Tribunal de Contas faz fortes críticas à gestão de Menezes e Marco António Costa

PSD / Flickr

Marco António Costa, porta-voz do PSD

Marco António Costa, porta-voz do PSD

A gestão financeira do social-democrata Marco António Costa na Câmara de Gaia, durante a coligação formada por PSD e CDS, recebeu, por 19 vezes, “um forte juízo de censura” num relatório do Tribunal de Contas (TC).

As conclusões do relatório preliminar da inspeção do TC à gestão da Câmara de Gaia entre 2008 e 2012, publicadas na edição desta quinta-feira da Visão, apontam para uma “gestão pouco prudente” da parte de Luís Filipe Menezes, então presidente da Câmara, e de Marco António Costa (apelidado de Big MAC, segundo a revista), vice-presidente com o pelouro das finanças até 2011, quando foi para o Governo.

A autarquia de Gaia é atualmente uma das câmaras mais endividadas do país, tendo recorrido à linha de emergência disponibilizada pelo Governo para ajudar as autarquias em dificuldades, e o TC demonstra que a culpa vem de trás.

O relatório de 264 páginas a que a Visão teve acesso condena a gestão da Câmara no referido período, tendo sido realizadas “despesas sem cobertura” no valor de 450 milhões de euros em quatro anos, muito “para além da sua capacidade financeira”, e refere que na autarquia houve uma violação sistemática da lei e uma “falta de sinceridade, transparência e fiabilidade na previsão de receitas”.

Num momento em que o social-democrata está a ser investigado pelo Ministério Público, a revista Visão revela que a gestão financeira do vice-presidente do PSD revelou “falta de racionalidade e prudência na efetivação dos gastos” e “falta de cumprimento atempado dos compromissos assumidos, acumulando dívidas a fornecedores”.

A Visão descreve que, para obter “liquidez imediata”, a coligação PSD/CDS socorreu-se de várias manobras como “transações fictícias, concessões a privados em prejuízo do erário público, criação de um fundo imobiliário que gerou ‘riscos adicionais’ para as finanças da autarquia, ‘operações bancárias complexas’ que oneraram ainda mais a edilidade e instrumentalização de empresas municipais para contrair empréstimos vedados por lei”, de acordo com as conclusões do TC, liderado por Guilherme d’Oliveira Martins.

O relatório já terá sido enviado para contraditório pelos visados há vários meses e estes já responderam ao Tribunal de Contas, segundo um comunicado enviado às redações pela autarquia agora liderada por Eduardo Vítor Rodrigues, do PS.

O Observador cita a resposta da Câmara Municipal de Gaia ao trabalho da revista Visão, que afirma que “no relatório não é apontado qualquer ilícito à atuação de Marco António Costa, sendo, em alguns momentos, questionadas determinadas decisões políticas. Como determina a lei, caso existisse qualquer ilegalidade detetada pelo TC, estas teriam de constar no anteprojeto de relatório, facto que não se verifica, ou seja, não há a atribuição de qualquer facto ilícito ou irregular sujeito a sanção. O Tribunal de Contas levanta questões de opção gestionária, que mereceram o contraditório, não havendo até agora qualquer resposta por parte desse órgão”.

ZAP

PARTILHAR

12 COMENTÁRIOS

  1. Eu que defendo outros poderes para o Tribunal de Contas, acho estranho o conteúdo, a forma e sentido dado à extrapolação do relatório daquele órgão qdo, o actual lider da camara de Gaia Eduardo Vítor Rodrigues, do PS parace que subescreveu uma resposta-comunicado referindo, segundo “O Observador” que “no relatório não é apontado qualquer ilícito à atuação de Marco António Costa…”, sabendo nós que ali tudo deve ser sujeito a contraditório!

      • Pensava eu que em meios virtuais não se vendiam banhas!
        Afinal atiram umas postas ao ar, ficam de boca arregalada e não acusam o que lhes cai em cima e sem vergonha até engolem para esconder o cheiro, esquecendo-se que trezandam a pedir banhos.
        Pena. Sobressai a mesquinhez patológica da “generalização” e dos “juízos” não menos patológicos próprios de mentes distorsidas, deambulantes, de carregar pela boca persistentemente crentes em “banhas”…

  2. Os pais deste “artista” devem estar orgulhosos do percurso do filho…
    Além de todas a trapaças que já tinha feito antes, com o seu “padrinho” (Luís Filipe Menezes), deixaram Gaia com a maior dívida do país e fizeram por lá umas boas negociatas (principiante com as campanhas publicitarias, etc)!
    O verdadeiro politico mafioso com ambição desmedida!!
    Portanto, um verdadeiro exemplo de tudo o que alguém com responsabilidades publicas não devia ser/fazer!

    Tal como como o Big Mac do McDonald’s, este também é “lixo”!!!

    • Banha da cobra?
      Vá lá! Se tende a ser persistente não beba!
      Mas se tem essa aptência tente-se por brilhantina porta-a-porta… Lá no bairro.

