/

Tribunal Superior Eleitoral do Brasil abre investigação à campanha de Bolsonaro

Agência Brasil

Jair Bolsonaro, candidato às eleições Presidenciais brasileiras

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) do Brasil aceitou uma ação proposta pelo Partido dos Trabalhadores (PT) contra a candidatura de Jair Bolsonaro para investigar um suposto esquema ilícito de distribuição em massa de mensagens através do WhatsApp.

A ação foi aceite pelo juiz Jorge Mussi, responsável pela fiscalização da regularidade dos serviços eleitorais, e deu prosseguimento a um pedido baseado em denúncias publicadas pelo jornal brasileiro Folha de S. Paulo.

O juiz iniciou a investigação e abriu prazo de cinco dias para a defesa do candidato da extrema-direita responder às questões suscitadas pela Ação de Investigação Judicial Eleitoral solicitada pelo Partido dos Trabalhadores. Contudo, o magistrado rejeitou todos os pedidos de quebra de sigilo que constavam na ação.

Na quinta-feira, a Folha de S. Paulo noticiou que algumas empresas distribuíram pacotes de mensagens de forma massiva contrárias ao PT, através da rede social WhatsApp e com o patrocínio de empresários apoiantes de Bolsonaro.

O jornal brasileiro informou que descobriu um contrato de 12 milhões de reais (cerca de 2,8 milhões de euros) de uma empresa que distribuiu este tipo de mensagens com empresários que teriam agido como patrocinadores.

Na sequência da publicação, o candidato do PT, Fernando Haddad, acusou Bolsonaro de ter usado ‘caixa 2′ (dinheiro não declarado à Justiça eleitoral) na campanha, configurando assim um crime eleitoral.

O candidato da extrema-direita negou que tenha pedido o patrocínio de empresários para distribuir mensagens no WhatsApp e disse, em entrevista ao portal de notícias O Antagonista, que não tem controlo do que fazem os seus apoiantes.

O candidato do PSL lidera as intenções de voto das eleições presidenciais brasileiras, com 59%, contra os 41% do seu adversário Fernando Haddad. Ambos disputam a segunda volta das presidenciais brasileiras, que se realizam no próximo dia 28.

// Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.