Trojan passa por humano e contorna sistema CAPTCHA

A Kaspersky Lab descobriu um malware no sistema operativo Android que se faz passar por um utilizador humano e que consegue ludibriar a ferramenta de autenticação CAPTCHA. Este programa levou a que milhares de utilizadores subscrevessem, involuntariamente, serviços de valor acrescentado.

De nome SMS.AndroidOS.Podec, ou simplesmente PODEC, este software malicioso, descoberto pela equipa de analistas de segurança da Kaspersky Lab no final de 2014, é o primeiro alguma vez detetado que utiliza técnicas que, aos olhos do CAPTCHA, lhe conferem características antropomórficas, pelo que o sistema assume-o como sendo um utilizador humano.

A Kaspersky descreve que o Trojan reenvia a imagem de CAPTCHA para um sistema de tradução online que a converte nas letras que a compõem. Tudo isto acontece em tempo-real. Desta forma, o PODEC conseguiu que milhares de utilizadores de dispositivos Android subscrevessem, inadvertidamente, serviços de valor acrescentado.

Consta que o malware era transmitido para utilizadores Android, principalmente através da VKontakte, o “Facebook russo”. A maior parte das investidas foram registadas na Rússia e países adjacentes.

A empresa especialista em segurança cibernética acredita que muitos recursos foram dispensados no desenvolvimento do PODEC e que o seu sucesso reside na estratégia “particularmente criativa” de contorno do sistema CAPTCHA.

O Antigate.com é o sistema de tradução online que apoia as operações do PODEC, e em escassos segundos, o programa malicioso consegue executar a sua campanha cibercriminosa.

Este Trojan poderá evoluir para uma forma mais poderosa e furtiva, de acordo com a Kaspersky Lab, que acredita que o seu código pode sofrer alterações e que poderá adquirir novas e mais eficazes munições.

O PODEC está em evolução, possivelmente com novos objectivos e metas em mente, por isso aconselhamos os utilizadores a que tenham cuidado com os links e as ofertas que soem demasiado boas para serem verdade”, adverte Victor Chebyshev, que comanda o Non-Intel Research Group da Kaspersky Lab.

Filipe Pimentel, B!T

PARTILHAR

RESPONDER

Descoberta uma mina de ocre pré-histórica nas cavernas subaquáticas do México

As cavernas subaquáticas ao longo da península de Yucatán, no México, contêm um vasto labirinto de relíquias arqueológicas. A vasta rede de cavernas submersas guardam segredos dos Maias. Porém, uma nova descoberta remonta a episódios …

Da alta velocidade entre Porto Lisboa ao novo aeroporto. Os dez pilares de Costa e Silva para a retoma do país

O diretor diretor executivo da petrolífera Partex, António Costa Silva, convidado pelo Governo para estudar um plano de retoma económica para o período pós-pandemia, já apresentou as suas ideias ao Executivo socialista. Num documento com …

Fim das reuniões no Infarmed. BE quer dados da pandemia entregues ao Parlamento (e publicados na Internet)

Com o fim das reuniões entre peritos e políticos no Infarmed, o Bloco de Esquerda quer que os deputados passem a receber informações e dados científicos sobre a evolução da pandemia no Parlamento. De acordo com a …

Ter um cão pode ajudar as crianças a comportarem-se melhor

Ter um cão durante a infância pode ajudar a melhorar a saúde física e emocional das crianças, de acordo com uma nova investigação levada a cabo pelo Telethon Kids Institute, sediado na Austrália. A mesma …

Marcelo com reeleição garantida. Ana Gomes em segundo com o dobro de André Ventura

Se decidir recandidatar-se à Presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa vencerá confortavelmente à primeira volta, revela uma nova sondagem. De acordo com a pesquisa de opinião da Aximage para o Jornal Económico, o atual …

Presidente interina da Bolívia infetada com covid-19

A presidente interina da Bolívia, Jeanine Añez, testou positivo para o novo coronavírus, anunciou esta sexta-feira a própria, referindo que está bem. “Estou positiva para a covid-19, estou bem, trabalharei em isolamento. Juntos, seguiremos em frente”, …

Filho de Humberto Pedrosa na calha para CEO da TAP

O Jornal Económico escreve na sua edição desta sexta-feira que o nome de David Pedrosa, filho de Humberto Pedrosa, poderá vir a ser o substituto temporário de Antonoaldo Neves na liderança da companhia aérea portuguesa. …

Jovem ilha vulcânica "cospe" cinza e lava à medida que cresce estranhamente no Pacífico

Uma ilha de origem vulcânica localizada no Pacífico está a passar um "surto vigoroso" que inclui o lançamento de cinzas e lava à medida que cresce de forma incomum desde meados de junho, avança a …

TC declara inconstitucional lei do direito de preferência dos inquilinos

O Tribunal Constitucional (TC) declarou inconstitucional a lei que garante o exercício do direito de preferência pelos arrendatários na transmissão das habitações, um pedido de fiscalização sucessiva que tinha sido feito pelo CDS-PP e PSD …

Cientistas já sabem o que é o estranho gel encontrado no lado oculto da Lua

Uma equipa de cientistas da China conseguiu determinar a natureza da estranha substância espacial que gerou muito interesse desde que foi descoberta no ano passado pelo rover chinês Yutu-2 no lado oculto da Lua. A "substância …