Trump despede dezenas de funcionários de agência de supervisão do mercado financeiro

Michael Reynolds / EPA

Esta quarta-feira, a Administração Trump decidiu encolher uma agência governamental responsável por identificar riscos financeiros, despedindo cerca de 40 funcionários.

Cerca de 40 funcionários do Gabinete de Análise Financeira (OFR, Office of Financial Research) foram notificados pela Administração Trump de que serão dispensados, afirmou uma fonte conhecedora do processo à Reuters.

Donald Trump está, desta forma, a reduzir o pessoal que faz parte de uma agência governamental cuja missão é identificar riscos financeiros iminentes e que, para além disso, tenta impedir que volte a acontecer uma crise financeira como a de 2007 a 2009.

A crise financeira começou com a crise do “subprime”, concessão de empréstimos à habitação a pessoas com fraca capacidade creditícia, e acabou por contagiar o mundo inteiro. O Jornal de Negócios explica ainda que a crise atingiu muito rapidamente a banca e fez rebentar a bolha do imobiliário.

Mas a explicação que está por trás desta diminuição do staff é a “vasta reorganização” desta agência. De acordo com a Reuters, no início do ano foi dito aos funcionários do OFR que iriam ser suprimidos postos de trabalho, dado que a Administração Trump queria reduzir em 25% o orçamento alocado para esta agência, ou seja, para 76 milhões de dólares.

Na altura do orçamento solicitado pelo OFR – gabinete independente sob a tutela do Departamento norte-americano do Tesouro – para 2018, a agência afirmou que o total dos seus funcionários no ano 2016 tinha sido de 208, mas frisou que queria reduzir para 139.

Ainda segundo a mesma fonte, a meta do número total de funcionários a tempo inteiro mantém-se em torno das 140 pessoas, número que corresponde a quase 65% menos do que quando o número de empregados da OFR atingiu o seu auge, com 217 pessoas.

Os Republicanos têm apontado o dedo ao OFR, além de outros críticos que consideram este órgão muito pouco produtivo e desnecessário, sendo mais uma forma de “burocracia governamental intrusiva”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Japão vai ter robôs "inteligentes" nas salas de aula para ensinar inglês

O Governo do Japão vai introduzir robôs com inteligência artificial capazes de falar inglês nas salas de aula para ajudar as crianças a melhorar as suas competências orais. De acordo com a emissora pública nipónica NHK, …

Sismo de 7,2 volta a atingir a Indonésia, o 5.º em menos de um mês

Um novo sismo de magnitude 7,2 atingiu este domingo a ilha Lombok, na Indonésia, o quinto em menos de um mês, informaram os Serviços Geológicos dos Estados Unidos. O abalo foi registado a 124 quilómetros a …

Belenenses vs FC Porto | Golo nos descontos salva dragão

O FC Porto sofreu a bom sofrer para somar três pontos no Estádio do Jamor, nova “casa” do Belenenses. Os “dragões estiveram a ganhar por 2-0, deixaram-se empatar, e somente em período de descontos, de …

Onda de calor no Reino Unido revela magicamente ruínas pré-históricas

A onda de calor que assolou a Europa durante este verão continua a revelar a vestígios arqueológicos do passado do Reino Unido - entre as quais, um monumento cerimonial do Período Neolítico. Imagens aéreas mostraram pela …

Restaurante alemão proíbe entrada de crianças

Chamado "cozinha da avó" em alemão, um restaurante decidiu proibir a entrada a menores de 14 anos após as 17h. O proprietário diz querer proporcionar um "oásis de paz" aos seus clientes. Um restaurante na estância …

Franceses "pescam" bomba alemã da II Guerra Mundial com 860 quilos

Pescadores franceses encontraram na costa da Normandia, região francesa próxima de Paris, algo realmente grande na sua rede de pesca - uma bomba da Segunda Guerra Mundial com 860 quilos de explosivos. A rede capturou uma …

Sul da Índia "afoga-se" nas piores inundações em 100 anos

O estado indiano de Kerala vive há dez dias as piores inundações em um século, causadas pelas torrenciais chuvas de monção, que já provocaram cerca de 200 mortos e mais de 220 mil refugiados em …

200 mil bombas de Hiroshima, o poder do supervulcão de Santorini

Um novo estudo realizado com base em análises de anéis de árvores, pode definir com mais precisão o momento em que o supervulcão de Santorini, na Grécia, entrou em erupção. A nova pesquisa ajudou a …

"Bola de fogo" 40 vezes mais brilhante do que Lua cheia sobrevoou os EUA

Uma bola de fogo cruzou o céu do estado norte-americano do Alabama durante a noite desta sexta-feira. A NASA divulgou um vídeo, no qual mostra o objeto a sobrevoar a cidade, com um feixe de …

Segredo para uma vida mais longa está no consumo moderado de hidratos de carbono

Um estudo recente concluiu que o consumo moderado de hidratos de carbono é a solução para ter uma esperança média de vida maior. O consumo moderado de hidratos de carbono favorece uma vida mais saudável e …