      • Já vi que queres “palha”!!!
        Escolhe outro que aqui não há…

        Vai lá lamber as botas a esses parasitas mafiosos como o Big MAC e deixa as conversas de assuntos sérios para a gente que não a fazer fretes aos partidos políticos!

      • Já vi que queres “palha”!!!
        Escolhe outro que aqui não há…

        Vai lá lamber as botas a esses parasitas mafiosos como o Big MAC e deixa as conversas de assuntos sérios para a gente que não está aqui a fazer fretes aos partidos políticos!

        • Até para fazer fretes são precisas certas competências tal como fazer palha e dá-la a comer… Pode sujeitar-se a “coices” imprevistos.

  3. Para quê tanta polémica? Afinal o Menezes e o Costa são óptimos rapazes. Acabemos com o Tribunal de Contas, JÁ. São uma cambada de incompetentes, liderados pelo Dr. Guilherme d’Oliveira Martins. Não sabem o que andam a fazer a não ser gastar, à fartança, o dinheiro dos pobres contribuintes. E no fim ”lançam no mercado” aqueles relatórios sem pés nem cabeça, cheios de falsidades e invenções o que, mais uma vez, só demonstra incompetência. Mas o pior de tudo; só sabem chatear os outros.

  4. O corrupto do Marco Costa será desta que vai de cana? Por acaso o Correio da Manha está muito calado. Porque será? É tudo farinha do mesmo saco…………………..

  5. camara de gaia é o escape para muitos políticos para quando a prisão desse menino que é um provocador mimado na politica MARCO COSTA depois fez parelha com MENEZES que tem muitas contas a fazer e depois vivemos num mundo de caceteiros e ladrões da politica e não só

RESPONDER

Capital das tempestades, Júpiter tem relâmpagos bizarros e chuva "mole" nunca antes vista

Com tempestades constantemente a devastar a sua superfície e uma Grande Mancha Vermelha que se agita há séculos, Júpiter é conhecido como a "capital das tempestades do Sistema Solar". Agora, a missão Juno, da NASA, …

Metro de Nova Iorque pede à Apple para melhorar sistema de reconhecimento facial

A autoridade que gere o metro de Nova Iorque, nos Estados Unidos, pediu à gigante tecnológica Apple para melhorar o reconhecimento facial dos seus dispositivos depois de serem observados vários passageiros a retirar a máscara …

Rival da Tesla diz que o seu carro terá uma autonomia de 832 quilómetros

A empresa Lucid Motors, concorrente direta da Tesla no mercado automóvel elétrico, afirma que o seu carro Air terá uma autonomia de 832 quilómetros. A confirmar-se a autonomia deste carro, o automóvel da Lucid Motors ultrapassará …

Moradores das Maurícias estão a cortar o próprio cabelo para ajudar a evitar um desastre ambiental

Moradores das Maurícias estão a cortar o seu próprio cabelo para para tentar minimizar os danos causados pelo derrame de petróleo de um navio janponês encalhado nos recifes de coral ao largo da ilha. Estima-se que …

Atalanta 1-2 PSG | Reviravolta épica vale bilhete para as “meias”

Um final impróprio para cardíacos e o epílogo perfeito num excelente jogo. O PSG esteve a perder desde o minuto 27, mas em apenas três minutos dos descontos deu a volta ao texto diante da …

Um emblemático transplante nos EUA aconteceu graças a um coração "roubado"

Um dos primeiros transplantes de coração realizados no mundo aconteceu no Estados Unidos. O que muitos não sabem é que este caso de sucesso também deu aso ao primeiro processo civil no país por homicídio …

"Pandemia de sem-abrigo" nos EUA. Há 30 milhões de pessoas sob risco de despejo

Nos Estados Unidos da América avizinha-se uma "pandemia de sem-abrigo". Até ao final de setembro, 30 milhões de norte-americanos estão em risco de despejo devido à covid-19. Nos Estados Unidos, a pandemia de covid-19 pode estar …

Tráfego nas autoestradas cai para quase metade. Foi o pior trimestre de sempre

A rede da Associação Portuguesa das Sociedades Concessionárias de Autoestradas ou Pontes com Portagens (APCAP) registou de abril a junho "o pior trimestre de circulação e tráfego médio desde que há registos", recuando 46% devido …

Bielorrússia cortou acesso à internet e tentou fazer com que parecesse um acidente

No seguimento da reeleição de Alexandr Lukashenko na Bielorrússia, multiplicam-se os apagões de internet. O Governo diz que se trata de um ataque cibernético, mas há suspeitas de que seja um plano do presidente. Os protestos …

Resgatados 28 cães sem registo ou vacinas de barracões onde também vivia a proprietária em Lisboa

Vinte e oito cães foram retirados pela PSP terça-feira de barracões em Lisboa onde também vivia a proprietária, avança a agência Lusa, detalhando que os animais serão depois colocados para adoção.  Os animais foram posteriormente recolhidos …