“Como a Minha Família Criou o Homem Mais Perigoso do Mundo”. Tribunal dá luz verde para a publicação de livro da sobrinha de Trump

Yuri Gripas / EPA POOL

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

Um juiz de Nova Iorque rejeitou uma queixa apresentada pela família do Presidente dos EUA, Donald Trump, para impedir a publicação de um livro escrito pela sua sobrinha, dando ‘luz verde’ ao lançamento da obra considerada polémica.

Com o título “Too Much and Never Enough: How My Family Created the World’s Most Dangerous Man” (”Demasiado e Nunca Suficiente: Como a Minha Família Criou o Homem Mais Perigoso do Mundo”), o livro, que tem publicação prevista para 28 de julho, tem agora ‘luz verde’ para ser lançado, segundo noticia a agência Efe.

O magistrado Peter Kelly, do distrito de Queens, em Nova Iorque, determinou que o seu tribunal não é competente para julgar este assunto, segundo revelou o advogado da autora, Mary Trump, através de uma publicação na rede social Twitter.

O advogado de Robert Trump, o irmão mais novo do Presidente norte-americano, tinha interposto uma ação em tribunal para impedir a autora do livro e a editora Simon & Schuster de o publicarem. De acordo com a queixa, o livro viola o acordo de confidencialidade relativo à herança de Fred Trump, pai do Presidente dos Estados Unidos e avô de Mary Trump, que morreu em 1999.

O advogado da escritora, Ted Boutrous, aplaudiu a decisão do tribunal num breve comentário no Twitter e disse esperar que esta decisão encerre a controvérsia.

“O tribunal decidiu rápido e corretamente que não tem jurisdição para atender ao pedido infundado da família Trump de excluir um livro da maior importância pública. Esperamos que esta decisão termine o assunto. A democracia prospera com a livre troca de ideias e nem este tribunal nem qualquer outro tem autoridade para violar a Constituição e impor uma restrição prévia ao discurso político”, escreveu Boutrous.

Segundo a editora Simon & Schuster, o livro de memórias lança “luz” sobre “a história sombria” da família do Presidente norte-americano.

No livro, de 240 páginas, Mary L. Trump relata eventos que testemunhou na casa dos avós, em Nova Iorque, descrevendo “um pesadelo feito de traumas, relações destrutivas e uma trágica mistura de negligência e abuso”, segundo a editora.

De acordo com o ‘site’ de notícias Daily Beast, Mary Trump deverá também revelar que é a principal fonte de uma grande investigação sobre as finanças de Donald Trump publicada pelo jornal norte-americano New York Times.

Mary L. Trump, psicóloga clínica, é filha de Fred Trump Jr, o irmão mais velho do Presidente dos EUA, que morreu em 1981.

Este não é o único livro comprometedor para Trumo em que houve tentativas para bloquear a sua publicação. Em 20 de junho, um juiz federal determinou que o ex-conselheiro de Segurança Nacional John Bolton podia publicar um livro de memórias, apesar dos esforços da administração do Presidente Donald Trump para o impedir.

O Governo dos Estados Unidos tinha apresentado um pedido para bloquear o lançamento de “A Sala Onde Tudo Aconteceu”, crónica dos 17 meses que o ex-conselheiro Bolton passou com o ocupante da Casa Branca, em 2018 e 2019, dizendo-se preocupado com a possibilidade de a obra expor informações classificadas.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Matos Fernandes reconhece que venda de barragens “é incomum” (e anuncia 30 milhões para casas eficientes)

O ministro do Ambiente e Ação Climática reconheceu que a transmissão de concessões de barragens no Douro “não é comum”, mas considerou que não prejudicarão os territórios que abrangem. Falando numa audição na Comissão Parlamentar de …

Quanto mais longo o bocejo, maior é o cérebro

De acordo com um estudo que analisou mais de cem espécies de mamíferos e pássaros, os vertebrados com cérebros maiores bocejam durante mais tempo. Bocejamos cerca de 5 a 10 vezes por dia e, de acordo …

Dona do Novo Banco não tem funcionários (e o presidente ajudou a vender o Banco ao actual "patrão")

O presidente da dona do Novo Banco, a Nani Holdings que é associada do fundo Lone Star, em Portugal, que detém 75% da instituição financeira, foi assessor do Fundo de Resolução na venda do Novo …

Jogador da NBA queimou um mandado de captura

Autoridades da Turquia não gostaram da análise ao presidente Recep Erdoğan. Enes Kanter foi avisado mas não quis saber. O basquetebolista turco Enes Kanter, que até nasceu na Suíça, volta a ser "alvo" das autoridades da …

No vazio do Espaço, a Voyager 1 detetou um "zumbido" de plasma

A Voyager 1 - uma de duas naves espaciais irmãs da NASA que foi lançada há 44 anos e agora é o objeto de fabricação humana mais distante no espaço - ainda funciona e aproxima-se …

Pela primeira vez, físicos mediram a "pele" de um átomo

Cientistas mediram, pela primeira vez, a "pele" de um átomo. A descoberta pode ser útil para perceber a dimensão de uma estrela de neutrões. Pela primeira vez, uma equipa de físicos mediu a "pele" de um …

Sporting 1-0 Boavista | “Leão” bate “Pantera” e é campeão!

O Sporting é campeão nacional. Dezanove anos depois e à boleia de um golo de Paulinho, os leões conquistaram o seu 19.º campeonato. O Sporting é o campeão nacional época 2020/21. A formação de Alvalade conquistou …

Nave da NASA começou a viagem de regresso à Terra (e vem com a barriga cheia de amostras do asteróide Bennu)

Osiris-Rex, a nave espacial da NASA que tem voado em redor do asteróide Bennu desde 2018, iniciou a sua viagem de regresso à Terra (e vem carregada de amostras espaciais). A nave espacial da NASA coletou …

Negacionistas ponderam vir a usar máscara (para se protegerem dos vacinados)

Uma nova teoria da conspiração argumenta que os vacinados vão "verter" certas proteínas prejudiciais para os não vacinados. A solução passa por usarem máscara e cumprirem o distanciamento social. Embora o uso de equipamento de proteção …

Falcon 10 X: o jato executivo com a maior cabine do mundo

Na semana passada, a Dassault Aviation anunciou mais um elemento da família Falcon, que tem a ambiciosa meta de ser a nova referência no mercado de aviação executiva. O Falcon 10X está agora entre os jatos …