Trump ameaça cortar a ajuda financeira aos palestinianos

Gage Skidmore / Flickr

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

Esta terça-feira, o Presidente norte-americano ameaçou cortar a ajuda financeira à Autoridade Palestiniana, mas os palestinianos afirmam que não vão ceder “à chantagem” dos Estados Unidos.

Durante uma série de mensagens no Twitter, Donald Trump sugeriu, esta terça-feira à noite, que pode vir a cortar os fundos atribuídos aos palestinianos por estes já não estarem “dispostos a negociar a paz”. Além disso, sublinhou que Washington não tem recebido “qualquer estima ou respeito” em troca dessa ajuda externa.

“Pagamos aos palestinianos CENTENAS DE MILHÕES DE DÓLARES e não temos qualquer estima ou respeito. Eles nem sequer querem negociar um há muito devido tratado de paz com Israel”, afirmou o Presidente norte-americano.

Este possível corte de financiamento surge em resposta a Mahmoud Abbas, chefe da Autoridade Palestiniana, que declarou que os EUA já não são neutros e que, portanto, não se qualificam para mediar as negociações com o Estado hebraico.

Estas declarações foram feitas na sequência da decisão de Trump declarar Jerusalém a capital de Israel e de anunciar que vai mudar a embaixada norte-americana de Telavive para a disputada cidade, uma decisão contestada pela maioria da comunidade internacional.

Palestinianos não vão ceder “à chantagem” de Trump

Esta quarta-feira, em resposta à ameaça de Trump, a Organização para a Libertação da Palestina (OLP), que integra a Autoridade Palestiniana, acusou o Presidente americano de estar “a sabotar a procura pela paz, liberdade e justiça” naquela região.

“Não cederemos à chantagem”, afirmou Hanan Ashrawi, membro do comité executivo da Organização de Libertação da Palestina, na sequência da ameaça de cortar a ajuda financeira e sobre a recente decisão do Presidente dos EUA de reconhecer Jerusalém como capital de Israel.

Em comunicado, Ashrawi afirma que Trump está a culpar os palestinianos pelas “consequências das suas próprias ações irresponsáveis“.

Os direitos palestinianos não estão à venda. Ao reconhecer Jerusalém ocupada como capital de Israel, Trump não só violou a lei internacional, como destruiu as bases da paz, aceitando a anexação ilegal da cidade por Israel”, sustentou.

Israel ocupou Jerusalém Oriental durante a Guerra dos Seis Dias, em 1967, e anexou a cidade em 1980, contra a posição da comunidade internacional. Os palestinianos reivindicam Jerusalém Oriental como capital de um futuro Estado da Palestina.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Brexit já recebeu luz verde da Comissão e do Conselho Europeu

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, formalizaram esta sexta-feira o Acordo de Saída do Reino Unido da União Europeia (UE), faltando agora apenas a …

Isabel dos Santos esteve em Portugal, mas saiu na hora da reunião entre procuradores

No mesmo dia, Isabel dos Santos chegou e saiu de Portugal, onde esteve em Lisboa para conceder "plenos poderes" aos seus representantes legais no processo de alienação do capital do Eurobic. Isabel dos Santos esteve em …

Invencível fora de portas. Benfica é quase caso único nas grandes ligas

O Benfica é uma das três equipas das grandes ligas europeias que ainda não perdeu fora de casa para o campeonato, esta temporada. As 'águias' venceram todos os oito jogos. Jogar em casa costuma ser um …

Guterres enumera os "Quatro Cavaleiros do Apocalipse" que desestabilizam o mundo

António Guterres listou, esta quinta-feira, os "Quatro Cavaleiros do Apocalipse" que causam incerteza e instabilidade: mudança climática, desconfiança da população, tensões geopolíticas e ameaças tecnológicas. O secretário-geral da ONU identificou esta quinta-feira, numa intervenção em Davos, …

Aeroporto do Montijo é uma das decisões "mais ridículas" e um erro que "custará caro"

O presidente da Câmara do Seixal, Joaquim Santos, continua a defender Alcochete para o novo aeroporto, considerando que Montijo "vai ficar na história da aviação mundial como uma das soluções mais ridículas de sempre". Em declarações …

Atlético de Madrid cai na Taça frente a equipa do terceiro escalão (e espanhóis não poupam críticas a Félix)

O Atlético de Madrid foi surpreendido pelo Cultural Leonesa nos 16 avos-de-final da Taça do Rei. A imprensa desportiva espanhola criticou a exibição de João Félix, apesar de o português ter assistido para golo. O Cultural …

Sindicato da PSP apaga publicação que insinuava que mulher detida na Amadora tinha "doenças graves"

O Sindicato Unificado da Polícia de Segurança Pública (PSP) eliminou uma publicação que tinha feito na sua página oficia de Facebook, na qual se referia ao caso de Cláudia Simões, a mulher que foi detida …

Atletas do Sporting são tratados por médicos da clínica de Varandas

Os atletas sportinguistas são tratados por médicos que partilham funções entre o clube e a Comcorpus, clínica que pertence ao presidente 'leonino', Frederico Varandas. O jornal Público avança esta sexta-feira que muitos dos médicos do departamento …

China confirma a 26ª vítima mortal do novo coronavírus e alarga quarentena de 33 milhões de pessoas

A China anunciou esta sexta-feira a morte de uma pessoa devido ao coronavírus, perto da fronteira com a Rússia, a segunda fora do epicentro do surto, com origem na cidade de Wuhan, aumentando para 26 …

A erupção do Vesúvio transformou o cérebro de uma pessoa em vidro

O Vesúvio entrou em erupção em 79 d.C, assolando assentamentos num raio de 20 quilómetros. Um novo estudo mostra que a intensa explosão de calor transformou o cérebro de uma pessoa em vidro. Nos anos 1960, …