Tribunal anula 7 multas de portagens. Cidadão tem mais 150 pendentes

smesnifilmi / Flickr

-

O Tribunal Administrativo e Fiscal de Braga declarou nulas sete coimas aplicadas pelas Finanças de Barcelos a um cidadão, por a sua viatura ter alegadamente passado em várias portagens pela Via Verde sem estar associada àquele sistema de pagamento.

Álvaro de Jesus Amorim, advogado do cidadão, disse hoje à Lusa o mesmo tem pendentes mais de 150 processos de contraordenação do género, referentes a passagens em portagens eletrónicas.

“Tudo indica que os processos vão ter todos o mesmo fim, ou seja, que as coimas vão ser anuladas“, acrescentou.

Em causa estão os autos de notícia emitidos pela Autoridade Tributária e Aduaneira, os quais, segundo o tribunal, não concretizam os factos constitutivos do ilícito contra-ordenacional que imputam.

Os autos de notícia “nada dizem” sobre a propriedade da viatura em causa nem sobre quem a conduzia.

O tribunal sublinha que a identificação do condutor é “um elemento essencial”, sobretudo “quando o recorrente alega não ter sido ele quem conduzia a viatura em causa no dia, hora e local que lhe vêm imputados”.

Nos casos em apreço, a viatura “esteve sempre na posse” do filho do homem que acabou por ser notificado para pagar as multas.

“Não está assim apurado factualmente que existe, nos autos, qualquer prova de que o arguido tenha praticado a infração por que vem acusado”, lê-se na sentença.

O tribunal decretou, assim, a nulidade dos autos de notícia e de todos os processados subsequentes, incluindo as decisões recorridas.

“É claro que se trata de decisões de primeira instância e, como tal, passíveis de recurso, mas quer-me parecer que ou a Autoridade Tributária muda o ‘modus operandi’ ou então serão cada vez mais os recursos do género que vão entrar nos tribunais”, disse ainda Álvaro Amorim.

Os autos de notícia em causa indicam o local, dia e hora da infração, a matrícula da viatura e os números dos artigos da lei que sustentam a aplicação das coimas, acrescentando apenas que em causa está a “falta de pagamento de taxa de portagem”.

Contactado pela Lusa a propósito de uma anterior sentença deste género, o Ministério das Finanças referiu que a Autoridade Tributária admite recorrer da decisão.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Estrela morta emite cocktail de radiação nunca antes visto

Um grupo internacional de cientistas explorou o potencial do telescópio espacial de raios gama da Agência Espacial Europeia (ESA) - e outros telescópios e instrumentos - para detetar um cocktail de radiação inédita de uma …

Ator francês Dieudonné banido do Facebook por comentários antissemitas

O ator francês foi banido definitivamente do Facebook e do Instagram por causa dos comentários sobre as vítimas do Holocausto marcados por termos e expressões "desumanizantes contra os judeus". O anúncio do afastamento permanente de Dieudonné …

Última temporada de "La Casa de Papel" terá filmagens em Portugal

A rodagem da quinta temporada da série espanhola "La Casa de Papel", de Álex Pina, começa esta segunda-feira e terá filmagens em Portugal, revelou a plataforma Netflix. Em comunicado, na última sexta-feira, a Netflix explica que …

Janelas com vista para o Espaço. Virgin Galactic revela interior de nave espacial para turistas

A Virgin Galactic acaba de revelar o luxuoso design do interior da cabine do primeiro veículo SpaceshipTwo - o VSS Unity - que permitirá a astronautas e entusiastas explorar o Espaço com conforto. A Virgin Galactic, …

Irão garante ter detido líder de "grupo terrorista" dos EUA

Este sábado, o Irão anunciou a detenção do líder de um "grupo terrorista" norte-americano alegadamente responsável por um bombardeamento mortal, em 2008, numa mesquita da cidade de Shiraz, entre outros ataques. "Jamshid Sharmahd, líder do grupo …

Engenheiro reconstrói máquina que decifrou os códigos alemães Enigma na II Guerra Mundial

Hal Evans construiu a primeira réplica funcional de um ciclómetro: uma máquina construída no início da década de 1930 (e usada na II Guerra Mundial) por matemáticos polacos para ajudar a decifrar as mensagens secretas …

Governo britânico paga metade da conta para atrair clientes aos restaurantes

A medida para fazer os britânicos regressar aos restaurantes e, assim, ajudar o setor, que foi um dos mais afetados pela pandemia de covid-19, começa esta segunda-feira e vai prolongar-se até ao fim de agosto. De …

Revelados os segredos originais do "Cordeiro Místico"

Uma equipa de cientistas belgas e norte-americanos radiografou a pintura A Adoração do Cordeiro Místico para descobrir como era a obra de arte flamenga, pintada pelos irmãos Hubert e Jan Van Eyck, quando foi concluída, em …

Trump abre a porta à compra do TikTok pela Microsoft

A rede social deve ser vendida até 15 de setembro para se manter em operação nos Estados Unidos, disse, esta segunda-feira, o Presidente norte-americano. Depois de, na sexta-feira, ter anunciado que iria proibir a TikTok nos …

Egito convida Musk a verificar pessoalmente que as pirâmides não foram construídas por alienígenas

O Egito convidou o multimilionário Elon Musk a verificar pessoalmente que as míticas pirâmides do país não foram construídas por alienígenas, ao contrário do que sugeriu o CEO da Tesla e da SpaceX na rede …