Trinta casamentos celebrados por português em França são nulos

O antigo conselheiro municipal de Aulnay-sous-Bois (arredores de Paris) Mário de Oliveira celebrou 30 casamentos que foram considerados nulos por ser cidadão estrangeiro e disse hoje à Lusa lamentar não ter podido exercer plenamente o cargo por ser português.

Os 30 casamentos, celebrados entre 1 de dezembro de 2012 e 11 de julho de 2013, terão de ser novamente validados porque um cidadão de nacionalidade estrangeira não pode exercer as funções do presidente de Câmara nem do seu adjunto, mesmo que seja conselheiro municipal.

“Fiquei a saber que não o podia fazer e lamento que a lei seja assim. Como era um eleito da República era normal celebrar casamentos. Dão-nos direitos e deveres, mas não é para todos, é como se fôssemos de segunda classe”, disse Mário de Oliveira à agência Lusa em Paris.

Fonte da procuradoria francesa explicou à Lusa que os casamentos são, de facto, “nulos porque não podem ser celebrados por um conselheiro municipal de nacionalidade portuguesa” e que a procuradoria propõe levar a tribunal os 30 casais para pedir que a justiça valide os casamentos efetuados.

Mário de Oliveira, disse à Lusa que vai tentar contactar as pessoas afetadas “para apresentar desculpas“.

O ex-conselheiro municipal – eleito pelo Partido Radical de Esquerda (PRG na sigla francesa) – adiantou que sempre manteve a nacionalidade portuguesa, apesar de viver em França desde os seis meses de idade, mas que agora começa a questionar-se sobre se deveria pedir a nacionalidade francesa.

“Nunca tive necessidade de pedir a nacionalidade francesa e sou apegado às minhas raízes e à minha identidade. Mas se por ser português, só posso ser conselheiro municipal e não adjunto do presidente da Câmara, nem deputado, se calhar vou ser forçado a pedi-la, se quiser continuar a envolver-me na vida política”, acrescentou.

Mário de Oliveira exclui enveredar por uma batalha jurídica para que os conselheiros municipais portugueses possam exercer mais funções, incluindo celebrar casamentos, porque “para isso, era preciso mudar a Constituição e é um combate perdido à partida, até porque o direito de voto dos estrangeiros é uma promessa de há dezenas de anos e nunca foi aplicado”.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Bloco desconhece "avanços" no novo apoio social (e sugere que Rio seja dispensado das negociações)

A coordenadora do Bloco de Esquerda (BE) disse este domingo que o Governo ainda não se comprometeu com a criação do novo apoio social proposto pelos bloquistas, no âmbito das negociações do Orçamento do Estado …

O tempo pode parecer mais lento do que realmente é. A culpa é dos neurónios cansados

Quando os neurónios do nosso cérebro começam a ficar muito cansados, diminuem a atividade e, como consequência, percebemos o tempo de forma distorcida. O cansaço de um grupo de neurónios especialmente sensíveis à noção de tempo …

Investigação do New York Times revela que Trump não pagou impostos em 10 dos últimos 15 anos

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pagou apenas 750 dólares (645 euros) em impostos federais em 2016, ano em que foi eleito, e outro tanto em 2017, segundo uma investigação divulgada este domingo pelo …

Arménia e Azerbaijão "à beira de uma guerra". Confrontos fazem pelo menos 39 mortos

Os combates deste domingo entre o Azerbaijão e as forças separatistas apoiadas pela Arménia, em Nagorno-Karabakh, fizeram pelo menos 39 mortos, incluindo sete civis, de acordo com informações de ambas as partes. Pelo menos mais 15 …

Paulo Bento substitui Santana Lopes à frente da Aliança

O antigo vereador da câmara de Torres Vedras Paulo Bento substitui este domingo Pedro Santana Lopes como presidente do partido Aliança após a eleição no congresso que terminou naquela cidade do distrito de Lisboa. Paulo Bento, …

Modelo matemático de Alan Turing explica os misteriosos "círculos de fada" da Namíbia

Os impressionantes padrões de vegetação dos "círculos de fada" australianos surgem de acordo com a teoria de 1952 enunciada pelo célebre matemático britânico Alan Turing. Em 1952, quando o matemático britânico Alan Turing publicou o seu …

Cientistas descobrem novo tipo de supercondutor

Uma equipa de cientistas identificou, pela primeira vez, um supercondutor de onda G. A investigação marca um grande desenvolvimento nesta área da Física. Investigadores da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, encontraram um novo tipo de …

Astrónomos provam que há água "presa" na poeira interestelar

As partículas de poeira no Espaço estão cobertas de gelo. Esta descoberta facilita as tentativas futuras de identificar a estrutura e composição da poeira em diferentes ambientes astrofísicos. O meio interestelar é composto por gás e …

Rochas antigas de Vénus apontam para origem vulcânica

Uma equipa internacional de investigadores descobriu que alguns dos terrenos mais antigos de Vénus, conhecidos como "tesserae", têm camadas que parecem consistentes com atividade vulcânica. A descoberta pode fornecer informações sobre a enigmática história geológica …

Na África do Sul, há uma associação entre violência sexual e gravidez indesejada

Na África do Sul, as meninas que sofreram violência sexual têm maior probabilidade de relatar uma gravidez indesejada em comparação com aquelas que nunca sofreram violência sexual. Na África do Sul, a taxa de gravidez na …