Trump despede dezenas de funcionários de agência de supervisão do mercado financeiro

Michael Reynolds / EPA

Esta quarta-feira, a Administração Trump decidiu encolher uma agência governamental responsável por identificar riscos financeiros, despedindo cerca de 40 funcionários.

Cerca de 40 funcionários do Gabinete de Análise Financeira (OFR, Office of Financial Research) foram notificados pela Administração Trump de que serão dispensados, afirmou uma fonte conhecedora do processo à Reuters.

Donald Trump está, desta forma, a reduzir o pessoal que faz parte de uma agência governamental cuja missão é identificar riscos financeiros iminentes e que, para além disso, tenta impedir que volte a acontecer uma crise financeira como a de 2007 a 2009.

A crise financeira começou com a crise do “subprime”, concessão de empréstimos à habitação a pessoas com fraca capacidade creditícia, e acabou por contagiar o mundo inteiro. O Jornal de Negócios explica ainda que a crise atingiu muito rapidamente a banca e fez rebentar a bolha do imobiliário.

Mas a explicação que está por trás desta diminuição do staff é a “vasta reorganização” desta agência. De acordo com a Reuters, no início do ano foi dito aos funcionários do OFR que iriam ser suprimidos postos de trabalho, dado que a Administração Trump queria reduzir em 25% o orçamento alocado para esta agência, ou seja, para 76 milhões de dólares.

Na altura do orçamento solicitado pelo OFR – gabinete independente sob a tutela do Departamento norte-americano do Tesouro – para 2018, a agência afirmou que o total dos seus funcionários no ano 2016 tinha sido de 208, mas frisou que queria reduzir para 139.

Ainda segundo a mesma fonte, a meta do número total de funcionários a tempo inteiro mantém-se em torno das 140 pessoas, número que corresponde a quase 65% menos do que quando o número de empregados da OFR atingiu o seu auge, com 217 pessoas.

Os Republicanos têm apontado o dedo ao OFR, além de outros críticos que consideram este órgão muito pouco produtivo e desnecessário, sendo mais uma forma de “burocracia governamental intrusiva”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

PSD a 3 deputados da maioria na Madeira. CDS afasta geringonças

Miguel Albuquerque, político experiente, apreciador de música e apaixonado por rosas, voltou hoje a vencer as eleições regionais da Madeira, mas tem agora pela frente a ‘espinhosa’ tarefa de negociar um entendimento que garanta estabilidade …

Porto 2-0 Santa Clara | E vão cinco vitórias consecutivas na Liga

O FC Porto respondeu ao triunfo do Benfica no sábado em Moreira de Cónegos com a quinta vitória consecutiva na Liga, na recepção ao Santa Clara, por 2-0. Num jogo morno, com uma segunda parte mal jogada …

Mazda entra na corrida e prepara lançamento do seu primeiro carro elétrico

A Mazda garantiu o lançamento do seu primeiro carro elétrico já no próximo ano. O veículo será apresentado no Salão Automóvel de Tóquio. A corrida dos veículos elétricos acelera a todo o vapor e a Mazda …

Descobertas evidências de um reino bíblico em pleno deserto israelita

A bíblia faz referência a um reino de Edom, do século X antes de Cristo. Novas evidências sugerem que este reino poderá ter estado assente no deserto de Arava, no Israel. A análise de arqueólogos a …

PSD vence regionais na Madeira mas perde maioria absoluta

O PSD venceu hoje as eleições legislativas regionais na Madeira, com 37% a 41% dos votos, o que lhe retira a maioria absoluta no parlamento, segundo a projeção da RTP/Católica. O Partido Social Democrata venceu as …

No Afeganistão, há mulheres a arriscar a vida por um golo

As jogadores da seleção de futebol feminino do Afeganistão não treinam no seu país por razões de segurança. Muitas sofreram abusos sexuais e correm risco de vida para poderem jogar futebol. Pelo menos alguma vez na …

Cientista diz que avanços científicos podem levar à extinção humana

A evolução da ciência e tecnologia pode ser fundamental para evitar catástrofes, mas, ironicamente, pode também ser a causadora do fim da nossa espécie. O estudo das mudanças climáticas baseia-se em simulações cada vez mais de …

A ilha mais remota do mundo tem nome português

Tristão da Cunha é uma ilha com apenas 250 habitantes, onde ninguém fala português. Não há hotel nem aeroporto. Há quem parta em busca de um lugar sossegado para evitar as grandes multidões turísticas. Caso esteja …

Costa não tinha dúvidas. O parecer da PGR sobre familiares é “absolutamente inequívoco”

O secretário-geral do PS, António Costa, defendeu hoje que o parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre as incompatibilidades entre governantes e negócios com empresas de familiares é “absolutamente inequívoco”. “O parecer é absolutamente inequívoco sobre …

Jovens do mundo inteiro ocupam a ONU em inédita Cimeira do Clima

Mais de 500 jovens, representantes de mais de 140 países, ocuparam este sábado o espaço habitualmente destinado aos diplomatas da ONU. A United Nations Youth Climate Summit, primeira cimeira da juventude sobre o clima, em Nova …