Trump avisa: se reagir de “forma hostil”, Kim Jong-un vai perder tudo

Donald Trump / Instagram

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, e o Presidente do EUA, Donald Trump

A relação entre Donald Trump e Kim Jong-un deteriora-se a cada dia que passa. O Presidente norte-americano lembrou o líder norte-coreano do acordo para a desnuclearização, firmado no ano passado, um dia depois de ter sido noticiado mais um teste nuclear em Sohae.

“Kim Jong-un é esperto demais e tem muito a perder se agir de forma hostil, tudo na verdade. Ele assinou um acordo de desnuclearização comigo em Singapura. Não vai querer acabar com o seu relacionamento especial com o Presidente dos Estados Unidos”, escreveu Donald Trump este domingo, no Twitter, referindo-se ao acordo histórico com Kim em junho de 2018.

De acordo com o The Guardian, a publicação foi feita depois de alguns meios de comunicação darem conta de um possível teste nuclear na Estação de Lançamento de Satélite Sohae.

Aliás, horas antes da publicação, a Coreia do Norte anunciou ter realizado um “teste muito importante” no local de lançamento de mísseis de longo alcance, defendendo que terá um efeito fundamental na futura posição estratégica do país. Segundo a Agência Central de Notícias da Coreia, o teste foi realizado na tarde de sábado.

À CBS, o conselheiro para a segurança dos Estados Unidos, Robert O’Brien, disse que estes testes “seriam um erro”. “Se a Coreia da Norte for por um caminho diferente do que prometeu, então temos uma série de ferramentas.”

No ano passado, em Singapura, Trump e Kim Jong-un acordaram trabalhar para a desnuclearização da península coreana e para pôr um fim formal à guerra entre as duas Coreias. No entanto, as conversas entre os dois países nos últimos meses não têm sido felizes, com a Coreia do Norte a conduzir vários testes de mísseis de menor alcance.

Ainda no domingo, avança o Observador, Donald Trump escreveu uma segunda publicação na qual lembra, referindo-se também às eleições presidenciais dos Estados Unidos, que “a Coreia do Norte, sob a liderança de Kim Jong Un, tem um tremendo potencial económico, mas deve desnuclearizar conforme prometido”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Governo quer transpor estatuto do denunciante para legislação nacional ainda este ano

O Governo pretende transpor ainda este ano para a legislação nacional a diretiva europeia do estatuto do denunciante, integrada no pacote anti-corrupção que o executivo está a preparar, anunciou hoje a ministra da Justiça. "Estamos a …

Orçamento da UE. Sem acordo não há dinheiro de fundos para os países

Ainda não se sabe o que acontecerá na União Europeia (UE) a partir de 01 de janeiro de 2021 se não houver acordo entre os diferentes países sobre o próximo orçamento europeu. As opiniões dividem-se …

Hospitais com saldo negativo não podem comprar medicamentos. TdC diz que aplica a lei

Entre 2017 e 2019, o Tribunal de Contas (TdC) recusou vistos prévios a 35 contratos apresentados por vários hospitais para aquisição de medicamentos, bem como outros bens e serviços devido à falta de saldo. A notícia …

Castração química proposta pelo Chega viola o 1.º artigo da Constituição

De acordo com o Conselho Superior de Magistratura (CSM), a proposta do Chega para castrar quimicamente quem é condenado por abuso sexual de menores, em casos especialmente graves, viola dois artigos da Constituição da República …

Já são 50 os militares dos EUA com lesões cerebrais após ataque iraniano

O Pentágono anunciou, esta terça-feira, que 50 militares norte-americanos foram diagnosticados com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque iraniano na base militar de Ain al-Assad, no Iraque. Na última sexta-feira, o porta-voz do Pentágono, Jonathan …

Republicanos não têm votos suficientes para travar novas testemunhas no julgamento de Trump

O líder do Partido Republicano no Senado disse, esta terça-feira, aos senadores que ainda não garantiu os votos para travar novas testemunhas no julgamento sobre a destituição de Donald Trump. O senador Mitch McConnell fez a …

Galpgate. Gestores da Galp vão a julgamento, mas políticos só vão ter de pagar multas

Os gestores da Galp ainda podem ir a julgamento pelas ofertas de bilhetes e viagens ao Euro 2016, mas os políticos que auferiram dos mesmos vão ver o processo arquivado mediante o pagamento de uma …

Partidos querem que o Parlamento controle injeções no Novo Banco

O PSD, Bloco de Esquerda (BE), PCP e PAN podem vir a aprovar uma alteração ao Orçamento do Estado deste ano para que novas injeções de capital no Novo Banco tenham de ser aprovadas pela …

Rafael Leão sobre Zlatan: "Costumava jogar com ele na Playstation, hoje fiz-lhe uma assistência"

O avançado de 20 anos fez o passe que permitiu a Zlatan Ibrahimovic fechar o resultado no triunfo (4-2) diante do Torino, num jogo a contar para os quartos-de-final da Taça de Itália. O AC Milan …

Antigo BPN ainda sai caro ao Estado (e a culpa é das "facturas" devolvidas pelo EuroBic)

A nacionalização do antigo BPN, no rescaldo da crise de 2008, continua a sair cara aos cofres do Estado. Os contribuintes portugueses ainda suportam gastos com conflitos que decorrem em Tribunal e com créditos tóxicos …