Trump despede dezenas de funcionários de agência de supervisão do mercado financeiro

Michael Reynolds / EPA

Esta quarta-feira, a Administração Trump decidiu encolher uma agência governamental responsável por identificar riscos financeiros, despedindo cerca de 40 funcionários.

Cerca de 40 funcionários do Gabinete de Análise Financeira (OFR, Office of Financial Research) foram notificados pela Administração Trump de que serão dispensados, afirmou uma fonte conhecedora do processo à Reuters.

Donald Trump está, desta forma, a reduzir o pessoal que faz parte de uma agência governamental cuja missão é identificar riscos financeiros iminentes e que, para além disso, tenta impedir que volte a acontecer uma crise financeira como a de 2007 a 2009.

A crise financeira começou com a crise do “subprime”, concessão de empréstimos à habitação a pessoas com fraca capacidade creditícia, e acabou por contagiar o mundo inteiro. O Jornal de Negócios explica ainda que a crise atingiu muito rapidamente a banca e fez rebentar a bolha do imobiliário.

Mas a explicação que está por trás desta diminuição do staff é a “vasta reorganização” desta agência. De acordo com a Reuters, no início do ano foi dito aos funcionários do OFR que iriam ser suprimidos postos de trabalho, dado que a Administração Trump queria reduzir em 25% o orçamento alocado para esta agência, ou seja, para 76 milhões de dólares.

Na altura do orçamento solicitado pelo OFR – gabinete independente sob a tutela do Departamento norte-americano do Tesouro – para 2018, a agência afirmou que o total dos seus funcionários no ano 2016 tinha sido de 208, mas frisou que queria reduzir para 139.

Ainda segundo a mesma fonte, a meta do número total de funcionários a tempo inteiro mantém-se em torno das 140 pessoas, número que corresponde a quase 65% menos do que quando o número de empregados da OFR atingiu o seu auge, com 217 pessoas.

Os Republicanos têm apontado o dedo ao OFR, além de outros críticos que consideram este órgão muito pouco produtivo e desnecessário, sendo mais uma forma de “burocracia governamental intrusiva”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Parasitas" vai ter uma série na HBO. E já são conhecidos dois nomes do elenco

A produção sul-coreana de Bong Joon Ho, especialmente condecorada pela Academia, merece agora uma adaptação para a televisão pelas mãos da HBO. A série televisiva de "Parasitas" foi anunciada em janeiro e a produção está encarregue …

O carregador do seu smartphone é mais potente do que o computador da Apollo 11

Não restam dúvidas de que a informática deu um passo gigante em termos de evolução nos últimos 50 anos. Agora, um engenheiro de software descobriu que até mesmo o carregador do seu smartphone é mais …

Tribunal suspende construção da Gigafactory na Alemanha

Um tribunal alemão ordenou à Tesla, este domingo, a suspensão das obras da sua fábrica "Gigafactory" por questões ambientais. Em novembro do ano passado, Elon Musk, presidente executivo da Tesla, anunciou que a Alemanha tinha sido …

Novos semáforos da Índia ficam vermelhos quando os condutores buzinam

A Polícia de Mumbai, na Índia, instalou detetores de ruído em vários semáforos de cruzamentos importantes da cidade, visando reduzir a poluição sonora. Agora, quanto mais os condutores buzinam, mais tempo a luz se mantém …

Polícia de Hong Kong procura autores de roubo de papel higiénico

Um camião que transportava papel higiénico foi, esta segunda-feira, alvo de um assalto à mão armada em Hong Kong, onde a escassez do produto motivou uma corrida ao comércio local. As autoridades informaram que um motorista …

Centeno considera gravações de Varoufakis "politicamente lamentáveis"

O presidente do Eurogrupo considerou, esta segunda-feira, a atitude do antigo ministro das Finanças grego, que gravou reuniões do fórum de ministros das Finanças da zona euro, "politicamente lamentável". "Honestamente, não tenho comentários a fazer sobre …

Elton John obrigado a interromper concerto devido a crise de pneumonia

O cantor britânico foi obrigado a interromper um concerto, na Nova Zelândia, devido a um diagnóstico de pneumonia atípica. No último domingo, o cantor britânico Elton John interrompeu um concerto no Auckland’s Mount Stadium, na Nova …

Tancos. Coronel da GNR nega pacto de silêncio

O ex-diretor de investigação criminal da GNR disse, esta segunda-feira, desconhecer qualquer pacto de silêncio com a Polícia Judiciária Militar que envolvesse a colaboração na investigação do furto das armas de Tancos. Na sessão desta segunda-feira …

Anel de curso perdido nos EUA encontrado 47 anos depois na Finlândia

Um anel de curso de um liceu nos Estados Unidos, perdido em 1973, foi agora descoberto numa floresta da Finlândia. De acordo com o The Guardian, Debra McKenna perdeu o anel de curso do marido em …

Apresentadas mais de 50 queixas contra post de André Ventura sobre Joacine Katar Moreira

A Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial (CICDR) já recebeu mais de 50 queixas devido à publicação na qual o deputado do Chega sugeria devolver Joacine Katar Moreira ao seu país de origem. Em …