Tropas russas combatem na Ucrânia, Kiev pede ajuda à ONU

MATEUS_27:24&25 / Flickr

Tanques blindados T-90 do Exército da Rússia

O primeiro-ministro da Ucrânia, Arseni Yatseniuk, pediu aos países ocidentais a convocação urgente do Conselho de Segurança das Nações Unidas devido à crescente presença de tropas russas em território ucraniano.

“A Rússia intensificou substancialmente a presença militar na Ucrânia”, acusou Yatseniuk, referindo-se ao êxito da contraofensiva dos separatistas no Leste do país e à captura de dez soldados russos em território ucraniano.

Para Kiev, as tropas russas combatem no Leste da Ucrânia, o que explica os avanços dos separatistas no campo de batalha, e por isso pede ao Ocidente medidas mais eficazes no sentido de travar a suposta agressão da Rússia.

“É preciso congelar os recursos financeiros de Moscovo até que a Rússia retire as Forças Armadas e o armamento do território da Ucrânia”, disse ainda o chefe do Governo.

Yatseniuk afirmou também que as “sanções adotadas (até ao momento) não deram resultados” e defendeu que o Ocidente “deve considerar o congelamento de todos os ativos russos e paralisar todas as transações financeiras bancárias da Rússia nos países membros da União Europeia, Estados Unidos e países do G7 (Grupo dos países mais desenvolvidos do mundo).

O Presidente ucraniano, Petro Poroshenko, utiliza a palavra “invasão” para caracterizar a ação do exército russo, que afirma ter tomado esta quinta-feira a cidade de Novoazovsk.

Poroshenko convocou uma reunião urgente do conselho de segurança e defesa ucraniano para decidir os “próximos passos” a tomar.

A operação conjunta do exército russo e dos separatistas pró-russos decorre também Mariupol e nos arredores de Donetsk, a principal cidade do leste. Em curso estará uma contraofensiva para pôr termo ao cerco que as forças de Kiev montaram ao bastião rebelde.

Apoio internacional

A Lituânia acusou também a Rússia de “invasão militar evidente” da Ucrânia pedindo, igualmente, uma reunião de emergência do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

O embaixador dos Estados Unidos em Kiev, Geoffrey Pyatt, denunciou hoje também a crescente intervenção de tropas russas no conflito ucraniano.

“Um número cada vez mais elevado de tropas russas está diretamente implicado em ações militares em território da Ucrânia. A Rússia enviou sistemas de defesas antiaéreas de última geração para o Leste da Ucrânia”, escreveu o diplomata norte-americano no Twitter.

Pelo seu lado, o representante da Comissão Europeia em Kiev, David Stulik, disse através do Facebook que “no dia 27 de agosto começou a agressão de forma aberta por parte da Rússia em território ucraniano”, uma declaração que foi considerada por Bruxelas como uma consideração pessoal.

Os combates entre as duas partes em confronto no Leste da Ucrânia intensificaram-se nos últimos dias, após a contraofensiva lançada pelos separatistas.

As milícias pró-russas cercaram na última madrugada a localidade fronteiriça de Novoazovks, na região de Donetsk, utilizando carros blindados contra os locais onde se encontram atualmente as forças leais a Kiev na zona.

Com um rápido avanço para o sul da região de Donetsk, até agora controlada por forças de Kiev, os rebeldes abriram uma terceira frente no Leste do país.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. As notícias aqui postas por este ZAP são uma manipulação grosseira ao povo bem ao estilo da propaganda nazi/facista dos tempos da guerra. É vergonhoso que estes jornalistas de sarjeta e seus amos só saibam fazer jornalismo sujo.
    Se quisessem contar a verdade do que se passa na Ucrânia informavam que aquele governo formado por nazis declarados, chegaram ao poder por um golpe de Estado enganando uma parte do povo de Kiev mas que agora esse povo, percebendo o logro em que caiu, não só não os apoia, como os renega. Isso é notório porque não têm soldados dispostos a matar o seu próprio povo e alguns que ainda se movimentam e disparam são uma chamada guarda nacional formada por esses nazis enquadrados por mercenários paramilitares americanos e judeus de Israel.
    Os helicopteros e aviões abatidos são da NATO e entram no país via Polónia.
    Os fascistas de Kiev, como sabem que têm os dias contados, gritam por todo o mundo ocidental corrupto e venal, que são os russos que estão lá dentro, o que é pura mentira.

