dos EUA manifestou-se, esta sexta-feira, muito otimista em relação ao encontro com o chefe de Estado russo, a decorrer à margem da cimeira do G20, afirmando esperar “coisas muito positivas” para os dois países.

Sentado ao lado de Vladimir Putin, Donald Trump afirmou ser “uma honra” estar com o seu homólogo russo.

Nos breves momentos em que os jornalistas foram autorizados a entrar no local onde acontece este encontro bilateral, realizado à margem da cimeira dos 20 países mais industrializados e emergentes (G20) a decorrer na cidade alemã de Hamburgo, o Presidente dos EUA disse que ele e o chefe de Estado russo já tinham tido “conversas muito, muito boas”.

Trump indicou ainda estar expectante pelas “muitas coisas positivas que vão acontecer para a Rússia e para os EUA”.

Por sua vez, Vladimir Putin disse estarencantado” por poder estar com o homólogo americano pessoalmente. “Estou feliz por conhecê-lo e espero que (…) este encontro seja marcado por um resultado positivo”.

“Temos conversado ao telefone, mas as conversas telefónicas nunca são suficientes“, acrescentou o líder russo.

Os dois líderes já falaram ao telefone em quatro ocasiões depois da chegada de Trump à Casa Branca, em janeiro deste ano, mas nunca tinham tido um encontro presencial.

Este era um encontro muito aguardado na cimeira do G20, sobretudo, por causa das acusações de ingerência russa nas eleições presidenciais americanas.

Esta quinta-feira, durante uma conferência de imprensa com o Presidente polaco, Andrzej Duda, Trump disse, pela primeira vez, que achava que a Rússia podia ter estado por trás dessas interferências, no entanto, ressalvou que era impossível ter certezas e que até “podem ter sido outras pessoas noutros países”.

A cimeira está a ser marcada por vários protestos. Esta quinta-feira, jovens encapuzados tomaram o controlo de uma manifestação sob o lema “bem-vindos ao inferno”, tendo a polícia recorrido a canhões de água para os dispersar.

Objetos foram arremessados contra a polícia durante a noite, resultando em danos em viaturas, lojas e imóveis, assim como no ferimento de agentes.

A polícia divulgou hoje um comunicado com a contagem mais recente dos incidentes durante a noite, dando conta de 111 agentes feridos e 44 detidos.

O G20 é composto pelas 19 maiores economias do mundo às quais se junta a União Europeia, no 20º lugar. Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, França, Alemanha, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Rússia, Arábia Saudita, África do Sul, Coreia do Sul, Turquia, Reino Unido e EUA foram as potências convidadas este ano.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Detidos cinco suspeitos da morte de jovem cabo-verdiano em Bragança

A Polícia Judiciária anunciou, esta sexta-feira, que foram detidos cinco homens, suspeitos de estarem envolvidos na morte do estudante cabo-verdiano, em Bragança. A Polícia Judiciária (PJ) anunciou, em comunicado, que procedeu, esta quinta-feira, a "buscas domiciliárias, …

Cláudio Monteiro renuncia a cargo de juiz do Tribunal Constitucional

O juiz renunciou ao mandato do Tribunal Constitucional por ter sido, entretanto, nomeado Juiz Conselheiro do Supremo Tribunal. O juiz Cláudio Monteiro renunciou, esta quinta-feira, ao mandato de juiz do Tribunal Constitucional (TC), de acordo com …

Proposta do BE sobre IVA da energia vai ser rejeitada pelo Governo, revela PS

Uma proposta do Bloco de Esquerda (BE) para reduzir o IVA sobre a eletricidade e o gás natural, sem impacto no Orçamento de Estado para 2020, vai ser rejeitada pelo Governo, por não corresponder à sua …

Petição quer enfermeiros como profissão de desgaste rápido e subsídio de risco. 2.500 já assinaram

Mais de 2.500 pessoas já assinaram uma petição online que defende a atribuição do estatuto de profissão de desgaste rápido aos enfermeiros, bem como a atribuição de um subsídio de risco. No texto, os promotores defendem …

Para os norte-americanos, Portugal é o melhor país para gozar a reforma

Para os norte-americanos, Portugal é o melhor país para gozar a reforma depois de uma vida de trabalho. Os custos de vida, o clima e as pessoas são alguns dos motivos que levam os pensionistas …

Berardo apresenta recurso contra arresto de imóveis de luxo

Joe Berardo apresentou um recurso contra o arresto a dois imóveis de luxo em Lisboa. As propriedades foram arrestadas pela Caixa Geral de Depósitos por dívidas superiores a 300 milhões. O empresário madeirense Joe Berardo interpôs …

Para além de autocarros, Cascais quer comboios gratuitos dentro do município

Desde 1 de janeiro de 2020, Cascais tornou-se no primeiro concelho do país a ter transportes públicos rodoviários gratuitos. Agora, quer alargar a iniciativa aos comboios. "Estamos a abrir um novo paradigma, que encara a mobilidade …

Governo convoca sindicatos para negociar aumentos acima dos 0,3%

O Governo convocou as estruturas sindicais da administração pública para voltar a negociar a proposta dos aumentos salariais de 0,3% para este ano. De acordo com a agência Lusa, o Governo convocou as estruturas sindicais da administração …

Governo prepara injeção final de 1400 milhões no Novo Banco

Desde a venda, em outubro de 2017, o Estado já injetou 1,9 mil milhões de euros no Novo Banco. Agora, o Fundo de Resolução estuda injetar mais 1,4 mil milhões. O Fundo de Resolução e o …

Em Espanha, há jogadores a ser pressionados a sair para países árabes

Jogadores do UD Almería estão a ser pressionados pelo dono do clube a sair para clubes de países árabes. Alguns atletas já apresentaram queixa ao sindicato. O xeique Turki Al-Sheikh, dono do Almería, da segunda divisão …