Trump confirma acordo com o México sobre o NAFTA. Canadá fica para já de fora

David Maxwell / EPA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

Donald Trump anunciou nesta segunda-feira um novo acordo com o México para renegociar o Tratado de Livre-Comércio da América do Norte (NAFTA), em vigor desde 1994, esperando que o Canadá se junte ao mesmo “em breve”.

“É um grande dia para o comércio. É um grande dia para o nosso país”, disse Trump no Salão Oval, antes de conversar por telefone com o político mexicano, Enrique Peña Nieto, ao confirmar que tinham alcançado um pacto bilateral após semanas de intensas negociações. “É um acordo incrível para ambas as partes”, sublinhou.

Trump afirmou que vai mudar o nome do NAFTA, porque este tem “conotações muito negativas”, passando agora a chamar-se “Acordo de Comércio dos EUA e México”.

Sobre o Canadá, que faz parte do NAFTA desde a sua criação e que não esteve presente nas negociações entre os EUA e o México, o Presidente dos Estados Unidos indicou que está a analisar se o Canadá “pode ser parte deste pacto”.

“Com o Canadá pode ser um acordo separado ou podem somar-se a este [do México]”, acrescentou Trump, antecipando que as negociações com Ottawa começarão “em breve” para a sua eventual integração.

Antes da divulgação do acordo, Peña Nieto tinha falado com o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, para ressaltar a “importância da reincorporações do Canadá ao processo” de negociação do Nafta.

Canadá só assina novo acordo se “for bom” para o país

Depois de Trump ter anunciado o novo acordo com o México, o Governo do Canadá disse que só assinará um novo acordo comercial com se “for bom” para o Canadá.

“Só assinaremos um novo NAFTA que seja bom para o Canadá e bom para a classe média”, afirmou um porta-voz da ministra das Relações Exteriores canadense, Chrystia Freeland.

O porta-voz de Freeland acrescentou que para renovar o NAFTA, é necessária a assinatura do seu, e sublinhou que “o avanço” entre o México e os Estados Unidos  é uma condição necessária para qualquer acordo global.

“Estamos em contacto regular com os nossos parceiros e vamos continuar a trabalhar para um NAFTA modernizado”, destacou.

A vontade para negociar o NAFTA – considerado até então um sucesso da integração comercial dos três países vizinhos – surgiu com a chegada de Trump à Casa Branca, em 2017, que o qualificou diversas vezes como “um desastre”.

Em vigor desde 1994, o NAFTA é um acordo comercial entre o México, o Canadá e os EUA e engloba mais de mais de um bilião de dólares por ano em trocas comerciais.

ZAP // EFE

PARTILHAR

RESPONDER

Bianca Devins foi assassinada e as imagens partilhadas centenas de vezes na Internet

Uma jovem de 17 anos foi assassinada quando acompanhava o namorado a um concerto, nos Estados Unidos. O companheiro, que ainda tentou o suicídio após o crime, partilhou fotografias do cadáver da vítima na Internet, …

VianaPolis chega a acordo com casal. Já só restam sete moradores no prédio Coutinho

A VianaPolis informou, esta terça-feira, ter chegado a acordo com um casal que detinha um apartamento no prédio Coutinho, em Viana do Castelo, onde ainda permanecem sete pessoas em cinco frações. Em declarações à agência Lusa, …

Ghosn processa Nissan e Mitsubishi na Holanda

Carlos Ghosn, ex-presidente da Nissan e da Mitsubishi e ex-CEO da Renault, processou as duas fabricantes de automóveis japonesas e reclama uma indemnização de 15 milhões de euros. Carlos Ghosn instaurou à Nissan e à Mitsubishi …

Faturas detalhadas de telecomunicações estão a confundir os clientes, alerta a Deco

As faturas detalhadas de telecomunicações, adotadas na sequência da decisão da Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom), estão a confundir os clientes, revelou esta terça-feira a Deco Proteste, que considerou que a medida do regulador deve …

Catarina Martins entreabre porta a nova geringonça

Catarina Martins lembrou que nas últimas legislativas se fez na política "o que nunca se tinha feito antes" e alerta que o que se conseguiu alcançar "não chega" face a "tudo o que há para …

Destroços de navio interditam praia em Torres Vedras

A praia do Navio, em Santa Cruz, está interdita a banhos e a desportos náuticos devido ao aparecimento de destroços de um navio afundado. A praia do Navio, em Santa Cruz, no concelho de Torres Vedras, …

Ministro da Justiça demite-se após eleição de Boris Johnson (e não é o único)

O ministro da Justiça britânico, David Gauke, anunciou a sua demissão após ser conhecida a eleição de Boris Johnson para a liderança dos conservadores e a sua designação como primeiro-ministro do Reino Unido. No domingo, David …

TdC deteta pagamentos "ilegais" do Serviço de Saúde da Madeira a empresa que pertencia ao presidente

A sociedade gerida pelo então presidente do Serviço de Saúde da Madeira recebeu 116 mil euros do Serviço de Saúde da Madeira. O Serviço de Saúde da Madeira (SESARAM) autorizou "ilegalmente" o pagamento de 116 mil …

Fábio Coentrão apontado ao FC Porto

O lateral esquerdo, que se encontra neste momento sem clube, terá sido alvo de sondagem por parte do FC Porto para reforçar a equipa de Sérgio Conceição. Segundo o jornal A Bola, Fábio Coentrão já foi …

EUA. Explosão em refinaria levanta questões sobre utilização de produtos químicos letais

Na madrugada de 21 de junho, explosões na refinaria Philadelphia Energy Solutions, no sul da Filadélfia, Estados Unidos (EUA), sacudiram as casas, enviaram bolas de fogo para o ar e acordaram os moradores próximos. Este …