O Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) reduziu de oito para dois jogos de suspensão, aos quais se somam mais dois com pena suspensa, o castigo aplicado ao selecionador português de futebol, Fernando Santos.
Fernando Santos tinha sido suspenso pela FIFA enquanto selecionador da Grécia, depois de ter sido expulso frente à Costa Rica nos oitavos de final do Mundial 2014.
Com esta decisão do TAS, Fernando Santos vai falhar os jogos com a Sérvia, este domingo, e com a Arménia, a 13 de junho, ambos do Grupo I de apuramento para o Euro 2016, regressando na partida com a Albânia, a 7 de setembro.
Fernando Santos, que substituiu Paulo Bento no comando da seleção portuguesa após a derrota caseira com a Albânia (0-1), na estreia do apuramento para o Europeu, será substituído no banco por Ilídio Vale, uma solução anunciada na apresentação do técnico.
O recurso de Fernando Santos teve efeito suspensivo, pelo que o treinador conduziu a equipa nos triunfos sobre a Dinamarca e a Arménia, ambos por 1-0, e que recolocaram Portugal novamente na rota do Europeu.
Em caso de manutenção do castigo, sob acusação de desrespeito à FIFA, Fernando Santos arriscava-se a apenas liderar a equipa das quinas na segunda fase do Euro 2016, caso Portugal se apurasse diretamente, ou no segundo jogo da fase de grupos, caso houvesse necessidade de recorrer ao play-off.
Se Portugal falhasse o apuramento, Fernando Santos apenas poderia dirigir a seleção lusa no apuramento para o Mundial 2018.
Atualmente, a seleção portuguesa ocupa o segundo lugar do Grupo I, com menos um ponto, mas também menos um jogo do que a Dinamarca, que lidera. Neste agrupamento, os dois primeiros classificados apuram-se diretamente, enquanto o terceiro disputará o play-off.
Futebol365 / Lusa
Euro 2016
-
10 Julho, 2017 Parabéns a vocês, que há um ano fizeram 11 milhões chorar
-
14 Julho, 2016 11 milhões de portugueses já podem pedir desculpa a Éder