Rússia pode estar a preparar ataque que levará a uma guerra total

8

Alex Beltyukov / Wikimedia

Um bombardeiro Tupolev Tu-160 da Força Aérea da Rússia sobrevoa Moscovo

A Rússia pode estar a preparar a invasão de um país de Leste, alerta o general britânico Adrian Bradshaw, um alto comando da NATO na Europa, temendo que isso possa despoletar uma situação de guerra total das forças da Aliança contra os russos.

O alerta foi deixado pelo general durante um discurso no grupo de reflexão Royal United Services Institute, em Londres, onde fez referência à actuação dos russos na Ucrânia, designadamente com a invasão da Crimeia.

O general Adrian Bradshaw acredita que há o “perigo de que a Rússia possa acreditar que as forças convencionais de larga escala que tem mostrado poder gerar, num muito curto período de tempo, como vimos no exercício de estouro que precedeu a tomada da Crimeia, podem ser usadas, não apenas para intimidação e coerção, mas, potencialmente, para tomar território da NATO“, conforme declarações citadas pela Sky News.

A verificar-se uma circunstância destas, com a invasão de um membro da NATO, os países da Aliança ver-se-iam forçados a uma actuação conjunta, de defesa, o que geraria uma guerra total com a Rússia, afiança o general.

“A ameaça da Rússia e o risco que acarreta, de erros de cálculo que podem resultar num conflito estratégico, mesmo que nos pareça improvável, representa uma ameaça existencial para todo o nosso ser”, garante Sir Adrian Bradshaw.

Estes alertas surgem algumas horas depois de o Secretário de Estado da Defesa britânico, Michael Fallon, ter feito reparos semelhantes, o que indicia as fortes suspeitas em torno da actuação russa.

Perante estes indícios, e face às movimentações verificadas na Ucrânia, onde a Rússia manterá soldados no Leste do país, enquanto os separatistas pró-russos continuam a lutar contra o exército ucraniano, a NATO terá reforçado a vigilância nos países do Báltico que fazem fronteira com o país de Vladimir Putin, nomeadamente Estónia, Letónia e Lituânia.

SV, ZAP

8 Comments

  1. Se a Russia entrasse em guerra, quem é que lhe comprava o gás? No entanto parece que a memória da última grande guerra se está a esbater e parece que há pessoas que já não temem a guerra e a destruição.

  2. Realmente esses russos acham-se a ultima bolacha do pacote!
    Não têm respeito por nada nem ninguém, esse putin merecia que alguém lhe desse uma lição… Cambada de anormais!
    Invadiram de forma criminosa a Crimeira e acho que não vão parar por aqui, até alguém lhes mostrar que não são os mais fortes!

  3. A notícia e os (quase todos) comentários são no minímo hilariantes, os britanicos estão de cabeça perdida por já não serem nada neste mundo (aparte de moço de recados dos eua) e, inventam os mais grosseiros disparates! Infelizmente têm as mãos cheias de sangue inocente no Iraque, Lybia etc etc

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.