Tribunal obriga empresa espanhola a igualar salários de homens e mulheres

Um grupo de embaladoras de frutas e hortaliças de uma empresa de produtos agrícolas em Almeria, Espanha, ganhou uma batalha judicial pela equiparação de salários aos colegas homens que trabalham como empregados de armazém.

Eles e elas entra e saem ao mesmo tempo, com a carga horária de oito horas por dia. Elas montam as caixas que acabarão nos supermercados, cheias de pepinos, tomates e outrs legumes. Eles são empregados de armazém.

Argumentando que os dois grupos pertencem a diferentes categorias profissionais, a empresa pagava 6,77 euros aos empregados de armazém, e 6,50 euros às embaladoras.

O tribunal, de acordo com o El País, teve um entendimento diferente, concluindo que a empresa tem de equiparar os salários, dado que estão em causa funções “praticamente” idênticas.

A empresa alegava que os homens têm um trabalho predominantemente físico, mas o tribunal de Almería contrapôs que, com a maquinização do processo de produção, os esforços físicos exigidos aos operadores de armazém não são muito superiores aos que são exigidos às próprias embaladoras.

As embaladoras podem mover diariamente até quatro mil quilos de melancia ou manejar caixas de pepinos que chegam a pesar 18 quilos. “Na prática, as mulheres desempenham mais funções que os homens” e esse maior esforço “não só não é recompensado em termos económicos, como é remunerado abaixo do salário dos homens que trabalham nos armazéns”, sublinha o tribunal da Andaluzia.

“Ganhamos menos 25 ou 30 euros por mês, que não é assim tanto. O que nos incomoda é que não nos considerem iguais quando fazemos tanto esforço como eles e temos mais stress e pressão psicológica“, afirmou ao mesmo jornal Rocío Viciana, trabalhadora da empresa visada e sindicalista.

A decisão abarca as 350 trabalhadoras da empresa, que recorreu da sentença.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Marcelo defende que "ninguém lhe perdoaria" se permitisse agora uma crise política

O Presidente da República defende que "ninguém lhe perdoaria" se permitisse a criação de condições para uma crise política no atual contexto de crise sanitária e consequente crise económica. Marcelo Rebelo de Sousa defendeu esta …

"Cada qual no seu lugar". Jerónimo avisa Marcelo que “tudo tem limites” nos poderes presidenciais

O secretário-geral do PCP avisou Marcelo Rebelo de Sousa que “tudo tem limites” quanto aos poderes presidenciais, face aos sucessivos apelos para a viabilização do Orçamento do Estado de 2021 pela esquerda ou pelo PSD. “Cada …

Ferro Rodrigues não aceita projeto de lei do Chega por inconstitucionalidade

O projeto de lei do Chega para limitar o cargo de primeiro-ministro e outros governantes apenas a portadores de nacionalidade portuguesa originária foi rejeitado pela Assembleia da República devido a inconstitucionalidade. O despacho do presidente da …

Os cientistas já sabem porque é que alguns sapos têm uns olhos "enormes"

Os cientistas acabam de descobrir porque é que alguns sapos têm os olhos enormes comparativamente com a dimensão do seu corpo. De acordo com uma nova investigação, cujos resultados foram recentemente publicados na revista científica …

Morreu o emir do Kuwait, Sabah Al-Ahmad Al-Sabah, aos 91 anos

O emir do Kuwait, xeque Sabah Al-Ahmad Al-Sabah, morreu esta terça-feira aos 91 anos nos Estados Unidos, onde estava desde julho a receber tratamento médico, anunciou a corte do emirado. "É com grande tristeza e dor …

Não há limite de velocidade num universo de superfluidos (e já sabemos porquê)

O superfluido ainda obedece às leis da Relatividade Geral. Ainda assim, é seguro afirmar que, num superfluido, não há limite de velocidade. Um superfluido é um líquido a uma temperatura extremamente baixa, próxima do zero absoluto. …

Não é um quasar. Astrónomos descobrem galáxia com radiação UV intensa

Cientistas descobriram uma galáxia jovem que brilha em comprimentos de onda ultravioleta, de maneira tão brilhante quanto um quasar. Uma equipa de cientistas descobriu a galáxia BOSS-EUVLG1, com a ajuda do Gran Telescopio Canarias de La …

"Adiem a Liga dos Campeões", pede o Borussia Dortmund

Sorteio está marcado para esta quinta-feira mas Michael Zorc avisa: "Faltam requisitos legais para a fase de grupos arrancar". A fase de grupos da Liga dos Campeões vai começar, pela primeira vez, em outubro. A primeira …

Artista "ressuscita" 54 Imperadores Romanos com ajuda da Inteligência Artificial

Artista canadiano usou um ramo da Inteligência Artificial para criar retratos ultra-realistas de antigos Imperadores Romanos como, por exemplo, Calígula, Nero e Adriano. A aparência física destes antigos Imperadores Romanos foi preservada em centenas de esculturas …

Cantar pode ser uma má ideia durante a pandemia

Uma nova pesquisa revelou que cantar em grupo pode ser perigoso em termos de propagação de patógenos. Esta é só mais uma prova de que 2020 chegou para pôr um travão na diversão. A Universidade de …