Trump despede dezenas de funcionários de agência de supervisão do mercado financeiro

Michael Reynolds / EPA

Esta quarta-feira, a Administração Trump decidiu encolher uma agência governamental responsável por identificar riscos financeiros, despedindo cerca de 40 funcionários.

Cerca de 40 funcionários do Gabinete de Análise Financeira (OFR, Office of Financial Research) foram notificados pela Administração Trump de que serão dispensados, afirmou uma fonte conhecedora do processo à Reuters.

Donald Trump está, desta forma, a reduzir o pessoal que faz parte de uma agência governamental cuja missão é identificar riscos financeiros iminentes e que, para além disso, tenta impedir que volte a acontecer uma crise financeira como a de 2007 a 2009.

A crise financeira começou com a crise do “subprime”, concessão de empréstimos à habitação a pessoas com fraca capacidade creditícia, e acabou por contagiar o mundo inteiro. O Jornal de Negócios explica ainda que a crise atingiu muito rapidamente a banca e fez rebentar a bolha do imobiliário.

Mas a explicação que está por trás desta diminuição do staff é a “vasta reorganização” desta agência. De acordo com a Reuters, no início do ano foi dito aos funcionários do OFR que iriam ser suprimidos postos de trabalho, dado que a Administração Trump queria reduzir em 25% o orçamento alocado para esta agência, ou seja, para 76 milhões de dólares.

Na altura do orçamento solicitado pelo OFR – gabinete independente sob a tutela do Departamento norte-americano do Tesouro – para 2018, a agência afirmou que o total dos seus funcionários no ano 2016 tinha sido de 208, mas frisou que queria reduzir para 139.

Ainda segundo a mesma fonte, a meta do número total de funcionários a tempo inteiro mantém-se em torno das 140 pessoas, número que corresponde a quase 65% menos do que quando o número de empregados da OFR atingiu o seu auge, com 217 pessoas.

Os Republicanos têm apontado o dedo ao OFR, além de outros críticos que consideram este órgão muito pouco produtivo e desnecessário, sendo mais uma forma de “burocracia governamental intrusiva”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas investigam estranho gelo cor-de-rosa num glaciar dos Alpes italianos

Uma equipa de cientistas anunciou esta segunda-feira estar a tentar averiguar a origem de gelo cor-de-rosa num glaciar nos Alpes italianos. O fenómeno deverá ser provocada por algas que aceleram os efeitos das mudanças climáticas. A origem …

Especialistas de 32 países alertam OMS: covid-19 também se transmite pelo ar

Numa carta aberta à Organização Mundial de Saúde, 239 cientistas pedem que a organização reveja as recomendações que tem emitido, alertando para o facto de a covid-19 poder transmitir-se pelo ar. Numa carta dirigida à Organização …

Moreirense 0-0 Sporting | Nulo em jogo de pólvora seca

A 30ª jornada fechou no Minho com um nulo entre Moreirense e Sporting, que continua sem derrotas sob o comando de Rúben Amorim. A formação leonina poderia muito bem ter vencido em Moreira de Cónegos, pois …

Armazém flutuante. A China está a guardar petróleo no mar (e já se sabe porquê)

A China está a guardar uma quantidade épica de petróleo no mar. De acordo com a CNN, o país comprou tanto petróleo estrangeiro a preços baratos que formou um congestionamento maciço de navios-tanque no mar, …

Peregrinos em Meca proibidos de tocar ou beijar a Caaba por causa da covid-19

Os muçulmanos que vão participar na peregrinação a Meca não poderão tocar ou beijar a Caaba nem a "pedra negra", presentes na Grande Mesquita, local considerado como um dos mais sagrados pelo Islão, informaram as …

Países Baixos continuam a abater milhares de martas. 20 quintas afetadas pela pandemia

Esta segunda-feira, as autoridades holandesas abateram milhares de martas em mais duas fazendas onde foram detetados surtos de covid-19. Esta segunda-feira, as autoridades abateram milhares de martas em mais duas fazendas, sendo agora 20 as quintas …

Cientistas criam robô para fazer testes à covid-19 (e proteger os profissionais de saúde)

O Korea Institute of Machinery & Materials (KIMM) desenvolveu um novo robô de coleta remota de amostras que elimina o contacto direto entre os profissionais de saúde e os pacientes, potencialmente infetados com o novo …

"Não use desodorizante". A peculiar estratégia de Berlim para promover o uso de máscaras nos transportes públicos

"Não use desodorizante". Esta é a peculiar campanha adotada pela empresa que controla os transportes públicos em Berlim, na Alemanha, para promover o uso correto de máscaras, evitando assim novos casos de covid-19.  Tal como escreve …

Vírus pode ter estado adormecido antes de surgir na China, diz investigador de Oxford

O novo coronavírus pode ter estado adormecido algures no mundo antes de ter surgido na China, defendeu o investigador da Universidade de Oxford, Tom Jefferson, apontando para várias descobertas de amostras do vírus em Espanha, …

Federer sente falta de Wimbledon. "Deu-me tudo"

Roger Federer admitiu sentir a falta de Wimbledon, o torneio do "Grand Slam" que, se não tivesse sido cancelado devido à pandemia de covid-19, estaria a decorrer em Londres. O tenista suíço Roger Federer admitiu, esta …