Trojan passa por humano e contorna sistema CAPTCHA

A Kaspersky Lab descobriu um malware no sistema operativo Android que se faz passar por um utilizador humano e que consegue ludibriar a ferramenta de autenticação CAPTCHA. Este programa levou a que milhares de utilizadores subscrevessem, involuntariamente, serviços de valor acrescentado.

De nome SMS.AndroidOS.Podec, ou simplesmente PODEC, este software malicioso, descoberto pela equipa de analistas de segurança da Kaspersky Lab no final de 2014, é o primeiro alguma vez detetado que utiliza técnicas que, aos olhos do CAPTCHA, lhe conferem características antropomórficas, pelo que o sistema assume-o como sendo um utilizador humano.

A Kaspersky descreve que o Trojan reenvia a imagem de CAPTCHA para um sistema de tradução online que a converte nas letras que a compõem. Tudo isto acontece em tempo-real. Desta forma, o PODEC conseguiu que milhares de utilizadores de dispositivos Android subscrevessem, inadvertidamente, serviços de valor acrescentado.

Consta que o malware era transmitido para utilizadores Android, principalmente através da VKontakte, o “Facebook russo”. A maior parte das investidas foram registadas na Rússia e países adjacentes.

A empresa especialista em segurança cibernética acredita que muitos recursos foram dispensados no desenvolvimento do PODEC e que o seu sucesso reside na estratégia “particularmente criativa” de contorno do sistema CAPTCHA.

O Antigate.com é o sistema de tradução online que apoia as operações do PODEC, e em escassos segundos, o programa malicioso consegue executar a sua campanha cibercriminosa.

Este Trojan poderá evoluir para uma forma mais poderosa e furtiva, de acordo com a Kaspersky Lab, que acredita que o seu código pode sofrer alterações e que poderá adquirir novas e mais eficazes munições.

O PODEC está em evolução, possivelmente com novos objectivos e metas em mente, por isso aconselhamos os utilizadores a que tenham cuidado com os links e as ofertas que soem demasiado boas para serem verdade”, adverte Victor Chebyshev, que comanda o Non-Intel Research Group da Kaspersky Lab.

Filipe Pimentel, B!T

PARTILHAR

RESPONDER

Descobertos "quasares frios" que podem reescrever como as galáxias morrem

Durante a 234.ª reunião da Sociedade Astronómica Americana em St. Louis, Allison Kirkpatrick, professora assistente de física e astronomia da Universidade do Kansas, anunciou a sua descoberta de "quasares frios" - galáxias com abundância de …

Mulher forçada a dar à luz bebé sem crânio devido às leis antiaborto americanas

Devido à estrita legislação antiaborto americana, uma mulher foi obrigada a dar à luz o seu filho que tinha anencefalia, uma malformação que consiste na ausência de cérebro. O caso está a trazer ao de cima …

O vulcão de gelo do planeta Ceres formou-se a partir de uma bolha de lama salgada

Quando a sonda Dawn da NASA chegou a Ceres, avistou várias características marcantes, incluindo Ahuna Mons, a maior montanha do planeta anão. Tem uma altura máxima de cerca de 5 quilómetros. Dado que Ceres é inferior …

“A reforma da floresta está para o Governo como o Alqueva esteve para Guterres”

O ministro da Agricultura compara as dificuldades de implementação da reforma da floresta às enfrentadas há 20 anos pelo projeto do Alqueva e apela à continuidade destas políticas com reflexos nas próximas décadas. “A reforma da …

Quase 4.000 idosos agredidos em três meses

Entre janeiro e março deste ano, a PSP identificou 3778 vítimas de agressão em 3684 casos de violência contra idosos, escreve o Jornal de Notícias. De acordo com o diário, que avançou com os números …

Benfica vence Sporting na negra e sagra-se campeão de futsal

O Benfica sagrou-se campeão nacional de futsal, ao bater em casa o Sporting, por 4-3, no quinto e último jogo da final, disputado no Pavilhão da Luz, em Lisboa. Raul Campos, que marcou por duas vezes …

Quimioterapia por spray é a nova esperança no tratamento de cancro

Hospitais franceses estão a testar um novo tratamento para cancro do estômago. A técnica desenvolvida em 2013 está agora a ser testada, mas os resultados são promissores. "A quimioterapia clássica era horrível… mas com este tratamento, …

As brilhantes "lágrimas azuis" dos mares chineses são tóxicas (e estão a crescer)

As luzes azuis que pintam os mares chineses, muitas vezes chamadas de "lágrimas azuis", podem ser vistas depois de escurecer em muitas praias da China e tornaram-se, recentemente, numa grande atração turística. Nas noites de verão, …

PCP teme maioria absoluta de Costa. Se o PS tiver "mãos livres", há risco de retrocesso

O secretário-geral do PCP afirmou este sábado que se o PS tiver “as mãos completamente livres”, o país corre o risco de retroceder nas conquistas dos direitos alcançados e as imposições de Bruxelas serão sempre …

No Japão, pilotar drones enquanto bêbado dá prisão

Os drones revolucionaram a fotografia, ajudaram na conservação, transportaram órgãos para transplantes e até já ajudaram em missões de busca e salvamento. Mas as máquinas voadoras controladas remotamente nem sempre são usadas para o bem. Também …