Trump revela acidentalmente detalhes do acordo secreto com o México

Após Trump anunciar um acordo com o México em relação à política migratória do país, disse terem sido acordados outros detalhes por revelar. Jornalistas descobriram o conteúdo ao analisar uma foto do presidente a segurar na folha do acordo.

No domingo, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse aos jornalistas ter feito um pacto migratório com o México, num acordo que continha alguns detalhes secretos. No entanto, o México acabou por negar que existisse algo mais para além daquilo que foi divulgados aos órgãos de comunicação social.

Os jornalistas confrontaram Trump com a possibilidade de estar a mentir e, na verdade, não existir nenhuns detalhes secretos no acordo com os mexicanos. Como tentativa de provar a sua existência, o presidente americano retirou do bolso um papel dobrado e exibiu-o aos jornalistas.

Este é o acordo que todos dizem que eu não tenho. Vou deixar o México anunciá-lo no momento certo. Esta é uma página de um muito longo e bom acordo entre os EUA e o México. Dou-vos a minha palavra: o acordo está aqui mesmo”, disse Trump, citado pelo jornal Observador.

O que Trump não esperava é que jornalistas conseguissem ler algumas palavras do acordo através das fotos captadas no momento. Uma das fotografias tiradas pelo Washington Post, e divulgadas no Twitter, mostram parcialmente o conteúdo secreto.

No papel mostrado por Trump pode ler-se: “O Governo do México vai tomar todos os passos necessários de acordo com a lei local para fortalecer o acordo com vista à sua entrada em vigor dentro de 45 dias“.

No entanto, o Post não foi o único a conseguir escavar informação do acordo. Também um fotógrafo do White House Watch conseguiu uma fotografia na qual se lê parte do papel. “Tal acordo permitiria… obrigações legais locais e internacionais, um compromisso onde cada parte aceitaria o retorno e o processamento do estatuto de refugiados, de migrantes que atravessaram o território do país”.

O Governo mexicano acabou por abordar o assunto através do ministro dos Negócios Estrangeiros, Marcelo Ebrard, que confirmou o prazo de 45 dias para reduzir a migração.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Gente ingénua, se conseguiram ler o que esta na folha foi porque ele deixou, e fez de propósito para mostrar, ate a maneira de agarrar na folha é estranha.
    Isto não foi acidente, foi propositado, ainda mais quando um tenta desmentir o outro.

RESPONDER

Antigo ministro Pedro Mota Soares assume liderança da Apritel

O ex-ministro e ex-deputado do CDS foi o escolhido para liderar a Apritel, a associação que representa as principais operadoras de telecomunicações, como a Meo, a Nos e a Vodafone. O novo secretário-geral da associação …

E depois de Cristas? CDS atira congresso de sucessão para 2020

A direção nacional do partido vai propor que o Congresso, que decidirá a liderança do CDS, seja apenas em janeiro, apesar de Assunção Cristas ter manifestado vontade de que fosse ainda este ano. O CDS-PP reúne …

Hong Kong. Deputados pró-democracia forçam Carrie Lam a discursar à porta fechada

A chefe do Executivo de Hong Kong foi esta quarta-feira obrigada a discursar à porta fechada, depois ter sido impedida de falar no parlamento por deputados pró-democracia, que exibiram cartazes e projetaram um vídeo. O discurso …

CP recebeu injeções de 1800 milhões de euros do Estado nos últimos três anos

Nos últimos três anos, o Estado fez 17 operações de reforço de capital na CP, na ordem dos 1,8 mil milhões de euros. Estes serviram principalmente para pagar dívidas da empresa a privados e ao …

Imposto Mortágua foi aplicado a 75 mil contribuintes

O novo escalão do Adicional ao IMI, que prevê a aplicação de uma taxa de 1,5% sobre o valor patrimonial dos imóveis que ultrapasse os dois milhões, chegou a 331 contribuintes. Ao todo, o imposto …

Preço da luz vai descer 18 cêntimos no mercado regulado

Os preços da eletricidade no mercado regulado vão voltar a descer em 2020, segundo a proposta avançada esta terça-feira pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE). Esta terça-feira, a ERSE propôs uma atualização em baixa de …

Portugal teve perdas fiscais de 900 milhões de euros por menor tributação do gasóleo

A tributação ao gasóleo é mais baixa do que os impostos à gasolina. A diferença entre os dois combustíveis leva a perdas de 900 milhões de euros ao Estado. Quem abastece um carro a gasóleo na …

Dulce Neto é a primeira mulher a presidir a um Supremo Tribunal português

A juíza conselheira toma posse, esta quarta-feira, como presidente do Supremo Tribunal Administrativo (STA), tornando-se na primeira mulher a ocupar o lugar cimeiro de um supremo tribunal em Portugal. Dulce Neto, de 58 anos, foi eleita …

Défice zero e mais crescimento. Previsões de Centeno para o OE2020 são de "elevado risco"

O Governo faz uma revisão das metas para 2020 no esboço do Orçamento de Estado para o próximo ano que enviou à Comissão Europeia, prevendo um aumento do crescimento económico e um saldo orçamental equilibrado, …

Conselho nacional do PSD pode ser atirado para novembro. Apoios a Rio e Montenegro equilibrados

Rui Rio mantém o silêncio sobre uma recandidatura a líder do PSD, o que está a ser visto como um condicionamento do partido, tendo também nas suas mãos o calendário interno. O conselho nacional para …