Tropas russas estão a treinar largada de blindados por paraquedas

As Forças Armadas da Rússia estão a treinar o transporte rápido de veículos de combate blindados por meios aéreos e a sua largada com uso de para-quedas, em exercícios que os peritos em estratégia militar consideram uma demonstração de superioridade táctica e de capacidade de intervenção por trás das linhas inimigas.

A 106ª Divisão Aerotransportada do Exército da Rússia realizou uma demonstração da sua capacidade táctica com exercícios durante os quais mobilizou por via aérea veículos blindados de transporte de tropas BTR-MDM Rakushka, largados em terra através de para-quedas especialmente concebidos para o efeito.

O objectivo do exercício, segundo a RT, foi o de verificar a qualidade e resistência dos para-quedas, bem como a eficácia das “almofadas” de ar que amortecem a chegada ao solo dos veículos num salto real, mas os peritos em estratégia militar consideram que os exercícios são antes de mais uma demonstração de poderio militar e capacidade de mobilização rápida de tropas na Europa.

Os saltos, realizados na região de Ryazan, a cerca de 190 km a sul de Moscovo, foram realizados a duas diferentes altitudes, de 400m e 1500m. São necessários 10 para-quedas e uma almofada de ar para amortecer a descida e aterragem de cada veículo.

Os BTR-MDM, novos blindados da classe Rakushka, são veículos de transporte de tropas de grande mobilidade e manobrabilidade, estando prevista a sua entrada plena ao serviço das Forças Armadas russas a meio deste ano. A nova geração de veículos da família BTR tem uma autonomia melhorada, de 500km, e pode transportar até 15 pessoas – 2 tripulantes e 13 tropas.

Novo veículo blindado de transporte de tropas BTR-MDM Rakushka-M do Exército da Rússia

Novo veículo blindado de transporte de tropas BTR-MDM Rakushka-M do Exército da Rússia

Nos últimos meses têm sido frequentes exercícios militares, nomeadamente incursões de bombardeiros russos interceptados em espaço aéreo de países da Aliança Atlântica.

Estes exercícios surgem num momento de escalada de tensão entre a Rússia e os países da NATO, na sequência do agudizar da crise na Ucrânia e da anexação da Crimeia, naquilo que alguns especialistas consideram já uma “nova Guerra Fria”.

O romancista alemão e prémio Nobel da Literatura Günter Grass diz mesmo que a III Guerra Mundial já começou há algum tempo.

A semana passada, o general britânico Adrian Bradshaw, um alto comando da NATO na Europa afirmou acreditar que a Rússia poderá estar a preparar a invasão de um país de Leste, e que tal poderia desencadear uma situação de guerra total das forças da Aliança contra a Rússia.

AJB, ZAP

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. O ser humano, usufruindo do livre arbítrio que Deus lhe dá, não consegue viver muito tempo em Paz. A ganância (seja a que nível for), está constantemente na cabeça de certos mentores que “instrumentalizam” as massas sociais, em proveito próprio. Jesus quando chegava no meio das pessoas, a primeira saudação que dava era:” Que a paz esteja convosco”. Certos homens, pelo contrário, a primeira saudação que dão é” Que a guerra esteja connosco”. Passam uma vida inteira a armarem-se para a guerra, até à destruição total! Depois dizem que Deus não existe, querendo assim, desresponsabilizar-se do mal que fazem.

  2. “-Vêm aí os russos!”
    Mas onde é que eu já ouvi isto…?
    Os russos não sei se nos vêm atacar, mas que a propaganda de guerra já chegou, lá isso é verdade.

RESPONDER

Voluntários oferecem-se para cumprir pena de jovem acusado de blasfémia

Num ato de solidariedade, 120 voluntários pediram para cumprir a pena de um jovem nigeriano condenado a 12 anos de prisão por blasfémia. Entre os voluntários está o diretor do Memorial de Auschwitz. Ao todo, 120 …

ADN ajuda a identificar assassino em série num dos mais infames casos da Austrália

Uma amostra de ADN ajudou a justiça australiana a considerar um homem como culpado pelo assassinato de duas mulheres na década de 1990, encerrando um caso que permaneceu sem solução durante quase 25 anos. Durante quase …

Mais 665 casos e nove mortes por covid-19 em Portugal

Portugal regista, este domingo, mais 665 novos casos positivos e nove mortes por covid-19, segundo boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Assim, desde o início da pandemia, Portugal conta com 73.604 infetados e 1.953 …

De guerreiros a anciões. Grupo étnico no Quénia faz cerimónia única de "transformação"

Milhares de homens Maasai vestidos com xales vermelhos e roxos e com as suas cabeças revestidas de ocre vermelho reuniram-se esta semana para uma cerimónia que os transforma de Moran (guerreiros) em Mzee (anciãos). De acordo …

Há 60 anos, Richard Nixon tricou uma sanduíche (e este homem guardou-a desde então)

Há 60 anos, o então vice-Presidente dos Estados Unidos, Richard Nixon, trincou uma sanduíche - e Steve Jenne, um homem que vive em Illinois, guardou-a os restos desde então. De acordo com o The New York …

Coreia do Norte adverte Sul para não procurar nas suas águas oficial assassinado

A Coreia do Norte pediu hoje à Marinha sul-coreana que deixe de entrar nas suas águas territoriais, numa altura em que Seul procura recuperar o corpo de um oficial sul-coreano morto a tiro no mar …

"Um abandonar dos utentes". Centros de saúde atiram pacientes para farmácias e privados

Sem resposta nos centros de saúde, vários utentes vêm-se obrigados a recorrer ao setor privado e a farmácias. A Entidade Reguladora de Saúde já recebeu várias reclamações. Face à pandemia de covid-19, os centros de saúde …

Polícia treinou uma cadela para farejar provas eletrónicas

No Minnesota, Estados Unidos, a polícia treinou uma cadela para farejar dispositivos eletrónicos. Sota já ajudou a encontrar provas em dez crimes. A polícia estatal do Minnesota treinou uma cadela labrador britânica para farejar dispositivos eletrónicos, …

Trabalhistas lideram primeira sondagem desde que Boris chegou ao poder

O partido do primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, situa-se hoje, pela primeira vez desde que chegou ao poder, atrás da oposição trabalhista nas intensões de voto, o que estará relacionado com a gestão da crise pandémica, …

Sporting vagueia mercado à procura de um avançado

Šporar, Luiz Phellype e Tiago Tomás não satisfazem as necessidades de Rúben Amorim, que quer trazer mais um avançado para o plantel antes do fecho do mercado de transferências. A janela de transferências está prestes a …