Trump revela acidentalmente detalhes do acordo secreto com o México

Após Trump anunciar um acordo com o México em relação à política migratória do país, disse terem sido acordados outros detalhes por revelar. Jornalistas descobriram o conteúdo ao analisar uma foto do presidente a segurar na folha do acordo.

No domingo, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse aos jornalistas ter feito um pacto migratório com o México, num acordo que continha alguns detalhes secretos. No entanto, o México acabou por negar que existisse algo mais para além daquilo que foi divulgados aos órgãos de comunicação social.

Os jornalistas confrontaram Trump com a possibilidade de estar a mentir e, na verdade, não existir nenhuns detalhes secretos no acordo com os mexicanos. Como tentativa de provar a sua existência, o presidente americano retirou do bolso um papel dobrado e exibiu-o aos jornalistas.

Este é o acordo que todos dizem que eu não tenho. Vou deixar o México anunciá-lo no momento certo. Esta é uma página de um muito longo e bom acordo entre os EUA e o México. Dou-vos a minha palavra: o acordo está aqui mesmo”, disse Trump, citado pelo jornal Observador.

O que Trump não esperava é que jornalistas conseguissem ler algumas palavras do acordo através das fotos captadas no momento. Uma das fotografias tiradas pelo Washington Post, e divulgadas no Twitter, mostram parcialmente o conteúdo secreto.

No papel mostrado por Trump pode ler-se: “O Governo do México vai tomar todos os passos necessários de acordo com a lei local para fortalecer o acordo com vista à sua entrada em vigor dentro de 45 dias“.

No entanto, o Post não foi o único a conseguir escavar informação do acordo. Também um fotógrafo do White House Watch conseguiu uma fotografia na qual se lê parte do papel. “Tal acordo permitiria… obrigações legais locais e internacionais, um compromisso onde cada parte aceitaria o retorno e o processamento do estatuto de refugiados, de migrantes que atravessaram o território do país”.

O Governo mexicano acabou por abordar o assunto através do ministro dos Negócios Estrangeiros, Marcelo Ebrard, que confirmou o prazo de 45 dias para reduzir a migração.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Gente ingénua, se conseguiram ler o que esta na folha foi porque ele deixou, e fez de propósito para mostrar, ate a maneira de agarrar na folha é estranha.
    Isto não foi acidente, foi propositado, ainda mais quando um tenta desmentir o outro.

RESPONDER

As árvores não existem. Quem o diz são os terraplanistas

Uma teoria da conspiração sobre árvores está agora a intrigar o mundo. Um terraplanista explica que as árvores não existem e que não passam de arbustos. A teoria surgiu num vídeo publicado em 2016 no YouTube, …

CGTP convoca “grande manifestação” para 10 de julho

A CGTP-IN convocou uma “grande manifestação” em Lisboa, para dia 10 de julho, data em que se discute o Estado da Nação, como forma de luta à proposta de revisão do Código Laboral. Numa conferência de …

A Liberdade Iluminando o Mundo chegou a Nova Iorque há 134 anos. Vinha em 214 caixas

https://vimeo.com/342845039 A 17 de junho de 1885, a fragata Isere aportava em Nova Iorque levando a bordo 350 peças, que seguiam em 214 caixas. Depois de montado, este gigante puzzle daria forma a um dos monumentos …

INE chumba pergunta sobre origem étnico-racial no censos

O Instituto Nacional de Estatística (INE) não vai incluir no Censos 2021 uma pergunta sobre a origem étnico-racial dos cidadãos, como pretendia a maioria dos membros do grupo de trabalho criado pelo Governo para avaliar …

Já morreram 100 crianças na Índia devido a um vírus cerebral associado à lichia

Já morreram 100 crianças devido a um surto de encefalite aguda no estado de Bihar, na Índia. Destas, 20 morreram em apenas um dia, a 16 de junho, escreve a imprensa local esta segunda-feira. As primeiras …

Praça de Touros da Póvoa de Varzim vai ser demolida

A Praça de Touros da Póvoa de Varzim vai ser demolida para dar lugar a um pavilhão multiusos. O presidente da Câmara, Aires Pereira, aproveitou o Dia da Cidade, no domingo, para apresentar o novo …

Autoridade dos Transportes defende sanções quando há falhas no metro

A Autoridade da Mobilidade e dos Transportes defende a "definição de requisitos mínimos de qualidade e de sanções em caso de incumprimento" por parte das operadoras do metro junto dos utentes. Após uma avaliação dos metros …

Oliveirense sagra-se bicampeã nacional de basquetebol

A Oliveirense sagrou-se pela segunda vez consecutiva campeã portuguesa de basquetebol, ao vencer em casa do Benfica, por 97-72, no quarto jogo da final. A Oliveirense, que chegou ao intervalo com uma vantagem de 53-41, conquistou …

Ivo Vieira é o novo treinador do Vitória de Guimarães

Ivo Vieira vai orientar o Vitória de Guimarães, depois de ter assinado um contrato válido para 2019/2020, anunciou o emblema vimaranense no site oficial. "A Vitória SAD informa que chegou a acordo com o treinador Ivo …

Dono da Altice compra leiloeira Sotheby's

O dono da Altice comprou a leiloeira Sotheby's, numa operação no valor de 3,7 mil milhões de dólares, cerca de 3,3 mil milhões de euros. O acordo definitivo foi assinado entre a Sotheby's e a BidFair …