“Como a Minha Família Criou o Homem Mais Perigoso do Mundo”. Tribunal dá luz verde para a publicação de livro da sobrinha de Trump

Yuri Gripas / EPA POOL

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

Um juiz de Nova Iorque rejeitou uma queixa apresentada pela família do Presidente dos EUA, Donald Trump, para impedir a publicação de um livro escrito pela sua sobrinha, dando ‘luz verde’ ao lançamento da obra considerada polémica.

Com o título “Too Much and Never Enough: How My Family Created the World’s Most Dangerous Man” (”Demasiado e Nunca Suficiente: Como a Minha Família Criou o Homem Mais Perigoso do Mundo”), o livro, que tem publicação prevista para 28 de julho, tem agora ‘luz verde’ para ser lançado, segundo noticia a agência Efe.

O magistrado Peter Kelly, do distrito de Queens, em Nova Iorque, determinou que o seu tribunal não é competente para julgar este assunto, segundo revelou o advogado da autora, Mary Trump, através de uma publicação na rede social Twitter.

O advogado de Robert Trump, o irmão mais novo do Presidente norte-americano, tinha interposto uma ação em tribunal para impedir a autora do livro e a editora Simon & Schuster de o publicarem. De acordo com a queixa, o livro viola o acordo de confidencialidade relativo à herança de Fred Trump, pai do Presidente dos Estados Unidos e avô de Mary Trump, que morreu em 1999.

O advogado da escritora, Ted Boutrous, aplaudiu a decisão do tribunal num breve comentário no Twitter e disse esperar que esta decisão encerre a controvérsia.

“O tribunal decidiu rápido e corretamente que não tem jurisdição para atender ao pedido infundado da família Trump de excluir um livro da maior importância pública. Esperamos que esta decisão termine o assunto. A democracia prospera com a livre troca de ideias e nem este tribunal nem qualquer outro tem autoridade para violar a Constituição e impor uma restrição prévia ao discurso político”, escreveu Boutrous.

Segundo a editora Simon & Schuster, o livro de memórias lança “luz” sobre “a história sombria” da família do Presidente norte-americano.

No livro, de 240 páginas, Mary L. Trump relata eventos que testemunhou na casa dos avós, em Nova Iorque, descrevendo “um pesadelo feito de traumas, relações destrutivas e uma trágica mistura de negligência e abuso”, segundo a editora.

De acordo com o ‘site’ de notícias Daily Beast, Mary Trump deverá também revelar que é a principal fonte de uma grande investigação sobre as finanças de Donald Trump publicada pelo jornal norte-americano New York Times.

Mary L. Trump, psicóloga clínica, é filha de Fred Trump Jr, o irmão mais velho do Presidente dos EUA, que morreu em 1981.

Este não é o único livro comprometedor para Trumo em que houve tentativas para bloquear a sua publicação. Em 20 de junho, um juiz federal determinou que o ex-conselheiro de Segurança Nacional John Bolton podia publicar um livro de memórias, apesar dos esforços da administração do Presidente Donald Trump para o impedir.

O Governo dos Estados Unidos tinha apresentado um pedido para bloquear o lançamento de “A Sala Onde Tudo Aconteceu”, crónica dos 17 meses que o ex-conselheiro Bolton passou com o ocupante da Casa Branca, em 2018 e 2019, dizendo-se preocupado com a possibilidade de a obra expor informações classificadas.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Erosão causada por tempestade tropical revela naufrágio do século XIX na Florida

Depois da tempestade tropical Eta arrebatar o norte da Florida no início deste mês, um banhista fez uma descoberta inesperada enquanto caminhava na costa de St. Augustine. Ao caminhar pelas dunas de areia de Crescent Beach, …

Uma mentira de um trabalhador de uma pizzaria forçou o confinamento na Austrália do Sul

O estado da Austrália do Sul decretou um confinamento geral, no dia 18 de novembro, depois de um funcionário de uma pizzaria ter mentido. Segundo o Huff Post, o homem, de nacionalidade espanhola, estava infetado com …

Jogar Monopólio, Scrabble ou até bilhar pode ser (ainda) mais divertido com uma nova mesa touch

Por mais divertidos que sejam os jogos de tabuleiro, estes podem ser um passatempo caro pois quem realmente gosta não se cansa de os comprar. Agora, a empresa Arcade1Up criou o Infinity Game Table que …

A apreensão histórica de cetamina na Tailândia não foi assim tão histórica. Eram só aditivos alimentares

Análises laboratoriais revelaram que a apreensão "histórica" de cetamina anunciada pelo Governo da Tailândia há cerca de duas semanas foi, na verdade, uma apreensão de aditivos alimentares e agentes de limpeza. As autoridades tailandesas anunciaram, …

Para clínicas de Terceiro Mundo. Dispositivo movido a energia solar esteriliza equipamentos médicos ao ar livre

As autoclaves são consideradas essenciais para esterilizar equipamentos médicos, mas não estão disponíveis nos países de Terceiro Mundo, onde o acesso à eletricidade é limitado. Um novo dispositivo portátil, movido a energia solar, pode ser …

China pondera novas regras sobre estrangeiros para "proibir o extremismo religioso"

Um projeto-lei publicado esta semana pelo Ministério da Justiça chinês aponta para novas restrições sobre a atuação de fiéis estrangeiros no país, com o intuito de evitar a disseminação do "extremismo religioso" ou do uso …

Regar, cortar e matar insetos. Robô dá conta de todas as tarefas de jardinagem (e até afasta intrusos)

A jardinagem é uma terapia para muitas pessoas, mas também pode ser um incómodo. O robô Yardroid foi projetado para lidar de forma autónoma com essas tarefas, utilizando inteligência artificial. Semelhante a um tanque em miniatura, …

ProToiro vai impugnar IVA das touradas e avança com queixa em Bruxelas

A Federação Portuguesa de Tauromaquia (ProToiro) vai avançar com a impugnação do valor do IVA na tauromaquia e com uma queixa na Comissão Europeia, exigindo que a taxa passe de 23% para 6%. Em comunicado, a …

Braga 3-3 Leicester | Vardy rouba triunfo luso nos descontos

Um "balde de água fria". A recepção do Sporting de Braga ao Leicester não foi parca em emoção e em bom futebol. Os minhotos foram superiores na primeira parte e chegaram ao intervalo em vantagem. Contudo, …

Equipa de Biden escondeu um anúncio de emprego secreto no código-fonte do seu site

O Presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, escondeu um anúncio de emprego no código-fonte do seu site de transição, enquanto inicia o processo de contratação da nova administração para a Casa Branca. De acordo com …