Já em Portugal, o Estado avançou e pagou 4 milhões de euros por um medicamento que “não provou ser eficaz”.
O caso das gémeas continua a ter desenvolvimentos, desta vez no Brasil.
Antes de virem para Portugal, a família de Maitê e Lorena Assad tentou que o Estado brasileiro pagasse o tratamento das crianças – mas o pedido foi recusado na Justiça.
O jornal Correio da Manhã informa que o Tribunal Regional Federal de São Paulo recusou a autorização para a administração do Zolgensma.
O tribunal brasileiro justificou a decisão com vários motivos: o preço (2 milhões de euros cada) é “irreal”, a família tinha dinheiro e falta provar a eficácia do medicamento em causa.
“Não foram juntados aos autos documentos que comprovem efetivamente um melhor prognóstico da doença pela utilização do medicamento Zolgensma ao invés do Spinraza”, explicou um juiz – as gémeas já estavam a ser tratadas com Spinraza.
A situação financeira da família também foi motivo para a recusa: “Não é irrelevante considerar que a família das menores encontra-se muito longe da condição de hipossuficiência, inclusive dispondo de plano de saúde. Não se trata de família em condição de pobreza e as crianças não têm falta de assistência médica”.
Refira-se que a família das gémeas viva num condomínio de luxo em São Paulo.
Já em Portugal, o Estado português avançou e pagou em 2020 os medicamentos pretendidos. 2 milhões de euros cada, 4 milhões no total.
Cunha do filho, não do pai
Luís Marques Mendes comentou este caso polémico, sobretudo o e-mail que o presidente da República recebeu do seu filho a pedir ajuda, e não tem dúvidas: alguém contornou regras “para agradar ao poder”.
No entanto, “um pai não pode ser culpado das acções de um filho” e, por isso, quem falhou aqui foi Nuno Rebelo de Sousa e não o seu pai, Marcelo Rebelo de Sousa.
“Acho que o filho escreveu ao pai para meter cunha – e isso é inaceitável. Agiu com imaturidade e devia ter-se abstido para não comprometer a imagem do presidente”, disse o comentador, na SIC.
Já Marcelo enviou a documentação para o Governo “como manda todos os pedidos que chegam a Belém; não descriminou nem favoreceu ninguém. Acho que, perante os factos, o presidente não pediu nenhum tratamento de favor“, acrescentou Marques Mendes.
Como en inúmeros casos mediáticos , quando se trata de notoriedades Publicas , en termos de investigação e condenação , lá se vai o Tempo , ao ponto de se perder o fio a meada , assim que cair no esquecimento geral .
Ora aqui está o atestado do nosso grande coração. Somos uns perdulários. Este casal de brasileiros, com um modo de vida elevado, no Brasil, conforme afirmado pelas próprias autoridades brasileiras, achou que a melhor solução para a resolução do seu “problema” seria virem a Portugal e comerem os PADEIROS portugueses com os quatro milhões de euros + o extra de quase 70.000 das cadeiras. Somos realmente um país de merda, com políticos de merda, que só servem para foderem os próprios compatriotas, que felizmente nadam em dinheiro, têm um SNS abastado, talvez o mais eficaz da Europa, sem dificuldades de qualquer ordem, como o atestam a ausência de filas de espera, atendimento rápido e eficaz, sem barragens á receita de qualquer medicamento aos seus utentes, por mais caro que seja. Uma maravilha de país. Atentos ao exemplo da vida fácil que os PADEIROS portugueses têm, os dois zucas metem uma cunha ao filho do Presidente da República Portuguesa, que para limpar as mãos do resultado do envio do e-mail do filhote de coração de ouro, o reenvia para para o eficaz governo português, que em atenção ao apelido Rebelo de Sousa, despacha em dois dias a autorização para a receita do medicamento milagroso. Que linda ação de solidariedade mundial do nobre nome de Portugal, digno dos seus igrejos avós! Os dois zucas, bem servidos, até com o adicional da quatro cadeiras no valor de 70.000,00€, piraram-se práticamente no mesmo dia, agradecendo aos deuses a felicidade da existência de Portugal. Que comovente, que orgulho em ser português.
Então a análise demora quanto tempo para análise? Ou é demasiado violento? Não é verdade?
O que já tinha referido! Isto foi outro caso de corrupção, a familia tinha dinheiro para pagar o tratamento mas resolver recorrer a corruptos para roubar 4 milhões aos contribuintes portugueses! No entanto estes merd** de gente vão pedir o dinheiro ao estado brasileiro!? Sabem todos muito. Quase que aposto que não voltamos a ver os 4milhoes e as gémeas vão continuar “portugueses” sem nunca mais virem para Portugal! Ladroes!
2 milhões por uma dose que não garante eficácia?
Que raio se passa? É um valor obsceno. Não se admite 2M€ por algo ineficaz!
Pelos vistos, afinal este mundo é mesmo dos ricos!
E os nossos desgraçados doentes nem medicamentos correntes podem obter, por força da recente norma dos Governo, para não penalizar quem os receita.
Prisão para estes corruptos. Ele e o filho. Se alguem da minha familia pecisar sequer duma consulta urgente, népia, temos que ir doentes para a porta do centro de saúde pedir esmola. Vergonha, PR TINHA QUE SE DEMITIR E JÁ, depois julgado e preso por corrupção.
Calma pessoal!!!
Consta -se agora, que o chefe de gabinete do Costa já estava a tratar do peditório para pagar o referido pagamento…
Vergonha.
Já não chega a vergonha que se passa com as gravidas estrangeiras que vem para Portugal uma semana antes dos rebentos virem cá para fora e nós tugas pagamos tudo.
O slogan de Portugal no estrangeiro devia ser:
“Imigrantes venham para Portugal com as mulheres grávidas de 35 ou mais semanas, os portugueses pagam tudo quando parirem;
Reformados estrangeiros venham para Portugal – os portugueses pagam o vossos impostos e a vossa saúde;
Se tiverem algum problema de saúde os nossos hospitais dão toda a assistência gratuita, ou seja os portugueses pagam tudo; Se p tratamento for grave mandem e caro há sempre uma maneira de dar a volta!!!
Aceitamos tudo e todos. Com contrato de trabalho ou clandestinos. Garantimos “à posteriori” apoio para obtenção de passaporte português. Um dos mais fáceis do mundo!!!
VENHAM PARA PORTUGAL – OS PORTUGUESES SÃO MUITO SOLIDÁRIOS!!!
Vergonha de políticos corruptos. Portugueses façam barulho por respeito aos nossos concidadãos que para terem uma consulta levantam-se às 4 de manhã. Vergonha de políticos da treta só sabem é “desviar”.
É de ponderar qual afinal será a República das Bananas
2 milhões, não pagam de indemnização por morte acidental a qualquer cidadão, pagaram ao ucraniano mais de 1 milhão, provavelmente por iniciativa politica, para o Governo ficar bem visto na Ucrânia.
Marcelo Rebelo de Sousa perdeu todo o meu respeito e consideração.
Sr. JJC, subscrevo inteiramente.