/

“O nosso Governo está pronto”. Trudeau volta a ganhar as eleições – mas sem maioria absoluta

Eric Bolte / EPA

Justin Trudeau com a esposa e a filha

O líder do Partido Liberal do Canadá (LP) Justin Trudeau disse hoje, depois de ganhar as eleições gerais do país, que os eleitores canadianos escolheram “um plano progressivo” e que está pronto para formar um Governo.

O líder dos liberais canadianos ganhou um terceiro mandato na segunda-feira, após uma campanha muito difícil nas eleições antecipadas que ele próprio tinha convocado.

Quando Trudeau se dirigiu à multidão num hotel de Montreal, às 01:30 (05:30 em Lisboa), estavam 91% dos votos contados.

O Partido Liberal de Trudeau registava 158 deputados e 31,8% dos votos contados.

Em segundo lugar ficou o Partido Conservador (PC) com 121 deputados, seguido pelo Bloc Québécois (BQ) pró-soberania, com 8,1% dos votos e 31 lugares, e o Partido Social Democrático Novo (NPD), com 17,6% dos votos e 26 lugares.

Além disso, o Partido Verde (PV), com 2,4 % dos votos, terá dois deputados.

Os resultados são quase uma repetição dos obtidos nas eleições de 2019, quando os Liberais ganharam com 157 deputados e os Conservadores se tornaram o principal partido da oposição com 121 lugares.

Trudeau disse aos apoiantes em Montreal que os eleitores tinham dado aos Liberais “um mandato claro”, embora não com a maioria absoluta que pediu durante a campanha eleitoral.

Longe de uma maioria absoluta de 170 deputados, o líder Liberal terá de negociar com outras partes, nomeadamente o NPD e o BQ, para levar por diante as suas iniciativas legislativas.

Foi precisamente para sair desta situação minoritária que o partido convocou uma eleição antecipada, em meados de agosto, para tentar recuperar a maioria que tinha perdido dois anos antes.

Trudeau definiu como prioridades sair da crise pandémica, combater a crise climática, melhorar as condições para a classe média e reconciliar-se com os grupos indígenas do país.

“O nosso Governo está pronto”, disse, acrescentando: “estou pronto para continuar com o trabalho”.

Antes do discurso de Trudeau, o líder do Partido Conservador, Erin O’Toole, admitiu a derrota, mas salientou que os canadianos tinham negado ao primeiro-ministro em exercício uma maioria absoluta.

O’Toole, que estava à frente dos Conservadores nas eleições gerais pela primeira vez e que empurrou os PC para o centro do palco político, declarou que “os canadianos devolveram-no (Trudeau) com outra minoria”.

O líder conservador também advertiu que Trudeau convocará novamente eleições antecipadas nos próximos meses para tentar ganhar uma maioria absoluta na Câmara Baixa do Parlamento canadiano.

Os 27 milhões de canadianos foram chamados a eleger os 338 deputados da Câmara dos Comuns. Sem que nenhum dos dois grandes partidos que alternam no poder desde 1867 obtenha uma maioria de lugares no Parlamento, o vencedor terá de negociar com os partidos mais pequenos, escreve o Público.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.