/

Trump avisa: se reagir de “forma hostil”, Kim Jong-un vai perder tudo

Donald Trump / Instagram

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, e o Presidente do EUA, Donald Trump

A relação entre Donald Trump e Kim Jong-un deteriora-se a cada dia que passa. O Presidente norte-americano lembrou o líder norte-coreano do acordo para a desnuclearização, firmado no ano passado, um dia depois de ter sido noticiado mais um teste nuclear em Sohae.

“Kim Jong-un é esperto demais e tem muito a perder se agir de forma hostil, tudo na verdade. Ele assinou um acordo de desnuclearização comigo em Singapura. Não vai querer acabar com o seu relacionamento especial com o Presidente dos Estados Unidos”, escreveu Donald Trump este domingo, no Twitter, referindo-se ao acordo histórico com Kim em junho de 2018.

De acordo com o The Guardian, a publicação foi feita depois de alguns meios de comunicação darem conta de um possível teste nuclear na Estação de Lançamento de Satélite Sohae.

Aliás, horas antes da publicação, a Coreia do Norte anunciou ter realizado um “teste muito importante” no local de lançamento de mísseis de longo alcance, defendendo que terá um efeito fundamental na futura posição estratégica do país. Segundo a Agência Central de Notícias da Coreia, o teste foi realizado na tarde de sábado.

À CBS, o conselheiro para a segurança dos Estados Unidos, Robert O’Brien, disse que estes testes “seriam um erro”. “Se a Coreia da Norte for por um caminho diferente do que prometeu, então temos uma série de ferramentas.”

No ano passado, em Singapura, Trump e Kim Jong-un acordaram trabalhar para a desnuclearização da península coreana e para pôr um fim formal à guerra entre as duas Coreias. No entanto, as conversas entre os dois países nos últimos meses não têm sido felizes, com a Coreia do Norte a conduzir vários testes de mísseis de menor alcance.

Ainda no domingo, avança o Observador, Donald Trump escreveu uma segunda publicação na qual lembra, referindo-se também às eleições presidenciais dos Estados Unidos, que “a Coreia do Norte, sob a liderança de Kim Jong Un, tem um tremendo potencial económico, mas deve desnuclearizar conforme prometido”.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.