    • Caro senhor,
      Tem direito à sua opinião, e a discordar da dos outros, tal como os outros de discordar da sua ou dela se rirem se assim o entenderem.
      Mais do que ter direito à opinião, até tem direito de a expressar.
      Só não tem o direito de o fazer com o insulto.

    • Uma corja que já anda desde o inicio da revolução industrial a impingir um governo mundial. O Judeu mais própriamente ou como realmente deveriam de ser chamados:Zionista, são os que fomentam isto actualmente. E é uma verdade o zap(de jornal nada tem pois todas as reportagens com politicos portugueses denotam uma conotação de simbologia maçonica nas fotos) apenas faz o que o patrão obriga, que é propaganda para apaziguar o senhor zionista que paga as contas ao final do mes. È tudo a mesma corja, De um lado azuis do outro vermelhos válá ao povo não é muito dificil de chegar lá e entender o que se passa no mundo actual. E o zap já devia ter á muito entendido que o povo já não está a cair na cantiga da propaganda fascista. Os meus parabens pela sua escrita VentoNorte.

  2. Na minha opinião a Rússia devia colocar um travão definitivo na questão ucraniana, invadir e ocuppar de vez, e assim acaba-se a brincadeira. E deve avisar os eua que não se meta.

RESPONDER

Primeiro debate quinzenal arranca esta terça-feira com perguntas de Rio a Costa

Esta terça-feira acontece a o primeira discussão parlamentar entre o líder do PSD, Rui Rio, e o primeiro-ministro, António Costa, depois do Orçamento do Estado. O primeiro debate quinzenal do ano arranca esta terça-feira com as …

Coimas a banqueiros arrastam-se em tribunal. Maioria acaba prescrita

Dez gestores bancários acumulam multas de 16,8 milhões de euros, um montante que iguala todas as coimas decididas pela CMVM a bancos em 15 anos. Dez antigos gestores bancários acumulam coimas de quase 17 milhões de …

O nojo pode levar a pensamentos e sentimentos religiosos

Um novo estudo revela que o sentimento de nojo pode estar na base de pensamentos religiosos. O medo de Deus e do pecado mostrou ser maior em pessoas que se enojavam mais facilmente. Mesmo as pessoas …

"Os pássaros não são estúpidos". Secretário de Estado desvaloriza críticas a aeroporto do Montijo

Os ambientalistas têm alertado que dezenas de milhares de aves de médio e grande porte cruzam-se na zona de proteção especial do estuário do Tejo, junto ao local onde será construído o novo aeroporto do …

Acusado de racismo e sexismo, conselheiro político de Boris demite-se

Andrew Sabisky, conselheiro direto do primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, demitiu-se esta segunda-feira, depois de ser acusado de racismo e sexismo pelo próprio Partido Conservador por causa de declarações suas no passado. Em causa estão declarações feitas …

"Impressora de pele" promete ajudar na cicatrização de queimaduras

Uma nova impressora 3D portátil é capaz de depositar "folhas de pele", umas sobre as outras, e criar um curativo biológico para cobrir grandes queimaduras. A nova impressora 3D foi desenvolvida por uma equipa de investigadores …

"Made in Space". A primeira fábrica espacial vai começar a ganhar forma

Com o objetivo de construir coisas cada vez maiores no Espaço, uma empresa do Colorado, nos Estados Unidos, está a preparar-se para uma missão de demonstração de construção. A Blue Canyon Technologies vai fornecer a infraestrutura …

Asteróide que passou recentemente pela Terra não estava sozinho

Astrónomos descobriram que o asteróide 2020 BX12, que passou pela Terra na semana passada, era afinal um sistema binário de asteróides. Estamos a falar do asteróide 2020 BX12, que passou a 4,3 milhões de quilómetros de distância da …

"Parasitas" vai ter uma série na HBO. E já são conhecidos dois nomes do elenco

A produção sul-coreana de Bong Joon Ho, especialmente condecorada pela Academia, merece agora uma adaptação para a televisão pelas mãos da HBO. A série televisiva de "Parasitas" foi anunciada em janeiro e a produção está encarregue …

O carregador do seu smartphone é mais potente do que o computador da Apollo 11

Não restam dúvidas de que a informática deu um passo gigante em termos de evolução nos últimos 50 anos. Agora, um engenheiro de software descobriu que até mesmo o carregador do seu smartphone é mais …