Após Trump anunciar um acordo com o México em relação à política migratória do país, disse terem sido acordados outros detalhes por revelar. Jornalistas descobriram o conteúdo ao analisar uma foto do presidente a segurar na folha do acordo.
No domingo, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse aos jornalistas ter feito um pacto migratório com o México, num acordo que continha alguns detalhes secretos. No entanto, o México acabou por negar que existisse algo mais para além daquilo que foi divulgados aos órgãos de comunicação social.
Os jornalistas confrontaram Trump com a possibilidade de estar a mentir e, na verdade, não existir nenhuns detalhes secretos no acordo com os mexicanos. Como tentativa de provar a sua existência, o presidente americano retirou do bolso um papel dobrado e exibiu-o aos jornalistas.
“Este é o acordo que todos dizem que eu não tenho. Vou deixar o México anunciá-lo no momento certo. Esta é uma página de um muito longo e bom acordo entre os EUA e o México. Dou-vos a minha palavra: o acordo está aqui mesmo”, disse Trump, citado pelo jornal Observador.
O que Trump não esperava é que jornalistas conseguissem ler algumas palavras do acordo através das fotos captadas no momento. Uma das fotografias tiradas pelo Washington Post, e divulgadas no Twitter, mostram parcialmente o conteúdo secreto.
No papel mostrado por Trump pode ler-se: “O Governo do México vai tomar todos os passos necessários de acordo com a lei local para fortalecer o acordo com vista à sua entrada em vigor dentro de 45 dias“.
No entanto, o Post não foi o único a conseguir escavar informação do acordo. Também um fotógrafo do White House Watch conseguiu uma fotografia na qual se lê parte do papel. “Tal acordo permitiria… obrigações legais locais e internacionais, um compromisso onde cada parte aceitaria o retorno e o processamento do estatuto de refugiados, de migrantes que atravessaram o território do país”.
O Governo mexicano acabou por abordar o assunto através do ministro dos Negócios Estrangeiros, Marcelo Ebrard, que confirmou o prazo de 45 dias para reduzir a migração.
Gente ingénua, se conseguiram ler o que esta na folha foi porque ele deixou, e fez de propósito para mostrar, ate a maneira de agarrar na folha é estranha.
Isto não foi acidente, foi propositado, ainda mais quando um tenta desmentir o outro.
Óbvio. Mas parece que grande parte dos patetas não percebem que a este nível não há ponto sem nó.